Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 43, Número: 1, Publicado: 2019
  • Acupuntura no Ensino Médico da Universidade Federal Fluminense: Desafios e Perspectivas Artigos Originais

    Safe, Denise Muzzi de Oliveira; Anjos, Lia Melero dos; Mendes, Marília Troyano de Castro; Nogueira, Maria Inês; Nascimento, Marilene Cabral do

    Resumo em Português:

    RESUMO O ensino da acupuntura vem sendo progressivamente introduzido em cursos médicos no Brasil e no mundo. Na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), a reforma curricular da Faculdade de Medicina, implementada em 1994, possibilitou a oferta da disciplina optativa Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura a partir de 1995, além da criação, em 1997, de um curso de especialização em acupuntura destinado ao público médico. Este artigo apresenta um estudo que buscou identificar os principais desafios e perspectivas relacionados a esse ensino na graduação e pós-graduação médicas da UFF, resgatando o debate sobre a polarização paradigmática entre a acupuntura da MTC e a acupuntura neurofisiológica. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico com análise documental, observação dos cenários de sala de aula e entrevistas semiestruturadas com o professor e alunos da disciplina e curso selecionados. De forma complementar, para garantir a triangulação de informações, utilizou-se a técnica do grupo focal com ex-alunos da graduação médica. O tratamento e a interpretação dos dados deste estudo se ancoraram na discussão epistemológica de Thomas Kuhn – o conceito de paradigmas e a questão da incomensurabilidade de ideias. Os resultados desta pesquisa mostraram que, apesar das diferenças paradigmáticas significativas, há interesse e receptividade de estudantes de Medicina e médicos na abordagem integrativa do processo saúde-doença oferecida pela medicina tradicional chinesa/acupuntura. Entre os aspectos positivos levantados, destacam-se a valorização da abordagem de dimensões do adoecimento humano negligenciadas pela biomedicina, o favorecimento da construção de um olhar integral sobre o sujeito e os bons resultados obtidos nos tratamentos com acupuntura. Os principais desafios apontados foram a necessidade de promover maior integração teórico-prática nas aulas, sugerida pelos alunos da graduação, e a crítica ao reducionismo no ensino da MTC/acupuntura, com simplificação exagerada de conteúdos complexos, feita pelos alunos da pós-graduação. Duas conclusões se destacaram neste estudo. Constatou-se um duplo padrão de aprendizado: abertura dos estudantes de graduação e pós-graduação médicas para o paradigma da medicina chinesa devido às suas especificidades e múltiplas abordagens terapêuticas, ao mesmo tempo em que se buscavam aproximações com o modelo biomédico. A complementaridade entre o paradigma da medicina chinesa e o das neurociências foi a principal característica do processo de incorporação da acupuntura ao ensino médico da UFF.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The teaching of acupuncture has gradually been introduced into medical courses in Brazil and worldwide. At Universidade Federal Fluminense (UFF), in Niterói, Rio de Janeiro, the newly reformulated medical course curriculum, introduced in 1994, included the offer of an optative discipline in Traditional Chinese Medicine/Acupuncture to start the following year, and also the creation, in 1997, of a specialization course in Acupuncture for qualified medical doctors. In this article, we present a study that aims to identify major challenges and perspectives in Chinese Medicine teaching for undergraduate and graduate students at the UFF medical school, emphasizing the paradigmatic polarization between Traditional Chinese Medicine (TCM) and Neurophysiological Acupuncture. We performed a qualitative, ethnographic study involving document analysis, observation of classroom scenarios, and semi-structured interviews with the teacher and students of the selected discipline and course. In order to ensure triangulation of information, we also used the focus group technique, with former undergraduate students. The data treatment and interpretation of this study were anchored in the epistemological discussion of Thomas Kuhn – the concept of paradigms and the incommensurability of scientific theories. The results of this study show that despite the significant paradigmatic differences, medical students and doctors demonstrate interest in and receptivity towards the integrative approach of health-disease processes offered by traditional TCM. The following positive aspects were highlighted: the valorization of dimensions of human sickness hitherto neglected by biomedicine, the building of an integral perspective on the subject, and the good results obtained with acupuncture. The graduate students noted the need to increase integration between theory and practice, and criticized the reductionism in TCM teaching, with the excessive simplification of complex subjects. Two conclusions can be drawn from this study. A double learning pattern was observed: the interest among undergraduate and graduate students in Traditional Chinese Medicine paradigm, due to its specificities and multiple therapeutic approaches and, at the same time, a search for comparisons with the biomedical model. The complementarity between the paradigms of Traditional Chinese Medicine and neurosciences was the most important characteristic of the introduction of teaching on acupuncture at UFF.
  • Sentimentos do Estudante de Medicina quando em Contato com a Prática Artigos Originais

    Kaluf, Isabela de Oliveira; Sousa, Samantha Gurgel Oliveira; Luz, Saturnino; Cesario, Raquel Rangel

    Resumo em Português:

    RESUMO Com a atual configuração curricular dos cursos de Medicina, desde o primeiro ano do curso o estudante entra em contato com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a população usuária do sistema, o que costuma ser chamado de “contato precoce” com pacientes. Tal inserção precoce gera emoções diversas nos estudantes, positivas e negativas. Entretanto, poucos são os estudos brasileiros que abordam esta questão. Espera-se com este estudo descrever os sentimentos vivenciados por estudantes de Medicina de uma instituição privada no interior de São Paulo em três momentos do curso (primeiro, terceiro e quinto anos), quando se inicia uma nova modalidade de atividades junto aos usuários do SUS, respectivamente as atividades de interação com a comunidade na atenção básica, no ambulatório médico e no internato. Foram coletados dados de identificação demográfica e opções de sentimentos vivenciados no início e no fim do ano letivo, segundo gradação em baixa, média e alta intensidade. Os sentimentos investigados foram aborrecimento, alegria, benevolência, desilusão, desânimo, despreparo, empatia, esperança, impotência, motivação, perplexidade, raiva, realização, satisfação e tristeza. Participaram do estudo 120 estudantes. Os resultados apontaram ampla margem de sentimentos de natureza positiva, sendo alegria, motivação e satisfação os mais presentes nos três anos investigados. Desânimo, despreparo e aborrecimento foram os sentimentos negativos mais frequentemente referidos. Observou-se também intensidade forte de sentimentos positivos e intensidade razoável ou baixa de sentimentos negativos, com declínio do início para o fim do ano. Benevolência e esperança foram os sentimentos positivos menos referidos, ao passo que perplexidade, raiva e tristeza foram os sentimentos negativos menos prevalentes. Tais resultados chocam-se com o alto índice de transtornos mentais entre estudantes de Medicina referidos na literatura especializada e chamam a atenção para a necessidade de mais estudos nessa área e para a valorização do campo de prática com o usuário do sistema de saúde na formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The current medical course curricula give students opportunities to gain practical experience with the SUS (Unified Health System) and with the people who use it. This interaction is generally referred to as “early contact” with patients. This early contact generates positive and negative feelings in the students. However, few Brazilian papers have addressed this issue. The purpose of this paper is to describe the feelings experienced by medical students of a private institution in the state of São Paulo, at three important times during the course: when they begin new activities with users of the SUS (1styear), during interactions with their local community in Primary Health Care, in the medical outpatient clinic (2nd year), and during the Internship (3rd year). Demographic identification data and data on the student’s feelings were collected at the beginning and end of the school year. The latter were classified as having low, medium or high intensity. The feelings investigated were boredom, happiness, benevolence, disillusionment, discouragement, unpreparedness, empathy, hope, helplessness, motivation, perplexity, rage, accomplishment, satisfaction and sadness. A total of 120 students participated in the study. The results indicate a wide range of feelings, with happiness, motivation and satisfaction being the most common positive ones over the three-year period, and discouragement, unpreparedness and boredom the most frequently mentioned negative feelings. There was also a strong intensity of positive feelings, and a reasonable or low intensity of negative feelings, which declined as the year progressed. Benevolence and hope were the least mentioned positive feelings, while perplexity, rage and sadness were the least predominant negative ones. These results do not match the high rate of mental disorders among medical students that is referred to the specialized literature, highlighting a need for further studies in this area, and for an enhancement of the field of practice with users of the Unified Health System during the professional training.
  • Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: da Formação Médica à Atuação Profissional Artigos Originais

    Negreiros, Flávia Rachel Nogueira de; Ferreira, Breno de Oliveira; Freitas, Danilo de Negreiros; Pedrosa, José Ivo dos Santos; Nascimento, Elaine Ferreira do

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) está inserida em um contexto peculiar com relação ao grau de vulnerabilidade à saúde, trazendo desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto sistema universal, integral e equitativo. Com isso, as práticas médicas para implementação de ações direcionadas ao cuidado LGBT podem contribuir de forma substancial para a melhoria da qualidade do acesso aos serviços básicos de saúde, porém perpassam a formação e o ensino médicos. Objetivo Analisar a formação médica para assistência à saúde da população LGBT, na perspectiva de médicos que atuam na atenção básica. Métodos Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de análise qualitativa, sendo considerados sujeitos-chave 14 médicos que atuam na atenção básica. Para isto, utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta e o Método de Interpretação dos Sentidos para a produção dos dados. Resultados Emergiram duas categorias, sendo que a primeira trouxe a importância da construção do saber médico-científico para a saúde LGBT, apontando as deficiências desde a formação curricular do curso de Medicina até as capacitações que deveriam ser ofertadas pelos serviços. Já a segunda categoria mostrou o delineamento das fragilidades no cotidiano do cuidado à saúde LGBT, apontando as realidades na assistência à saúde LGBT nas unidades de saúde. Conclusão Percebe-se a urgência na divulgação e implementação da Política Nacional de Saúde LGBT como ferramenta efetiva para promover os direitos humanos entre os profissionais médicos desde a graduação até a atuação profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The LGBT (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite and Transsexual) population is inserted in a very specific context, in terms of their degree of vulnerability to disease, bringing challenges for the consolidation of the Sistema Único de Saúde (SUS) as a universal, integral and equitable system. Thus, medical practices for the implementation of actions aimed at the care of LGBT can contribute substantially to improving the quality of access to basic health services, but first, health practitioners must undergo medical education and training. Objective To analyze the medical training for health care of the LGBT population from the perspective of primary care physicians. Methods This is an exploratory, descriptive study, with qualitative analysis. The key subjects were 14 physicians who work in Primary Care. Semi-structured interviews were used for the data collection, and the Meanings Interpretation Method was used to produce the data. Results Two categories emerged; the first highlighted the importance of the construction of medical-scientific knowledge for LGBT health, pointing out deficiencies, from the curricular training of the medical course through to the training offered by the services. The second category outlined the fragilities of daily life in the health care of LGBT, pointing out the realities in LGBT health care in the health units. Conclusion there is an urgent need to disseminate and implement a National Health Policy for LGBT, as an effective tool for promoting human rights among medical professionals, from graduation through to professional practice.
  • Conhecimento de Alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará sobre a Residência Médica Artigos Originais

