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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2006
  • Editorial

    Martins, Milton de Arruda
  • Disseminação seletiva da informação na área da saúde: o caso do web site Amedeo Pesquisa

    Souto, Leonardo Fernandes

    Resumo em Português:

    As atividades de produção/divulgação de informações foram otimizadas pela facilidade de comunicação oferecida pela internet, e a produção científica cresce cada vez mais. Com foco nas facilidades de acesso à informação científica oferecidas pela tecnologia, o objetivo é evidenciar os benefícios da aplicação da Disseminação Seletiva da Informação (SDI) na formação de profissionais da saúde, a partir da análise do web site Amedeo. Faz-se um estudo comparativo, de modo a verificar como os artigos disseminados pelo Amedeo podem ser acessados no próprio e numa biblioteca universitária - no caso, analisou-se o acesso através do site do Sistema de Bibliotecas da Unicamp e, ainda, recorre-se à literatura para identificar relações entre a Ciência da Informação e a área de Ciências da Saúde, principalmente quanto à prática da Medicina Baseada em Evidências. Apresentam-se sugestões aos profissionais da informação e professores interessados em identificar possibilidades de uso dos recursos do Amedeo e demais serviços de SDI, em bibliotecas universitárias, de modo a colaborar com o processo educacional dos profissionais da área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    Production and dissemination of information were optimized through the easiness of communication offered by the Internet. Scientific production increases day by day. Focusing on the technological resources available for accessing scientific information, this paper aims to show the benefits of applying Selective Dissemination of Information (SDI) in the education of health professionals based on an analysis of the Website Amedeo. We compare how the articles disseminated by Amedeo can be accessed directly at the Website or through a university library, in this case the Library System of the Unicamp. Furthermore, we studied the literature for identifying relationships between Information Sciences and Health Sciences, mainly with regard to Evidence-Based Medicine. Finally, we present some suggestions directed to information professionals and teachers interested in identifying possibilities of using the resources offered by Amedeo and other SDI services in university libraries, this way collaborating with the educational process of health professionals.
  • Processo de significação de estudantes do curso de medicina diante da escolha profissional e das experiências vividas no cotidiano acadêmico Pesquisa

    Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; Silva, Cleyton Amaral Nogueira e; Tertulino, Franklin de Freitas; Tertulino, Fabiana Michelle de Freitas; Vilar, Maria José Pereira; Azevedo, George Dantas de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é empreender uma análise aprofundada das motivações dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a escolha profissional, como também compreender suas vivências no cotidiano acadêmico. A metodologia foi qualitativa, utilizando-se a entrevista semi-estruturada como procedimento metodológico. A casuística foi constituída por 30 estudantes do primeiro ao sexto ano, distribuídos eqüitativamente entre os diferentes níveis do curso. Os dados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo temática categorial. A análise permitiu identificar que a influência familiar, a identificação pessoal, a busca da independência financeira e de status profissional e o desejo de ajudar e de ser útil às pessoas foram fatores que influenciaram os estudantes na escolha do curso de Medicina. Em relação aos momentos vividos durante o curso, o reconhecimento da família e dos amigos, a experiência com o paciente e o contato com professores-modelo foram os mais gratificantes, enquanto provas extensas e pouco tempo para estudo, aulas monótonas com professores desatualizados, contato com pacientes terminais e com a morte e cansaço físico foram considerados pelos estudantes como os momentos mais angustiantes. Os dados apontam importantes aspectos do cotidiano dos estudantes de Medicina, que podem orientar estratégias de apoio psicopedagógico no contexto das novas diretrizes curriculares.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to perform an extensive analysis of career-choice motivations of medical students at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Brazil, and to understand their daily academic experiences. The methodology employed was qualitative, using semi-structured interviews. The sample consisted of 30 students from the 1st to the 6th year of the course, uniformly selected from the different course levels. The data were analyzed by means of content analysis. This analysis revealed that factors that influenced the students in the choice of the medicine course were family influence, personal identification, the search for financial independence and professional status as well as the desire to help and to be useful. In relation to moments experienced during the course, the recognition of family and friends, experiences with patients and contact with competent professors were cited as the most gratifying, while extensive examinations and insufficient time for studying, uninspiring classes given by outdated professors, contact with terminal patients and death along with physical exhaustion were considere the most distressing moments. The data point to important aspects in the daily life of medical students that may help to determine psycho-pedagogic support strategies in future curricular guidelines.
  • Avaliação qualitativa em medicina: experiência em propedêutica médica na UFBA, 2003 Pesquisa

