Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 31, Issue: 3, Published: 2007
  • Medical Education and justice: a challenge for the 21st century Editorial

    Rego, Sergio; Koifman, Lilian
  • Extracurricular activities: multiplicity and differentiation required for the curriculum Pesquisa

    Peres, Cristiane Martins; Andrade, Antonio dos Santos; Garcia, Sérgio Britto

    Abstract in Portuguese:

    Estudos recentes apontam a importância de investigações mais abrangentes sobre o universo da formação médica, ressaltando que esta é constituída por um complexo quadro de atitudes. O curso é extenuante e, mesmo assim, os estudantes se envolvem com uma infinidade de atividades extras durante a sua formação, construindo um vasto currículo paralelo. Por meio da "triangulação metodológica", investigaram-se as concepções de estudantes de Medicina sobre as vivências e papéis das atividades extracurriculares. O estudo buscou o diálogo entre três diferentes estratégias: aplicação de questionário aos estudantes do primeiro ao sexto ano de Medicina (n = 423), entrevistas individuais (n = 24) e entrevistas em dois grupos focais (n = 14). Os dados revelaram que os estudantes de Medicina identificam seu envolvimento com atividades extracurriculares como uma tentativa de preencher lacunas curriculares, integrar-se com colegas, suplementar o curso, obter bem-estar, atender a indagações profissionais, enfim, múltiplas motivações. A dimensão individual e coletiva da metodologia permitiu que toda a heterogeneidade relativa ao cotidiano da formação médica acabasse por emergir.

    Abstract in English:

    Recent studies point to the importance of more comprehensive investigations about the universe of medical education, emphasizing the complex scenario of attitudes involved. Although the course is exhausting, medical students participate in a wide range of extracurricular activities during graduation, thus aggregating multiple experiences to their academic curricula. Using triangulation of methods, this study assessed how medical students perceive their extracurricular activities and the role these play in their education. The study was conducted based on 3 strategies: 1) Questionnaires applied to 1st-6th-year medical students (n = 423); 2) Individual interviews (n = 24); 3) Interviews with two focal groups (n = 14). Qualitative data analysis shows that the medical students identify their involvement in extracurricular activities and/or programs as attempts to fill in curricular gaps, interact with colleagues, supplement the graduation course, increase their well-being and answer to professional queries, in summary, a variety of motivations The individual and collective dimension of this methodology allowed all heterogeneity inherent to the everyday life of medical education to emerge.
  • Medical internship and its perspectives: a case study with educators and students Pesquisa

    Chaves, Igor Tavares da Silva; Grosseman, Suely

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de educadores e educandos sobre a situação atual do Internato Médico e suas perspectivas. Foi realizado pelo método qualitativo, tipo estudo de caso, com a técnica de entrevista semi-estruturada. Foram sujeitos do estudo seis estudantes, oito professores e um médico residente engajados na discussão de educação médica. Segundo os entrevistados, o modelo de Internato Médico é, ainda, o tradicional, baseado em rodízio nas principais áreas médicas, podendo também incluir um período eletivo. Suas limitações são: ênfase na especialização, predomínio de estágios no hospital, descontinuidade e falta de integração dos conhecimentos. Entre as experiências com este modelo, para superar algumas de suas limitações, foram citados o Internato Rural e as práticas junto à comunidade. Quanto ao modelo ideal, mencionou-se a necessidade de ampliar o tempo em atividades práticas, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e de inserir os estudantes no sistema de saúde desde o início da formação, com responsabilidade crescente, nos diversos níveis de atenção, até a extinção do nome Internato. Conclui-se que ainda há um caminho a percorrer para alcançar o modelo almejado, sendo necessário maior diálogo entre os sistemas de educação superior e de saúde.

    Abstract in English:

    The aim of this work was to learn how educators and students perceive the current situation of medical internship and its perspectives. It was carried out using the qualitative method, type case study, with semi-structured interviews. The subjects of the study were 6 students, 8 professors and one medical resident engaged in the discussion on medical education. According to the interviewees, the medical internship model is still the traditional one, based on turns in the main medical areas. The limitations of this system are: the emphasis given to specialization, the predominance of training periods in the hospital and the discontinuity and lack of integrated knowledge. Experiences mentioned as capable of helping to overcome some of the limitations of the model were the Rural Internship and community-based practices. As to the ideal model one identified the need of more time spent in practical activities, use of active teaching-learning methodologies and insertion of the students since the beginning of the course in the health system, in the different levels of attention and with increasing responsibility, until extinction of the name Internship. It is concluded that there is still a long way to go for reaching the ideal model, including the need for more dialogue between the higher education and health systems.
  • Medical error analysis in ethics investigations: implications on medical education Pesquisa