    Oliveira, Nicole Maués Flexa; Barreto, Bruno; Furlaneto, Ismari Perini; Borges, Francisco das Chagas

    Resumo em Português:

    RESUMO A residência médica (RM) é um curso de pós-graduação cujo ensino se baseia principalmente na prática voltada a determinada especialidade. Ao decidir se especializar, o acadêmico de Medicina precisa entender como funciona o processo de seleção, o número de vagas, as fases, a necessidade de se matricular em um curso preparatório para residência, quais as especialidades de cada serviço, seus pontos negativos e positivos, entre outros aspectos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo identificar o conhecimento de alunos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) sobre a residência médica, as principais fontes de informação a respeito do assunto e as lacunas nesse conhecimento. Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal, exploratório, de caráter descritivo e analítico, com uso de um questionário próprio, com 259 acadêmicos do curso de Medicina do CESUPA. Observou-se que 99,6% dos participantes desejam cursar residência médica, tendo a maioria se declarado com baixo e médio conhecimento sobre o tema (49% e 42%, respectivamente). Mais de 60% já realizaram algum tipo de pesquisa sobre o assunto, sendo a internet a fonte de informações mais utilizada. Foi identificado que apenas 6,6% dos participantes sabem corretamente o número de fases obrigatórias do processo seletivo e 89,6% acham necessária a realização de curso preparatório. Conclui-se que ainda existem lacunas no conhecimento dos acadêmicos de Medicina a respeito dos programas de residência médica, devendo este assunto ser mais explorado no meio acadêmico mediante intervenções que possam ampliar os horizontes dos alunos, deixando-os mais aptos e críticos no momento de decidir onde irão fazer a residência médica e como irão se preparar para ela.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Medical residency (MR) is a postgraduate course in which learning is based mainly on practice focused on a particular medical specialty. Once the medical student decides to become a specialist, it is important to understand how the selection process works, the number of vacancies available, the steps they need to go through, whether they need to enroll in a preparatory course for the residency, which specialties exist in each service, and the negative and positive aspects of each one, among other inherent aspects. This study aims to identify the knowledge of MR among medical students of the Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), the main sources of information available on the subject, and their gaps in this knowledge. An observational cross-sectional, exploratory, descriptive, analytical study was carried out with 259 students of the Cesupa medical school. It was observed that 99.6% of the participants hoped to enroll in a medical residency, with the majority stating that they have low and medium knowledge about the subject (49% and 42% respectively). More than 60% had already done some research on the topic, the Internet being the most used source of information. Only 6.6% of participants correctly knew the number of mandatory steps in the selection process, and 89.6% considered it necessary to take a preparatory course. It is concluded there are still gaps in medical students’ knowledge about medical residency programs, and this subject should be further explored in the academic environment, through interventions that will broaden students’ horizons, enabling them to become more apt and critical when it comes to deciding where to take the MR, and how to prepare for it.
  • Análise da Qualidade e Estilo de Vida entre Acadêmicos de Medicina de uma Instituição do Norte do Paraná Artigos Originais

    Bührer, Bruna Elisa; Tomiyoshi, Ana Carolina; Furtado, Marcela Demitto; Nishida, Fernanda Shizue

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar o estilo de vida e estimar a prevalência do consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes de Medicina de uma instituição de Maringá, no Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório realizado com universitários do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina. A coleta de dados ocorreu de junho a agosto de 2017 por meio do instrumento autoaplicável denominado “Questionário de Estilo de Vida Fantástico”. Composto por 25 questões objetivas, esse instrumento considera o comportamento dos indivíduos no último mês e seus resultados permitem determinar a associação entre estilo de vida e saúde. A soma de todos os pontos permite chegar a um escore total que classifica os indivíduos em cinco categorias: “excelente”, “muito bom”, “bom”, “regular” e “necessita melhorar”. É desejável que os indivíduos atinjam a classificação “bom”. Quanto menor o escore, maior será a necessidade de mudança. Os critérios de exclusão adotados foram: estudantes menores de 18 anos e aqueles que não estivessem presentes no dia da coleta. Após a coleta, os dados foram transcritos para uma planilha eletrônica e posteriormente analisados utilizando-se estatística descritiva. Participaram da pesquisa 576 acadêmicos, dos quais a maioria com idade entre 21 e 25 anos, sexo feminino, cor/raça branca, solteiros, estudaram em escola privada no ensino médio e moram sozinhos. Em relação à escolaridade do pai e da mãe, observou-se que 73,61% e 83,68% estudaram por 12 ou mais anos, respectivamente. Menos da metade dos estudantes apresentaram diagnóstico de depressão ou outra patologia crônica psiquiátrica. Grande parte dos alunos não dorme bem e não se sente descansada. Observou-se alta prevalência de estudantes que estão satisfeitos com seus trabalhos ou funções. A maioria referiu não ter fumado no último ano e nunca ter usado drogas como maconha e cocaína, enquanto 81% relataram uma ingestão média de álcool por semana de zero a sete doses. A classificação predominante no EVF foi “bom”, e, com isso, conclui-se que os estudantes devem ser orientados a adotar um estilo de vida mais saudável, que se concilie com as atividades acadêmicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this research was to evaluate the lifestyle and estimate the prevalence of consumption of alcohol, tobacco and other drugs among medical students of an institution in Maringá, Paraná. It is a cross-sectional, exploratory, descriptive study, with undergraduates from the first to sixth years of medical school. The data collection was carried out from June to August 2017, using a self-administered instrument called the “Fantastic Lifestyle Checklist”, which is composed of 25 objective questions, that consider the individual’s behavior in the last month. The results of the questionnaire are used to determine the association between lifestyle and health. Totalling all the points gives a total score that classifies individuals into one of five categories: “Excellent”, “Very Good”, “Good”, “Fair” and “Needs improvement”. It is desirable for individuals to achieve a “Good” rating. The lower the score, the greater the need for change. The exclusion criteria adopted were: students under 18 years old, and those not present on the day of the data collection. Next, the data were transferred to spreadsheet, then analyzed using descriptive statistics. 576 medical students participated in the research, the majority aged between 21 and 25 years old, female, White, single, had studied at a private high school, and living alone. Regarding the parents’ level of education, the data showed that 73.61% of the fathers and 83.68% of the mothers had studied for 12 or more years. Less than half of the students reported a diagnosis of depression or other chronic mental health condition. Most of the students did not sleep well and did not feel rested. There was a high prevalence of students who are satisfied with their respective jobs or positions. In addition, most reported that they had not smoked in the last year and had never used drugs such as marijuana and cocaine, while 81% reported an average alcohol intake per week of 0 to 7 units. The predominant classification among the students in the Fantastic Lifestyle Questionnaire was “Good”. It is therefore concluded that students should be given guidance on how to adopt a healthier lifestyle while engaged in academic activities.
  • Impacto do Treinamento de Habilidades de Comunicação e do Registro Médico na Prática do Método Clínico de Atendimento Integral à Pessoa Artigos Originais

    Moura, Josemar Almeida; Moura, Eliane Perlatto; Faria, Augusto Delbone de; Soares, Taciana Figueiredo; Faria, Rosa Malena Delbone de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A prática do atendimento clínico integral à pessoa é um desafio enfrentado pelo educador médico, por instituições de ensino e por pesquisadores que tentam contribuir para que os estudantes desenvolvam competências educacionais que sintetizem conhecimentos, habilidades e atitudes para esse modelo. Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método clínico de atendimento integral à pessoa, com ou sem o uso de registro específico para o atendimento. Métodos Participaram do estudo 46 estudantes do sétimo período do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Uma combinação de atividades educacionais foi utilizada para propiciar a aquisição de habilidades de comunicação para o atendimento clínico integral à pessoa, como modeling example, seguido de reflexão individual e discussão, aula expositiva interativa e uso de formulário de registro específico para o atendimento clínico integral à pessoa (RACIP). O estudo foi dividido em quatro fases: (1) pré-treinamento: filmagem de atendimento clínico em ambiente simulado, realizado pelos 46 estudantes, com a utilização do modelo de registro de consulta vigente no HC-UFMG; (2) treinamento: os estudantes foram divididos em três grupos: G1 – submetidos à atividade educacional não relacionada ao atendimento clínico; G2 e G3 – submetidos a treinamento de habilidades de comunicação; (3) avaliação: filmagem de consulta em ambiente simulado, realizada por todos os grupos, sendo que G1 e G3 utilizaram o RACIP, e G2, o modelo de registro vigente; (4) feedback e oportunidade de mesma aprendizagem para todos os grupos. Os vídeos dos atendimentos clínicos realizados pelos estudantes, pré e pós-treinamento, foram avaliados por uma banca constituída por três avaliadores, utilizando-se o instrumento AVACIP (avaliação de atendimento clínico integral à pessoa), levando-se em consideração cinco domínios: início da consulta; expectativas do paciente sobre a consulta; perspectiva do paciente sobre sua doença; comportamento e hábitos de vida; uso de propedêutica complementar e aliança terapêutica. Resultado O escore total de atitudes positivas de cada grupo foi maior na Fase 3 em relação à 1 (p = 0,001), mostrando que todas as estratégias promoveram a melhora das habilidades de comunicação, mas não houve diferença entre os grupos em cada fase (p > 0,310). Quando os escores foram analisados por domínio, observou-se que o G3 apresentou melhor desempenho do que os outros. Conclusão O treinamento de habilidades em comunicação e o uso de modelo de registro específico para o atendimento melhoram o desempenho dos estudantes em relação ao atendimento clínico integral à pessoa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The practice of comprehensive clinical care of the individual is a challenge faced by medical educators, educational institutions, and researchers seeking to contribute to the development of students’ educational skills that combine knowledge, skills and attitudes for this model. Objective To evaluate the impact of communication skills training in the practice of the clinical method of comprehensive clinical care, with or without the use of a specific medical record. Methods Forty-six students in the 7th Period of medical school participated in the study. A combination of educational activities was used to facilitate the acquisition of communication skills for comprehensive clinical care, including: a modeling example, followed by individual reflection and discussion, an interactive lecture, and the use of a specific medical appointment for comprehensive clinical care of the individual (RACIP). The study was divided into four Phases: Phase 1 − Pre-training: filming of clinical care in a simulated environment, carried out by the 46 students, using the current medical appointment in the HC-UFMG. Phase 2 − Training: students were divided into three groups: G1: performed an educational activity not related to clinical care; G2 and G3: received communication skills training. Phase 3 − Evaluation: filming of a consultation in a simulated environment, performed by all the groups, with G1 and G3 using RACIP, and G2, the current medical appointment model. Phase 4 − Feedback and learning opportunity for all the groups. The videos of the clinic visits performed by the students, pre- and post-training, were evaluated by a panel consisting of three evaluators, using the AVACIP instrument (evaluation of comprehensive clinical care of the individual). This takes into account five domains: the initial approach to the consultation; the patient’s expectations; the patient’s perspective of his/her illness; behavior and lifestyle habits; use of complementary propaedeutic and therapeutic alliance. Results The total positive attitude score for each group was higher in Phase 3 than in Phase 1 (p = 0.001), showing that all the strategies promoted an improvement in communication skills, but there were no differences between groups in each phase (p > 0.310). Analyzing the scores by domain, it was observed that G3 performed better than the others. Conclusion The communication skills training and the use of the RACIP improved the students’ performance in relation to comprehensive clinical care of the individual.
  • Fatores Associados à Manutenção do Vício de Fumar e do Consumo de Álcool entre Acadêmicos de Medicina em uma Capital do Nordeste do Brasil Artigos Originais