    Araújo, Dolores; Peixinho, André Luiz

    Resumo em Português:

    No momento atual, reconhece-se a necessidade de a educação médica promover mudanças de modo a formar profissionais com um perfil mais humanizado. Para alcançar tal propósito, é essencial investir em transformações no campo da avaliação. O principal objetivo deste trabalho é descrever as diversas funções do diário de campo como instrumento de avaliação educacional. Trata-se de estudo de caso qualitativo, que envolve a leitura de diários de campo de alunos matriculados nos semestres 2003.1 e 2003.2, na disciplina Clínica Propedêutica Médica I, Faculdade de Medicina - UFBA. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica principal de interpretação dos dados coletados. Com base nos relatos dos estudantes sobre suas aulas práticas, obteve-se uma visão ampla acerca de suas experiências nos primeiros contatos com pacientes, seus julgamentos acerca das atividades e do desempenho do professor, assim como da evolução de seu aprendizado. O diário de campo 1) permite acompanhar as atividades práticas e a atuação didática dos professores; 2) fornece subsídios para a avaliação dos estudantes em termos afetivos; 3) serve como recurso para a reformulação da prática pedagógica a partir do feedback dos discentes; 4) funciona para o estudante como instrumento de auto-avaliação.

    Resumo em Inglês:

    Today one recognizes the need of promoting some changes in medical education aimed at graduating professionals with a more humanistic profile. To achieve this goal it seems essential to invest in new evaluation procedures. The main objective of this study consists in describing the use of daily records as an instrument of educational evaluation. The present paper is a qualitative case study involving the reading of the daily records produced by the students enrolled in the course on Propaedeutic Medicine I, of the Faculty of Medicine - UFBA during the year of 2003. The research relied mainly on techniques of interpretation of contents of the collected data. The analysis of reports on practical activities allowed for a broad understanding of the students' experiences in their first contact with patients, how they judge their daily activities and the performance of the teachers as well as their view of their own learning progress. The daily record: 1) allows for monitoring the practical classroom activities and the performance in terms of teaching methodology; 2) provides elements for the affective evaluation of the students; 3) serves as a resource for the reformulation of pedagogical practices based on the feedback from the students; 4) works as an instrument for self-evaluation for the students.
  • Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino? Pesquisa

    Diniz, Renata; Duarte, Ana Lúcia dos Anjos; Oliveira, Charles Artur Santos de; Romiti, Marcello

