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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 36, Número: 1, Publicado: 2012
  • Rbem: cinco anos no Scielo e o porvir Editorial

    Rego, Sergio
  • Percepção de estudantes de medicina sobre aprendizagem da relação médico-paciente após mudança curricular Pesquisa

    Stock, Fabíola Schauffler; Sisson, Maristela Chitto; Grosseman, Suely

    Resumo em Português:

    Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado com o objetivo de avaliar a percepção de estudantes sobre a aprendizagem da relação médico-paciente (RMP) após reforma curricular no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 dos 46 alunos do décimo segundo semestre do curso, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostraram uma RMP valorizada por todos, e empatia, respeito, não julgamento, escuta ativa e linguagem acessível apontados como elementos fundamentais. Foi reportada dificuldade de interação com pessoas portadoras de doenças graves, incuráveis e/ou terminais e também no contexto de emergência. Os recursos para a aprendizagem da RMP mais citados foram os modelos, os estágios nas Unidades Locais de Saúde desde o início do curso e a educação familiar. Sugeriu-se ampliar a abordagem da RMP, supervisão e troca de experiências durante o curso. Concluiu-se que a reflexão dos estudantes sobre a necessidade de aprendizagem da RMP está em processo de desenvolvimento e que cenários como o da integração ensino-serviços de saúde têm significativa importância para a apreensão de habilidades comunicacionais.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study was conducted with the aim of assessing student perceptions regarding physician-patient relationship (PPR) learning, following the curricular reform of the Medicine course at Santa Catarina Federal University. The study was based on semi-structured interviews with 25 of the 46 twelfth-semester students of the course, selected randomly.The results show that all the interviewees value the PPR, pointing to empathy, respect, no judging, active listening and accessible language as fundamental elements.Difficulty in interacting with carriers of serious, incurable and/or terminal diseases was reported, as well as in relation to emergency cases.The most cited resources for PPR learning were models, internships at Local Health Units since the start of the course and family education.Suggestions were made to broaden the approach to PPR with increased supervision and sharing of experiences during the course.In conclusion, the students' opinions on the need for PPR learning are under development and settings such as that for health service-learning integration are highly important for acquiring communication skills.
  • Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado Pesquisa

    Souza, Pedro Mansueto Melo; Nunes, Camila Almada; Silveira, Clarice Santiago; Nóbrega-Therrien, Silvia Maria

    Resumo em Português:

    A formação em pesquisa é um elemento importante para o preparo de médicos com perfil crítico-reflexivo. Tendo o docente como pesquisador-orientador, o aluno une teoria e prática, ensino e pesquisa, adquirindo preparação adequada para sua futura ação profissional. Foi realizado um estudo de caso, descritivo, de abordagem quantitativa, onde buscamos identificar, no curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará, o perfil dos docentes que desenvolvem atividades de pesquisa integradas às didáticas. Para caracterizar esses profissionais foram utilizadas as variáveis: formação na graduação, ciclo em que lecionam as disciplinas e regimes de contratação. Concluímos que a participação em pesquisa é maior entre os docentes não médicos, que lecionam no ciclo básico e que possuem dedicação exclusiva. Acreditamos que a menor participação em pesquisa entre docentes médicos e que atuam no ciclo profissional decorra principalmente da alta proporção desses docentes com vinculação de apenas 20 horas à universidade. A contratação de professores com maiores vínculos e a inserção da pesquisa no currículo principal podem contribuir na formação em pesquisa e, portanto, aprimorar a formação de médicos críticos e reflexivos.

    Resumo em Inglês:

    Research training is important for the preparation of physicians with a critical and reflective profile. Having the teacher as researcher-mentor, the student combines theory and practice, teaching and research, acquiring adequate preparation for their future professional activity. We conducted a descriptive case study, using a quantitative approach, in which we sought to identify the profile of teachers who combine research and learning activities at the Ceará State University School of Medicine. To characterize these professional the following variables were used: undergraduate education; cycle in which their disciplines are taught, and time dedication regime of employment. We concluded that research participation is higher among teachers: with non-medical degrees; who lecture in the basic cycle; and with exclusive dedication. We believe that the lower participation in research among medical and professional cycle teachers results mainly from the high proportion of these teachers with only 20 class hours at the university. Hiring teachers with greater time commitment and integrating research into the core curriculum are factors that could contribute toward improving research training and, therefore, the qualification of critical and analytically minded physicians.
  • É possível desenvolver a autorreflexão no estudante de primeiro ano que atua na comunidade? um estudo preliminar Pesquisa

    Prearo, Alice Yamashita; Monti, Fernanda Miranda Fumelli; Barragan, Elena

    Resumo em Português:

    Numa faculdade com currículo tradicional e predomínio da avaliação cognitiva e somativa, uma nova disciplina, baseada na interação entre universidade, serviços e comunidade (Iusc), para estudantes de Medicina e Enfermagem numa escola de São Paulo, teve por objetivo buscar uma forma de avaliar o desenvolvimento do aluno em habilidades de comunicação e autorreflexão. A avaliação global do aluno em pequenos grupos feita por meio de relatórios escritos e portfólio do grupo não evidenciou a autorreflexão sobre o processo de aprendizagem de alguns estudantes. Foi proposto, então, um estudo piloto com 15 alunos, divididos em dois grupos, selecionados aleatoriamente, que aceitaram desenvolver um portfólio individual e reflexivo. Na análise qualitativa do material, identificou-se a presença de categorias como reflexão sobre a vida estudantil antes do curso universitário escolhido, experiências de vida que levaram à escolha profissional, correlação do aprendizado na disciplina com a prática profissional e capacidade de identificar o crescimento em habilidades de comunicação, mostrando-se eficiente no processo de autorreflexão sobre a aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    In a multiprofessional, discipline-based curriculum with cumulative and cognitive assessment, anew discipline based on University-Community Service Interaction (IUSC), for medicine and nursing students at a São Paulo school, aimed at finding a way to evaluate students' development of communication and self-reflection skills. Overall assessment of students in small groups conducted through written reports and group portfolios failed to demonstrate self-reflection on the learning process in some students. A pilot study was therefore proposed, involving 15 students, divided into two randomly-selected groups, who agreed to develop an individual and reflective portfolio. Qualitative analysis of the material outlined categories such as reflection on student life before the chosen university course began, life experiences that led the student to the chosen career, correlation between learning the subject and professional practice and ability to identify their growth in communication skills, indicating an efficient process of self-reflection on their learning.
  • Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp Pesquisa

    Torres, Albina Rodrigues; Ruiz, Tânia; Müller, Sérgio Swain; Lima, Maria Cristina Pereira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a inserção profissional, o nível de renda e de satisfação de médicos formados na Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) assim como possíveis fatores associados a tais desfechos. MÉTODOS: Estudo transversal, tendo como população-alvo todos os médicos formados entre 1968 e 2005, utilizando-se um questionário autoaplicável. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 45%, 1.224 dos 2.864 questionários enviados por correio. A média de idade dos participantes foi de 46,5 anos (± 10,9) e 64,4% eram homens. A maioria (98,6%) referiu exercer a profissão, residir no Estado de São Paulo (96,4%), ter feito residência (92,0%) e frequentar eventos científicos regularmente (80,2%). Referiram morar em cidades do interior 70,4% e ter clínica privada 67,4% dos egressos. Renda mensal entre R$ 10 e 15 mil foi relatada por 28,4% e satisfação profissional grande ou muito grande por 66,1% deles. Nos modelos de regressão logística, mantiveram-se significativamente associados a maior renda: sexo masculino, ter clínica privada, ter filhos e estar profissionalmente satisfeito. Maior satisfação associou-se com menor idade e maior renda, fazer doutorado, considerar que foi bem preparado para a profissão, afirmar que faria Medicina novamente e avaliar positivamente sua qualidade de vida e saúde mental. CONCLUSÕES: A inserção profissional de ex-alunos é importante na avaliação institucional, devendo ser realizada regularmente para subsidiar as discussões sobre reforma curricular.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Evaluatethe professional insertion, income and satisfaction of physicians who graduated from Botucatu Medical School (UNESP), as well as possible risk factors associated with these outcomes. METHOD: A cross-sectional study with a target population of all physicians graduated between 1968 and 2005, using a self-reporting questionnaire. RESULTS: The response rate was 45%, 1,224 of the 2,864 questionnaires sent by mail. The participants' mean age was 46.5 years old (± 10.9) and 64.4% of them were men. The majority of them were practicing as medical doctors (98.6%), in São Paulo state (96.4%); 92.0% reported having received residence training and 80.2% reported attending scientific events on a regular basis. Most of them did not live in the capital cities (70.4%) and reported having some private practice (67.4%). A monthly income of 10 to 15 thousand reais was reported by 28.4% and a high or very high degree of professional satisfaction by 66.1% of them. Logistic regression analysis showed the following variables as significantly associated with higher income: male gender, private practice, having children and being satisfied with the profession. Higher satisfaction was associated with younger age, higher income, taking a post graduate (PhD) course, considering oneself well prepared for the profession, stating that he/she would attend Medical School again and evaluating positively one's quality of life and mental health. CONCLUSION: The professional insertion of ex-students is an important aspect of institutional evaluation and should be conducted regularlyin order to support discussions regarding curricular reform.
  • Acupuntura: conhecimento e percepção de professores universitários Pesquisa

    Machado, Márcia Maria Tavares; Oliveira, Jessica da Costa de; Fechine, Álvaro Diogenes Leite

