Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 37, Número: 2, Publicado: 2013
  • Hospitais de ensino: a trama da crise Editorial

    Lampert, Jadete Barbosa; Barbosa Neto, Francisco; Streit, Derly Silva; Moraes, Vardeli Alves de; Brenelli, Sigisfredo Luis
  • Mudanças curriculares: principais dificuldades na Implementação do PROMED Pesquisa

    Alves, Claudia Regina Lindgren; Belisário, Soraya Almeida; Lemos, José Maurício Carvalho; Abreu, Daisy Maria Xavier de; D'Ávila, Luciana de Souza; Goulart, Lucia Maria Horta Figueiredo

    Resumo em Português:

    O estudo tem como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelas escolas médicas para implementação de mudanças curriculares no contexto do Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nas Escolas de Medicina - PROMED. Foram realizados entrevistas com dirigentes dos cursos de medicina e com gestores locais do SUS, além de grupos focais com alunos e professores. Os principais fatores dificultadores observados dizem respeito aos docentes, estudantes, instituição de ensino, serviços/gestão do SUS e às condições expressas no Edital PROMED. Em relação aos docentes, observou-se resistência às mudanças propostas, capacitação pedagógica insuficiente e desconhecimento do Projeto Pedagógico de sua instituição. Entre os estudantes, os principais entraves relacionam-se à prática em cenários da Atenção Primária e restrições à formação de médicos com perfil generalista. A inadequação das condições das Unidades Básicas de Saúde como cenário de ensino foi a principal dificuldade relativa aos serviços/gestão. O estudo mostra a diversidade e complexidade dos obstáculos enfrentados pelas escolas médicas para implementar seus projetos de mudança curricular, sendo necessário esforço conjunto de atores e instituições envolvidos para a efetivação das propostas de mudança.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the difficulties faced by medical schools in the implementation of curricular changes, within the context of the Incentive Program for Curricular Changes for Medical Schools - PROMED. Interviews were conducted with heads of medicine courses and local SUS managers, as well as focus groups with students and teachers. The main limiting factors are related to teachers, students, educational institutions, SUS services/management and the conditions established in the PROMED Rules. Regarding the teachers, there was resistance to the proposed changes, insufficient teacher training and lack of knowledge about the Pedagogical Project of their own institution. Among students, the main barriers were related to practice in Primary Health Care settings and to restrictions regarding the training of physicians of a generalist profile. The conditions inadequacy of the Basic Health Units, as a teaching scenario, was the main difficulty related to services/management. The study shows the diversity and complexity of the obstacles faced by medical schools in implementing their projects for curricular change. This requires joint efforts of actors and institutions involved in the realization of the proposed change.
  • O aluno de medicina e estratégias de enfrentamento no atendimento ao paciente Pesquisa

    Trindade, Leda Maria Delmondes Freitas; Vieira, Maria Jésia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Conhecer as situações estressantes e as estratégias de enfrentamento utilizadas por alunos de medicina na relação de atendimento ao paciente. MÉTODO: Estudo exploratório, descritivo e qualitativo realizado na Universidade Federal de Sergipe com 50 alunos do 10º período do curso médico. Utilizou-se questionário autoaplicável com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo categorial. RESULTADOS: As relações interpessoais aluno-professor, aluno-paciente e aluno-familiar do paciente proporcionaram aos estudantes vivências embaraçosas e constrangedoras, fazendo-os sentir-se expostos e vulneráveis. O sofrimento do paciente também constituiu uma situação estressora que mobilizou nos estudantes a adoção de estratégias de enfrentamento (aceitação de responsabilidade, resolução de problemas, suporte social, reavaliação positiva, fuga-esquiva e religiosidade) para controlar e minimizar seus sentimentos. CONCLUSÃO: O estudo revelou as situações e fatores estressantes inerentes à vivência acadêmica, os quais levaram o estudante a desenvolver comportamentos adaptativos identificados como estratégias de enfrentamento. A pesquisa também sinalizou a importância de se dar atenção às especificidades e necessidades do aluno e do docente.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To understand stressful situations and coping strategies used by medicine students in relation to patient care. METHODS: Exploratory, descriptive and qualitative study conducted at the Federal University of Sergipe with fifty 5th year medicine students. A self-report containing open-ended and closed questions was used. The data was interpreted through categorical content analysis. RESULTS: The interpersonal relationships between student-teacher, student-patient, and student-patient's family led to undergraduates experiencing embarrassing and awkward situations, making them feel exposed and vulnerable. Patient suffering was a really stressful situation, forcing students to adopt coping strategies (acceptance of responsibility, problem solving, social support, positive reappraisal, escape-avoidance, and religious belief) to control and minimize their feelings. CONCLUSION: The study revealed situations and stressors inherent to the academic experience, which led the student to develop adaptive behaviors identified as coping strategies. The survey also indicated the importance of giving attention to the specificities and needs of the student and the teacher.
  • O Ensino da sexualidade nos cursos médicos: a percepção de estudantes do Piauí Pesquisa

