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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 43, Número: 4, Publicado: 2019
  • ERRATA EM: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 43, número 2, Abril-Junho 2019 Errata

  • Arte e Medicina Editorial

    Ferreira, Olavo Franco
  • Egressos de um Mestrado Profissional em Saúde da Família: Expectativas, Motivações e Contribuições Artigo Original

    Viniegra, Rocio Fernandes Santos; Silva, Luis Guilherme Pessoa da; Aguiar, Adriana Cavalcanti de; Souza, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO O modelo de assistência à saúde pautado na Estratégia Saúde da Família, criada no início da década de 1990, incentivou mudanças no ensino na saúde, evidenciando a necessidade de criar cursos de pós-graduação lato e stricto sensu voltados para capacitar profissionais que fomentem a atenção integral à saúde. Avaliações periódicas são realizadas e estimuladas pela Capes/MEC a fim de manter a qualidade dos cursos de pós-graduação, mas ainda são escassas as avaliações de cursos de mestrado profissional em saúde da família, cujo ensino é recente. Objetivos Descrever o perfil acadêmico, contribuição, motivações e expectativas de egressos de um mestrado profissional em Saúde da Família. Método Por meio de estudo transversal e quantitativo, foram analisados resultados de 102 questionários respondidos por egressos do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (RJ) que concluíram o curso no período de 2007 a 2012. O instrumento foi constituído de perguntas abertas e fechadas, enviado por e-mail e disponibilizado na internet através da plataforma eletrônica Survey Monkey. O estudo avaliou idade, sexo, procedência regional, formação acadêmica, bem como as contribuições, expectativas e motivações relacionadas ao curso. Resultados Predominou o sexo feminino e maiores de 30 anos de idade, com egressos oriundos de 13 estados da federação, provenientes, em sua maioria, dos cursos de Medicina e Enfermagem. A contribuição do mestrado na vida profissional foi avaliada como ótima ou excelente por 77% dos entrevistados. As expectativas quanto ao curso foram bem avaliadas, e os principais motivos para a busca do mestrado foram aprimoramento técnico-científico e satisfação pessoal, não sendo significativas as respostas sobre busca por melhores salários ou vínculo empregatício. Conclusão O curso foi avaliado positivamente pelos egressos, tendo superado suas expectativas, alcançado os interesses que os levaram a buscar o aprendizado, ocasionando mudanças na vida pessoal e profissional. Uma análise longitudinal do impacto do mestrado profissional na carreira dos egressos demandará uma sequência de estudos semelhantes, como vem sendo estimulado pela Capes/MEC em anos recentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The health care model based on the Family Health Strategy, created in the early 1990s, encouraged changes in health education, highlighting the need to create lato and stricto sensu postgraduate courses aimed at empowering professionals that foster comprehensive health care. Periodic evaluations are carried out and encouraged by Capes/MEC in order to maintain the quality of postgraduate courses, but evaluations of recently-introduced professional master’s degree courses in family health remain scarce. Objectives To describe the academic profile, contribution, motivations and expectations of graduates of a Professional Master’s in Family Health. Method Cross-sectional and quantitative study to analyze the results of 102 questionnaires answered by graduates of the Professional Master’s Degree in Family Health of the Estácio de Sá University (RJ), who had concluded the course between 2007 and 2012. The instrument consisted of open-ended and closed-ended questions, sent by e-mail and made available online through the electronic platform Survey Monkey. The study evaluated age, gender, regional origin, academic background, as well as the contributions, expectations and motivations related to the course. Results The survey sample was formed predominantly by female graduates, aged over 30, from 13 Brazilian states and, mainly from Medicine and Nursing courses. The contribution of the master’s degree to the graduate’s professional life was evaluated as excellent by 77% of the interviewees. The expectations regarding the course were positively evaluated and the main reasons for seeking the qualification were scientific-technical improvement and personal satisfaction, rather than better salaries or job stability. Conclusion The course was evaluated positively by the graduates, having exceeded their expectations and satisfied the interests that led them to it, thus producing changes to their personal and professional life. A longitudinal analysis of the impact of the professional master’s degree in the career of graduates will require a sequence of similar studies, as has been stimulated by Capes/MEC in recent years.