    Gomes, Ileana Pitombeira; Pereira, Renata Allana da Costa; Santos, Brena Ferreira dos; Pinheiro, Marcelo de Almeida; Alencar, Carlos Henrique; Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Há um aumento no consumo de drogas entre os jovens no Brasil. Esse consumo se destaca entre os estudantes universitários, acarretando uma preocupação adicional quando associado aos estudantes da área da saúde. Objetivo Identificar os fatores associados à manutenção do vício de fumar e do consumo de álcool entre acadêmicos de Medicina. Métodos Trata-se de um estudo analítico, de prevalência, envolvendo estudantes de Medicina das quatro escolas médicas da cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Foi aplicado um questionário semiestruturado, contendo 46 perguntas objetivas, aos estudantes que cursavam o primeiro ano (S1/S2) durante o ano de 2012 e novamente em 2016, quando esses mesmos estudantes se encontravam no internato (I3/I4). A amostra foi calculada considerando como população do estudo o número máximo de alunos nos dois períodos avaliados.O projeto foi aprovado pelo CEP, por meio do Parecer nº020/2012. Resultados Foram entrevistados 360 estudantes no primeiro momento da pesquisa e 354 estudantes no segundo momento. O consumo de tabaco passou de 17,4% durante o primeiro ano do curso para 28,2% durante o internato (p<0,001). O mesmo ocorreu com o consumo de álcool, que já era elevado no início do curso (84,6%) e aumentou para 92,6% (p<0,001). No primeiro ano do curso, 40,5% dos estudantes referiram já ter se embriagado pelo menos uma vez. Durante a faculdade, esse percentual subiu para 59,5% (RP=1,66; p<0,001). Conclusão O consumo de álcool e tabaco aumentou de forma importante durante o curso de Medicina. Há necessidade de intervenções nos hábitos dos acadêmicos de Medicina com o objetivo de reduzir o consumo exagerado de álcool e a manutenção do tabagismo nesta população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Drug use among young people in Brazil is increasing, particularly among the university students, leading to additional health-related concerns for students. Objective To identify factors associated with continued smoking addiction and alcohol consumption among medical students. Methods An analytical, prevalence study was carried out involving medical students at the four medical schools of Fortaleza, northeastern Brazil. A semi-structured questionnaire with 46 objective questions was applied to students in their first year of the course (S1/S2) in 2012 and again in 2016, when these same students were taking their internship (I3/I4). The sample was calculated based on a study population consisting of all the students in the two periods evaluated. The project was approved by the REC, through opinion no. 020/2012. Results 360 students were interviewed in the first phase of the research, and 354 students in the second phase. Tobacco consumption increased from 17.4% during the first year of the course to 28.2% during the internship (p <0.001). The same occurred with alcohol consumption, which was already high at the beginning of the course (84.6%) and increased to 92.6% (p <0.001). In the first year of the course, 40.5% of the students reported having got drunk at least once. During their time at medical school, this percentage rose to 59.5% (PR = 1.66, p <0.001). Conclusion Alcohol and tobacco consumption increased significantly during medical school. There is a need for interventions in the habits of medical student, in order to reduce excessive alcohol consumption and smoking in this population.
  • Transtorno de Ansiedade Social no Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas Artigos Originais

    Rodrigues, Maria Dilene da Silva; Rocha, Priscila Brasil de Carvalho; Araripe, Priscyla Ferreira; Rocha, Hermano Alexandre Lima; Sanders, Lia Lira Olivier; Kubrusly, Marcos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar os sintomas de transtorno de ansiedade social (TAS) entre os estudantes de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus), instituição que adota o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Métodos Estudo transversal com 431 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Medicina, por meio da aplicação da Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS-SR), do Inventário de Ansiedade de Beck de Avaliação de Ansiedade, além de questionário com perguntas referentes a questões sociodemográficas, história familiar de doenças psiquiátricas, acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico, nível de ansiedade para se expressar na tutoria e percepção de como a ansiedade variou ao longo dos semestres da faculdade. Resultados Utilizando-se a LSAS-SR como instrumento de triagem para casos de TAS, encontraram-se escores sugestivos do transtorno em 59,2% (255) dos estudantes. Em relação ao nível de ansiedade, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) evidenciou que 59,3% (258) dos estudantes apresentaram nível de ansiedade mínimo; 26,6% (115), nível leve; 9,7% (42), nível moderado; e 4,4% (19), nível grave. Observou-se uma correlação significativa entre os escores obtidos nas escalas BAI e LSAS-SR: estudantes com sintomas sugestivos de ansiedade social apresentaram maior grau de ansiedade. Além disso, estudantes com sintomas de ansiedade social relataram maior nível de ansiedade para se expressar durante as sessões de tutoria. Conclusão A elevada prevalência de TAS apontada nesta investigação já justifica o estímulo à adoção de medidas psicoeducativas e estratégias pedagógicas que venham a auxiliar os estudantes com manifestações de ansiedade social a reduzir esses sintomas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To investigate the symptoms of social anxiety disorder (SAD) among medical students of the Christus University Center (Unichristus), an institution that adopts the problem-based learning (PBL) method. Methods A cross-sectional study with 431 students in their first to fourth years of Medical School, through the application of the Liebowitz Social anxiety scale (LSAS-SR), Beck’s anxiety Inventory, and a questionnaire with questions concerning sociodemographic issues, family history of psychiatric disorders, psychiatric appointments, level of anxiety when expressing themselves in tutorials, and the perception of how their anxiety varied throughout the college semesters. Results Using the LSAS-SR as a screening tool for cases of SAD, there were indications of the disorder in 59.2% (255) of the students. In relation to the level of anxiety, the Beck’s anxiety inventory (BAI) showed that 59.3% (258) of the students presented minimal anxiety, 26.6% (115) presented light anxiety, 9.7% (42) presented moderate anxiety, and 4.4% (19) presented severe anxiety. A significant correlation was observed between the scores obtained in the BAI and LSAS-SR scales: students with symptoms suggesting social anxiety showed a greater degree of anxiety. Also, students with symptoms of social anxiety reported higher levels of anxiety when expressing themselves during tutorials. Conclusions The high prevalence of SAD pointed out in this research justifies stimulating the adoption of psycho-educational measures and pedagogical strategies that will help students with the manifestations of social anxiety, reduce these symptoms, and promote the teaching-learning process.
  • Educação Médica e Formação na Perspectiva Ampliada e Multidimensional: Considerações acerca de uma Experiência de Ensino-Aprendizagem Artigos Originais

    Santos, Claudio José dos; Misael, Jailton Rocha; Silva, Maria Rosa da; Gomes, Valmir de Melo

    Resumo em Português:

    RESUMO A fragmentação curricular e a separação entre as diversas dimensões da formação médica têm sido responsáveis por incitar o debate sobre a necessidade de lançar mão de estratégias que promovam maior proximidade entre o que se ensina nos cursos de graduação em Medicina e o que, de fato, faz parte do dia a dia dos profissionais de saúde em seus campos de trabalho. Dessa forma, diversas são as propostas de atualização do currículo que vêm sendo discutidas no âmbito das escolas médicas e demais setores envolvidos com a formação profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever vivências e contribuições das ações realizadas durante o desenvolvimento de dois eixos disciplinares do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), os quais centram suas propostas em promover a articulação entre ensino, serviço e comunidade, inserindo o discente do primeiro ano do referido curso em cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho do tipo “relato de experiência”, e, para a sua construção, foram empregadas as reflexões dos autores-participantes das disciplinas acerca das ações por eles experimentadas. Utilizando fundamentos advindos da Saúde Coletiva e das ciências humanas e sociais, as experiências pedagógicas e métodos de aprendizagem proporcionados foram capazes de levar os alunos a entenderem, na prática, o funcionamento do SUS e suas dimensões política e administrativa, além de fazerem reflexões acerca dos conceitos de saúde-doença a partir da inserção em vivências práticas na comunidade. Tais atividades configuraram experiências altamente enriquecedoras e espaços privilegiados de formação acadêmica e cidadã para o futuro da atuação profissional em medicina. Ademais, fornecem ferramentas efetivas para a aplicação do que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam para uma formação médica alinhada às necessidades da comunidade e do SUS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Curricular fragmentation, and the separation between the various dimensions of medical education, have led to a debate on the need for strategies to promote a closer alignment between what is taught on undergraduate courses in Medicine and the actual day-to-day work of health professionals in their fields of work. Various proposals for updating the curriculum are currently being discussed in medical schools and other sectors involved with vocational training. The aim of this study is to describe the experiences and contributions of actions carried out during the development of two disciplinary areas of the Bachelor of Medicine Course at Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). These proposals are focused on promoting articulation between teaching, service, and the community, giving first year students of the course practical experience of various scenarios of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS). In terms of methodology, this work is a “Report of Experience”. For its construction, it uses the reflections of the authors-participants of the disciplines on their experiences. Using the foundations of Collective Health and Human and Social Sciences, the pedagogical experiences and learning methods provided enabled the students to understand, in practice, how the Unified Health System works, and its political and administrative dimensions, as well as reflecting on the concepts of health-disease based on their practical experiences in the community. These activities have shaped highly enriching experiences and privileged spaces of academic and formation of citizens for the future of professional practice in medicine. They also provide effective tools for the application of the recommendations of the National Curricular Guidelines for medical education that is aligned with the needs of the community and of the SUS.
  • Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica Artigos Originais

