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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2004
  • Formação Profissional e a Reforma Sanitária Editorial

    Koifman, Lilian; Rego, Sergio
  • Práticas e Crenças do Médico de Família Pesquisa

    Ronzan, Telmo Mota; Ribeiro, Mário Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo: Em todo o mundo, as políticas de saúde têm passado por um processo de mudanças de enfoque. Atualmente, no Brasil, a principal estratégia de reforma dos sistemas de saúde é o Programa de Saúde da Família. Porém, percebe-se que as práticas e crenças dos médicos que atuam no programa ainda são pautadas pelo paradigma curativo e da atenção pelo especialista. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de avaliar as práticas e crenças dos médicos de PSF. Foram entrevistados cinco médicos de família, e as entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os médicos apresentam algumas dificuldades para alcançar 05 objetivos do PSI; bem como problemas em se identificar com o perfil de trabalho no programa. Discute-se a importância das mudanças no processo de formação e de identidade profissional dos médicos como uma premissa para alcançar os objetivos do PSF.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Health policies worldwide are undergoing a change in focus. ln Brazil. the currently prevailing main strategy for reforming the public health system is the Farnily Health Program (Programa de Saúde da Família - PSF). Nevertheless, family physicians' beliefs and practices still focus primarily on curative and specialized healthcare paradigms. This paper presents a qualitative study aimed at evaluating pradices and beliefs among physicians working in the PSF. Five family physicians were interviewed, and the interviews were submitted to content analysis. Our results suggest that family physicians still experience difficulty in achieving PSF goals and identifying with the Program's work profile. The importance of changes in the process of medical training and professional identification is discussed as a premise for reaching the goals of the PSF.
  • Graduação e Prática Médica: Expectativas e Concepções de Estudantes de Medicina do 1° ao 6° ano Pesquisa

    Dini, Patrícia Skolaude; Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é conhece, as concepções e expectativas do estudante de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em relação à graduação e à sua futura prática profissional. O procedimento metodológico compreendeu entrevistas semi-estruturadas com 40 estudantes do 1° ao 6° ano, distribuídos equitativamente em três grandes blocos: 1°e 2° anos, 3° e 4° anos, e 5° e 6° anos. Os resultados foram agrupados em categorias: papel do aluno e suas especificidades, expectativas e dificuldades em relação ao curso, papel da escola, expectativas relativas à prática médica e preocupações em relação ao futuro profissional. A análise revelou que ser um bom médico é a expectativa central de todos os alunos. A concepção do ‘bom médico’ muda com o desenrolar do curso: uma visão idealizada da profissão é progressivamente substituída por uma aproximação mais realista da mesma. A expectativa em relação ao curso acompanha estas mudanças de concepção de ‘bom médico’ e altera os papéis como acadêmicos da aquisição e acúmulo de informações à ênfase no aprender fazendo, culminando com a preocupação com o preparo para o exame de Residência Médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study focused on medical students' concepts and expectations concerning undergraduate training and future professional practice. Qualitative analysis was the method chosen to allow visualization of these concepts and expectations. Forty first to sixth-year medical students were interviewed, distributed equally among three groups: 1st-2nd year; 3rd-4th year, and 5th-6th year. The results revealed students' representations, signaling a process of personal maturity and progressive contact with the reality of the profession, mainly in relation to intemships.
  • O Programa Tutores e a Integração dos Calouros na FMUSP Pesquisa

    Bellodi, Patrícia Lacerda

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 2002, em seu segundo semestre de implantação, o Programa Tutores FMUSP participou ativamente da integração dos calouros à faculdade, e esse momento foi avaliado pela coordenação. Calouros e tutores receberam questionários com perguntas semelhantes, e suas percepções da experiência foram comparadas. Nesse primeiro encontro, a maioria dos tutores relatou que os calouros estabeleceram uma boa relação com a figura do tutor, e apenas uma minoria mostrou-se desmotivada e sem interesse. Houve também, segundo grande parte dos tutores, uma boa integração e relação entre os veteranos e os calouros; por meio de troca de experiências, apoio, conselhos; brincadeiras. Este primeiro encontro foi considerado bastante satisfatório ('excelente/bom') tanto para os tutores quanto para os calouros. Para os tutores e também, especialmente, para os calouros, a principal razão de insatisfação disse respeito a grupos com pequeno comparecimento e participação dos demais alunos veteranos. Os relatos mostraram claramente uma relação de mão dupla entre o Programa Tutores e a integração do calouro FMUSP. A Tutoria mostrou-se um ingrediente importante, ao ampliar a rede de suporte na instituição, e o calouro, por sua vez, um elemento que traz “vida nova” ao grupo, incrementando a motivação e a dinâmica grupal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: ln 2002, the Mentoring Program at the School of Medicine, University of São Paulo (FMUSP), participated actively in the integration of first-year students. In order to evaluate the experience, the students' and mentors' perceptions were compared. Most mentors' stated that first-year students established a positive rapport with them. There was positive integration between first-year and more advanced studenls through the exchange of experiences, including discussion of such themes as expectations in relation to the University, preclinical courses, and new faculty members' methodologies, among others. This first meeting was considered quite satisfactory by both tutors and first-year students. The main reason for dissatisfaction related to groups in which veteran students seldom attended or paticipated. The reports showed a positive rapport between the Tutoring Program and the first-year students' integration at FMUSP. For first-year students, the Tutoring Program proved to be an important ingredient in expanding the support network at the institution. For the Program, the first-year students breathed 'new life' into the groups, increasing their motivation and dynamics.
  • A Percepção dos Professores do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá sobre Suas Dificuldades e Necessidades Educacionais para o Desenvolvimento do Ensino Médico Pesquisa