  • O MBTI na Educação Médica: uma Estratégia Potente para Aprimorar o Trabalho em Equipe Artigo Original

    Rosa, Gabriela Ferreira de Camargos; Rosa, Marina Hubaide; Barros, Matheus Cesar Vieira; Hattori, Wallisen Tadashi; Paulino, Danilo Borges; Raimondi, Gustavo Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO A assistência à saúde torna-se cada vez mais complexa, e as novas demandas exigem que as pessoas readaptem seus processos de trabalho para a construção de uma equipe multiprofissional que assegure integralidade, qualidade e efetividade do cuidado aos usuários do sistema de saúde. A Association of American Medical Colleges recomendou que os currículos médicos buscassem estratégias para o desenvolvimento de colaboração, responsabilidade compartilhada e equipes de alto desempenho, caracterizadas pelas habilidades de liderança, tomada de decisões, comunicação, resolução de conflitos, autoconhecimento, cooperação, corresponsabilidade e compromisso. Em consonância com essa orientação, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Medicina afirmam que o estudante deve ser capaz de assumir liderança nas relações interpessoais, com comprometimento, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e desempenho de ações efetivas, mediada pela interação, participação e diálogo, objetivando o bem-estar da comunidade. Uma estratégia para a produção de equipes e o desenvolvimento de competências do trabalho em equipe é o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), amplamente utilizado nos setores de recursos humanos, de gerenciamento e administração na construção de equipes, com o propósito de autoconhecimento e autodesenvolvimento, desenvolvimento organizacional, treinamento gerencial e desenvolvimento curricular acadêmico e profissional. Assim, o MBTI foi incorporado ao planejamento e à execução de um componente curricular de Saúde Coletiva, no sétimo semestre de um curso de Medicina de uma universidade federal brasileira, como estratégia para a divisão das equipes de trabalho durante o período. Dessa forma, o objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada e realizar análises quantitativa e qualitativa dessa experiência por meio de respostas discentes obtidas em questionários. Após a realização do MBTI pelos estudantes, para a formação das equipes foi aplicado o agrupamento por temperamento, que consiste em reunir os 16 tipos psicológicos em quatro temperamentos: SJ (guardiães), SP (artesãos), NF (idealistas) e NT (racionais). As equipes de trabalho foram formadas de modo que cada uma fosse composta por pelo menos um representante de cada temperamento. A análise quantitativa demonstrou que a intervenção foi estatisticamente significativa. A análise qualitativa das respostas às questões abertas foi obtida inicialmente pela categorização das informações, seguida pelo agrupamento em categorias amplas, por meio da análise de conteúdo. As categorias “formação de equipes satisfatória”, “oportunidade de autoconhecimento e conhecimento dos pares pelo MBTI” e “discordância da divisão segundo MBTI” elucidaram a percepção discente sobre as potencialidades e desafios do uso do MBTI na formação de equipes na educação médica. Com essa experiência, percebemos que somar habilidades individuais é possível e importante não apenas para a construção de produtos finais de qualidade, mas para que o processo de trabalho seja valorizado e permita autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades de relação interpessoal. Fica evidente a importância de que, enquanto estudantes e professores, profissionais de saúde e pessoas, nós nos permitamos ser afetados pelo potencial transformador do processo educacional para que, então, sejamos capazes de agir também como agentes promotores da mudança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Health care has become increasingly complex and new needs demand that people readjust their work processes towards the construction of multi-professional teams that assure users comprehensive, effective, high quality care. The Association of American Medical Colleges has recommended that medical curricula seek strategies for collaborative development, shared responsibility, and high-performance teams characterized by leadership, decision-making, communication, conflict resolution, self-knowledge, cooperativity, co-responsibility, and commitment. Accordingly, the National Curriculum Guidelines for Medical Undergraduate Courses states that the student must be able to take leadership in interpersonal relationships with