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo identificar o conhecimento e percepção de professores universitários, médicos, sobre a acupuntura. Utilizou-se a abordagem qualitativa, realizando-se 15 entrevistas individuais com professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará, de junho a dezembro de 2010. O tempo médio de ensino desses professores na UFC foi de 22 anos, e a idade média de 55 anos.Observou-se que a maior parte dos entrevistados não buscava espontaneamente informações sobre acupuntura; poucos conheciam alguma contraindicação;e os que indicavam a acupuntura o faziam para alívio de dores; a quase totalidade apresentou opinião favorável ao oferecimento da acupunturaa usuários do SUS, bem como à sua inclusão na grade curricular como disciplina optativa ou como assunto coadjuvante em disciplinas afins. No entanto, poucos entrevistados admitem abordar este tema em sala de aula como terapêutica equivalente às opções alopáticas. Constatou-se que os professores demonstram interesse em práticas não convencionais e reconhecem a importância da inserção dessa temática nos currículos dos cursos de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the knowledge and perception of medical school lecturers in relation to acupuncture. Qualitative methodology was employed, involving individual interviews with 15 teachers from various departments of the Ceará Federal University School of Medicine, held in Fortaleza, Ceará, between June and December 2010. The average teaching experience of the lecturers was 22 years and average age,55. It was found that most respondents did not spontaneously seek information about acupuncture; few knew any contraindications and those who recommended acupuncture, did so for the purposes of pain relief; almost all the respondents were in favor of acupuncture being offered to SUS patients, and of including acupuncture in the curriculum as an optional subject or supporting topic in related disciplines. However, few respondents admit addressing this topic in the classroom as form of treatment equivalent to allopathic options. We found that teachers demonstrate interest in unconventional practices and they acknowledge the importance of integrating this theme into the medical curriculum.
  • Portal de periódicos da capes: uso por pós-graduandos da faculdade de medicina Pesquisa

    Campos, Thamara de Souza; Damasceno, Vinicius Oliveira; Almeida, Patrícia Casagrande Dias de; Lamounier, Joel Alves

    Resumo em Português:

    Descreve-se o uso do Portal de Periódicos da Capes pelos 258 alunos matriculados na pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Medicina da UFMG, aos quais foi enviado um e-mail/formulário. Responderam a pesquisa 62 (27%) pós-graduandos. Sobre a utilização do Portal da Capes, verificou-se que 57 (91,9%) usam para fazer pesquisas, 29 (46,8%) destes com frequência semanal. Conhecem o novo Portal 71%. Em relação às bases de dados, 50 alunos (80,7%) conhecem de três a seis bases, dentre as quais a Pubmed aparece em 100% das respostas. Em relação a treinamentos oferecidos pela Capes, 71% nunca participaram, e destes 88,7% gostariam de participar. Estes resultados mostram o uso frequente do Portal de Periódicos da Capes pelos pós-graduandose a necessidade de constantes treinamentos.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the use of the "CAPES Periodicals Portal" by the 258 students enrolled on graduate courses at the UFMG School of Medicine, who received a survey response form by email. Sixty-two (62) of them (27%) responded to the survey. Regarding the use of the CAPES Periodicals Portal,, fifty-seven (57-91.9%)use it to conduct research, twenty-nine (46.8%) of whom on a weekly basis. 71% reported knowledge of the Portal. With regards to the databases, fifty (50) students (80.7%) knew three to six databases, of which Pubmed appeared in one hundred percent (100%) of the answers. Regarding training courses offered by "CAPES", 71% had never participated in any and 88.7% reported interest in participation. These results demonstrate the frequent use of the "CAPES Periodicals Portal" by graduate students, as well as the need for ongoing training.
  • Análise das situações simuladas da prática médica Pesquisa

    Silva, Roseli Ferreira da; Aquilante, Aline Guerra; Zem-Mascarenhas, Sílvia Helena; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni; Varga, Cássia Regina Rodrigues

    Resumo em Português:

    Considerando a importância das atividades curriculares para a formação médica, este estudo teve por objetivo identificar e refletir sobre a construção das situações utilizadas na atividade curricular Estações de Simulação (ES) pela primeira turma do curso médico da Universidade Federal de São Carlos/SP-UFSCar, de 2006 a 2009. Trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, que analisa 57 situações de ES e suas ementas. Os resultados revelaram predomínio de estações na área de Saúde do Adulto e Idoso, e Saúde da Família e Comunidade. Foram analisadas outras variáveis, como idade, gênero, fases do processo saúde-doença, cenário de atenção à saúde e áreas do conhecimento, entre outras. Foi possível identificar a necessidade de readequar as ES do curso médico da UFSCar, elaboradas de 2006 a 2009. Este estudo contribuiu com a formulação de variáveis e critérios que devem orientar a construção das ES, para que estas representem o melhor possível a realidade da prática profissional.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of curricular activities for medical training, this study aimed to identify and reflect on the construction of the situations used in activities at the Simulation Stations by the first class of the São Carlos Federal University medical school (SP-UFSCar), from 2006 to 2009. This is a descriptive case study, where 57 simulations and their programs were analyzed. The results showed a predominance of stations in the area of Adult and Elderly Health and Community and Family Health. Other variables were analyzed such as age, gender, stages of illness and health, the health care setting, areas of knowledge and others. The need was identified to restructure the SS of the UFSCar Medical School, developed between 2006 and 2009. This study has contributed to formulating some criteria and variables that should guide the construction of the SS, so that they can best represent the reality of medical practice.
  • Curso por internet para residentes em oftalmologia: uma experiência Research