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de verificar a possibilidade de substituição de animais em aulas práticas, comparou-se o grau de aprendizagem entre duas turmas do curso de Medicina submetidas a aulas distintas, com e sem o uso de animais. Foram verificados, também, os sentimentos despertados pela presença destes animais. Os alunos ingressantes do curso de Medicina foram divididos em dois grupos, estabelecendo-se dois protocolos de aulas práticas, um deles com animais de laboratório e outro sem. O assunto, comum às duas aulas, refere-se ao estudo de técnicas citológicas. Ao final, foi entregue um questionário para avaliar as técnicas de aprendizagem, bem como os sentimentos vivenciados pela presença dos animais. Verificou-se que a curiosidade foi o sentimento mais freqüente em ambos os sexos, havendo um predomínio de sentimentos negativos entre as mulheres, diferentemente dos homens, nos quais predominaram sentimentos positivos e indiferença. As duas turmas apresentaram desempenho semelhante com relação às questões específicas. É preciso reavaliar as metodologias de várias aulas do curso médico, já que há evidências de que, na maioria das situações, o conhecimento pode ser obtido por meio de outras fontes, respeitando a vida animal e induzindo valores éticos aos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to verify the possibility of substituting animals in practical lessons we compared the learning performance of two separate groups of medical students. The groups participated in different classes teaching cytological techniques, with and without use of experimental animals. At the end of the lessons the students were asked to answer a questionnaire, evaluating the learning techniques and the feelings they experienced in the lessons using animals. Curiosity was found to be the most frequent feeling in the students of both gender. Negative feelings predominated among women on the contrary to men, whose feelings were mostly positive or indifferent. As refers to the specific questions, the performance of the two groups was similar. There is evidence that in most cases animals can be substituted in practical lessons without any prejudice for the teaching/learning process. Seen that the same knowledge can be transmitted through other means, the methodologies used in some lessons of the medical course should be reconsidered, not only in respect to the life of animals but also for introducing ethical values to the students.
  • Percepção de pacientes sobre a internação em um hospital universitário: implicações para o ensino médico Pesquisa

    Cortopassi, Andrea Christina; Lima, Maria Cristina Pereira; Gonçalves, Irio José

    Resumo em Português:

    Objetivo: Avaliar a percepção dos pacientes quanto à relação estabelecida com profissionais e alunos durante internação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp). Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, no qual as informações foram colhidas por meio de entrevistas para obter dados sobre as internações, tendo sido realizado também grupo focal com pacientes de uma das enfermarias. Resultados: A internação foi avaliada como boa e ótima pela maior parte dos pacientes, tanto nas respostas às entrevistas quanto no grupo focal. As poucas queixas que surgiram foram dirigidas principalmente à visita médica. Conclusões: Embora as avaliações tenham sido positivas, os pacientes se mostraram ambivalentes em relação à visita médica. Diretrizes que norteiem sua realização são necessárias para que a mesma preserve seu papel didático sem prejuízo para o paciente. Estratégias institucionais de avaliação contínua devem ser desenvolvidas, especialmente em serviços universitários, aliando metodologias quantitativas e qualitativas.

    Resumo em Inglês:

    Objective: Evaluate how inpatients perceive the relationships established with professionals and students during their stay in the Botucatu Medical School Hospital (FMB-Unesp). Methodology: Observational study, in which information was collected through interviews for obtaining data about the hospitalization and using the technique of a focus group with patients from one of the hospital wards. Results: The hospitalization was evaluated as good or excellent by the greater part of patients both in the interviews and in the focal group. The few complaints that arose referred mainly to the doctors' rounds. Conclusions: Although the evaluations were positive, the patients were ambivalent in relation to the doctors' rounds. Guidelines providing orientation for how these rounds should be performed are necessary so that they can preserve their didactic role without affecting the patient. Institutional strategies for continuous quantitative and qualitative evaluation should be developed, especially in university services.
  • Percepção de mães sobre a assistência prestada a seus filhos por estudantes de medicina da sétima fase: estudo de caso no ambulatório de pediatria de um hospital universitário Pesquisa

    Périco, Gregory Vinicius; Grosseman, Suely; Robles, Ana Carolina C.; Stoll, Carolina