commitment, responsibility, empathy, ability to make decisions, communication and perform effective actions, mediated by interaction, participation and dialogue, aiming at the community’s well-being. One strategy to produce teams and develop teamwork skills is the Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), widely used in the human resources, management and administration sectors in team building, with the purpose of self-knowledge and self-development, organizational development, managerial training, and academic and professional curriculum development. Thus, the MBTI was incorporated into the planning and execution of a Public Health discipline, in the seventh semester of a Medicine course of a Brazilian Federal University, as a strategy for the division of working teams during the academic period. The objective of the present article, therefore, is to report the experience and to perform a quantitative and qualitative analysis based on student answers obtained in questionnaires. Following application of the MBTI test, teams were formed according to the students’ temperament, with the sixteen psychological types divided into four large groups of temperaments: SJ (guardians), SP (craftsmen), NF (idealists), NT (rational). The teams were created so that they each had at least one representative of each temperament. The quantitative analysis shows that the intervention was statistically significant. Qualitative analysis of the answers to the open-ended questions was obtained initially by categorization of the information, followed by grouping into broad categories, through content analysis. The categories “satisfactory team formation”, “opportunity for self-knowledge and peer knowledge by the MBTI”, and “disagreement with the MBTI division” elucidated the students’ perceptions about the potentialities and challenges of using the MBTI for team division in medical training. The experience taught us that adding individual skills is possible and important, not only for the construction of quality end products, but for the work process to be valued, allowing self-knowledge and the development of interpersonal skills. It is evident that we, as students and teachers, health professionals and people, should allow ourselves to be affected by the transformative potential of the educational process in order to enable us to act as agents that promote change.
  • Adaptação Transcultural e Validação das Propriedades Psicométricas do Instrumento Nutrition in Patient Care Survey (Nips) no Brasil Artigo Original

    Sleumer, Juliana Peres; Campos, Ângelo Ponte de Freitas; Machado, Felipe Anastácio da Silva; Moura, Eliane Perlatto

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O hábito nutricional inadequado é considerado importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O médico tem importante papel na modificação e melhoria do comportamento nutricional de seus pacientes e consequente melhoria da saúde. Neste contexto, é necessário mensurar, mediante instrumentos confiáveis, a atitude de estudantes e médicos sobre nutrição no atendimento a pacientes, para subsidiar intervenções educacionais que impactarão a prática clínica. Objetivo Traduzir, adaptar culturalmente e validar o instrumento Nutrition in Patient Care Survey (Nips), que avalia atitudes no cuidado nutricional na prática clínica, para ser utilizado na população de língua portuguesa falada no Brasil. Metodologia A versão original Nips em inglês inicialmente foi traduzida para a língua portuguesa e submetida a uma adaptação transcultural do vocabulário e da construção linguística. Esta versão foi retraduzida para o inglês. O questionário foi então aplicado para pré-teste em 30 estudantes de Medicina, com o intuito de eliminar dúvidas quanto à compreensão das perguntas. A versão final do instrumento adaptado foi aplicada a 400 estudantes de Medicina. Foi realizada a análise de confiabilidade e de validade, utilizando-se análise fatorial exploratória pelo método de extração de componentes principais e rotação Varimax Resultado Quatrocentos estudantes responderam a todas as perguntas do Nips e foram incluídos na análise. Após análise fatorial, foi definida a estrutura final da escala, que passou a ter 37 itens, em formato Likert de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente), divididos em dez fatores, diferentemente do observado na escala original, que apresenta cinco fatores. A consistência interna (alfa de Cronbach) para os dez fatores estudados foi superior a 0,60 na maioria deles, e o alfa de Cronbach geral foi