    Moré, Nilson Carlos; Gordan, Pedro Alejandro

    Resumo em Português:

    Resumo: A boa formação didático-pedagógica do professor de Medicina é importante para contribuir decisivamente para a formação do futuro profissional. Considerando que a maioria dos professores de Medicina não é formalmente capacitada em educação, foi realizado um estudo exploratório por meio de questionário estruturado com abordagem de domínios do processo educacional, com a finalidade de avaliar a percepção dos médicos docentes do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (PR) sobre suas dificuldades e necessidades nas atividades educacionais. A maioria dos professores participantes do estudo não tem treinamento formal em educação e se baseia em modelos de professor que conheceram. Houve grande porcentagem de discordância ou de ausência de opinião formada em relação a se sentir capacitado nos diversos domínios das atividades educacionais, indicando necessidade de apoio. A avaliação de necessidades educacionais é difícil e, para ser completa, não pode prescindir da conjunção de vários métodos. Ao se avaliar a percepção por meio da metodologia do questionário, transparecem os aspectos nos quais os professores sentem maiores dificuldades e necessitam de reforço.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Medical school faculty need to improve their skills as teachers in order to contnbute to the training of future physicians and encourage changes in medical education. Considering that most medical professors have no formal training in education, a study was performed using a structured questionnaire in order to evaluate perception by medical faculty at the State University in Maringá, Paraná, Brazil, concerning the difficulties and unmet needs in their educational activities. Most participants in the study lacked any formal training in education and based their teaching skills on role models they encountered during their own expenence as medical students. There was extensive disagreement (and sometimes even lack of explicit opinions) in relation to feeling competent in the various domains of educational activities, thus suggesting the need for support for medical faculty. Needs assessment is difficult and often requires various methods. Even so, evaluation of faculty members' perceptions through a structured questionnaire revealed key areas in which teachers expenence the greatest difficulties and need reinforcement.
  • Acupuntura no Currículo Médico: Visão de Estudantes de Graduação em Medicina Pesquisa

    Iorio, Rita de Cassia; Alvarenga, Augusta Thereza de; Yamamura, Ysao

    Resumo em Português:

    Resumo: Sendo o aluno de graduação em Medicina pertencente a uma sociedade que valoriza a prática médica tecnológica e especializada, que pode afastar o médico de uma visão humanizada do paciente, este trabalho objetivou caracterizar os discursos sobre formação e prática médica dos estudantes de Medicina que frequentaram cursos curriculares e extracurriculares de Acupuntura na Unifesp-EPM, assim como idenflficar visões desses alunos sobre o ensino de Acupuntura na graduação médica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada entrevistando-se em profundidade 12 estudantes do curso de graduação em Medicina da Unifesp-EPM que tiveram aulas de Acupuntura na universidade, a partir de um roteiro temático. As entrevistas foram interpretadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado que foram analisadas a partir de uma perspectiva socioantropológica da Medicina. Na visão dos alunos, Acupuntura e medicina convencional são uma só Medicina, com diferentes abordagens do paciente, sendo a visão holística do doente um pressuposto da medicina chinesa motivador para os nossos sujeitos procurarem e valorizarem o ensino de Acupuntura no currículo médico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since medical students belong to a society that values specialized and technological medical practice, sometimes shifting physicians away from a more humamstic interpretation of patients, the purpose of this study was to characterize the discourse of undergraduate medical students who had attended curricular and extra-curricular Acupuncture courses at Unifesp-EPM, as well as to identify their perspectives toward Acupuncture education in undergraduate medical studies. The qualitative research included in-depth interviews with twelve medicine students at the Unifesp-EPM using a thematic script. The interviews were interpreted using the content analysis research technique, aiming to reveal significant unit, that were analyzed according to a social-anthropological view of Medicine. From the student's point of view, Acupuncture and Conventional Medicine merely comprise one single field of Medicine, corresponding to different approaches to the patient, with Acupuncture taking a more holistic approach, thus motivating them to attend Acupuncture classes.
  • Paradigmas Educacionais e a Formação Médica Ensaio