    Bitencourt, Almir Galvão Vieira; Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira; Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra; Brasil, Israel Soares Pompeu de Souza; Santos, Lívia Siqueira Costa dos

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é avaliar as características dos Processos Ético-Profissionais (PEP) com denúncia de infração por erro médico e discutir a importância da educação médica na sua prevenção. O principal artigo do Código de Ética Médica que caracteriza o erro médico é o artigo 29. Trata-se de um estudo descritivo em que foi feita uma revisão de todos os PEP julgados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) de 2000 a 2004. Dos 372 médicos processados no Cremeb no período, 42,7% (n = 159) foram denunciados no artigo 29. Destes, a maioria (78,6%) era do gênero masculino, e a idade média era de 44 anos. As especialidades mais freqüentes foram: Ginecologia-Obstetrícia (24,8%), Cirurgia Geral (9,4%) e Anestesia (7,4%). A maioria das denúncias de erro médico se deu em atendimento público (80,1%, n = 109) e relacionada a atos cirúrgicos (66%, n = 97). Foi identificada negligência em 67,3% (n = 107) das denúncias, imprudência em 23,3% (n = 37) e imperícia em 8,8% (n = 14). Apenas 23,9% (n = 38) foram considerados culpados, enquanto 31,4% (n = 50) foram absolvidos por falta de provas e 44% (n = 70) por comprovada inocência. Conclui-se que o erro médico é uma freqüente causa de denúncias contra médicos no Cremeb, sendo a maioria por negligência, o que justifica a necessidade de discutir e valorizar este tema cada vez mais na graduação médica.

    Abstract in English:

    The objective of this work was to evaluate the characteristics of Professional Ethics Investigations with denouncement of a medical error and to discuss the importance of medical education for its prevention. The main article of the Brazilian Code of Medical Ethics characterizing the medical error is article 29. In this descriptive study we reviewed all investigations carried out in the Regional Council of Medicine of the State of Bahia (Cremeb) from 2000 to 2004. From the 372 doctors investigated by the Cremeb during the period, 42.7% (n = 159) were denounced according to article 29. From these, most were male (78.6%) and the medium age was of 44 years. The most frequent specialties were: Gynecology-obstetrics (24.8%), General Surgery (9.4%) and Anesthesiology (7.4%). Most of the accusations referred to medical errors occurred in public services (80.1%, n = 109) and were related to surgical interventions (66.0%, n = 97). Negligence was identified in 67.3% (n = 107) of the accusations, imprudence in 23.3% (n = 37) and inability in 8.8% (n = 14). Only 23.9% (n = 38) were considered guilty as charged while 31.4% (n = 50) were absolved due to lack of proofs and 44.0% (n = 70) for proven innocence. We conclude that medical errors, mostly due to negligence, are a frequent cause of accusations against doctors at Cremeb, a fact showing the need of this subject being more discussed and valued in the medicine course.
  • Acceptance of non-conventional health practices by medicine students from the Universidade do Sul de Santa Catarina Pesquisa

    Külkamp, Irene C.; Burin, Graciela D.; Souza, Mariana H. M. de; Silva, Patrícia da; Piovezan, Anna Paula

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho avaliou o conhecimento e aceitação das Práticas Não-Convencionais em Saúde (PNCS) por estudantes do curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A pesquisa realizada foi do tipo descritiva de campo, aplicada na forma direta extensiva por meio de questionários. As perguntas avaliaram o conhecimento e o interesse a respeito de PNCS. Os entrevistados (n = 197) afirmaram conhecer a maioria das PNCS apresentadas no estudo, destacando-se ioga (96,6%), homeopatia (92,9%), chás caseiros (91,9%), acupuntura e orações (88,8%), além de benzedeiras (83,2%), com porcentagem superior a 80%. Ainda que estas práticas não façam parte do currículo atual deste curso, mais de 50% dos alunos afirmaram ter interesse em aprender sobre 10 das 13 PNCS apresentadas neste estudo. Para PNCS como ioga, acupuntura, fitoterapia e orações, mais de 50% dos alunos afirmaram que indicariam ou apoiariam o uso delas por seus pacientes. Concluiu-se que há interesse dos acadêmicos em práticas não-convencionais, bem como evidências da necessidade de inclusão de disciplinas curriculares que abordem as PNCS nos cursos de graduação em Medicina.