superior a 0,50. Na análise de validade do construto, a maioria dos coeficientes de correlação se mostrou significativa (valores p < 0,005). Com essa estrutura, a escala proposta apresentou consistência interna entendida como favorável, explicando 58,93% das atitudes dos alunos em relação ao cuidado nutricional na assistência ao paciente. Conclusão A versão em português do instrumento Nips, após o processo de adaptação, mostrou-se útil e adequada para levantar informações relativas à atitude dos estudantes de Medicina no cuidado nutricional do paciente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Inadequate nutritional habits are considered a leading risk factor for the development of chronic noncommunicable diseases (CNCD). The physician plays an important role in modifying and improving the nutritional behavior of his patients and consequently safeguarding their health. In this context, it is necessary to measure, through reliable instruments, the attitude of students and physicians toward nutrition in patient care, to subsidize educational interventions that will impact clinical practice. Objective To translate, culturally adapt and validate the Nutrition in Patient Care Survey (NIPS), which assesses attitudes in nutritional care in clinical practice, to be used in the Portuguese-speaking population in Brazil. Methodology The original English version of NIPS was initially translated into Portuguese and submitted to a cross-cultural adaptation of vocabulary and linguistic construction. This version was then retranslated into English. The questionnaire was then applied to pre-test in 30 medical students, in order to eliminate doubts about comprehension of the questions. The final version of the adapted instrument was applied to 400 medical students. The reliability and validity of the survey was ascertained using exploratory factor analysis, conducted through principal component extraction and Varimax rotation methods. Result Four hundred students answered all NIPS questions and were included in the analysis. Following factorial analysis, the final structure of the scale was defined, which now has 37 items, in Likert form ranging from 1 (totally disagree) to 5 (totally agree), divided into ten factors, which differs from the original scale with five factors. The internal consistency (Cronbach’s alpha) for the ten factors studied was greater than 0.60 in most cases and the general alpha was greater than 0.50. In the construct validity analysis, the majority of the correlation coefficients were significant (p values < 0.005). With this structure, the proposed scale presented an internal consistency understood as favorable, explaining 58.93% of students’ attitudes regarding nutritional care in patient care. Conclusion The version in Portuguese of the NIPS instrument, after an adaptation process, proved to be useful and adequate for gathering information regarding the attitude of medical students related to nutritional care of patients.
  • Avaliação das Estratégias de Autoaprendizagem em Alunos de um Curso de Medicina em Belém – Pará Artigo Original

    Barreto, Irma Douglas Paes; Gomes, Patrick Abdala; Furlaneto, Ismari Perini; Barreto, Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem sido incorporada aos currículos das escolas médicas que priorizam o estudante no centro da discussão. O diagnóstico e a mensuração das estratégias de estudo e aprendizagem constituem um dos aspectos fundamentais à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo O estudo teve como objetivo identificar as estratégias do discente em desenvolver seu estudo autodirigido, avaliando a utilização de ferramentas úteis no contexto do seu ensino-aprendizagem. Metodologia Foi realizado um estudo transversal observacional descritivo e analítico, aplicando-se 348 questionários a alunos de um curso de Medicina, uniformemente distribuídos do segundo ao nono semestres. Os questionários, do tipo Likert, foram direcionados para investigar as estratégias utilizadas no estudo individual e sua percepção desses alunos em relação à aprendizagem. A análise estatística foi feita por diferentes métodos, de acordo com as variáveis e categorias observadas, e executada com auxílio do software BioEstat 5.45. Resultados com p ≤ 0,05 (bilateral) foram considerados significativos. Resultados A média de idade foi de 22,7 anos, com 57,3% de mulheres. A maioria mostrou hábito de estudo superior a três vezes por semana (72,2%), em lugares fixos, sobretudo na biblioteca (96,8%). A maioria dos alunos dispunha de recursos