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Conhecer a percepção de mães sobre consulta ideal e a assistência prestada a seus filhos pelos alunos de Medicina da sétima fase no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da UFSC. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando entrevista semi-estruturada em profundidade com 12 mães cujos filhos eram consultados no ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da UFSC, por acadêmicos de Medicina da sétima fase. RESULTADOS: As mães estavam satisfeitas com o atendimento prestado pelos acadêmicos e mencionaram que os aspectos que mais as agradaram foram a relação médico-paciente - representada pela atenção, paciência e carinho -, o fornecimento de informações claras e detalhadas, em linguagem acessível, e o exame físico minucioso. Entre as limitações sentidas, foram citadas a demora das consultas e a grande quantidade de pessoas no consultório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A relação médico-paciente foi determinante para a satisfação destas mães com o atendimento, além do exame físico minucioso. A redução no número de estudantes presentes na consulta deve ser considerada.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To know mothers preception about the ideal consultation and the care provided to their children by medical students of the seventh semester at the pediatric outpatient unit of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina. METHOD: Qualitative research case-study type, using in depth semi-structured interviews with twelve mothers whose children had been attended at the pediatric outpatient unit of the UFSC's University Hospital by medical students of the seventh semester. RESULTS: Mothers were satisfied with the care provided by the students. The aspects mainly contributing to this satisfaction were the doctor-patient relationship - interest, patience and affection - the clear and detailed explications given in an understandable language and the meticulous physical examination. The main disadvantages mentioned were the excessively long waiting time and the presence of too much students during the consultation. FINAL CONSIDERATIONS: The satisfaction of the mothers with the provided care was primarily due to the doctor-patient relationship, besides and to the meticulous physical examination. One should consider reducing the number of students present during the consultations.
  • O lugar da ética e bioética nos currículos de formação médica Pesquisa

    Gomes, Annatália Meneses de Amorim; Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Amorim, Rosendo Freitas

    Resumo em Português:

    Estudo documental que teve por objetivos verificar semestres de oferta, horas-aula e porcentagem com que disciplinas específicas voltadas para o saber da Ética e Bioética se apresentam no currículo da Medicina; averiguar o caráter da transversalidade do conteúdo de Ética e Bioética nas demais disciplinas; identificar as linhas temáticas que sobressaem nos conteúdos das disciplinas específicas; e analisar o aspecto da multiprofissionalidade no corpo docente da Medicina. O conteúdo de Ética e Bioética no currículo de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem espaço nas disciplinas específicas no 1º, 5º e 8º semestres, totalizando uma carga horária de 196 horas e, transversalmente, está inserido em boa parte das demais disciplinas do currículo, aspecto que merece ser incorporado ao currículo da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As linhas temáticas incorporadas nas duas universidades mostram uma ampliação na percepção da própria Deontologia, não só focada em deveres, mas também incluindo novas exigências dos fenômenos socioculturais envolvidos. A diversidade profissional do corpo docente da UECE mostrou-se mais ampla do que na UFC. Propõe-se que as mudanças defendidas nas universidades em termos de reforma curricular sejam acompanhadas e avaliadas por seus beneficiários, para que o processo de formação médica possa, de fato, proporcionar o aprender a ser, a fazer, a conviver e a conhecer.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this documental study was to verify the offer, number of hours per class and percentage of disciplines involving Ethics and Bioethics in Medical Education; to analyze the transversal character of Ethics and Bioethics; to identify the thematic lines highlighted in the specific disciplines and to study the aspect of multiprofessionality of the docent body. There is some room for Ethics and Bioethics in the 1st, 5th and 8th semesters of the Medical Program of the Federal University of Ceará (UFC), summing up 196 hours, and transversally they are to a certain extent inserted in a good deal of the other disciplines of the program, an aspect that would deserve being incorporated into the Program of the University of the State of Ceará- UECE. The thematic lines incorporated in the two universities show a widened perception of Deontology itself, not only focused on duties but also contemplating new demands arising from the socio/cultural phenomenon involved. The UECE's professors showed a broader professional diversity than the docent body of the UFC. We suggest that the changes in terms of a reform of the course programs proposed at the Universities be followed and evaluated by the proper beneficiaries, thus contributing to their personal and professional growth.
  • Saber e prática docente na transformação do ensino médico Pesquisa