    Yang, Gabriela Yea-Huey; Braga, Ana Clara Borges; Hipólito, Natália da Costa; Vieira, Karen Senae Takehara; Pessanha, Camila Gonçalves; Abrantes, Fernanda Gomes; Pereira, Pablo dos Santos; Corrêa, Caio Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Relata-se a experiência dos membros da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada (LAA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sejam eles ligantes, gestores ou orientadores. A motivação para esse trabalho reside no desejo de apontar a importância dessas organizações estudantis e seu impacto sobre os alunos, considerando o recente crescimento e criação de diversas ligas. O modelo tradicional de ensino praticado pela maioria das academias no Brasil, caracterizado por uma relação vertical entre professores e alunos, justifica, ao menos em parte, a limitação criativa dos alunos, e consequentemente, dos futuros profissionais. É nesse panorama que as ligas acadêmicas são necessárias, buscando aguçar o espírito crítico dos alunos e tornar palpáveis os assuntos contemplados pela grade curricular tradicional, que, devido aos cronogramas e horários extenuantes, permanecem abstratos e pouco atrativos, contribuindo para a desmotivação e quebra de expectativa dos alunos ingressantes. Nesse sentido, também se busca atender às demandas dos novos acadêmicos, ansiosos pela aplicação prática do conteúdo abordado no ciclo básico. Todas as atividades precisam ser bem organizadas para que atinjam seus objetivos. Assim, os orientadores devem garantir a supervisão, os gestores devem ser bem selecionados, e a divisão de tarefas deve ser efetiva, de modo a conquistar o engajamento dos ligantes. Todo esse trabalho, seja para a produção de conteúdos científicos, seja para a composição de palestras, cursos ou simpósios, influencia diretamente o modo de pensar de cada parte envolvida. Junto a todo o processo descrito, a base para desenvolver as atividades consiste no tripé ensino-pesquisa-extensão, que complementa a aprendizagem, desenvolve a investigação e contribui para a disseminação dos saberes acadêmicos e o cumprimento do dever social. Neste trabalho, é possível entender o impacto que uma liga tem na formação dos estudantes de Medicina e no constante estímulo à atualização do docente. Assim, foram recolhidos depoimentos e aplicados questionários que ratificam a importância da liga no crescimento tanto pessoal, quanto profissional, nas diversas esferas, e como essas atividades extracurriculares têm se mostrado benéficas na aquisição de novas experiências para discentes e docentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article reports on the experience of members of the Academic League of Applied Anatomy, in Portuguese “Liga de Anatomia Aplicada (LAA)” of Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), whether listeners, organizers or advisers. The motivation behind this article consists in the desire to address the importance of academic organizations and their impact on students, considering the recent growth and inauguration of various leagues. The traditional model of education, practiced in the majority of Brazilian, is characterized by a vertical relationship between the teacher and the students. This view partly the creative limitation imposed on the students and on future professionals. Therefore, Academic Leagues are necessary, as a means of improving, students’ critical thinking and solidifying a subject that has already been taught in the curricula but that, due to exhausting schedules and rigid time frames, remains abstract and unappealing to the students, resulting in a lack of motivation and disappointed expectations. The league seeks to meet the demands of recently enrolled students, eager to apply in practice subjects still only seen in theory during the basic cycle of school. However, all the activities need to be well organized if they are to achieve their goals. Teachers must ensure supervision, the league’s board of directors must be well-selected, and the division of tasks must be effective, in order to ensure the engagement of all the participants. All this work, whether for the production of scientific content, planning of lectures, courses or symposia, directly impacts the thought processes of all those involved. Alongside the whole process described, the basis of all this evolution is the teaching, research and extension activities, which complement the learning; develop research, and contribute to the dissemination of academic knowledge and the fulfillment of social duty. This paper shows the impact that a league has on the formation of medical students and on the constant encouragement for teachers to update their skills. Therefore, statements were collected and questionnaires conducted, to confirm the importance of the League for personal and professional growth in various spheres, and show how these extracurricular activities have proven to be beneficial in enabling students and teachers to acquire new experiences.
  • Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica Artigos Originais

    Garcia, Maria Betânia de Oliveira; Oliveira, Michelly Macedo de; Plantier, Amanda Pavani

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A metodologia ativa permite que os estudantes assumam posturas ativas em relação a seu processo de ensino-aprendizagem. A Instrução por Colegas (IpC) é uma metodologia ativa de aprendizagem caracterizada pela aprendizagem por meio de debates entre os alunos, estimulados por questões teóricas de múltipla escolha, voltadas para mostrar as dificuldades dos alunos e gerar no universitário uma reflexão sobre conceitos desafiadores. Ademais, a técnica possibilita a comunicação em sala de aula para atrair os alunos e abordar tópicos críticos da disciplina. Concomitantemente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido cada vez mais empregadas no contexto educacional e estão obtendo cada vez mais relevância como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar o processo de intervenção pedagógica mediada pela IpC com suporte didático das TIC na disciplina de Bioquímica. Metodologia O público-alvo deste estudo qualitativo foi constituído por estudantes do curso de Medicina (n = 30). A metodologia, resumidamente, considera uma breve apresentação do conteúdo e depois a aplicação das questões de múltipla escolha, de início respondidas individualmente. Se o índice de respostas corretas for insatisfatório (< 70%), os alunos devem compor pequenos grupos para debaterem entre si. As TIC possibilitam um sistema de envio e análise das respostas de forma imediata. O método foi aplicado mediante questionário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms. As respostas dos estudantes foram mapeadas por meio da análise imediata dessa plataforma. Para avaliação do método, optou-se pelo uso de uma ficha estruturada de reação que deveria ser preenchida pelos participantes. Resultados Os resultados da percepção dos alunos frente a essa metodologia inovadora mostraram-se positivos. As porcentagens de acerto das questões aumentaram após a aplicação do método, evidenciando na prática a aprendizagem dos estudantes. Conclusão Diante dos resultados, o uso do IpC associado às TIC pode ser um caminho promissor para fortalecer o ensino e a aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Active methodology allows the students to develop active attitudes towards their own teaching and learning process. Peer Instruction (PI) is an active methodology that is characterized by learning through debates, stimulated by multiple-choice theoretical questions. This methodology helps highlight the students’ difficulties and creates a situation for reflection on challenging concepts. The technique also enables communication in the classroom, encouraging students to address critical topics related to the discipline. Concomitantly, the use of Communication and Information Technologies (CIT) in education has become increasingly common, and its relevance as an auxiliary tool in the teaching-learning process in the field of health education is increasingly evident. Objective to analyze the pedagogical intervention process through PI, with the didactic support of CITs, in the discipline of Biochemistry. Methodology The target audience of this qualitative study was students of the graduation course in medicine (n = 30). The methodology includes a brief introduction of the contents, followed by the presentation of multiple choice questions, which were first answered individually by the students. If the number of correct answers was not satisfactory (< 70%), the students were asked to debate on the topics in small groups. CITs provide an immediate form of sending and analyzing the answers. The method was applied through an electronic questionnaire available through the platform “Google Forms”. The students’ answers were mapped through the immediate analysis by this platform. To evaluate the method, we use a structured data sheet, which was filled out by the students to record their reactions. Results The results of the survey of students’ perceptions using this new technology were positive. The percentage of correct answers increased after applying the method, showing the students’ learning process in practice. Conclusion Based on the results, the use of PI associated with CITs is a promising way to strengthen teaching and learning.
  • Educação médica de graduação via web em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando uma abordagem pedagógica original: um estudo observacional longitudinal Artigos Originais