eletrônicos para acessar a internet. A maioria dos respondentes (43,6%) utilizou muito pouco o recurso de videoaula. Cinquenta por cento dos alunos julgaram fácil cumprir o horário de estudo e evitaram situações que desviavam sua atenção. Cinquenta por cento deles estudaram sozinhos todos os objetivos e mantiveram foco nos mesmos. O uso do mapa conceitual não foi frequente, mas a maioria elaborou esquemas durante o estudo. Para a maioria dos estudantes, a busca de artigos científicos no idioma inglês aconteceu apenas em 50% das vezes. Apenas 25% dos alunos fizeram “sempre” a síntese do estudo em forma de resumo. No mínimo 25% dos estudantes utilizaram mais de um livro-texto em seus estudos, e o acesso a artigos por meio de plataformas de bases de dados científicos ocorreu “sempre”. Em relação ao uso de apostilas comerciais e resumos não próprios, até 75% dos alunos responderam que isso ocorre em aproximadamente “50% das vezes”. A autopercepção da retenção do conhecimento, para 50% dos estudantes, ocorreu “cerca de 50% das vezes” ou com “muita frequência”. Conclusão Alunos deste estudo que trabalham com a metodologia ABP utilizaram recursos apropriados para seu estudo, planejando e organizando sua aprendizagem. O hábito de planejar o estudo esteve positivamente associado às melhores estratégias de aprendizagem e à busca por fontes de melhor qualidade técnica, resultando em maior percepção da retenção do conhecimento pelo aluno. Como houve falhas nas estratégias de aprendizagem, sugere-se a criação de um guia de orientações de autoaprendizagem para auxiliar o aluno no desempenho de seu estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Problem-Based Learning (PBL) is a teaching and learning methodology that has been incorporated into the curricula of medical schools, which prioritize the student to the center of the discussion. The diagnosis and measurement of learning strategies has become a key aspect in the improvement of the teaching and learning process. Objective The study aims to identify students’ strategies in developing their self-directed learning, evaluating the application of useful tools in the context of their learning. Methods A descriptive and analytical observational cross-sectional study was carried out, applying 348 questionnaires to the students of a medical school, uniformly distributed from the 2nd to 9th semesters of the course. The Likert-scaled questionnaires were aimed at investigating the strategies used for individual study as well as student perception regarding learning. Statistical analysis was performed by different methods, according to the variables and categories observed and executed with the aid of BioStat 5.45 software. Results with p ≤ 0.05 (bilateral) were considered significant. Results The mean age was 22.7 years, with 57.3% being female. The majority showed a study habit higher than three times a week (72.2%), in fixed places, especially in the library (96.8%). Most of the students have electronic resources to access the internet. Most of the respondents (43.6%) use the video-lecture feature infrequently. 50% of the students find it easy to follow scheduled study hours and avoid situations that distract their attention. 50% of them studied all proposed learning objectives alone, and kept their focus. The use of the conceptual map is not frequent. However, most developed schemes during study. The majority of the students conducted searches for scientific articles in the English language only 50% of the time. Only 25% of the students «always» synthesize the study in summary form. At least 25% of the students used more than one textbook in their studies and ‘always’ accessed articles through scientific database platforms. Regarding the use of commercial e-books and non-self summaries, up to 75% of the students answered that this happens approximately 50% of the time. Regarding self-perception of knowledge retention, for 50% of the students the answers varied between this happens «about 50% of the time» and «very frequently”. Conclusion The medical students using PBL methodology, use appropriate resources for their study, planning and organizing their learning, however there have been failures in learning strategies. A habit of planning study is positively associated with the best learning strategies and the search for sources of better technical quality, resulting in a greater perception of student retention of knowledge. Therefore, it is suggested that self-learning guidelines be created to assist the student in his or her study performance.