    Rodríguez, Carlos Arteaga; Poli Neto, Paulo; Behrens, Marilda Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo: O paradigma educacional acompanha a evolução do paradigma científico, daí a importância do estudo dessa trajetória. Procura-se fornecer o fundamento epistemológico da transição do Paradigma Educacional Tradicional (PET) ao Paradigma Educacional Inovador (PEI) e sua repercussão no Ensino Médico Inovador (EMI). Realizou-se uma pesquisa teórica para delinear o processo experimentado pelos paradigmas científicos e educacionais. O PET, reflexo do paradigma cartesiano, caracteriza-se pelo ensino memorístico e disciplinar; que impede o saber global. No ensino médico, traduz-se na concepção do homem como uma máquina isolada da sociedade e na visão biologista do ensino hospitalar. As mudanças da ciência a partir do século 19 facilitaram o surgimento do pensamento complexo dos processos, da abordagem holística, progressista e embasada em problemas. A visão holística supera o saber especializado e insere os saberes éticos nos curriculares. A abordagem progressista tem como essência o diálogo professor-aluno-coletivo como fonte do aprendizado colegiado, crítico e reflexivo. O ensino baseado em problemas reduz o espaço das aulas teóricas em função da produção do conhecimento. Essas mudanças no EMI se expressam na formação reflexiva, generalista e preventiva, que resgata os valores éticos, humanos e sociais do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The educational paradigm follows the evolution of the scientific paradigm, thus, the importance of studying such evolution. This study seeks to portray the epistemological basis in the transition from the Traditional Educational Paradigm (TEP) to the lnnovative Educational Paradigm (IEP) and its impact on lnnovative Medical Training (IMT). A theoretical study was conducted on the process undergone by the scientific and educational paradigms. The TEP, resulting from the cartesian paradigm, is characterized by rote and subject-based learning, which hinders more global knowledge. ln medical education, this paradigm is expressed in the concept of man as a machine isolated from society and the biologic vision of hospital-based teaching. Changes in science beginning in the 19th century facilitated the emergence of complex conceptualization of processes and the holistic, progressive, and problem-based approaches. The holistic view transcends specialized knowledge and includes ethical knowledge in the curriculum. The essence of the progressive approach is dialogue between faculty, students, and the overall academic community as a source of collective, critical and reflexive learning. Problem-based learning reduces the proportion of theoretical classes as a function of knowledge output. These changes in IMT are expressed in reflexive, generalist, and preventive training reclaiming the individual’s ethical human, and social values.
  • As Teorias do Desenvolvimento Moral e o Ensmo Médico: uma Reflexão Pedagógica Centrada na Autonomia do Educando Ensaio

    Costa, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Resumo em Português:

    RESUMO A questão do ensino de ética nas profissões da área da saúde está longe de ser adequadamente equacionada. Em última análise, as dúvidas perpassam diferentes instâncias, desde a indagação profunda sobre a natureza da ética até o questionamento sobre a possibilidade e melhor forma de ensiná­la. Não se propondo responder estas perguntas -talvez esforço para toda uma vida -, este artigo trata de uma sumária contextualização do desenvolvimento moral a partir da teoria do desenvolvimento sociomoral de Elliot Turiel, numa reflexão sobre a possibilidade de efetivar práticas pedagógicas ancoradas em tais pressupostos, aliada a uma conccpçiio de educação que situa o professor como um facilitador da autonomia do educando, por meio da discus.c;ào de questões éticas entre estudantes de medicina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The issue of teaching ethics to the health professions is far from being adequately settled. In the final analysis, the doubts permeate various areas, from deep inquiry into the nature of ethics to the questioning about the possibility of teaching the subject and the best way to do so. Although it is beyond the scope of this article to answer these questions -perhaps an entire life's endeavor - the authors briefly contextualize the moral development based on Elliot Turel's theory of sociomoral development, in a reflection on the possibility of implementing teaching practices grounded in such premises, together with a concept of education that situates the professor as a facilitator for the student's autonomy by means of the discussion of ethical issues among medical students.
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica Revisão