    Abstract in English:

    The purpose of this work carried out as a descriptive field study was to assess the acceptance of Non-Conventional Health Practices (NCHP) by medical students at the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). The survey was conducted on the basis of direct extensive observation, by applying questionnaires for evaluating the knowledge and interest about NCHPs. The interviewed students (n = 197) claimed to know most NCHPs, especially yoga (96.6%), homeopathy (92.9%), homemade teas (91.9%), acupuncture and prayers (88.8%) as well faith healing (83.2%), all of which with percentages over 80%. Although such practices are not part of the syllabus, more than 50% of the students showed interest in learning at least 10 of the 13 NCHPs listed. Besides, more than 50% of the students stated that they would recommend or support the use of NCHPs such as yoga, acupuncture, phytotherapy and prayers. It was concluded that the students are interested in non-conventional practices and that disciplines approaching NCHPs should be included in the curriculum of medicine courses.
  • Implementation of the discipline Basic Care at the Faculty of Medicine of the University of São Paulo Pesquisa

    Vieira, Joaquim Edson; Elias, Paulo Eduardo Mangeon; Benseñor, Isabela Judith Martins; Grisi, Sandra Josefina Elero

    Abstract in Portuguese:

    INTRODUÇÃO: A disciplina de Atenção Básica em Saúde constitui um programa interdepartamental na Faculdade de Medicina da USP, apoiada por três Unidades Básicas de Saúde com o Programa de Saúde da Família. Este estudo avalia sua instalação. MÉTODOS: Questionários de avaliação de ambiente, Delphi e de auto-avaliação com escala de capacidades. Resultados:Cento e sessenta e dois primeiranistas em 2004 (93%), 142 em 2005 (81%) e 129 terceiranistas (74%) responderam. Orientar a utilização dos serviços de saúde, visitar famílias, promover saúde, oferecer suporte e identificar situações de risco, entre primeiranistas, e "consulta médica com adultos" e "reunião de grupo com pacientes", com alunos do terceiro, alcançaram o nível "fiz o procedimento com ajuda de alguém". Capacidades adquiridas: realidade social e de saúde, trabalho do agente comunitário, entendimento do Programa de Saúde da Família, Atenção Primária e Sistema de Saúde. As percepções de ambiente diferiram entre os locais ou equipes. DISCUSSÃO: As avaliações sugerem razoável conhecimento e capacitação para o trabalho dos agentes comunitários. O vocabulário dos alunos incorporou SUS, PSF e Atenção Básica. CONCLUSÃO: A disciplina alcançou avaliação positiva no seguimento de pessoas, famílias e comunidades.

    Abstract in English:

    INTRODUCTION: The discipline Basic Care is an interdepartmental program of the Faculty of Medicine of the São Paulo University, supported by three local Basic Care Units offering the Family Health Program. This study evaluates its implementation. METHODS: Questionnaires aimed at evaluation of the environment, Delphi and self-assessment with a competence scale. Results:One hundred and sixty two freshmen in 2004 (93%), 142 in 2005 (81%) and 129 third year students (74%) responded. Among the freshmen, provide orientation about how to use the health services, household visits and health promotion, offer support and identify risk situations, and among the third year students "medical appointments with adults" and "group meetings with patients" reached the level "procedure performed with guidance of somebody". Acquired capacities were sense of the social and health reality, perform Health Agent functions and understand the Family Health Program, Basic Care and Health System. The perception of the environment differed between local Units or Teams. DISCUSSION: The evaluation suggested reasonable capacity for performing the functions of a Health Agent. The terms Health System, Family Health Program and Basic Care were part of the vocabulary of the students. CONCLUSION: The discipline reached a positive evaluation with regard to following-up individuals, families and the community.
  • The "parallel curriculum" of Third-year medical students of the Federal University of Alagoas Pesquisa

    Tavares, Carlos Henrique Falcão; Maia, José Antonio; Muniz, Marcella Cristina Halliday; Malta, Moana Vergetti; Magalhães, Belmira Rita da Costa; Thomaz, Ana Claire Pimenteira

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.