  • Modelo de Treinamento para Inserção de Dispositivos Intrauterinos Artigo Original

    Rodrigues, Brenda Diniz; Loureiro, Camila Fernanda Antunes Castanho Cavaleiro de Macêdo; Andrade, Mariseth Carvalho de; Ramos, Suzana Rodrigues; Mainardi, Carolina Ribeiro; Rama, Cristina Helena; Botelho, Nara Macedo

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Aprender praticando exclusivamente em pacientes é cada vez menos aceitável no ensino médico. O ensino baseado em simulação é uma ferramenta capaz de gerar aquisição de habilidades e competências de forma eficaz e em ambiente controlado, sem causar dano ao paciente. A Ginecologia é uma especialidade médica que depende de treinos bem estruturados, e entre os procedimentos ginecológicos destaca-se a inserção dos dispositivos intrauterinos de cobre. Para aumentar a oferta deste método contraceptivo, é preciso capacitação adequada dos profissionais de saúde. Os simuladores físicos imitam a realidade e auxiliam na aquisição de habilidades e competências, tornando de fundamental importância o ensino baseado em simulação para inserção de dispositivos intrauterinos. Objetivo Desenvolver um modelo de treinamento para aquisição de habilidades na inserção de dispositivos intrauterinos. Método Foi desenvolvido um simulador (modelo de utilidade) para inserção de dispositivos intrauterinos, composto por uma base rígida retangular com 17 cm x 15 cm x 21 cm (A x L x P), com peso de 420 gramas, confeccionada em acrinolitrilabutadieno estireno (ABS). Acoplada a este suporte, existe uma estrutura semiflexível, composta por um protótipo de canal vaginal, com colo uterino e região vulvar semelhantes à anatomia humana, confeccionada em ácido poliático flexível (PLA-FLEX). Foram selecionados 15 médicos residentes de Ginecologia e Obstetrícia para treinamento teórico-prático com o simulador proposto pelo estudo para capacitação em inserção de dispositivo intrauterino de cobre. O simulador utilizado neste estudo foi avaliado e validado por especialistas em Ginecologia e Obstetrícia. Resultados Houve melhora estatisticamente significante dos parâmetros avaliados comparando-se a avaliação inicial (pré-treinamento) e final (pós-treinamento) dos residentes, com homogeneidade no desempenho final. Na avaliação inicial, apenas 40% dos dispositivos ficaram bem posicionados, em contraste com 93,3% de sucesso de inserção após implementado o modelo de treinamento. Conclusão Desenvolveu-se um modelo de treinamento baseado em simulação que contribuiu para a aquisição de habilidades de inserção de dispositivo intrauterino de cobre quando aplicado aos residentes de Ginecologia e Obstetrícia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Learning by practicing exclusively on patients is becoming increasingly unacceptable in medical training. Simulation-based teaching is a tool capable of generating skills and competences efficiently and in a controlled environment, without causing harm to patients. Gynecology is a medical specialty that depends on well-structured training; an important gynecological procedure is the insertion of copper intrauterine devices. In order to increase the supply of this contraceptive method to the population the relevant health professionals need to be adequately trained. Physical simulators imitate reality and assist in skills acquisition. Therefore, structured training based on simulation to teach the insertion of intrauterine devices is of fundamental importance to the teaching of gynecology. Objective To develop a training model for skills acquisition for the insertion of intrauterine devices. Method A simulator (utility model) was developed for the insertion of intrauterine devices, composed of a rigid rectangular base made of acrylonitrile butadiene styrene, measuring 17 cm x 15 cm x 21 cm and weighing 420 g. Attached to this support is a semi-flexible structure made of flexible polylactic acid, composed of a prototype vaginal canal, with a uterine cervix and vulvar region, similar to the human anatomy. Fifteen gynecology and obstetrics residents were selected for theoretical and practical training with the simulator proposed by the study for the training of intrauterine copper device insertion. The simulator used in this study was evaluated by specialists in gynecology and obstetrics, who validated it for use in teaching. Results A statistically significant improvement was found in the evaluated parameters, comparing the initial evaluation and the final evaluation of the residents, whose final performances displayed homogeneity. In the initial evaluation only 40% of the devices were well positioned, in contrast to a 93.3% rate of successfull insertion following implementation of the training model. Conclusion A training model was developed to simulate the performance of copper intrauterine device insertion and contributed to the acquisition of skills for this task when applied to gynecology and obstetrics residents.