    Magalhães, Lucas Vilas Bôas; Li, Li Min

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto A educação médica assíncrona via web, em Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVA), cresceu muito, em virtude de suas diversas vantagens. Há várias configurações e métodos de instrução disponíveis. As propostas existentes são pouco estruturadas e/ou não são efetivamente utilizadas para o ensino de habilidades de diagnóstico para estudantes de graduação em Medicina, no Brasil. É necessário um método instrutivo robusto, com características pedagógicas positivas. Assim, propomos um método pedagogicamente estruturado para AVA, que inclui uma leitura inicial motivadora (Crônica Médica – CM) e um programa de construção de conhecimento, utilizando casos reais juntamente com recursos audiovisuais (Oficina Diagnóstica – OD). Objetivamos verificar a aceitação e a eficácia do método proposto na melhoria da capacidade diagnóstica dos estudantes de Medicina, em longo prazo. Métodos Foi desenvolvido um questionário de opiniões, dois materiais CM/OD e dois questionários de Conhecimento e Habilidades Diagnósticas (CHD) sobre acidente vascular encefálico e epilepsia. Dois grupos de estudantes de Medicina foram acompanhados neste estudo observacional longitudinal, em 2013. Os alunos responderam ao CHD1 e participaram de uma aula teórica tradicional, sobre um dos tópicos. Eles também acessaram um AVA para realizar o método CM/OD sobre um dos dois temas. O mesmo questionário (CHD2 e CHD3) foi aplicado, respectivamente, um mês e cinco-seis meses após o CHD1. Analisamos a média CHD1 de todos os alunos e as médias pareadas nos três momentos, dos que acessaram e daqueles que não acessaram o AVA. O questionário de opiniões foi aplicado e analisado por estatística descritiva. Resultados Oitenta e sete alunos participaram, mas seis foram excluídos por não responderem a todos os questionários. A média geral do CHD1 foi de 1,59 (desvio-padrão 0,71). Dos 81 participantes, 66 (81,5%) acessaram o AVA, mostrando melhora significativa nas habilidades de diagnóstico no CHD2 (média 5,65, p <0,05) e CHD3 (média 4,57, p < 0,05), com variações não significativas para aqueles que não acessaram. A CM foi considerada pelo menos boa para 62 alunos (94%), e 52 alunos (78,8%) julgaram que o gabarito disponível foi suficiente para sanar todas as dúvidas da OD. Conclusões O método CM/OD no AVA provou ser eficaz para melhorar a capacidade de diagnóstico dos estudantes de graduação em Medicina, em longo prazo, e foi bem aceito pelos alunos. Ele apresenta várias características pedagógicas positivas e pode ser replicado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background Asynchronous Web-based Medical Education in Virtual Learning Environments (VLEs) has grown steadily because of its many advantages. Various configurations and instructional methods are presently available. The existing proposals are poorly structured and/or not very effectively used for teaching diagnostic skills to undergraduate medical students in Brazil. A robust instructional method with positive pedagogical characteristics is needed. Thus, we have proposed a pedagogically-structured method for VLEs that includes a motivating initial reading (Medical Chronicle – MC), and a knowledge building program, using real cases coupled with audiovisual resources (Diagnostic Workshop – DW). We aimed to verify its acceptance, as well as the efficacy of the MC/DW method in improving the diagnostic ability of medical students, in the long term. Methods An opinion survey, two MC/DW materials and two Knowledge and Diagnostic Skills (KDS) questionnaires on stroke and epilepsy were developed, and two medical student groups were followed up in this 2013 longitudinal observational study. The students answered a KDS1, and attended a traditional lecture on one of the topics. They also accessed a VLE to apply the MC/DW method on stroke or epilepsy. We applied the same questionnaire (KDS2 and KDS3, respectively), one month and 5-6 months after the KDS1. We analyzed the mean KDS1 score of all the students, and the mean pairwise of those who accessed and those who did not access the VLEs during these three stages. An opinion survey was applied, and the results were analyzed by descriptive statistics. Results 87 students participated in the study, but six were excluded as they did not answer the questionnaires. The KDS1 general mean score was 1.59 (SD0.71). We found that 66 students (81.5%) accessed the VLE, showing a significant improvement in diagnostic skills in the KDS2 (mean5.65, p<0.05) and KDS3 (mean 4.57, p<0.05), with non-significant variations for those who did not access it. The MC was considered at least good for 62 students (94%), with 52 students (78.8%) finding that a checklist was sufficient to clear up all their DW doubts. Conclusions The MC/DW method in VLE proved to be effective for improving the diagnostic capability of the undergraduate medical students in the long term, and it was well accepted by the students. It presents several positive pedagogical characteristics and can be replicated.
  • Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui? Artigos Originais

    André, Júlio César; Melo, Júlio César Razera de; Lima, Alba Regina de Abreu; Brienze, Sérgio Luis Aparecido; Werneck, Alexandre Lins; Fucuta, Patrícia da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora não seja obrigatória, a residência médica faz parte do processo de ensino e da formação dos médicos e é considerada padrão ouro na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o número de vagas para residência médica não acompanhou a expansão dos cursos de graduação em Medicina, gerando uma intensa disputa por uma vaga nos cursos de residência, o que fez proliferar os cursos preparatórios para os exames de residência (CP). A evasão do interno de Medicina de suas atividades acadêmicas para se dedicar às atividades dos cursinhos preparatórios para os exames de residência médica preocupa os docentes. Este estudo tem por objetivo traçar um perfil no internato da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sobre a adesão dos internos aos CP. Os resultados apontam que a imensa maioria dos 297 alunos pesquisados pretende fazer residência médica e que apenas 27 alunos (84,4%) dos 32 que consideravam o curso de preparação necessário, mas não dispunham de recursos financeiros para frequentá-los. Os entrevistados afirmaram que a maior qualidade dos cursos preparatórios reside na didática das aulas e que a maior desvantagem destes é a dissociação entre conteúdo teórico e prático, também vivida no internato. Concluímos que a percepção dos internos e acadêmicos de Medicina é bem definida quanto aos cursinhos preparatórios para residência médica. Apesar de aderirem à prática destes cursinhos, sabem que há uma dicotomia entre a teoria e a prática oferecida no internato, o que prejudica a formação profissional. A grande maioria dos acadêmicos pesquisados pretende fazer a residência médica após o internato, dando continuidade aos estudos e ao aprendizado. Por outro lado, a atual conjuntura do mercado de trabalho na área da medicina, marcada por uma concorrência acirrada, e as exigências constantes de atualização e aperfeiçoamento levam os acadêmicos a verem na residência o único caminho natural após o internato e ainda uma alternativa para sanar as possíveis deficiências do internato. Mudanças na graduação sugeridas pelos pesquisados, como melhor didática em aulas da graduação e a abordagem de conteúdo teórico durante o internato, refletem a deficiência da graduação e do internato, a qual pode ser sanada com uma postura mais assertiva de professores e preceptores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although not compulsory, medical residency is part through the physicians’ teaching and training process. It is considered the gold standard in the teaching modality of Lato Sensu Graduate Programs. However, the number of residency positions available has not kept pace with the expansion of medical undergraduate courses, resulting in high levels of competition for medical residency vacancies, and a proliferation of preparatory courses (PC) offering supervised postgraduate training. The evasion of clerkship students from their academic activities to take prep courses in order to apply for a residency position is a cause for concern among teachers. This study outlines a profile in the São José do Rio Preto (Famerp) School of Medicine internship programme regarding medical interns’ adherence to prep courses. The results indicate that the vast majority of the study sample (297 students) intended to apply for a medical residency program. Only 27 (84.4%) out of the 32 students, despite considering the prep course necessary, did not have the financial resources to attend these courses. The interviewees pointed out that the higher quality of prep courses is due to the didactics of the classes, but that the main disadvantage of these classes is the dissociation between the theoretical and practical content, also experienced during the internship. We conclude that the perceptions of the interns and medical students is well defined in relation to prep courses to get into a medical residency. Although they adhere to the practice of these courses, they know that there is a dichotomy between the theory and the practice that is offered in the internship, and that this hinders their professional training. The vast majority of the study sample intended to apply for the medical residency program after the internship, continuing their studies and learning. On the other hand, the current environment of the job market in the field of medicine, marked by fierce competition and constant requirements to update and improve, is leading students to view the medical residency as the only natural way to continue after the internship. They also see it as a way of making up for any shortfalls of the internship program. Changes in undergraduate courses, such as a better class didactics and the approach to theoretical content during the internship, reflect the deficiency of undergraduate courses and the internship program, but which can be remedied with a more assertive attitude on the part of teachers and preceptors.
  • Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina Artigos Originais

    Moreira, Lucas Magalhães; Mennin, Regina Helena Petroni; Lacaz, Francisco Antônio de Castro; Bellini, Victor Campos

    Resumo em Português:

    RESUMO O grande número de ligas acadêmicas na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) leva a questionamentos acerca de seu significado para os estudantes e do papel que desempenham na formação médica, assim como preocupações sobre distorções no ensino, especialização precoce, relevância social e inserção no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tentar elucidar essas questões, este estudo, de caráter qualitativo, constou de análise documental dos estatutos das ligas; análise de conteúdo dos depoimentos dos alunos participantes das ligas, colhidos em quatro grupos focais e em entrevistas com dois docentes preceptores de ligas. Foram encontradas 45 ligas atualmente em funcionamento na EPM–Unifesp, a grande maioria ligada a uma especialidade médica. Os principais motivadores para participação nas ligas foram a busca por prática, vontade de conhecer melhor uma especialidade, complementação de conhecimentos e necessidade de reconhecimento como adulto profissionalmente responsável. Tanto alunos quanto professores reconhecem que, por vezes, as ligas ocupam-se de reparar falhas da graduação. Das ligas estudadas, poucas têm atuação em pesquisa ou extensão, priorizando aulas teóricas e atendimentos, supervisionados por docentes, médicos não docentes, residentes ou alunos de anos mais adiantados. Os preceptores se encarregam principalmente da parte organizacional. As ligas podem reproduzir modelos da graduação, isto é, sobrecarga de atividades, aulas expositivas e ruins. Quanto à inserção no SUS, as ligas poderiam ser um espaço de capacitação para nele atuar. Apesar de estudantes afirmarem que pensam em fazer residência na área da liga, os docentes discordam de que elas levem a uma especialização precoce. Considera-se que, ao mesmo tempo em que preenchem lacunas e expectativas em relação ao curso, as ligas têm limitações quanto ao impacto de suas atividades na formação e relevância social, podendo subverter a estrutura curricular e também favorecer a especialização precoce. Recomenda-se maior atenção por parte da Câmara de Graduação da EPM às ligas acadêmicas no que se refere a número de ligas existentes, processo seletivo, atividades desenvolvidas, docentes envolvidos e objetivos explicitados, no sentido de avaliar o papel das ligas no currículo e na formação médica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The rising number of students leagues in the Escola Paulista de Medicina of the Universidade Federal de São Paulo (EPM–Unifesp) leads to questions about their meaning to students and their role in medical training, as well as concerns about learning distortions, early specialization, social relevance, and insertion in the Brazilian national health system, called the Sistema Único de Saúde (SUS). In order to try and clarify these questions, this qualitative study analyzes the statues of the leagues, and the statements of tutors and students, gathered by means of four focal groups with students and two interviews with the tutors. We found 45 leagues currently running at the EPM–Unifesp, most of them associated with a medical specialty. The main motivators for joining in a league were: the search for practical activities, the desire to gain more experience of a particular specialty, the desire for more knowledge, and the need to be recognized as a responsible adult. Of the leagues studied, few conducted research or university extension activities, focusing on treatment and theoretical classes, supervised by professors, non-teacher physicians, resident doctors, or more senior students. The tutors are in charge of the organizational aspects. The leagues can reproduce graduation models, such as an overburdoning with activities and poor expository classes. Concerning insertion in the SUS, the leagues could be a means of training future SUS professionals. Although students claim that they intend to specialize in the league’s field, the tutors disagree that they lead to early specialization. We consider that while leagues fill gaps in the learning and expectations of the course, they are limited in regards to the impact of their activities on medical training and their social relevance. They can subvert the curricular structure and favor early specialization. We recommend that universities pay closer attention to students leagues, observing their number, selection process, activities, tutors involved and explicit objectives, with the purpose of evaluating their roles in the curriculum and medical training.
  • Orientação de Hábitos Alimentares Saudáveis sob o Olhar do Estudante de Medicina Artigos Originais