    Abstract in English:

    The aim of this investigation was to characterize the parallel curriculum of third-year medical students of the Federal University of Alagoas by using a self-applied questionnaire, which was answered by 63 students. The data obtained showed that the greater part of students (98.41%) had developed some kind of extra-curricular activity. 45.59% of these activities had been carried out during a six month's period and occupied more than six hours a week. The reasons that most frequently motivated these activities were getting practice at medical activities (36.27%) and acquiring new knowledge (30,39%). 98.39% of the students had opted for training periods to which they were admitted by public competition (52%) or admission tests (36%). It is concluded that in the third year of the Medical course students are still not qualified for the different services and the extra-curricular training periods many times hamper their academic performance. It is thus responsibility of the University to guide the students, show them the right moment to start such activities and to offer support to these initiatives
  • The "parallel curriculum" of medical students of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) Pesquisa

    Tavares, Ari de Pinho; Ferreira, Roberto Assis; França, Elisabeth Barboza; Fonseca Junior, Carlos Alfredo; Lopes, Gustavo Coelho; Dantas, Nayanne Gama Teixeira; Cardoso, Séphora Augusta Vieira

    Abstract in Portuguese:

    As atividades em busca de complementação da formação e aumento da experiência clínica dos alunos de Medicina - eqüidistantes e livres de controles acadêmicos - configuram o chamado "currículo paralelo". O objetivo deste trabalho foi estudar o "currículo paralelo" dos alunos do ciclo profissional do curso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, relativo ao primeiro semestre de 2004. Foram entrevistados 232 alunos, por meio de questionário estruturado, com dez seções, que avaliaram as atividades extracurriculares de plantões, enfermarias, ambulatórios, projetos, grupos de estudo, grupos de raciocínio clínico, extensão e publicações. Cada estudante respondeu sobre o período em curso (primeiro semestre de 2004) e sobre o período anterior. Os resultados mostraram que o "currículo paralelo" estava presente para a grande maioria dos alunos, com 82,5% deles com atividades e uma média de 3,4 por aluno e ocupando, em média, 8,2 horas semanais. A atividade mais presente foi a de extensão, seguida pelas de projetos e plantões. As principais motivações para as atividades foram a aquisição de maior experiência clínica e um melhor currículo.

    Abstract in English:

    The extra-curricular activities carried out by medical students with the intent to supplement their qualification and increase their practical experience - distant and free from academic control - make up the so-called "parallel curriculum". The objective of this paper was to study this "parallel curriculum" of students of the School of Medicine of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) during the first semester of 2004. Two hundred and thirty-two students were interviewed applying a structured questionnaire divided into 10 sections. This questionnaire evaluated extra-curricular activities such as: service in on-duty infirmaries and out-patient departments; participation in projects, study groups, clinical discussion groups; extension activities and publications. Each student answered with regard to the current semester (the first semester of 2004) and to the previous one, (the second semester of 2003). Results showed the "parallel curriculum" to be a reality for most of the students: 82.5% developed extra-curricular activities, with a mean of 3.4 per student, dedicating on the average 8.2 hours per week to these activities. Extension activities ranged in the first place, followed by participation in projects and duty service. The main motivations for developing these activities were achieving more practical experience and improving the curriculum.
  • Education and specialization of health professionals and the political need to face social and regional inequalities Tema Global

    Ceccim, Ricardo Burg; Pinto, Luiz Felipe

    Abstract in Portuguese:

    A formação e o exercício profissional não podem seguir linhas paralelas no desenvolvimento de sistemas de saúde, eles precisam de relações orgânicas. A formação gera serviços, condições de provimento e/ou fixação de profissionais, possibilidades de equipe, desenvolvimento e avaliação de tecnologias do cuidado e da assistência, capacidade de compreensão crítica e sensibilidades. A rede de sistemas e serviços de saúde gera campos de práticas, cenários de intervenção, demandas locais, retaguarda científica e tecnológica, inclusão social e oportunidades de entendimento da vida. A partir desse encontro, pode-se falar em compromisso com o enfrentamento das desigualdades regionais e sociais, isto é, podem se estabelecer condições de enfrentamento dos danos da pobreza e das iniqüidades sociais, produzindo conhecimento com mérito científico e relevância social e formação de profissionais de acordo com as necessidades em saúde.