  • As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura Artigo Original

    Mairot, Lúcia Trindade da Silva; Costa, Beatriz Biasi Gin da; Heringer, Thaís Pedrosa Moraes; Borges, Raquel Camargos; Moura, Eliane Perlatto

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A introdução das artes no currículo médico tem despertado interesse crescente, uma vez que estas apresentam qualidades únicas que podem auxiliar no desenvolvimento dos aspectos sociais da prática médica, oferecendo maneiras novas e distintas de exploração do conhecimento e da identidade profissional. Objetivo Avaliar a eficácia da utilização das artes no currículo médico por meio de uma revisão bibliográfica. Metodologia As bases de dados Lilacs, SciELO, PubMed e Eric foram pesquisadas para artigos publicados sobre estudos que tentaram avaliar a eficácia de uma abordagem baseada em artes na educação médica de graduação. Outros artigos foram identificados por meio de busca ativa. Foram utilizados os seguintes descritores (art or visual arts or paintings or literature or narrative or poetry or theatre or movies or films or cinema) AND (medical education or medical student or medical curriculum). Foram incluídos somente os artigos cujo estudo foi realizado com estudantes de Medicina e cuja eficácia da intervenção foi avaliada por comparação entre grupos (estudos quantitativos) ou pela satisfação do estudante de Medicina por questionário (estudos qualitativos). Os artigos selecionados foram lidos na íntegra por dois pesquisadores, de modo a identificar o tipo de arte utilizada na intervenção, o autor, a amostra, a metodologia e a conclusão sobre a atividade relatada. Resultados Foram incluídos 28 artigos no estudo, distribuídos de acordo com o tipo de arte utilizada: (n = 16) artes visuais; (n = 6) literatura; (n = 3) teatro; (n = 3) cinema. As competências educacionais sensíveis às artes relatadas nos estudos avaliados foram: habilidades de observação diagnóstica, trabalho em equipe, reflexão e argumentação; facilitar o aprendizado cognitivo; aspectos humanísticos da medicina (empatia/relação médico-paciente); profissionalismo. Alguns estudos afirmam que as intervenções baseadas em artes são eficazes na alteração de atitudes, entretanto não definiram como esse sucesso foi medido. Nenhum estudo considera os efeitos sobre o comportamento. As evidências para o uso de intervenções baseadas em artes para promover habilidades de observação diagnóstica mostraram ser mais fortes. No entanto, seu efeito em outras habilidades clínicas não foi estudado. Conclusão A arte pode ser uma estratégia facilitadora do aprendizado, uma vez que auxilia o estudante a lidar com a complexidade do ser humano e da saúde humana. Este conhecimento mais amplo sobre a saúde e a doença pode levar à melhoria da relação médico-paciente na prática clínica. Entretanto, devido à natureza qualitativa da maioria dos estudos, baseados principalmente na opinião do estudante sobre as modificações ocorridas em suas atitudes, a eficácia das intervenções nem sempre foi efetivamente demonstrada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The introduction of the arts into the medical curriculum has sparked increasing interest since they present unique qualities that can aid in the development of the social aspects of medical practice, offering new and distinctive ways of exploring knowledge and professional identity. Objective To evaluate the effectiveness of the use of the arts in the medical curriculum, through a bibliographical review. Methodology The Lilacs, Scielo, PubMed and Eric databases were searched for published articles on studies that attempt to evaluate the effectiveness of an arts-based approach in undergraduate medical education. Other articles were identified through active searching. The following descriptors (art or visual arts or paintings or literature or narrative or poetry or theatre or movies or films or cinema) AND (medical education or medical student or medical curriculum) were used. We included only articles related to studies that were conducted with medical students and which evaluated the effectiveness of the intervention by comparison