    Rufino, Andréa Cronemberger; Madeiro, Alberto Pereira; Girão, Manoel João Batista Castello

    Resumo em Português:

    Realizou-se estudo descritivo e transversal com 242 alunos matriculados no internato em medicina de duas universidades públicas e duas faculdades privadas em Teresina, Piauí. Foi aplicado questionário semiestruturado para conhecer como a sexualidade humana foi ensinada nos cursos médicos. A taxa de resposta ao questionário foi de 86,3%. O ensino da sexualidade foi identificado por 95,2% dos alunos em algum momento do curso. As disciplinas que mais falaram sobre o assunto foram: ginecologia (91,9%), psiquiatria (55,3%), psicologia médica (30,6%) e urologia (24,1%). A sexualidade foi tema de aula em apenas 8,4% dos relatos, mas foi comentada em outras aulas, como: câncer (70,9%), aborto (67,5%), DST e HIV/Aids (67%). Quando o docente falou sobre sexualidade, enfatizou as disfunções sexuais (84,1%), com menor evidência para homossexualidade (50%) e direitos sexuais e reprodutivos (40,6%). Os alunos apontaram influências positivas do ensino da sexualidade na graduação (96,1%). Esses dados indicam que a sexualidade foi ofertada com destaque para a discussão de aspectos biológicos e de doenças associadas à sexualidade, com menor ênfase na construção social do tema e orientação sexual.

    Resumo em Inglês:

    We conducted a descriptive and cross-sectional study with 242 medical undergraduates at two public universities and two private colleges in Teresina, Piauí. A semi-structured questionnaire to understand how human sexuality was taught in medical courses was applied. The questionnaire response rate was 86.3%. The teaching of sexuality was identified by 95.2% of students at some time during the course. Gynecology was the discipline that discussed sexuality the most (91.9%), followed by Psychiatry (55.3%), Medical Psychology (30.6%) and Urology (24.1%). Sexuality was cited as a specific topic in only 8.4% of the reports, but it was reported in classes about other topics such as cancer (70.9%), abortion (67.5%), STD and HIV/AIDS (67%). In class, the teacher emphasized sexual dysfunctions (84.1%), with less emphasis on homosexuality (50%) and sexual and reproductive rights (40.6%). Students indicated that there were positive influences of sexual education in undergraduate study (96.1%). There was great emphasis on the discussion of biological aspects and diseases associated with sexuality, with less emphasis on the social construction of the theme and sexual orientation.
  • Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica Pesquisa

    Poletto, Sadi; Santin, Janaína Rigo; Bettinelli, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Objetivou-se com este estudo conhecer as vivências e abordagens de médicos envolvendo o processo de morte e morrer de pacientes idosos em ambiente hospitalar. O fato aqui abordado detém-se na formação acadêmica e no enfrentamento da morte. O estudo é qualitativo e tem caráter exploratório e descritivo. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas em que participaram 11 médicos formados há mais de cinco anos, que atuam em um hospital de grande porte no interior do Rio Grande do Sul. Por meio da análise temática de conteúdo de Bardin, modificada por Minayo, foi possível construir cinco categorias. Aborda-se aqui apenas uma das categorias criadas para o estudo, que é "conversas sobre formação acadêmica". O estudo mostrou a preocupação do profissional médico quanto ao cuidado com o paciente e o respeito aos familiares, evidenciando, porém, a necessidade de reflexões com discussões amplas e profundas sobre a formação acadêmica, já que se percebe pelo estudo que, na visão de profissionais graduados há mais de cinco anos, a morte e o morrer não são contemplados nos projetos pedagógicos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to learn of experiences and approaches of doctors involving the process of death and dying of elderly patients in a hospital environment, and how their facing of death can be related to their medical training. This exploratory and descriptive study employed a qualitative research methodology involving semi-structured interviews with eleven doctors, who had graduated more than five years ago and were working in a large hospital in the interior of Rio Grande do Sul, Brazil. Using the content analysis technique first proposed by Bardin, and further developed by Minayo, five categories were established. The Only one of the categories, namely "Conversations about Academic Training", is addressed in this paper. The study reveals the concern of the medical professional regarding patient care and respect, demonstrating, however, the need for broader and deeper reflections on academic training, as it is found that, in the eyes of the professionals who graduated more than five years ago, death death and dying are not covered in the curriculum.
  • Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica Pesquisa