    Carvalho, Keila Monteiro de; Iyeyasu, Josie Naomi; Castro, Stella Maris da Costa e; Monteiro, Gelse Beatriz Martins; Zimmermann, Anita

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever a primeira experiência com um curso à distância para médicos residentes de Oftalmologia. MÉTODO: Vinte e três residentes foram convidados a participar do estudo, porém somente 13 (56,52%) aderiram, realizando as atividades propostas e respondendo o questionário. RESULTADOS: Dentre os 13 participantes, apenas 5 (38,46%) completaram 100% das tarefas, 3 (23,07%) completaram entre 70% e 90%, 2 (15,38%) completaram entre 50% e 60%, e 3 (23,07%) completaram menos de 10% das tarefas. Em relação ao uso do computador e da internet em geral, todos os participantes afirmaram que usam a internet diariamente. Todos também responderam que usam a internet para estudar ou fazer pesquisas. CONCLUSÃO: Apesar das vantagens da internet, os médicos residentes ainda são muito relutantes quanto ao seu uso. Considerando-se o contexto atual das tecnologias de informação e comunicação, é mandatório que se faça uma reformulação na educação médica continuada para atender à demanda deste novo mundo.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To describe the first experience of an Internet-based course for ophthalmology residents. METHOD: Twenty-three residents were invited to participate in the study; however, only 13 (56.52%) took part, performing the proposed activities and answering a questionnaire. RESULTS: Of the 13 participants, only five (38.46%) completed 100% of the tasks, three (23.07%) completed between 70 and 90%, two (15.38%) completed between 50 and 60% and three (23.07%) completed less than 10% of the tasks. Regarding the use of computers and the Internet in general, all the participants reported using the Internet daily. All of them also affirmed they use the internet to study or to conduct research. CONCLUSION: Despite the advantages of the Internet, medical residents are still very reluctant to its use. Considering the context of information and communication technologies, there is a pressing need to reformulate continuing medical education in order to meet the demand of this new developing world.
  • Estudo sobre a avaliação aplicada no internato em clínica médica da Unisul Pesquisa

    Sousa, Ana Paula de; Heinisch, Roberto Henrique

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O internato médico compreende o período do curso de graduação em Medicina em que o educando recebe preparação para a prática médica. A avaliação contribui para a aquisição da competência clínica e, consequentemente, prepara o educando para a prática médica. OBJETIVOS: Estudar os métodos de avaliação discente no internato em Clínica Médica do curso de graduação em Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), campus Tubarão, por meio da análise da percepção de discentes e docentes envolvidos neste estágio do curso. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 44 internos e 15 docentes do semestre letivo 2009/2. RESULTADOS: Os sujeitos da pesquisa percebem a existência e a necessidade de avaliação no internato, têm conhecimento das estratégias e itens utilizados no processo avaliativo e entendem que nesse processo são empregados métodos com medidas objetivas e subjetivas, com abordagens qualitativas e quantitativas. CONCLUSÕES: Sugere-se maior ênfase em conteúdo prático e capacitação docente, aliadas a uma lista de verificação ao final do estágio.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Medical internship consists ofthe period of aundergraduate medicine course in which the student is prepared for medical practice. The assessment contributes toward clinical competency and, consequently, prepares the student for medical practice. OBJECTIVES: To study the assessment methods of medical interns from the undergraduate medicine course ofthe Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), through analysis of the perceptions of medical students and teachers involved. METHODS:The study involved 44 medical students and 15 teachers from the second school semester of 2009. Results: The research subjects perceive the existence and need for evaluation in the medical clinical internship period, possess knowledge of the strategies and items used in the assessment process and understand that this process uses methods with objective and subjective measures, qualitative and quantitative approaches. CONCLUSIONS: Greater emphasis on practical content and teacher training is suggested, as well asa final internship check-list.
  • Burnout e pensamentos suicidas em médicos residentes de hospital universitário Pesquisa

    Soares, Leonardo Ribeiro; Lopes, Thalles Melo de Oliveira; Silva, Marco Aurélio Oliveira; Ribeiro, Marcos Vinícius Alves; Almeida Júnior, Mozart Pereira de; Silva, Rafael Antônio; Alves, Ronaldo Figueiredo; Bueno, Thiago Guilherme Gonçalves; Salgado, Thyago Antonelli; Chen Chen, Lee