    Rossi, Talita Cardoso; Bruno, Vânia Hercilia Talarico; Catarucci, Fernanda Martin; Beteto, Ivan da Silva; Habimorad, Pedro Henrique Leonetti; Patrício, Karina Pavão

    Resumo em Português:

    RESUMO The rising number of students leagues in the Escola Paulista de Medicina of the Universidade Federal de São Paulo (EPM–Unifesp) leads to questions about their meaning to students and their role in medical training, as well as concerns about learning distortions, early specialization, social relevance, and insertion in the Brazilian national health system, called the Sistema Único de Saúde (SUS). In order to try and clarify these questions, this qualitative study analyzes the statues of the leagues, and the statements of tutors and students, gathered by means of four focal groups with students and two interviews with the tutors. We found 45 leagues currently running at the EPM–Unifesp, most of them associated with a medical specialty. The main motivators for joining in a league were: the search for practical activities, the desire to gain more experience of a particular specialty, the desire for more knowledge, and the need to be recognized as a responsible adult. Of the leagues studied, few conducted research or university extension activities, focusing on treatment and theoretical classes, supervised by professors, non-teacher physicians, resident doctors, or more senior students. The tutors are in charge of the organizational aspects. The leagues can reproduce graduation models, such as an overburdoning with activities and poor expository classes. Concerning insertion in the SUS, the leagues could be a means of training future SUS professionals. Although students claim that they intend to specialize in the league’s field, the tutors disagree that they lead to early specialization. We consider that while leagues fill gaps in the learning and expectations of the course, they are limited in regards to the impact of their activities on medical training and their social relevance. They can subvert the curricular structure and favor early specialization. We recommend that universities pay closer attention to students leagues, observing their number, selection process, activities, tutors involved and explicit objectives, with the purpose of evaluating their roles in the curriculum and medical training.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although nutrition is one of the most significant aspects of good health and well-being, preventing many diseases and reducing premature death and disability, most medical curricula still do not cover this topic in depth, devoting only a few hours to it. This leaves an important gap in the training of medical professionals, in a context of an increase in chronic diseases, where healthy eating is essential, not only for prevention but also to guarantee treatment success. The present study interviewed medical students from the first to the sixth years of graduation, in order to understand what they consider to be a healthy diet and whether they consider themselves capable of guiding their future patients in the adoption and practice healthy eating habits. This is a qualitative study in which semi-structured interviews were conducted with 28 undergraduate medical students of a public university in the state of São Paulo. The data were analyzed using the technique of Content Analysis, with a thematic representational approach. Two major themes emerged, showing possible gaps in the students’ knowledge about nutrition and the difficulty they have in helping their patients switch to healthier eating habits, given that they themselves have difficulty doing the same. There is a need for medical schools to promote students’ health, both physical and mental, in response to the high demands of the courses. This may include health promotion activities aimed at the students themselves, encouraging them to adopt healthier lifestyles, especially healthier eating habits, so that they can share their own experiences with future patients. This may benefit their professional practice, giving them greater confidence when giving nutrition guidance to their patients, as they will have already experienced and applied the principles in their own lives. Patient-centered care can be a way to address this system and help patients effectively switch to healthier habits, thereby reducing suffering and improving quality of life. Empowerment through activities that receive and support the student and the patient is an essential tool for behavioral change.
  • O Desafio da Oferta de Cursos de Especialização em Atenção Básica da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde aos Profissionais dos Programas de Provimento Artigos Originais

    Lemos, Alysson Feliciano; Campos, Francisco Eduardo de; Brito, Pedro Quintana; Nascimento, Edinalva Neves; Oliveira, Vinícius de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO A implantação de novas políticas públicas de provimento de profissionais de saúde para a atenção básica demandou a oferta de oportunidades educacionais. O objetivo é apresentar a iniciativa do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na oferta de cursos de especialização em atenção básica aos profissionais dos programas de provimento. Participaram das ofertas 15 instituições públicas de ensino superior do Sistema UNA-SUS. Foram estudantes 41.100 profissionais de todo o Brasil, entre eles, médicos, dentistas e enfermeiros. Foram analisados os dados provenientes da Plataforma Arouca do Sistema UNA-SUS, sendo selecionados como indicadores quantitativos para análise o número de profissionais que concluíram o curso, de profissionais aguardando ingresso no curso, de estudantes cursando, de estudantes falecidos, de estudantes inativados sem ingresso e de estudantes reprovados ou que abandonaram o curso. Foi realizada ainda a análise de 2163 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que estavam disponíveis no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde do Sistema UNA-SUS entre os meses de maio e outubro de 2017. Foi possível realizar uma análise quantitativa e qualitativa seguindo as orientações do pensamento hermenêutico-dialético. Os resultados mostraram que até o momento 20.437 profissionais dos programas de provimento concluíram os cursos de especialização em atenção básica e ainda há 8.201 cursando. Em relação ao TCC, observou-se que as doenças crônicas não transmissíveis, os tumores e os problemas relacionados à gravidez, parto e puerpério, assim como aspectos relacionados à saúde infantil e saúde do idoso foram os mais evidentes nos projetos dos profissionais. Concluiu-se que a utilização de estratégias pedagógicas inovadoras pelas instituições de ensino provocou a reflexão sobre a prática, a mudança no processo de trabalho e a troca de saberes e experiências. Os cursos ofertados prepararam os participantes dos programas de provimento para a atuação na atenção básica e demonstraram melhor conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e letramento digital, especialmente, os estrangeiros e os intercambistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The implementation of new public policies in Brazil to make up the shortfall of primary health care workers requires the provision of educational opportunities as part of the core strategy. This study presents the case of the provision of specialization courses for professionals in primary health care through the Open University of the Unified Health System (UNA-SUS) in the context of two federal programs: Valuing Primary Care (Provab) and More Doctors (PMMB). The vacancies were offered by fifteen public higher education institutions of the UNA-SUS System. Forty-one thousand professionals from all over Brazil, including doctors, dentists and nurses, where enrolled as students. Quantitative data about the courses and students was collected from the Arouca Platform - the information system of UNA-SUS. The qualitative indicators selected for analysis were: the numbers of professionals waiting to enroll on the course, of students who died, of professionals who failed to enroll, and of students who enrolled, graduated and dropped out of the course. The students were also required to write a course conclusion work, and these are published in the UNA-SUS open access repository (Ares). A sample of 2163 course conclusion works where reviewed using the hermeneutic-dialectic approach. Results: It was found that to date, 20,437 graduated from basic health care specialization courses and a further 8,201 are currently taking courses. The man themes chosen for the course conclusion work were: chronic non-communicable diseases, tumors and pregnancy, childbirth and the puerperium, children’s health and health of the elderly. It was concluded that the use of innovative pedagogical strategies by educational institutions led the professionals to reflect on their practice, review their work processes, and sometimes change those processes, and a broader sharing of knowledge and experiences. It seems that the courses prepared the participants for their professional activities in primary health care, improved their specific knowledge about Brazil’s Unified Health System, and provided digital literacy, especially for foreign students.
  • O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica Artigos Originais

    Paiva, José Hícaro Hellano Gonçalves Lima; Barros, Levi Coelho Maia; Cunha, Samuel Frota; Andrade, Tacilla Hanny de Sousa; Castro, Daniel Bezerra de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O ensino por meio de metodologia ativa vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da educação médica, complementando, ou mesmo substituindo, o método de ensino tradicional. Diante disso, o sistema de gameficação, bem aceito por estudantes, inova, uma vez que o aprendizado se torna lúdico e participativo, contribuindo para a formação holística dos acadêmicos. Objetivos: Descrever a realização de uma gincana – composta por quatro fases e de caráter competitivo –, bem como comprovar a eficácia do método como uma forma inovadora de aprendizagem. Ao todo, 16 acadêmicos de Medicina participaram da gincana. Metodologia Caracteriza-se como um estudo de delineamento observacional transversal, com uso de metodologias quantitativas e qualitativas. O estudo é composto pela aplicação de um método de ensino e aprendizado baseado no processo de gameficação, com posterior aplicação de um questionário avaliativo aos alunos, para análise crítica. Resultados Foi observada satisfação dos alunos quanto à atividade, sendo unânime a afirmação de que a técnica utilizada facilita o aprendizado. Entre os integrantes, 87,5% preferiram a aplicação de práticas de metodologias ativas em detrimento das tradicionais, e 81,25% dos participantes apontaram a necessidade de integrar métodos com abordagens lúdicas às suas atividades curriculares. Por outro lado, 12,5% dos estudantes concordaram em que a atividade lúdica aplicada não contribui para o trabalho em equipe e 6,25% preferiram adesão às práticas de metodologia tradicional. Conclusão O método de gameficação desenvolve um ambiente propício ao aprendizado, com grande adesão dos estudantes. Percebe-se também a necessidade de mudança, apoiada pelos alunos, nas formas de ensino utilizadas na graduação, devendo-se buscar metodologias que abranjam o desenvolvimento de múltiplas competências e que possam usar a ludicidade como atrativo para o processo de aprendizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Education through active methodology is increasingly gaining attention in the medical education scenario, complementing, or even replacing, the traditional teaching method. Bearing this in mind, the system of gamification, a well-accepted one among students, innovates, since the learning process becomes playful and participatory, contributing to the holistic formation of the students. Objectives To describe the accomplishment of a four-round, competitive championship, and to prove the effectiveness of the method as an innovative form of learning. In all, 16 medical students participated in the championship. Methods This was a cross-sectional, observational study, using quantitative and qualitative methodologies. The study consists of the application of a teaching and learning method based on the gamification process and the subsequent application of an evaluation questionnaire to the students for critical analysis. Results Student satisfaction with the activity was observed, with the unanimous assertion that the technique used facilitates learning. 87.5% of the members preferred the application of active methodologies over traditional ones. 81.25% of the participants asserted the need to integrate methods with playful approaches into their curricular activities. On the other hand, 12.5% of the students agreed that the applied leisure activity does not corroborate for teamwork and 6.25% preferred the traditional teaching methods. Conclusion It was demonstrated that the method of gamification develops a propitious environment for the learning process, with substantial student support. The requirement for change in the educational methods used in undergraduate training could also be perceived, as well as support for such changes among students, and hence the need to seek more and more methodologies that support the development of multiple competences and that can use playfulness as an incentive for the learning process.
  • Avaliação do Conhecimento de Alunos do Internato Médico sobre Pancreatite Aguda Utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas Artigos Originais