    Almeida, Enedina Gonçalves; Batista, Nildo Alves

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Investigar as concepções dos docentes do curso médico da Unimontes sobre vivências na aprendizagem ativa e currículo PBL. MÉTODOS: Participaram 38 docentes, tutores, construtores e coordenadores de módulo, instrutores e preceptores dos 1º, 7º e 11º períodos. Complementaram-se as abordagens quantitativa (questionário - analisado e expresso em gráficos) e qualitativa (entrevista semiestruturada - submetida à análise de conteúdo temática). RESULTADOS: Distinguiu-se nas concepções docentes a mudança de postura docente, destacando: maior responsabilidade com a aprendizagem do estudante (44 citações), participação ativa do docente na construção curricular (37 citações) e prática docente facilitadora da aprendizagem (32 citações). Constataram-se falta de compromisso/envolvimento docente (27 citações) e inexperiência docente com o PBL (12 citações). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Reconheceu-se a aprendizagem ativa como base para atuação profissional futura e o potencial do PBL como estratégia orientadora de currículos. O currículo revelou-se essencialmente desafiante pelo compromisso/capacitação docente para alcançar atuações diversificadas, multidisciplinares e facilitadoras da aprendizagem. Restam maiores estudos sobre repercussões do desempenho docente e diferenciais de aprendizagem do PBL na prática médica e na necessidade de saúde das pessoas.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To investigate the opinions of teachers from the medical course at Unimontes about experiences in active learning and the PBL curriculum. METHODS: A group of 38 teachers, tutors, module builders and coordinators, instructors and preceptors, from the first, fourth and sixth years. Quantitative (questionnaire, analyzed and expressed in graphs) and qualitative (semi-structured interviews with subsequent content analysis) approaches were used. RESULTS: A change in posture was identified by the teachers, particularly in terms of: greater responsibility for student learning (44 mentions), teacher's active participation in the curricular construction (37 mentions) and a learning facilitation role played by teachers (32 mentions). A lack of teacher commitment/involvement was found (27 mentions) and teachers' inexperience with the PBL (12 mentions). CONCLUSION: Active learning has been recognized as the basis for future professional activities and the PBL as a potential curriculum-guiding strategy. The curriculum proved to be essentially challenging in relation to teacher commitment/ability to play diverse, multidisciplinary and learning facilitator roles. Further studies are still required into the repercussions of teacher performance and the learning differentials of the PBL on medical practice and public health needs.
  • Psicanálise na educação médica: subjetividades integradas à prática Pesquisa

    Bertoldi, Sandra Gehling; Folberg, Maria Nestrovski; Manfroi, Waldomiro Carlos

    Resumo em Português:

    Este estudo analisou a contribuição da Psicanálise para educação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, onde a psicologia médica objetiva atender na formação, desenvolvimento da capacidade de escuta e compreensão integral do ser humano. Alunos monitores participantes do Projeto de Extensão em Relação Médico-Paciente foram reunidos em grupos focais gravados e realizada análise de enunciação psicanalítica para estudo de caso, em pesquisa qualitativa. Os temas destacados foram: o saber e desdobramentos simbólicos; sofrimentos diante da morte; exigências do meio social; demandas superegoicas insaciáveis e cruéis. Alunos/monitores, na posição de suposto-saber no grupo, demonstram capacidades para sustentar relações transferenciais. Verificaram-se ainda alunos com a coragem de dirigir-se ao outro suportando seu não saber, o que pressupõe a verdade do inconsciente como fundamento. Os pequenos grupos criam e oportunizam a sustentação das diferenças, da estranheza e do vazio, com isso suportando melhor o corte na ilusão do saber absoluto e o surgimento de estilos próprios. Carregado de suas singularidades e responsabilidades, o sujeito é convocado a aprender diante dos desafios a serem enfrentados.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the contribution of Psychoanalysis in Medical Education at the Federal University of Pelotas, where the Medical Psychology course focuses on developing the student's listening capacity and comprehensive human understanding. The qualitative research involved focus groups composed of student monitors from the Extension Project in "Doctor Patient Relationship", with the discussions recorded and subjected to discourse and psychoanalytical content analysis as a case study. The most relevant topics were: knowledge and symbolic upshots; suffering in the face of death; social demands; unsatiable and cruel demands of the superego. Students/monitor, in the supposed-knowledge position in the group showed the capacity to sustain transferential relations. The students also demonstrated the courage to approach the other members supporting their own lack of knowledge, which presuppose the truth of the unconscious as fundamental. Small groups create and offer the opportunity to sustain differences, estrangement and emptiness, thus helping the individuals deal better with the reality check of absolute knowledge and the emergence of their own styles. The individual, with his particularities and responsibilities, is summoned to learn in the face of these challenges.
  • Transtornos mentais menores entre estudantes de medicina Pesquisa