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou descrever e analisar a prevalência de burnout e pensamentos suicidas em médicos residentes de um hospital público de Goiânia e verificar se há correlação entre os dois. Foi realizada uma investigação por meio de um estudo analítico-descritivo em corte transversal em 72 residentes através do MBI (Malasch Burnout Inventory) e do questionário de suicídio de Paykel. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás sob o Parecer nº 052/2009. Resultados indicam a prevalência de burnout em 18,05% da amostra. Dentre os 13 sujeitos com manifestação de burnout, 61,53% já apresentaram pensamentos suicidas. Dentre os 42 sujeitos com baixo risco para manifestação de burnout, 28,57% já apresentaram pensamentos suicidas. Evidenciou-se correlação entre burnout e pensamentos suicidas, o que torna preciso elaborar programas de prevenção do burnout. Pesquisas nesta área são necessárias para a compreensão do burnout e sua correlação com pensamentos suicidas e outros distúrbios psiquiátricos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the prevalence of burnout and suicidal thoughts in residents of a public hospital in Goiania and to verify if there is any correlation between the two. An investigation was conducted using an analytic-descriptive cross-sectional study among 72 residents using the MBI (Malasch Burnout Inventory) and the Paykel's suicide questionnaire. This study was approved by the Ethics Committee of the Hospital das Clínicas of GoiásFederal University, under registration number 052/2009. The results show the prevalence of burnout in 18.05% of the sample. Among the 13 subjects who displayed 'burnout', 61.53% have had suicidal thoughts. Among the other 42 with low risk for manifestation of 'burnout', 28.57% have had suicidal thoughts. This study revealed a correlation between 'burnout' and suicidal thoughts, making it necessary to draw up burnout prevention programs. Research hasbecome necessary for the understanding of burnout and its correlation tosuicidal thoughts and other psychiatric disorders.
  • Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes Pesquisa

    Oliveira, Mariana Sampaio de; Kerbauy, Mariana Nassif; Ferreira, Camila Nassif Martins; Schiavão, Lucas José Vaz; Andrade, Rodrigo Franzoso Almeida de; Spadella, Maria Angélica

    Resumo em Português:

    A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.

    Resumo em Inglês:

    Human embryology is an extremely important part of training health professionals, but its study is often considered boring, decorative and without practical significance for many students, making it ineffective. This study aimed to produce interactive teaching material with embryonic models representing the embryonic development of the nervous system. To qualitatively evaluate the real effectiveness and ability to facilitate the teaching-learning process in the context of problem-based learning, the material was applied to first-year medicine and nursing students. The students felt that the material contributed to a better understanding of the topic and enabled visualization of embryonic events, as well as arousing interest in studying the subject. The material served to establish understanding and inspire the students to integrate the knowledge with other disciplines. Thus, in qualitative terms, analysis of the student questionnaires indicated that the material produced was effective for learning and worked as a resource in self-directed learning, promoting the diversification of search sources and being complementary to textbooks and other theoretical materials.
  • Terminologia da atenção primária à saúde Pesquisa

    Gusso, Gustavo Diniz Ferreira; Bensenor, Isabela Judith Martins; Olmos, Rodrigo Díaz

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Muitos termos da área de Atenção Primária à Saúde não são utilizados adequadamente. É importante resgatar a origem desses termos, a fim de entender porque são usados de maneiras diferentes por trabalhadores da saúde e pela população leiga. OBJETIVO: Pesquisar e discutir os significados e usos de termos ligados àAtenção Primária à Saúde. MÉTODO: Revisão, em diferentes fontes, de significados de termos como Atenção Primária à Saúde, medicina de família, clínica geral, medicina interna, Programa Saúde da Família. RESULTADOS: Referências diferentes geralmente têm o mesmo significado para termos similares. Alguns termos, como, por exemplo, "clínica médica", que na prática significa "medicina interna", não têmorigem clara. DISCUSSÃO: Muitos termos são usados indevidamente por causa de diferentes interesses e motivos históricos. Este trabalho não pretende esgotar a discussão sobre a importância da terminologia na Atenção Primária. É um campo relevante de investigação, porque pode ajudar a comunicação entre pacientes, profissionais da saúde e políticos e, em especial, colaborar para o adequado entendimento pelos estudantes deste cenário de prática.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The field of primary health care has many terms that are not used properly. It is important to retrieve the root of such terms in order to understand why they are used differently by health workers and lay people. OBJECTIVE: To research and discuss the meanings and uses of terms related to primary health care. METHOD: Review in different sources the meanings of terms such as primary health care, family medicine, general practice, internal medicine, family health program. RESULTS: Different references usually have the same meaning for similar terms. Some terms, such as "clinical medicine", which in practice means "internal medicine", do not have a clear origin. DISCUSSION: Many terms are used incorrectly due to different interests and historical reasons. This work does not intend to provide an exhaustive discussion about the importance of terminology in primary health care. It is an important field of research because might help communication between patients, health workers and politicians and, especially, support adequate understanding by students of this type of health care.
  • Ordenando no tempo e no espaço: epistemologia narrativa, semiologia e raciocínio clínico Pesquisa