    Pontes, Ana Lúcia; Rego, Sergio; Silva Junior, Aluísio Gomes da

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a concepção de ensino-aprendizagem dos preceptores da disciplina Trabalho de Campo Supervisionado II (TCS II) do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense, visando levantar elementos para uma reflexão sobre a prática docente no processo de transformação do ensino médico. A inserção precoce de estudantes nos serviços de Atenção Básica constitui uma estratégia freqüente nos novos cursos de Medicina. Procuramos levantar a discussão da relevância da epistemologia docente nestas práticas, e nosso referencial adotado foi o construtivismo. Observamos que os preceptores, freqüentemente, apresentam uma concepção empirista de ensino, na qual existe uma desarticulação entre teoria e prática, e passividade por parte do aluno. Porém, ao refletirem sobre a prática, apontam para uma proposta construtivista de ensino-aprendizagem, sendo que a estrutura do TCS II a favorece. A partir deste trabalho, apontamos a importância de conhecer os saberes e práticas dos professores como um ponto de partida para uma formação e reflexão crítica acerca do papel docente, para que se consolidem as transformações desejadas na escola médica.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to discuss the conception about the teaching/learning process of the teachers lecturing the discipline "Supervised Field Work II" of the medical course at the Federal University Fluminense. We aim to raise elements allowing for reflection about the teaching practice in the transformation of medical education. Early insertion of medical students into primary care services is a usual practice in the new medical courses. We discuss the relevance of the epistemological aspects of these practices on the basis of constructivism as a theoretical reference. The theoretical conception of the teachers about the teaching/learning process was frequently empiristic, characterized by disarticulation of theory and practice and a passive role of the student. When reflecting about their real practices however, the teachers showed a more constructivist approach to education, also with respect to a more active attitude of the student. This study aims to emphasize the importance of the teaching conceptions and practices of teachers for the new curriculum of the medical courses in order to advance in the transformation of medical education.
  • Implicações cognitivas, filosóficas e educativas do trabalho do patologista Ensaio

    Pena, Gil Patrus; Andrade-Filho, José de Souza

    Resumo em Português:

    O estabelecimento do diagnóstico anatomopatológico envolve processos mentais complexos, incluindo atenção, percepção, memória, planificação e linguagem, nem sempre claramente compreendidos pelos próprios patologistas. Pouca importância tem sido dada a esses aspectos da prática em patologia, não obstante suas profundas implicações não apenas na educação e ensino da patologia, mas também no entendimento da natureza dos intricados processos envolvidos no diagnóstico patológico. Neste trabalho, elaboramos uma base teórica para o processo diagnóstico. Na descrição dos processos mentais cognitivos, utilizamos a concepção de Luria e Vygotsky, salientando suas origens culturais, na maneira como esses processos são mediados pela linguagem. A questão da dicotomia entre objetividade e subjetividade é abordada por meio da biologia do conhecer, de Humberto Maturana. A partir dessas concepções, apresentamos um modelo teórico de planificação cognitiva do processo diagnóstico, levando em conta os aspectos cognitivos, comunicativos e normativos, além da própria atuação do patologista em relação ao caso, ao paciente e ao médico assistente. As implicações educativas decorrentes desse modelo são também apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    Establishing a pathological diagnosis requires complex mental processes including attention, perception, memory, planning and language, not always clearly understood by the pathologists themselves. Little importance has been given to these important aspects of the pathological practice in spite of its profound implications for understanding the intricate processes involved in pathological diagnosis. In this paper, we present a theoretical basis for the diagnostic process. In the description of the cognitive mental processes such as attention, perception and memory we employ the concepts of Luria and Vygotskyy, emphasizing the cultural origins of these processes largely mediated by the language. The dichotomy between objectivity and subjectivity is approached through Maturana's biology of knowledge. Based on these concepts we present a theoretical planning strategy considering cognitive, communicative, and normative aspects as well as the performance of the pathologist in relation to the case, to the patient and to the assistant physician. Finally, we present the educational implications arising from this model.
  • Promoção da saúde e cultura cidadã envolvendo uma abordagem oftalmológica em escolares na Colônia Antônio Aleixo (CAA), Manaus-AM: uma experiência no ensino médico Relato De Experiência