    Rocha, Emmanuelle Santana; Sassi, André Petraglia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) entre os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e avaliar possíveis correlações entre TMM e fatores de risco. MÉTODOS: Estudo transversal realizado de abril a agosto de 2012 com 384 alunos do curso de Medicina. O questionário utilizado foi autoaplicável e anônimo. Foram coletados dados sociodemográficos e a rede de apoio social. Para o rastreamento de TMM, utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). RESULTADOS: A prevalência total de TMM encontrada foi de 33,6%, que esteve independentemente associada ao período do curso (p < 0,001; 9,7% a 63,3%), à idade (p < 0,05; 25% a 42,6%), a não seguir uma religião (p < 0,05; 44,8%). CONCLUSÃO: Os dados demonstram elevada prevalência de TMM nessa população e a importância de subsidiar ações para prevenção e cuidado com a saúde mental dos estudantes de Medicina, melhorando sua qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The objective of this study was to estimate the prevalence of minor mental disorders (MMR) among medical students of the Federal University of Paraíba (UFPB) and to evaluate possible correlations between MMR and risk factors. METHODS: CRoss-sectional study conducted from April to August 2012 involving 384 medicine students. The questionnaire was self-administered and anonymous. We collected sociodemographic data and information on their social support networks. For screening MMR, we used the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). RESULTS: The overall prevalence of TMM was found to be 33.6%, which was independently correlated to the duration of the course (p <0.001, 9.7% to 63.3%), age (p <0.05, 25% to 42.6%), not following a religion (p <0.05, 44.8%). CONCLUSION: The data demonstrate a high prevalence of MMR in this population group and the importance of support programs for mental health prevention and care of medical students, improving their quality of life.
  • Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília Pesquisa

    Bampi, Luciana Neves da Silva; Baraldi, Solange; Guilhem, Dirce; Araújo, Marina Pereira de; Campos, Ana Carolina de Oliveira

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo observacional de corte transversal que teve por objetivo conhecer a percepção sobre qualidade de vida de 84 estudantes de graduação em Medicina da Universidade de Brasília. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário específico - aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de saúde - e do instrumento de avaliação de qualidade de vida Whoqol-bref. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. A percepção sobre qualidade de vida demonstrou que o domínio mais bem avaliado diz respeito às relações sociais e que o domínio com pior escore de avaliação foi o psicológico. As facetas capacidade de concentração, sono, grau de energia, capacidade para realizar atividades do dia a dia e do trabalho, oportunidades de lazer e sentimentos negativos (mau humor, desespero, ansiedade e depressão) influenciaram negativamente a qualidade de vida dos entrevistados. Estas estão intimamente ligadas ao desempenho no processo de formação e na realização das atividades acadêmicas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this observational and cross-sectional study was to discover the perception of quality of life among 84 undergraduate medical students at the University of Brasilia, Brazil. Data was collected using a specific questionnaire on sociodemographic, academic and health factors; and the employment of the WHOQOL-bref instrument measuring quality of life. Statistical analyses included descriptive analyses of frequency, central tendency and dispersion, and an inferential analysis of comparison between domains. The perception of quality of life suggested that the domain with the highest average score was that of social relations and the psychological domain received the lowest average score. Features including ability to concentrate,, sleep, amount of energy, ability to carry out daily activities and work, leisure opportunities, and negative feelings (bad mood, desperation, anxiety and depression) negatively influenced the participants' quality of life. These aspects are closely linked to a student's performance during the education process and their accomplishment of academic activities.
  • Representação social de morte e a formação médica: a importância da UTI Pesquisa