    Pinto, Luciano Abreu de Miranda; Rangel, Mary

    Resumo em Português:

    Resumo: O projeto político-pedagógico é um documento que apresenta as definições básicas dos cursos de acordo com seu contexto, origem, motivos e finalidade. É interessante perceber o projeto em suas funções integradora, no sentido de que aproxima fundamentos e práticas; atualizadora, no sentido de que constitui objeto de reavaliações desses fundamentos e práticas; e estruturante, no sentido de que articula e consolida a constituição e perspectivas acadêmicas dos cursos. Projeto é projeção, é visão do futuro que se constrói no presente e se revê no passado, para que se saiba de onde e por onde o curso se construiu, onde se encontra e para onde se direciona essa construção. Assim, o projeto favorece a consciência do sentido dos cursos, porque estimula a explicitação e qualificação da sua história, objetivos, proposta, conceitos e compromissos fundamentais. Este estudo, portanto, além de observar conceitos e argumentos, procura mostrar uma das estruturações possíveis do projeto, suas partes e suas previsões, no âmbito da escola médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Plan for Teaching Policy is a document that outlines the basic definitfons of course contents, origins, motives, and objectives. lt is interesting to analyze the Policy Plan in its various roles: integrating basic theoretical content and practice; updating training, in the sense that it provides the object for reevaluations of such contents and practices,· and structuring the course by linking and consolidationg the establishment of the courses and their academic perspectives. The Plan is a vision of the future that is developed in the present and reflects on itself in the past in order to determine the paths by wich the course was established, its current status, and its direction for the future. The Plan thus fosters an awareness of the meaning of medical school courses, since it encourages the recording and qualification of their history, objectives, proposal, concepts, and underlying commitments. In addifion to observing concepts and arguments, this study therefore seeks to demonstrate one of the possible structuies in the Plan and its components and forecasts for medical school.
  • Epidemio Online: um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina Relato De Experiência

    Coeli, Cláudia Medina; Almeida, Liz Maria de; Rocha, Thiara C. G.; Camargo Jr, Kenneth R.

    Resumo em Português:

    Resumo: A utilização da internet representa uma alternativa que possibilita maior interação entre o corpo docente e o discente, além de permitir a difusão e a incorporação de conteúdo atualizado eficientemente. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de uma homepage (HP) desenvolvida para apoiar o ensino de Epidemiologia no curso de Medicina da UFRJ e realizar uma análise exploratória do acesso à mesma. MÉTODOS: A estrutura da HP foi definida a partir dos resultados obtidos durante a fase experimental de um projeto de monitoria virtual. Foi construído um banco de dados com informações sobre a data e hora do acesso à HP e o endereço IP (Internet Protocol) de onde o mesmo foi originado. O período estudado correspondeu às dez primeiras semanas do curso de Epidemiologia ministrado a uma turma do primeiro semestre de 2002. RESULTADOS: A homepage (http://www.nesc.ufrj.br/ epidemiologia) contém as seguintes seções: perguntas mais frequentes, entrevistas, material do curso, projetos de pesquisa na área de Epidemiologia, conexões paro outros sites e questões antigas de residência médica. Durante o período estudado, foram registrados 3.005 acessos, a maior parte deles (44,7%) realizada nas semanas que antecederam as avaliações do curso. Apenas 6,6% dos acessos foram efetuados dentro da UFRJ, sendo o período de maior utilização compreendido entre 78 e 24 horas (38,1%). CONCLUSÕES: Os resultados sobre o perfil de acesso sugerem um padrão de utilização orientado primordialmente para a obtenção de um bom desempenho nas avaliações, o que pode ser explicado pela dificuldade de incorporação de uma nova cultura de aprendizagem. Por outro lado, a melhor utilização do site depende do desenvolvimento e disponibilização de aplicativos que estimulem uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: INTRODUCTION: Use of the lnternet as a communications tool enables greater interaction between teachers and students. OBJECTIVE: To present the structure of a website developed to support the teaching of epidemiology in medical training at the Federal University in Rio de janeiro (UFRJ), along with an exploratory analysis of its use. METHODS: The structure of the website was based on the results of an experimental stage in a virtual tutoring project. A data base was built with information on the date and time of hits to the website and their originating IP addresses. RESULTS: · The website includes the following sections: Frequently Asked Questions (FAQ), interviews, course syllabi; research projects in epidemiology, links to related sites, and sample questions from admission exams to residency programs. A total of 3,005 hits were logged, with peak firquencies (44.7%) occurring in the weeks prior to course exams. Only 6.6% of the hits originated within the University, and the period of more intense usage was between 6:00PM and midnight (38.7%). CONCLUSIONS: The access profile suggests a pattern of usage oriented primarly toward the achievement of favorable results on course exams, geared towards achieving good grades, which can be explained by difficulty in absorving a new learning culture. Better use of the site required the development and availability of applications that estimulate active participation by students in the teaching and learning process.
  • Os Saberes dos Professores e o Ensino da Radiologia no Curso de Graduação em Medicina da UFRJ: Experiência de Vida ou um "Simples" Exercício da Docência? Relato De Experiência