    Marinzeck, Leonardo Castro; Stefaneli, Eduardo; Paschoalino, Danilo Cesar; Caritá, Edilson Carlos; Silva, Silvia Sidneia da

    Resumo em Português:

    RESUMO A pancreatite aguda é doença frequente nas enfermarias de hospitais gerais, tem etiologia multifatorial e pode levar a alterações graves dos diversos aparelhos e sistemas corpóreos. O internato, em geral, é o momento em que os alunos de Medicina sedimentam os conhecimentos adquiridos de maneira fracionada durante as etapas básicas do curso. Atualmente, com a mudança do modelo pedagógico em vários cursos de Medicina, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem sendo adotada. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do método ABP na aquisição de conhecimentos de alunos do internato médico sobre pancreatite aguda, em comparação ao método tradicional. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa e caráter transversal. A amostra foi composta por 40 alunos que cursavam a décima primeira etapa do curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada do interior paulista no segundo semestre de 2015. Foi realizada avaliação entre os sujeitos do grupo pesquisa e do grupo controle quanto à diferença no nível de conhecimento sobre o tema. Como teste estatístico foi utilizado o teste paramétrico t de Student para dois grupos independentes. Como resultado, obteve-se que os alunos que participaram das sessões tutoriais pelo método ABP tiveram maior rendimento nas respostas às questões do instrumento de avaliação, com p = 0,013. Assim, ratifica-se que, além dos ganhos já sabidos em relação à formação de um profissional médico proativo, atento para sentir seu ambiente de trabalho, seus pares e os usuários, o método é também eficiente para a continuidade do processo ensino-aprendizagem durante o internato médico. Desse modo, recomenda-se utilizar a ABP no processo ensino-aprendizagem da Clínica Cirúrgica na universidade do estudo. Propõe-se também a continuidade de pesquisas com médicos residentes para avaliar a aquisição do conhecimento de outras patologias em outras clínicas, comparando-se os métodos ABP e o tradicional com vistas a mais subsídios para adoção da ABP nesse estágio de formação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Acute pancreatitis is a frequent disease in general hospitals wards; it has a multifactorial etiology and can lead to severe alterations of the various corporeal systems. The internship generally represents the time when medical students consolidate the knowledge they have gradually acquired during the initial stages of their course. Several medical courses are currently undergoing a change in pedagogical focus, with the adoption of Problem-Based Learning (PBL). The objective of this study was to evaluate the effectiveness of the Problem-Based Learning (PBL) method in relation to knowledge about acute pancreatitis among medical intern students from a private university in the interior of São Paulo state, compared to the traditional learning method. It is a descriptive and transversal study with a quantitative approach. The sample consisted of 40 sixth-year medicine students of a private higher education institution in São Paulo state, in the second semester of 2015. A comparative evaluation was made between the knowledge about the matter among the study group and the control group. The Student t parametric test was applied to two independent groups, resulting in the finding that the students who participated in the PBL tutorial sessions performed better in the assessment test, with p = 0.013. Hence, in addition to the advantages already known in relation to the preparation of proactive medical professionals, in tune with the feelings of their working environment, their peers and patients, the method is also proven to be efficient in continuing the teaching-learning process during medical internship. It is therefore concluded that this teaching-learning method be employed at the medical school in the study. It is also proposed that the research be continued with resident physicians, to evaluate the acquisition of knowledge of other pathologies and other specialties, comparing PBL to traditional methods in order to achieve greater support for the adoption of the PBL method in this stage of medical training.
  • Aplicação do Portfólio nas Escolas Médicas: Estudo de Revisão Artigos Originais

    Garcia, Maria Alice Amorim; Nascimento, Gabriela Egêa Alvaro do

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o objetivo de formar um profissional crítico, criativo e reflexivo, novas propostas e reformulações vêm sendo criadas para o ensino médico, com base num processo educativo que promova o desenvolvimento de múltiplas competências. Buscando orientar a melhor atuação do estudante no processo ensino-aprendizagem, o portfólio fornece subsídios à reflexão, ampliando a capacidade de raciocínio, aliando o conhecimento teórico – adquirido em sala de aula e pesquisas – a vivências em serviços, territórios e demais cenários de aprendizagem. Englobando informações de diferentes estratégias pedagógicas, o portfólio possibilita maior autonomia, autoavaliação, criatividade, capacidade de crítica e de intervenção. Este estudo descreve a aplicação do portfólio nas escolas médicas brasileiras com base numa revisão de publicações científicas e do levantamento de projetos pedagógicos via internet. Procedeu-se a uma revisão integrativa de artigos científicos do período de 2007 a 2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio dos descritores Portfólio AND Educação Médica, Portfólio AND Ensino, Portfólio AND Avaliação Educacional, e ao levantamento de projetos pedagógicos publicados na internet com citações referentes ao portfólio. Foram encontradas 19 publicações de investigações e 73 projetos pedagógicos acessíveis, entre os quais 38 citavam a palavra portfólio. Os conceitos de competências e narrativas permeiam parte expressiva dos trabalhos. Constatou-se que os portfólios são aplicados de forma muito diferenciada em cada escola, tanto como dispositivo de reflexão da prática, quanto como arquivo de trabalhos. As descrições referem-se à aplicação em determinadas disciplinas, em geral de práticas em serviços e comunidades e experimentos em situações focais. Por meio do portfólio, problematizam-se situações e estimula-se a reflexão e a busca de conhecimentos. Destaca-se o exercício da narrativa, que permite aliar a prática à teoria, facilitando a aprendizagem, além de ampliar a segurança e a habilidade do estudante – que precisa tomar decisões frente a situações reais, muitas vezes complexas –, fazendo com que este se torne um indivíduo ativo e crítico, com maior autonomia, intervindo na realidade. Comparando-se o número de projetos pedagógicos que citaram o uso do portfólio e as publicações encontradas, conclui-se que há grande carência de estudos voltados ao processo ensino-aprendizagem nas escolas médicas. Quanto aos achados a respeito da aplicação do portfólio, sobressaem as dificuldades relativas à manutenção do modelo biomédico nas escolas e métodos tradicionais de ensino e avaliação, bem como a falta de motivação e condições para que os docentes se dediquem a transformações que requerem capacitação, coesão e apoio institucional. Com a fragilidade na participação do professor e o excesso de tempo consumido na realização do portfólio, o estudante se depara com um instrumento que fomenta a autorreflexão e facilita seu aprendizado, mas também enfrenta a dificuldade de romper a barreira do ensino tradicional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the aim of producing professionals who are critical, creative and reflective, new proposals and reformulations have been created for Medical Education, based on an educational process that promotes the development of multiple skills. With the aim of guiding and improving students’ performance in the teaching-learning process, the portfolio provides support for reflection, broadening their reasoning skills, and combining theoretical knowledge – acquired in the classroom and through research – with experiences in services, territories and other learning scenarios. Encompassing information from different pedagogical strategies creates greater autonomy, self-evaluation, creativity, critical and intervention capacity. This article describes the application of the portfolio in Brazilian medical schools, based on a review of scientific publications and a survey of pedagogical projects via the internet. An integrative review of scientific articles from the period 2007 to 2017 was conducted in the databases of the Virtual Health Library (BVS), using the search terms Portfolio AND Medical Education, Portfolio AND Teaching, Portfolio AND Educational Assessment, and a survey of pedagogical projects published on the internet with quotations related to the portfolio. A total of 19 publications of investigations and 73 pedagogical access projects were found, 38 of which cited the word portfolio. A significant part of this work addresses the concepts of skills and narratives. It was found that portfolios are applied differently in each school, both as a means of reflection on the practice, and as a work file. The descriptions given relate to its application in certain disciplines, generally practices in services and communities and experiences in focal situations. Through the portfolio, situations are investigated and a search for and reflection on knowledge are stimulated. The exercise of a narrative that links practice with theory, facilitating students’ learning, is emphasized, as well as enhancing the confidence and ability of the student – who needs to make decisions in real, often complex situations – making him/her an active, critical individual, with greater autonomy, intervening in the reality. Comparing the number of pedagogical projects that cited the use of the portfolio with the number of publications found, it was concluded that there is a significant lack of studies that focus on the teaching-learning process in medical schools. Concerning the application of the portfolio, difficulties related to maintaining the biomedical model in schools, and traditional methods of teaching and evaluation, were highlighted, as well as the lack of motivation and conditions for teachers to engage in transformations that require training, cohesion and institutional support. With the lack of the teacher’s participation, and the excessive time taken to carry out the portfolio, the student is provided with with an instrument that encourages self-reflection and facilitates learning, but also faces difficulty breaking away from a traditional teaching model.
  • O Problema da Consciência: por Onde Começar o Estudo? Artigos Originais

    Klem de Mattos, Marselle Soares S.; Silva, Gabriel Pereira da; Gama, Renato Faria da