    Almeida, Luana Ferreira de; Falcão, Eliane Brígida Morais

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa identifica e analisa a representação social sobre a morte construída por médicos intensivistas, buscando compará-la aos resultados obtidos entre os médicos docentes da Clínica Médica. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 27 médicos atuantes nas UTIs de um hospital universitário ligado a uma instituição de ensino superior federal do Brasil. Trabalhou-se com o conceito de Representação Social e a metodologia qualiquantitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados mostraram que o contexto da UTI promove esforços de objetivação e naturalização da morte, mas não neutraliza os sentimentos vividos pelos médicos intensivistas. Estes reconhecem seu despreparo para lidar com situações que envolvem a morte e reivindicam o apoio de psicólogos e psicanalistas. Defendem, também, a UTI como espaço privilegiado para o contato e elaboração de atitudes pessoais e profissionais em relação à morte ao longo da graduação médica. Conclui-se que, pela especificidade do contexto da UTI, médicos e estudantes de Medicina podem testemunhar alcances e limites da atuação médica frente à inexorabilidade da morte humana e melhor elaborar suas percepções em relação a esse tema.

    Resumo em Inglês:

    This study identifies and analyses the social representation of death according to a group of intensive care physicians, with the aim of comparing such representations with the results obtained from a clinic's medical staff. Semi-structured interviews were thus carried out with 27 physicians working at Intensive Care Units (ICUs) at a university hospital affiliated to a Brazilian federal higher education institution. The subject was further analysed based on the concept of Social Representations and on the Discourse of the Collective Subject (DCS) qualiquantitative methodology. Results demonstrate that the context of an ICU promotes efforts toward the naturalisation and objectification of death, although this does not neutralise feelings experienced by intensive care physicians. The latter acknowledge their lack of training on dealing with situations involving death, claiming assistance and support from psychologists and psychoanalysts. They defend the ICU as a privileged space for contact and the development of personal and professional behaviours regarding death, throughout the medical undergraduate course. Therefore, due to the uniqueness of the ICU context, physicians and medical students possess the ability to witness the reaches and limits of medical intervention in light of the inexorable nature of human death, and also to better formulate their opinions on the subject.
  • Tele-educação e monitoria ativa no ensino da saúde bucal a estudantes de medicina Pesquisa

    Eskenazi, Ednalva de Sousa; Martins, Milton de Arruda; Ferreira Junior, Mario

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Verificar o nível de conhecimento basal de alunos do quinto ano de Medicina sobre saúde bucal e mensurar os ganhos em conhecimento e a habilidade de aconselhamento após treinamento. MÉTODOS: Cento e quarenta e oito alunos, divididos em quatro turmas - 2007-A (grupo controle), 2007-B, 2008-A e 2008-B - receberam intervenções progressivas de ensino, presenciais (em 2007) e a distância (em 2008). A turma 2008-B recebeu também contatos ativos com especialista em saúde bucal. O ganho em conhecimento foi medido por provas escritas aplicadas antes e depois da respectiva intervenção, e a habilidade em aconselhar foi avaliada por meio do exame clínico objetivo estruturado por estações (Osce). RESULTADOS: Noventa e um por cento dos alunos acharam inadequado o seu nível basal de conhecimento em promoção da saúde bucal. O ganho de conhecimento das turmas 2008-A e 2008-B foi progressivo e estatisticamente superior ao do grupo controle, assim como ocorreu com a habilidade de aconselhamento da turma 2008-B. CONCLUSÃO: As informações obtidas no presente estudo podem ser úteis para o desenvolvimento de estratégias de ensino interdisciplinar em áreas complementares da formação médica.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVES: To verify the baseline level of knowledge among medical students in the fifth year of the degree course regarding the practice of oral health and to measure the increase in knowledge and counseling skills after training. METHOD: 148 students, divided into 4 groups - 2007-A (control group), 2007-B, 2008-A and 2008-B - received progressive training interventions, face to face (2007) and online (2008). The 2008-B group also had active contact with a specialist in oral health. Increases in knowledge were measured by written assessments applied before and after the respective intervention, and counseling skills were assessed through the Objective Structured Clinical Examination (OSCE) . RESULTS: 91% of the students found their baseline knowledge of oral health promotion insufficient. The growth in knowledge of groups 2008-A and 2008-B was significant when compared to the control group. The 2008-B group also demonstrated an increased ability to provide advice on oral health. CONCLUSION: the information obtained in this study may be useful for developing strategies for interdisciplinary teaching in complementary areas of medical training.
  • Personalidade e resiliência como proteção contra o Burnout em médicos residentes Pesquisa

    Rodrigues, Rosana Trindade Santos; Barbosa, George Souza; Chiavone, Paulo Antonio

    Resumo em Português:

    Residentes têm apresentado burnout em decorrência de fatores ambientais e pessoais, altamente estressores. Alguns indivíduos reagem positivamente a estes estressores, e a literatura sugere que as características de personalidade e a resiliência explicam o fenômeno. Assumimos que a resiliência é multifatorial e multidimensional, como na abordagem resiliente. OBJETIVO: Investigar se a resiliência, associada às características de personalidade, se correlaciona positivamente com baixos escores de burnout. MÉTODO: Estudo de seguimento com 121 residentes, utilizando ficha sociodemográfica, Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), Escala de Resiliência de Wagnild & Young e o Maslach Burnout Inventory (MBI). RESULTADOS: Burnout foi constatado nos domínios despersonalização em T1 (12,1) e T2 (13,9) (p = 0,004); exaustão emocional em T1 (26) e T2 (22,5) (p = 0,624) e baixa realização profissional em T1 (38,1) e T2 (35,5) (p = 0,001); forte resiliência foi encontrada em 63,6%. Aqueles com forte resiliência apresentaram menor burnout. Características de personalidade puderam ser associadas à resiliência. Constatou-se que a resiliência pode ser desenvolvida nos residentes como forma de proteção contra o burnout. CONCLUSÃO: Constatou-se que a resiliência, associada às características de personalidade, se correlaciona positivamente com baixos escores de burnout.

    Resumo em Inglês:

    Interns and residents have been showing signs of burnout as a result of highly stressful environmental and personal factors. Some individuals react positively to these stressful factors and literature suggests that resilience and personality characteristics can explain this sort of phenomenon. One can assume that resilience is multifactorial and multidimensional, such as in the resilience approach. OBJECTIVE: To investigate how resilience can be associated with personality characteristics that correlate in a positive way to low burnout scores. METHOD: A study sample of 121 hospital interns was surveyed using a social demographic form, a Factorial Personality Inventory (IFP), the Young & Wagnilg Resilience Scale and Maslach Burnout Inventory (MBI). RESULTS: Burnout was observed in domains of depersonalization in T1 (12.1) and T2 (12.9) (p = 0.004); emotional exhaustion in T1 (26) and T2 (22.5) (p = 0.624) and low professional accomplishment in T1 (38.1) and T2 (35.5) (p = 0.001); strong resilience results were seen in 63.6% of the study sample. Those with strong resilience displayed less burnout. It was possible to correlate personality characteristics and resilience. Finally, it was found that resilience can be developed in interns as a form of protection against burnout. CONCLUSION: The verification of low burnout scores in this study was correlated positively to resilience and personality characteristics.
  • A participação da sociedade civil na democratização do setor de saúde no Brasil Ensaio

    Silva, Claudio Valdivino e; Silva, Diego Ferreira Lima; Souza, Elza Maria de

    Resumo em Português:

    Este ensaio apresenta a trajetória da participação da sociedade civil brasileira nas conquistas do setor de saúde no período da redemocratização política no País. Autores como Carvalho², Fleury³ Paim7 e Gerschman6 auxiliam a compreensão desse caminho. Pretende-se demonstrar a importância dos movimentos sociais da saúde e suas diferentes relações com o Estado brasileiro com vista à institucionalização dos Conselhos de Saúde. Como alternativa fundamental para a concretização da democracia participativa, os avanços práticos dos mecanismos de controle social desses colegiados ainda são bastante limitados. Os autores concluem que há um verdadeiro esvaziamento político na maioria dos Conselhos de Saúde, com práticas ainda marcadas pelo passado de legitimação do poder dominante. O papel exercido outrora pelos movimentos sociais e populares de formação de conselheiros encontra-se cada vez mais distante da população, institucionalizado na representação de um controle social ainda aparentemente "figurativo". Diante da realidade vivenciada neste e em outros estudos, questiona-se a atuação dos Conselhos de Saúde como espaço público democrático.

    Resumo em Inglês:

    This study shows the trajectory of the contribution of Brazilian civil society to the milestones achieved by the Brazilian health sector during the country's re-democratization. Authors such as Carvalho², Fleury³, Paim7 and Gerschman6 facilitate an understanding of the transition. The study aims to demonstrate the importance of social movements in the health field and their various relations with the Brazilian state with the view of institutionalizing Health Councils. As a fundamental alternative in the realization of a participatory democracy, the practical advances made by the social control mechanisms in these councils remain very limited. The authors conclude that most Health Boards experience a real drain of policies with practices still marked by the past's legitimizing of the dominant power. The role once played by social and popular movements for the training of counselors has become increasingly distant from the population, and institutionalized in the representation of a Social Control which is still apparently "figurative". In light of this reality uncovered in this study and in others, these Health Councils' role as a democratic public space must be questioned.
  • Pierre Bourdieu e formação médica Essay