    Aquino, Leda Amar de; Wuillaume, Susana Maciel; Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo discute o papel do processo narrativo como elemento constituinte da prática médica. A pesquisa se baseou nos entendimentos que médicos, ao final de um programa de residência médica em Pediatria, fazem da Semiologia Médica, como estrutura fundamental à construção do raciocínio clínico. Os entrevistados se revelaram conscientes da importância de seus conhecimentos médicos, bem como da experiência clínica, posicionando-se como semiotas no ouvir, observar e examinar seus pacientes, aperfeiçoando o "olhar clínico", que, de acordo com as falas, perpassa o palpar e o visualizar, remetendo ao escutar e ao ordenar reflexivamente, no tempo e no espaço, os eventos constituintes do processo da saúde e da doença. Em nenhum deles se manifestou a ilusão absoluta de que a utilização dos recursos tecnológicos por si só revelaria o estado de saúde e/ou de doença de seus pacientes. Constatamos que, embora os entrevistados façam uso da narratologia como base epistemológica do saber médico, não estão conscientes disso.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the role played by narrative process as a constituent element of clinical practice. The research is based on how physicians who are finishing their residency in Pediatrics understand Medical Semiology as a fundamental structure for developing clinical reasoning. The doctors revealed awareness of the importance of their medical knowledge and clinical experience; hearing, observing and examining patients to improve their "clinical eye", which according to their statements, goes beyond touch and sight, referring to listening and reflexively ordering, in time and space, the events of the health-illness process. None of the interviewees demonstrated absolute illusion that technological resources could independently reveal the state of health or illness of patients. We found that, although doctors make use of an epistemological-based narrative of medical knowledge, they are not aware of such.
  • Cuidados no fim da vida: o ensino médico no Brasil Pesquisa

    Toledo, Andréia Padilha de; Priolli, Denise Gonçalves

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Há importância na análise do ensino-aprendizagem na graduação médica que permita identificar oportunidades de melhoria no ensino dos cuidados no final da vida. OBJETIVO: Descrever atitudes e práticas do ensino dos cuidados no fim da vida no Brasil conforme relatado pelos coordenadores de curso. MÉTODO: Questionário sobre o ensino dos cuidados no fim da vida foi aplicado em 179 coordenadores de escolas de medicina brasileiras. RESULTADOS: Cinqüenta e oito coordenadores participaram (32,4%). A maioria (96,6%) considerou muito importante o ensino dos cuidados no fim da vida. Setenta e três por cento acredita que o tempo para ensinar sobre os cuidados paliativos em seus currículos é insuficiente, sendo sua prioridade insuficiente ou inexistente em 50,9% das opiniões. O pequeno número de docentes especializados foi considerado como uma das barreiras para incorporar esse ensino no currículo da graduação. CONCLUSÃO: As atitudes e práticas quanto ao ensino dos cuidados no fim da vida nas escolas médicas sugerem limitações. Embora os atuais coordenadores acreditem em sua importância, ainda é dada pouca prioridade ao ensino deste tema no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: There is importance in analysis of tech-learning in the medical schools that allows identify opportunities of improvement in end-of-life care education. PURPOSE: The aim of this study is describe end-of-care teaching attitudes and practices in undergraduate medical curriculum in Brazil as reported by the course coordinators. METHOD: A questionnaire about end-of-life care was applied on 179 course coordinators of medical schools in Brazil. RESULTS: Fifty-eight coordinators participated (32,4%). Most of them (96,6%) considered end-of-life care education as very important. Seventy-tree percent believes that the time to teaching about palliative care in their curriculum is insufficient. The priority given to education in palliative care is considered insufficient or inexistent in 50,9% of cases. The small number of faculty expertise is one of barriers to incorporate end-life-care in the medical school's curriculum. CONCLUSION: Attitudes and practices suggest that end-life-care education has limitations in undergraduate medical Brazilian curriculum. Even so the current coordinators believe its importance still is given little priority to the education of this subject in Brazil.
  • Avaliação de acidentes de trabalho com materiais biológicos em médicos residentes, acadêmicos e estagiários de um hospital-escola de Porto Alegre Pesquisa

    Souza, Rafael Teixeira de; Bica, Claudia Giuliano; Mondadori, Carmen Susana; Ranzi, Alana Durayski

    Resumo em Português:

    Os acidentes ocupacionais são fenômenos socialmente determinados, indicativos da intensa rotina de trabalho à qual é submetida grande parte dos trabalhadores das áreas da saúde e culminam por constituir importante problema de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente adultos jovens e causando elevado número de casos de invalidez e óbitos. No período do estudo, foram relatados no hospital escola 166 acidentes de trabalho, o que corresponde a 2,23% da população de estudo. Ao caracterizarmos os acidentes levando em consideração a categoria estudantil ou profissional, constatamos que os "Cursos Técnicos" são os que mais se envolvem em acidentes (31%), seguidos dos "Médicos Residentes" (28%) e dos "Acadêmicos de Medicina" (26%). A faixa etária mais relacionada a acidentes foi a de 20 a 29 anos, na qual está incluída a maioria dos estudantes, estagiários e médicos residentes, e o principal motivo relatado pelos acidentados foi o descuido próprio. As categorias profissionais, idade e causa do acidente evidenciam que medidas educativas devem ser tomadas para prevenção efetiva destes acidentes.