    Comes, Maria de Fátima do O' Corrêa; Sousa, Evandro Guimarães de; Koch, Hilton Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho é um relato da experiência que o docente do Departamento de Radiologia da faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Hospital Universitário Clementina Fraga Filho tem com o ensino da disciplina. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos vinte quatro docentes, através das quais foram coletados os dados que permitiram classificar os diferentes saberes acumulados pelo corpo docente na UFRJ. Concluiu-se com a pesquisa que, os saberes dos professores sempre implicam em uma relação social, seja ela com os seus alunos, seus pares, sua família e com todos que trabalham e convivem direta ou indiretamente no seu cotidiano de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study reports on the teaching experience of faculty member., at the Department of Radiology, Medical School, Federai University in Rio de janeiro and the Clementina Fraga Filho University Hospital. A semi-structured interview with 24 professors allowed dassifying the different forms of knowledge accumulated by the faculty at the UFRJ. The conclusion was that the professors' knowledge always involved a social relationship, whether with studens, peers, family, and all those who Work and have direct or indirect contact with them in their daily teaching practice.
  • Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde Relato De Experiência

    Gianini, Reinaldo José

    Resumo em Português:

    Resumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The importance of practical experience with primary healthcare for medical education has been increasingly recognized. This report is a reflection on overcoming difficulties produced by the hospital-based healthcare model for teaching a comprehensive and preventive model of care. Such difficulties involve three main catcgorics: Targeting vs. Comprehensiveness, ldeology vs. Pragmatism, and Intellectual vs. Manual Work. ln the experience reported here, identifying and debating these difficulties with students created the possibility of overcoming them. Thus, a careful teaching plan is needed to change the hospital-based model. When this condition is met, it appears possible to achieve the desired results.
  • A Psicoterapia, a Comunidade e o Bebê na Graduação: Compartilhando as Experiências de um Novo Currículo Médico Relato De Experiência

    Monteiro, Odon Frederico Cavalcanti Carneiro; Verri, Cínthya Carina Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao se encontrar com um bebê e com seu mundo interior; o estudante de Medicina aprende também a olhar para dentro de si. Isso o capacita a conhecer o mundo de suas emoções para que possa trabalhar com a vida emocional do paciente. O aumento progressivo da necessidade de cuidados psicoterápicos, as revolucionárias contribuições dos estudos e pesquisas sobre os bebês e as inegáveis vantagens de proporcionar a mais intensa experiência possível aos alunos de graduação nos postos de saúde vinculados à comunidade justificam a instituição da formação psicoterápica curricular. Desde o segundo semestre, o aluno começa a acompanhar uma mãe e seu bebê: ali, apreende a presença singular ou múltipla da ampla patologia individual e social. As famílias e os grupos sociais mostram à exaustão o que é necessário para os seus cuidados. Por essa razão, é na comunidade que o aluno deve viver a maior parte de sua aprendizagem. Por meio deste trabalho, há sensibilização dos alunos para a importância dos primeiros anos da vida na formação da personalidade e na prevenção de numerosas patologias da vida adulta. Se a palavra for dada aos bebês, eles farão um excelente discurso. É necessário ouvi-los.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: By discovenng infants and their inner world, medical students also learn to look inside themselves. This experience prepares them to know the world of their own emotions in order to be able to work with the emotional lives of patients. The progressive increase in the need for psychotherapeutic care, the revolutionary contributions by studies and research on infants; and the undeniable advantages of providing the most intense experience possible for undergraduate medical students in community­based clinics justify the inclusion of psychotherapeutic training in the curriculum. ln the second semester, each student begins a follow-up on a mother and her infant, thereby grasping both the unique and multiple characteristics in the broad range of individual and social health anel disease. Families and social groups provide exhaustive evidence of what is needed for infant care. Therefore, students should experience most of their learning in the community. This work raises students' awareness concerning the importance of the first years of life for developing the child's personality and preventing numerous diseases in adulthood. If we give the floor to children, they will make excellent speeches. And doctors-in-training should listen to them.
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