    Gomes, Andréia Patrícia; Rego, Sergio

    Resumo em Português:

    A discussão contemporânea sobre a transformação da formação de profissionais de saúde tem dado grande ênfase à mudança de método como sua questão principal. Este artigo discute tal questão à luz das contribuições teóricas - habitus, campo, capital simbólico, violência simbólica e reprodução - de Pierre Bourdieu. Conclui-se que isoladamente a mudança pedagógica não é suficiente para mudar o perfil do egresso.

    Resumo em Inglês:

    The contemporary discussion about the transformation of the training of health professionals has focused primarily on the change in method. This article discusses this issue in the light of Pierre Bourdieu's theoretical contributions - habitus, field, symbolic capital, symbolic violence and reproduction. The conclusion is drawn that pedagogical change alone is not enough to change the profile of medical graduates.
  • Identidade profissional e as humanidades na Famed/UFU Ensaio

    Jorge Neto, Alfredo Demétrio

    Resumo em Português:

    Este ensaio aborda a identidade no âmbito da educação, em particular a identidade profissional do médico e suas relações com o curso de formação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Identidade é um conjunto de representações, como nome, formação, naturalidade, estado civíl e profissão, que os indivíduos possuem e que permite reconhecimento. O papel social insere os sujeitos no mundo da cultura, nos padrões de conduta, valores e deveres. É também o que possibilita aos indivíduos serem reconhecidos e aceitos por seu grupo. Contextualizado historicamente, o modelo atual de formação médica influencia a identidade profissional dos médicos. São abordadas questões referentes a atividades sensoriais, reflexivas e formativas da Famed/UFU. Teremos, ao final, muito mais questões para serem respondidas e provavelmente muito mais perguntas a serem feitas. A melhor identidade profissional certamente será coerente com a melhor formação.

    Resumo em Inglês:

    This essay investigates identity in education, particularly the professional identity of the physician and how it relates to the undergraduate medicine course at the Federal University of Uberlândia (UFU). Identity is a set of representations such as name, education, nationality, marital status and occupation that individuals bear and allow to be recognized. Individuals are inserted into the world of culture, standards of conduct, values and duties by their social role. This is also what enables individuals to be recognized and accepted by their group. Historically speaking, the current model of medical education has influenced the professional identity of doctors. Questions concerning sensory, reflective and educational activities at UFU Medicine School (FAMED/UFU) are addressed in the paper. In conclusion, there are many more questions to be answered and probably many more questions to be asked. The best professional identity is sure to be consistent with the best training.
  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: inconsistências à luz da reforma do Estado Ensaio

    Andreazzi, Maria de Fatima Siliansky de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico.

    Resumo em Inglês:

    This article presents discusses the law which established the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH) in 2011, describing the context of its creation and investigating the main changes brought by the legislation. The development of the law is reviewed based on the changes that have occurred in Congress since Provisional Measure 520. The context is analyzed in relation to the arguments maintained to justify the creation of the EBSERH in light of the international economic crisis. Domestically, the text places the company in the perspective of the state reform initiated in 1995. This reform, according to the consulted bibliography, was implemented through two generations of actions, with the EBSERH belonging to the second generation of so-called institutional reforms. In the context of health care, the separation of financing and provision of health services within the state and the competition between public and private providers are guiding markers for the analysis. The major changes of the law that creates the EBSERH are discussed, especially regarding financing, relationships with universities, labor relations and social control. Possible effects on medical education are also contemplated.
  • Ensino de bioética e cuidados paliativos nas escolas médicas do Brasil Revisão

    Oliveira, José Ricardo de; Ferreira, Amauri Carlos; Rezende, Nilton Alves de

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia a atual situação curricular da Bioética e Cuidados Paliativos nas escolas médicas brasileiras. A articulação entre o ensino de Bioética e Cuidados Paliativos tem sido pouco investigada na área da saúde. Os profissionais responsáveis pela elaboração dos currículos parecem não se preocupar com o conhecimento dessas áreas e com a formação de profissionais que atendam às necessidades emergentes do campo da Bioética, com ênfase em cuidados paliativos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to assess the current status of the teaching of Bioethics and Palliative Care in Brazilian medical schools. The link between the teaching of bioethics and palliative care has been neglected by investigation in the healthcare field. The professionals responsible for the development of curricula do not seem to be concerned about knowledge on these topics and the training of professionals to meet the needs of the emerging field of bioethics, with a focus on palliative care.
  • Libras na graduação médica: o despertar para uma nova língua Relato De Experiência