    Resumo em Inglês:

    The occupational accidents are socially determined phenomenon, indicative of the intense work schedule in which it is submitted most of the areas of health workers, culminating be important for public health problem in Brazil, affects mainly young adults and causes a large number of cases of disability and even death. During the study period were reported in the teaching hospital 166 accidents, accounting for 2.23% of the study population. By characterizing the accident taking into account the student category, we saw that the most significant number of accidents happened with "Trainees Nursing Technicians" (31%), followed by "Medical Residents" (28%) and "Medical Students" (26%). The majority of the accidents happened in students with ages between 20 and 29 years old, in that group are included most health sciences students, trainees and residents, and the main reason for the accident was negligence of its own. The professional categories, age and cause of the accident show that educational measures should be taken for effective prevention of accidents.
  • Dermatologia na atenção primária: um desafio para a formação e prática médica Ensaio

    Gomes, Tatiana Maciel; Moura, Anna Tereza Miranda Soares de; Aguiar, Adriana Cavalcanti de

    Resumo em Português:

    Mudanças curriculares nos cursos de graduação médica vêm ocorrendo nas últimas décadas a fim de garantir uma formação ampliada e em consonância com as demandas atuais do sistema de saúde brasileiro. O ensino de certos componentes do conhecimento clínico ainda é desafiante neste novo cenário, e algumas especialidades, como a Dermatologia, permanecem com pouca integração tanto vertical quanto horizontal ao longo do curso. O aprendizado insuficiente durante a graduação se reflete na atuação clínica, onde o atraso diagnóstico das afecções de pele pode modificar radicalmente a evolução dos pacientes. Essas dificuldades parecem ainda mais evidentes na Atenção Primária, pela alta prevalência de queixas dermatológicas nestes cenários. A procura por atendimento especializado é elevada e poderia ser minimizada pelo adequado treinamento sobre o tema, abrangendo principalmente as etapas de prevenção e promoção. O presente artigo traz uma reflexão sobre a necessidade de ampliar o diálogo entre serviços, aparelhos formadores e especialistas, oferecendo sugestões com visão integral da formação geral médica, para maior resolutividade das afecções de pele na porta de entrada do sistema de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Over recent decades, many changes have been made to the undergraduate medical curriculum in order to expand the scope of medical training in line with the demands of the Brazilian health system. Teaching certain components of medical knowledge still represents a challenge and some specialties, like dermatology, still lack vertical and horizontal integration throughout the course. Deficient undergraduate learning of dermatology reflects in clinical practice where a delayed diagnosis of skin diseases may have a radical effect on patients' clinical outcome. These obstacles seem even more evident in primary care, due to high prevalence of dermatologic complaints. In this area, the demand for specialized care remains intense and could be reduced through an adequate training approach, encompassing the steps of prevention and health promotion. This article proposes a discussion for expanding communication between health centers, higher education institutions and specialists, offering suggestions that refer to an integrated view of general medical training, in order to provide better care and resolution of skin disorders for patients at the doorstep of the health system.
  • Currículo baseado em competências na residência médica Relato De Experiência

    Fernandes, Cláudia Regina; Farias Filho, Alberto; Gomes, Josenilia Maria Alves; Pinto Filho, Washington Aspilicueta; Cunha, Glauco Kleming Florêncio da; Maia, Flavio Lobo

    Resumo em Português:

    Competência foi definida como uma síntese de conhecimentos, habilidades e atitudes, que, integrados, propiciam ao indivíduo a utilização integrada dos recursos cognitivos e técnicos para diagnosticar, tratar e proporcionar benefício, menor morbidade ao doente e menor custo às instituições. Posteriormente, ampliou-se a definição, que passou a incorporar a dependência do contexto, necessidade de experiência, capacidade de reflexão e de continuar aprendendo. O objetivo deste estudo é descrever o currículo proposto e em implantação na Residência de Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, que foi embasado em seis competências principais: comunicação, documentação, cuidados pré-operatórios, cuidados intraoperatórios, cuidados pós-operatórios e gestão de qualidade e segurança no perioperatório. São também demonstrados os instrumentos que compõem o sistema de avaliação neste currículo: teste cognitivo, instrumento de avaliação de habilidades procedurais por observação direta (Dops), logbook, feedback de múltiplas fontes (MSF) e avaliação dos preceptores pelos residentes. A implantação do currículo e dos processos de avaliação visou ampliar a qualificação do egresso do programa de residência médica em Anestesiologia do HUWC, assim como dos preceptores que participam do processo de formação desses especialistas.