    Abstract in English:

    Professional education and practice cannot follow parallel lines in the development of health systems; they need to be organically related. Medical education allows for services, conditions for recruiting and holding professionals, for the possibility of creating teams, the development and evaluation of care and assistance technologies and for building critical understanding and sensibilities. The net of health systems and services generates fields of practices, sceneries for intervention according to local demands, the scientific and technological bases, social inclusion and opportunities for understanding life. Once all this is brought together one can speak of being committed to relieving the regional and social inequalities, that is, only then we can establish conditions for facing the damage caused by poverty and social inequities, producing knowledge of scientific merit and social relevance and educate health professionals meeting the health demands of the population.
  • Poverty, injustice and social inequality: rethinking the health professionals formation Tema Global

    Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Gomes, Andréia Patrícia; Maia, Társis de Mattos; Magalhães, Kelly Alves; Marques, Emanuele Souza; Siqueira-Batista, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    A formação de profissionais de saúde, capazes de responder às demandas da coletividade, tem sido motivo de intensos debates, especialmente nas duas últimas décadas. Uma das questões centrais, neste contexto, é a crescente demanda por recursos humanos habilitados a atuar em situações onde a pobreza e a desigualdade são fatores determinantes e/ou agravantes dos processos de adoecimento. Com efeito, discutir a necessidade de mudanças na formação laboral em saúde, à luz dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é o objetivo do presente artigo.

    Abstract in English:

    The health workers education, capable of answer the demands of the community, has been very discussed, specially in the two last decades. One of the central questions is the need of form human resources, becoming them apt it act in situations of the poverty and of the inequality. To discuss such aspects - in the scope of the Brazilian Health System - is the goal of the present article.
  • Assessing clinical competence: structured observation Ensaio

    Amaral, Eliana; Domingues, Rosângela Curvo Leite; Bicudo-Zeferino, Angélica Maria

    Abstract in Portuguese:

    Apesar dos avanços tecnológicos, a história médica, o exame físico e a relação médico-paciente continuam as mais importantes ferramentas diagnósticas e terapêuticas. No entanto, deficiências em habilidades clínicas entre alunos têm sido relatadas. Competência clínica deve ser considerada não apenas a demonstração de comportamentos isolados, mas, sim, a habilidade integrada de pensar, sentir e agir na prática real, um determinado contexto. Por isso, ferramentas de observação direta são bastante úteis para avaliar o que os estudantes fazem ou deixam de fazer durante as consultas. O instrumento de avaliação estruturada parece ser adequado tanto para os avaliadores quanto para os avaliados, uma vez que pode ser usado como um guia de observação e também como uma ferramenta de feedback, ampliando as oportunidades de aprendizagem no cenário clínico. Para que esse instrumento seja aplicado de forma eficaz, justa e confiável, os avaliadores precisam ser adequadamente preparados.

    Abstract in English:

    Despite the technological advances, medical history, physical examination and patient-doctor relationship continue being the most important diagnostic and therapeutic tools. However, deficiencies in clinical skills among students have been related. Clinical competence is context-dependent; it is more than a demonstration of isolated behaviors, but an integrative ability to think, feel and act in real practice. Tools for direct observation are very helpful in evaluating what students are and are not able to do during clinical encounters. So, structured assessment seems to be a valuable instrument both for evaluators and students. It can be used as an observational guide and as a tool for feedback, and enhances the learning opportunities in clinical settings. To effectively apply this method, faculty should be provided with effective training to increase fairness and reliability of the assessment strategy.
  • The internet as an environment for discussing clinical cases Relato De Experiência

    Abensur, Silvia Itzcovici; Abensur, Hugo; Malheiros, Denise Maria Avancini Costa; Zatz, Roberto; Barros, Rui Toledo

    Abstract in Portuguese:

    Criou-se um espaço na internet para a discussão de casos clínicos no website da Sociedade Brasileira de Nefrologia (http://www.sbn.org.br). O objetivo deste trabalho é apresentar o funcionamento deste espaço virtual e os aprimoramentos gerados após sua implantação, em setembro de 2001. Atualmente, 62 casos já foram divulgados e diagnosticados. Todos estão arquivados neste espaço para consulta sem cadastro prévio. A internet mostrou-se também um ambiente propício à discussão anatomoclínica, uma vez que permite a participação de profissionais de centros distantes e sem condição local para este tipo de atividade, tão importante para o contínuo aprendizado da Medicina.