    Levino, Danielle de Azevedo; Souza, Emyle Brito de; Cardoso, Pedro Capela; Silva, Anderson Carvalho da; Carvalho, Adriana Edelves Trindade Martins

    Resumo em Português:

    Mais de 200 idiomas são falados no Brasil e, apesar do domínio da língua portuguesa, esta não é capaz de abarcar todas as necessidades de expressão da sociedade pluricultural brasileira. Assim, outras formas linguísticas surgiram para representar diferentes grupos sociais, como a língua brasileira de sinais (libras), utilizada pelos surdos. Diferentemente de mímica, a libras constitui um sistema linguístico de natureza gestual-visual, com estrutura gramatical própria. No contexto em que muito se discute acessibilidade, torna-se importante difundir conhecimentos sobre libras entre discentes de cursos de saúde, para contribuir na formação de profissionais habilitados a compreender e auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua. Assim, este trabalho busca relatar a experiência vivenciada com o minicurso de libras ministrado aos discentes dos cursos de saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e divulgar os resultados colhidos como frutos da oficina que almejou diminuir a desinformação provocada pela barreira linguística e cultural existente entre ouvintes e surdos, proporcionando aos acadêmicos noções elementares que permitam melhorias nas futuras relações médico-paciente estabelecidas entre esses dois grupos.

    Resumo em Inglês:

    More than 200 languages are spoken in Brazil and, despite the domination of Portuguese, this language is unable to meet all the expressive needs of the multicultural society of Brazil. Thus other linguistic forms have arisen to represent different social groups such as Brazilian Sign Language (LIBRAS) - used by deaf communities of urban Brazil. Unlike mime, LIBRAS is a linguistic system of a visual-gestural nature with its own grammatical structure. In a world where accessibility is increasingly discussed, it is important to disseminate knowledge about LIBRAS among students of health education courses to train qualified professionals in understanding and helping those who use it as their first language. This study highlights the experience of medicine students from the Federal University of Tocantins (UFT) who took a part time course in LIBRAS. This article also aims to diffuse the results of workshop aimed at reducing misinformation caused by the linguistic and cultural barrier existing between the deaf and hearers. Learners are thus provided with basic knowledge that will enable improved relationships between doctors and deaf patients.
  • O estudo da morte e dos cuidados paliativos: uma experiência didática no currículo de medicina Relato De Experiência

    Figueiredo, Maria das Graças Mota Cruz de Assis; Stano, Rita de Cássia M. T.

    Resumo em Português:

    O conhecimento dos médicos no Brasil vem, de um lado, se tornando progressivamente mais fragmentado, produto da especialização crescente da Medicina. Por outro lado, o progresso tecnológico dá aos médicos a sensação de poder crescente sobre a doença e a morte. O currículo das Escolas de Medicina reflete essa tendência, e o futuro médico se torna, ao fim da formação, excelente na ciência da cura, mas, quando a doença não cede à terapêutica indicada e o doente caminha para a morte, encontra o seu médico menos preparado para o seu acompanhamento e cuidado. A Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) é uma das poucas no Brasil a ter no seu currículo a Disciplina de Tanatologia e Cuidados Paliativos, oferecida a alunos de primeiro, segundo e quarto anos, cujo aprendizado complementa o saber tradicional do médico moderno. O presente artigo pretende mostrar uma experiência bem-sucedida ao longo do processo de didatização da disciplina em uma turma de segundo ano, no primeiro semestre de 2012, por meio da descrição de uma aula de Cuidados Paliativos, que contou com a participação intensamente criativa de um grupo de 6 alunos.

    Resumo em Inglês:

    The knowledge of physicians in Brazil is becoming progressively more fragmented, as a result of the growing specialization of medicine. On the other hand, technological progress gives physicians a growing feeling of power over disease and death. The curriculum at Medicine Schools reflects this trend, and by the end of their courses future physicians excel in the science of cure. But when the disease is not subdued by the indicated treatment, and the patient proceeds to death, his physician is less prepared to take care of him. The Medical School of Itajubá (MG) is one of a few in Brazil to include in its curriculum Thanatology and Palliative Care for first, second and fourth year students, complementing teachings of modern medicine. This article intends to show a successful experience in the teaching of the subject to second year student doctors. The two-hour class involved the creative participation of the 6 students.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com