    Resumo em Inglês:

    Competency was defined as a synthesis of knowledge, skills and attitudes that, when integrated, provide the individual with the integrated use of cognitive and technical resources to diagnose, treat and provide more benefits and less morbidity to the patient and reduce cost to the institutions. This definition was subsequently broadened, adding that it is context-dependent, demands experience and the capacity to reflect and continue learning. The aim of this study is to describe the curriculum implemented in the Anesthesiology Residency Program of the Walter Cantídio University Hospital (HUWC) at the Federal University of Ceará, which was based on six main competencies: communication, documentation, pre-operative care, intra-operative care, post-operative care, quality management and perioperative safety. The assessment tools used for the curriculum are also presented: cognitive testing, Direct Observation of Procedural Skills (DOPS), logbook, Multiple Source Feedback (MSF) and resident evaluation of the preceptors. The implementation of the curriculum andassessment processes aimed to broaden the qualification of both the anesthesiology resident sand the preceptors who train thes especialists.
  • Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência Relato De Experiência

    Albuquerque, Manuela Alves Cavalcanti; Amorim, Ângelo Henrique Cavalcanti; Rocha, José Roberto Coelho Ferreira; Silveira, Larissa de Melo Freire Gouveia; Neri, David Fernando de Morais

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o relato de experiência de quatro discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como monitores da disciplina de Bioquímica Metabólica, que foram assistidos pelo professor da disciplina e vivenciaram os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A monitoria apresentou um caráter especial, pois os monitores não só auxiliaram os estudantes que cursaram esta disciplina, como introduziram pesquisa e extensão. Na pesquisa, foram utilizados animais experimentais, tentando-se estabelecer relações com o ensino, baseando-se em revisões bibliográficas e expondo-se os resultados em um encontro idealizado pelo professor da disciplina, intitulado I Bioclínica - Mostra de Trabalhos Experimentais e de Revisão, o que caracterizou uma atividade de extensão. Este relato procura demonstrar a importância da formação acadêmica numa visão indissociável das vertentes da universidade por meio da disciplina de Bioquímica.

    Resumo em Inglês:

    This article reports the experience off our students from the UNIVASF School of Medicine while acting as monitors for the metabolic biochemistry discipline, who were assisted by the teacher and were able to experience the three pillars of the University: education, research and extension. The monitoring involved a special feature, as the monitors not only assisted the students of the subject, but also introduced research and extension work. The research involved the use of experimental animals, trying to establish relations with education, based on literature review and with the results being reported at a meeting designed by the teacher, entitled1st Bioclinical - An exhibition of experimental and review work, characterizing an extension activity. This report, therefore, seeks to demonstrate the importance of academic training in an integrated vision of the branches of the University through the Biochemistry discipline.
  • Diretrizes para o ensino na atenção primária à saúde na graduação em medicina Documentos

    Demarzo, Marcelo Marcos Piva; Almeida, Rodrigo Cariri Chalegre de; Marins, João José Neves; Trindade, Thiago Gomes da; Anderson, Maria Inez Padula; Stein, Airton Tetelbom; Guimarães, Fabiano Gonçalves; Oliveira, Felipe Proenço de; Carvalho, Fernanda Plesmann de; Silva, Flavio Dias; Oliveira, Francisco Arsego de; Carlos, Gustavo Tenório; Marques, Jaciara Bezerra; Geniole, Leika Aparecida Ishigama; Silveira, Lia Márcia Cruz da; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Silva, Nayra Almeida da; Bagatelli, Rodrigo Cechelero; Batista, Sandro Rogério Rodrigues; Barboza, Tânia de Araújo; Sarti, Thiago Dias; Barreto, Vitor; Gusso, Gustavo Diniz Ferreira; Belaciano, Mourad Ibrahim

    Resumo em Português:

    O presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações curriculares, possibilitando a construção de projetos político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de Saúde brasileiro. A Atenção Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo de ensino da prática clínica do futuro médico.

    Resumo em Inglês:

    These are a set of guidelines built by the Brazilian Association of Medical Education (ABEM) and the Brazilian Society of Family and Community Medicine (SBMFC) with the aim of supporting medical schools in a practical and objective manner, when elaborating pedagogical-political projects on Primary Health Care (PHC). The advent of the Brazilian National Curricular Guidelines for Medical Education, which are approved by the Ministry of Education in 2001 have since improved the teaching of undergraduate medical students on PHC, but there are still wide variations in implementation and quality of it in medical curricula. These guidelines by ABEM/SBMFC partnership can exert considerable influence on medical curricula by establishing minimum requirements and core competencies for PHC in Brazil.
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