    Abstract in English:

    An environment was built on the Internet for discussing clinical cases on the website of the Brazilian Society of Nephrology (http://www.sbn.org.br). The aim of this work is to present the operation of this system and the improvements made since its introduction in September 2001. Up to the present moment, 62 cases have been published and diagnosed. All of them are stored in the website for consultation without any previous registration. The Internet also proved to be a promising environment for clinical-pathological discussion for allowing the participation of professionals from distant centers and without local conditions for this kind of activity of great importance for continuing education in Medicine.
  • Curricular integration in the education of health professionals: reflections about the process of changes in Unifeso's graduation courses Relato De Experiência

    Albuquerque, Verônica Santos; Suzelaine, Tanji; Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da; Moço, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli; Felippe, Kátia Cristina; Miranda, José Feres Abido

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute a integração de currículos para formação profissional em saúde a partir de um relato de experiência. Trata-se do movimento de mudança curricular dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Teresópolis - RJ. Apresenta-se a construção de eixos transversais para os três cursos a partir de uma oficina de imersão, realizada na instituição no primeiro semestre de 2007. Como produto desse encontro, surgiu uma proposta de quatro eixos transversais em comum, compondo as dimensões curriculares dos cursos: Semiologia Ampliada do Sujeito e da Coletividade; Ética e Humanismo; Construção e Produção do Conhecimento; e Política e Gestão em Saúde. Esses eixos perpassam toda a formação dos profissionais de saúde e se articulam. Tal proposta vem ganhando vida no exercício prático do cotidiano dos currículos na instituição. Com a divulgação desta experiência pretende se apresentar a possibilidade de uma formação integrada entre as diferentes profissões da saúde como um fator potencializador do trabalho em equipe.

    Abstract in English:

    The aim of this article is to discuss curricular integration in the education of health professionals on the basis of an experience, the Movement for Curricular Changes in the Medicine, Nursing and Dentistry Courses of the Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis - RJ. This text presents the process of constructing transversal axes between the three mentioned courses. In the first semester of 2007 an immersion workshop was held in the institution for identifying common subject matters. The workshop resulted in a proposal of four transverse axes composing the curricular dimensions of the three courses: Individual and Collective Semiology; Ethics and Humanism; Knowledge Construction and Production; and Health Policies and Management. Those axes are interlinked and crosscut the entire education of these health professionals. In fact, this proposal is put in practice in the institution's every-day curricular routine. By disclosing this experience we intend to promote the possibilit y of an integrated curriculum for the different health professions as a potentializer of teamwork.
  • The poster in scientific meetings Revisão

    Lorenzoni, Paulo José; Souza, Raquel Canzi Almada de; Kohara, Suely Keiko; França, João César Beenke; Rodrigues, Giovanna Assis; Carvalho, José Gastão Rocha de

    Abstract in Portuguese:

    A sessão de pôster é a forma mais comum de apresentação de trabalhos e pesquisas em encontros científicos médicos, e, apesar disso, são escassas as informações sobre este tema na literatura médica. Desde o planejamento, é importante traçar prazos realistas, seguir as instruções fornecidas pelos organizadores do evento e se preparar de acordo com a audiência. O pôster contém um cabeçalho e o texto, que inclui: resumo, introdução, material e métodos, discussão, conclusões e referências. O estilo e o tamanho das fontes devem possibilitar a leitura a uma distância de 1 a 2 metros. Em algumas situações, figuras, gráficos e tabelas no pôster podem apresentar certas informações mais claramente e em menor espaço do que se descritas sob a forma de texto. Bom planejamento e treinamento diminuem eventuais dificuldades na apresentação do pôster. Este trabalho revisa o assunto, trazendo informações objetivas sobre este método.

    Abstract in English:

    Posters are the most common form of presentation of scientific works in medical meetings. In spite of their importance however there is very little information about this issue available in the medical literature. It is important to plan since the beginning, to set a realistic time schedule, to follow the instructions provided by the organizers of the meeting and to prepare oneself according to the audience. The poster contains a title and a text including abstract, introduction, method, results, discussion, conclusions and references. Font and size used should allow reading from a 1 to 2 meters distance. In some situations, certain kind of information is presented more clearly and occupying less space in form of tables, graphs, and figures than in form of a text. Good planning and training diminish possible difficulties during the poster presentation. This paper reviews the subject and provides objective information on the advantages of this method.
  • The school as a space for practicing, teaching and learning health profession Resenha

    Rego, Sergio
  • Effectiveness of multimidia simulator in the teaching of basic videosurgery skills while in medical school Tese

    Oliveira, Eymard Francisco Brito de
  • Erratum Errata

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