    Ribeiro, Jefferson Augusto Santana; Saraiva, Alexandre dos Santos; Araújo, André Luís; França, Mennabarreto Segadilha

    Resumo em Português:

    Objetivou-se promover a capacitação de alunos de Medicina da disciplina de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amazonas e comunidade para o desenvolvimento de uma cultura cidadã dentro do paradigma socioecológico, identificando-se os problemas oftalmológicos nos escolares da comunidade. Foram realizadas visitas domiciliares semanais e discutidas questões relevantes para a saúde dos moradores e problemas da localidade, na CAA, bairro periférico de Manaus. Escolares de 4 a 14 anos dessa comunidade foram triados na avaliação oftalmológica (AO), com encaminhamento dos casos ao especialista. Os problemas encontrados - desemprego, saneamento básico, desconhecimento das leis e baixo grau de escolaridade - motivaram reuniões entre moradores, acadêmicos e profissionais de setores relacionados. De 133 crianças avaliadas na AO, uma precisou de tratamento. Constatou-se que o acadêmico de Medicina inserido na realidade que o cerca é capaz de se tornar um profissional mais ativo na sociedade na luta por uma localidade saudável/cidade saudável, capacitando a comunidade para suas lutas sociais em busca de melhor qualidade de vida e exercício pleno da cidadania. A prevalência de problemas oftalmológicos nos escolares da comunidade foi inferior à observada na literatura.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to capacitate medical students of the Public Health course of the Federal University of Amazonas and to help the community developing a citizenship-based culture within a socio-ecologic paradigm, identifying ophthalmic problems in school children of the community. Questions important for the health of the community as well as local problems of CAA, a neighborhood in the outskirts of the city of Manaus, were discussed in weekly household visits. School children between 4 and 14 years of age were submitted to an ophthalmic examination (OE) and the detected cases were transferred to a specialist. Problems such as unemployment, deficient basic sanitation, ignorance of the laws and low educational level were detected and motivated meetings with residents, medical students and professionals of related areas. OE was performed in 133 children. Only one needed treatment. It was verified that the contact with real life is able to turn the medical student into a socially active professional fighting for a healthy place/healthy city and helping the community to fight its social battles in search of a better quality of life and full exercise of citizenship. The prevalence of ophthalmic problems in the community's school children was found to be lower than observed in the literature.
  • Agonia da história clínica e suas conseqüências para o ensino médico Relato De Experiência

    Dichi, Jane Bandeira; Dichi, Isaias

    Resumo em Português:

    A história clínica, cada vez mais, vem sendo subestimada como ferramenta indispensável à formação médica. Sendo esta desvalorização multifatorial, dois são os fatores que a tornam menos atraente aos olhos dos recém-egressos das universidades e mesmo para alguns profissionais já graduados: o deslumbramento diante de procedimentos high tech e a lenda intelectualista que valoriza apenas aspectos teórico-contemplativos do saber humano. O presente artigo de revisão tem por objetivo analisar as causas que levaram a esse quadro e contribuir com algumas sugestões para que ele possa ser ao menos minimizado.

    Resumo em Inglês:

    The importance of the medical history as an essential tool has been underestimated in medical education. Although the causes for this are multifactorial, there are two main factors turning anamnesis less attractive in the eyes of freshmen and even graduated professionals: the remarkable fascination for high tech procedures and the intellectualist myth valuing only the theoretical, contemplative aspects of human knowledge. The present review aims to analyze the causes, which led to this situation and to contribute with some suggestions for minimizing its consequences.
  • Cultura de avaliação e transformação da educação médica: a ABEM na interlocução entre academia e governo Documentos

    Aguiar, Adriana Cavalcanti de
  • Lembranças de alunos, imagens de professores: narrativas e diálogos sobre formação médica Resumo De Tese

    Silva, Lenina Lopes Soares
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