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo do sistema nervoso e suas funções é fascinante e complexo. Um dos mais intrigantes assuntos deste campo é como a neurobiologia produz estados conscientes, o notório problema da consciência (cérebro e mente). Para esse estudo, são necessários conhecimentos tanto de neuroanatomia e fisiologia como de questões linguísticas e filosóficas, o que torna o assunto temido ou ignorado pelos estudantes de Medicina. Assim, aquele que vai iniciar o estudo desse capítulo da neurociência se depara com um questionamento: por onde começar? A quantidade de informação é muito grande, e o ponto de partida, em geral, pode ser a biologia, a psicologia ou a filosofia. Portanto, este ensaio tem como objetivo sugerir um caminho, entre vários possíveis, para nortear aqueles que desejam informações preliminares sobre o tema. Isto porque alguns estudantes têm dificuldade com o assunto por não dominarem alguns conceitos fundamentais ou desconhecerem as teorias defendidas, fixando-se apenas na vertente biológica do assunto. Desta maneira, na introdução deste manuscrito são apresentadas três possibilidades conceituais para a palavra consciência e alguns problemas de limitação do idioma. Na sequência, a neurobiologia é abordada de forma sucinta, com ênfase na atividade eletroquímica neuronal. Em seguida, são relatadas as teorias sobre a consciência e os pontos de vista de dois autores: David Chalmers e Daniel Dennett. A escolha desses autores para este trabalho visa demonstrar que tais teorias possuem movimento pendular: iniciando com Descartes e sua teoria dualista em um extremo, passando por outras teorias intermediárias e chegando até os materialistas reducionistas no extremo oposto. A metodologia se resume à pesquisa de artigos científicos sobre o tema. Por fim, embora a corrente majoritária defenda que a consciência é um fenômeno bioquímico, pois, para haver consciência é necessário cérebro, também há aqueles que defendem que a consciência não seja um atributo da matéria. Discussões como esta devem ser encorajadas e embasadas em fundamentação teórica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study of the nervous system and its functions is fascinating and complex. One of the most intriguing in this field is how neurobiology produces conscious states; the notorious problem of consciousness (the brain and mind). For this study, a knowledge of both neuroanatomy and physiology is required, as well as of linguistic and philosophical issues. For this reason, this is a topic that is feared or avoided by medical students. The student wishing to begin this chapter of neuroscience faces a question: where to start? There is a vast amount of information on the subject, and the starting point, in general, can be biology, psychology or philosophy. This essay suggests one of several possible means of guiding those seeking preliminary information on the subject. Some students have difficulty with the subject because they lack the fundamental concepts needed, or they do not know the theories defended, but are focused on subject from a purely biological perspective. This work begins by presenting three conceptual possibilities for the word ‘conscience’, and some language limitations related to it. Next, it gives a succinct overview of neurobiology, with emphasis on neuronal electrochemical activity. The theories of consciousness are outlined, giving the points of view of two authors: David Chalmers and Daniel Dennett. This choice of authors demonstrates that such theories have pendular movement: starting with Descartes and his dualist theory at one extreme, passing through other intermediate theories, and reaching the reductionist materialists at the opposite extreme. The methodology consists of a literature search of scientific articles on the subject. Finally, although the majority argue that consciousness is a biochemical phenomenon, because in order to have consciousness there must be a brain, there are also those who argue that consciousness is not an attribute of matter. Discussions like these should be encouraged, and based on theoretical studies.
  • Avaliação Baseada em Cenários de Prática para Detectar Lacunas de Aprendizagem no Internato Médico em Ginecologia e Obstetrícia Artigos Originais

    Coelho, Raquel Autran; Medeiros, Francisco das Chagas; Peixoto, Arnaldo Aires; Diniz, Rosiane Viana Zuza; McKinley, Danette; Bollela, Valdes Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto Currículo Baseado em Desfechos ajuda a comunicar as expectativas de desempenho entre alunos e professores. O Miniexercício de Avaliação Clínica (Miniex) é uma ferramenta útil para avaliação formativa no local de trabalho. O objetivo deste estudo foi usar avaliação em cenários reais de prática e feedback dos alunos para qualificar um programa de internato médico em Ginecologia e Obstetrícia (GO). Métodos Foi realizado um estudo transversal com docentes e estudantes do internato médico em GO. O Miniex foi introduzido no sistema de avaliação de estágio adicionado a testes de perguntas de múltipla escolha (MCQ). Esta ferramenta avalia a coleta de histórico, o exame físico, o julgamento clínico, o profissionalismo e o humanismo, além da escala global no final do teste. No final da rotação de quatro meses, questionários foram aplicados para coletar a percepção do aluno sobre a aquisição de habilidades durante o programa. Os resultados do Miniex, o teste de MCQ e as respostas aos questionários foram comparados para determinar a medida em que os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Resultados Três docentes avaliaram 84 estudantes de Medicina usando Miniex ao longo do estágio de quatro meses. As pontuações médias para exame físico e habilidades de julgamento clínico foram menores em comparação com as habilidades de anamnese e aconselhamento. Com base na percepção dos alunos, o preparo para exame físico e o aconselhamento foram classificados como “inadequados”, especialmente quanto à divulgação de más notícias. A correlação bivariada entre as habilidades do Miniex e os escores do teste MCQ mostrou uma relação positiva (r = 0,27). Apesar de avaliar as diferentes habilidades da pirâmide de Muller, parece haver uma relação entre “knows” e “does”. Essas descobertas ajudaram os coordenadores de internato e docentes a identificar lacunas importantes no programa do estágio. Com base nesses resultados, foi iniciado um treinamento no laboratório de habilidades durante o primeiro mês de rotação para todos os alunos ingressantes, adicionado ao treinamento simulado anterior durante o terceiro ano do curso de Medicina. Conclusões A introdução do Miniex oferece informações críticas para identificar e aprimorar elementos curriculares importantes nos anos clínicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background An outcome-based curriculum helps to communicate expectations of performance to students and clinical teachers. The Mini Clinical Evaluation Exercise (mini-CEX) is a useful tool for workplace-based formative assessment. The objective of this study was to use workplace-based assessment and student feedback to evaluate an Obstetrics and Gynecology (Ob&Gyn) clerkship curriculum. Methods A cross-sectional study was conducted with faculty members and medical students in an Ob&Gyn clerkship. The Mini-CEX was introduced into the clerkship assessment system, together with multiple choice question (MCQ) tests. This tool evaluates the history collection, physical examination, clinical judgment, professionalism and humanism, and also gives an overall score at the end of the test. At the end of the rotation, questionnaires were used to collect the students’ perceptions about their skills acquisition during the program. The results of the Mini-CEX, the MCQ test, and questionnaire responses were compared, to determine the extent to which learning objectives were achieved. Results three faculty members assessed 84 medical students using the mini-CEX during the four-month clerkship. The scores for the physical examination and clinical judgment skills were lower, compared to those of the interviewing skills. Based on the students’ feedback, ratings for physical examination and counseling preparation were rated as “inadequate”, especially for the topic breaking bad news. The bivariate correlation between the mini-CEX skills and MCQ test scores showed a positive relationship (r = 0.27). Although they assess different skills on the Muller pyramid, there appears to be a relationship between “Knowing” and “Doing”. These findings will help curriculum managers to identify important gaps in the rotation design and delivery. Based on these results, training in the skills workshop during the first month of the rotation was initiated, in addition to previous simulated training during the third year of medical course. Conclusions The introduction of the mini-CEX offers critical information to identify and refine important curriculum elements in the clinical years. Based on this, physical examination and communications skills training were initiated in the skills workshop.
  • Protagonismo dos Estudantes de Medicina no Uso do Facebook na Graduação Artigos Originais

    Purim, Kátia Sheylla Malta; Tizzot, Edison Luiz Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa analisou o uso do Facebook e as noções de conhecimento ético em rede por estudantes da graduação de Medicina. Trata-se de estudo transversal descritivo, realizado de agosto a dezembro de 2015, com questionário estruturado impresso autoaplicado a alunos de Medicina procedentes de instituição pública de Curitiba (PR). A amostra foi composta por 310 acadêmicos, com maior frequência feminina (58,1%; p = 0,005) e média de 23,3 anos de idade. O Facebook foi usado de modo espontâneo e informal para fins educacionais três vezes na semana por 68 (21,9%) alunos e diariamente por 188 alunos (60%; p < 0,0001). As ferramentas empregadas foram documentos (84,2%; p < 0,0001), mural (55%), bate-papo (50%) e eventos (49%). Essas aplicações foram usadas para verificar avisos com representantes, atualizar cronograma, resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, fazer trabalho on-line. Os estudantes perceberam como vantagens o compartilhamento de informações, interação entre pessoas, facilidade e rapidez, e formação de grupos. As desvantagens alegadas foram falta de privacidade (34,5%), distração e perda de foco (19,7%), questões éticas (11%), dificuldade de inclusão digital (4,2%), disponibilidade de tempo dos professores (3,5%), vício e dependência da internet (1,6%) e conteúdos duvidosos (1,3%). Fotos ou filmes de pacientes foram postados em mídias sociais por 13,1% dos estudantes. Apenas 2% do total de acadêmicos conheciam as normas éticas para sites de medicina e saúde na internet. O uso do Facebook, criado e administrado pelos estudantes com base em suas necessidades, interesses e desejos, extrapolou a simples incorporação de uma rede social. Permitiu criar um espaço de comunicação, interação, partilha e colaboração que promoveu aprendizagem. Entretanto, políticas educacionais para o ambiente virtual podem melhorar a integração entre professores e alunos, e promover o uso pedagógico mais reflexivo, criterioso e profundo. Para uso sistematizado da internet e suas redes nesse curso, poderiam ser propostos investimentos financeiros, treinamento docente e discente, e estabelecimento de regras para uso mais seguro e responsável. Nesta amostra de estudantes, o Facebook foi utilizado para a organização acadêmica e do aprendizado de forma complementar ao ensino presencial. Contudo, são necessárias estratégias educativas de maior abrangência, com normas éticas e profissionais acerca de mídias digitais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzed the use of Facebook and notions of ethical networking knowledge by undergraduate medical students. A descriptive cross-sectional study was carried out from August to December 2015 with a structured self-administered questionnaire using medical students from a public institution in Curitiba (PR). The sample was composed of 310 academics, with a higher female participation (58.1%, p = 0.005) and a mean age of 23.3 years. Facebook was used spontaneously and informally for educational purposes three times a week for 68 (21.9%) students and daily for 188 students (60%, p < 0.0001). The tools used were documents (84.2%, p < 0.0001), timeline (55%), chat (50%) and events (49%). These applications were used to verify warnings with representatives, to update schedules, to solve exercises, to do work online and / or to discuss doubts with teachers and classmates regarding their undergraduate degree. Students recognized advantages in sharing information, interaction among people, ease of use, speed and formation of teams. Lack of privacy (34.5%), distraction and loss of focus (19.7%), ethical issues (11%), digital inclusion difficulty (4.2%), 3.5%), internet addiction and dependence (1.6%) and dubious content (1.3%) were percieved as disadvantages. Patient pictures or films were posted on social media by 13.1% of the students. Only 2% of the academics were aware of ethical standards for medical and health web sites. The use of Facebook, created and administered by students, based on their needs, interests and desires, extrapolated the simple incorporation of a social network. It allowed for the creation of a space for communication, interaction, sharing and collaboration that promoted learning. Educational policies for the virtual environment can improve a more reflective, judicious and profound pedagogical use and integration between teachers and students. For the systematized use of the Internet and its networks in this course, proposals could be made for financial investments, teacher and student training, and the establishment of rules for safer and responsible use of the internet. In this sample of students, Facebook was used for academic organization and learning, in a way that complements classroom teaching. Educational strategies with a broader scope of professional ethical standards about digital media are necessary.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com