between groups (quantitative studies) or by medical student satisfaction by questionnaire (qualitative studies). The selected articles were read in full in order to identify the type of art used in the intervention, the author, the sample, the methodology and the conclusion about the reported activity. Results A total of 28 articles were included in the study, distributed according to the type of art used: (n = 16) visual arts; (n = 6) literature; (n = 3) theater; (n = 3) cinema. The arts-sensitive educational skills reported in the studies evaluated were: skills diagnostic observation, teamwork, reflection and argumentation; facilitating cognitive learning; humanistic aspects of medicine (empathy / patient medical relationship); professionalism. Some studies state that arts-based interventions are effective at changing attitudes; however, they did not define how this success was measured. No study considers the effects on behavior. Evidence for the use of arts-based interventions to promote diagnostic observation skills has been shown to be stronger. However, its effect on other clinical skills has not been studied. Conclusion Art can represent a strategy to facilitate learning, since it helps the student to deal with human complexity and health. This broader understanding of health and illness can lead to improved physician-patient relationships in clinical practice. However, due to the qualitative nature of most of the studies, based mainly on the student’s opinion of the changes in their attitudes, the effectiveness of the interventions has not always been effectively demonstrated.
  • Identificação do Nível de Conhecimento em Cuidados Paliativos na Formação Médica em uma Escola de Medicina de Goiás Artigo Original

    Pereira, Erika Aguiar Lara; Rangel, Adriana Belle; Giffoni, Julia Calixto Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O atual panorama mundial e, mais recentemente, brasileiro, nos permite afirmar que os cursos de Medicina carecem de disciplinas que abordem os temas de morte, luto e comunicação de más notícias, geralmente inseridos no contexto dos Cuidados Paliativos, embora não somente em disciplinas que conduzam os futuros profissionais médicos para além do conhecimento técnico-científico, tendo em vista a necessidade dos pacientes e familiares de serem cuidados também nos âmbitos psicossocial e espiritual1. Sabemos que existem barreiras para a aplicação de técnicas de cuidados paliativos no Brasil. Entre elas, podemos destacar a falta de formação em Cuidados Paliativos da equipe de saúde, especificamente, neste estudo, dos profissionais médicos. Objetivos Identificar o nível de conhecimento em Cuidados Paliativos (CP) na formação médica dos acadêmicos de Medicina do sexto ano de uma escola de Medicina do Estado de Goiás, compreender a percepção dos acadêmicos quanto à aprendizagem referente aos CP durante a sua formação médica e discutir a inclusão de CP na formação médica da instituição do estudo e no Brasil. Método Um questionário com nove questões foi aplicado para avaliar o nível de conhecimento em Cuidados Paliativos dos acadêmicos do sexto ano de Medicina de uma escola médica do Estado de Goiás. A população do estudo foi constituída de 81 indivíduos, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Resultados Foi observado que 73,84% dos entrevistados souberam definir ortotanásia, 43,07% acertaram a definição de distanásia e 58,73% assinalaram corretamente sobre eutanásia. Temos ainda que 36,92% dos alunos não se consideram preparados para lidar com a terminalidade, e a maioria dos acadêmicos (74,3%) referiu déficit quanto à abordagem do tema na graduação. Conclusão Embora os acadêmicos avaliados conheçam alguns princípios dos CP, estes não são suficientes. Os alunos alegam carência na abordagem do tema, enfatizando a necessidade de implementação dos Cuidados Paliativos como disciplina obrigatória na grade curricular brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The current global, and more recently Brazilian, state-of-affairs, indicate that Medicine courses are lacking in disciplines that address the issues of death, grief and communicating bad news. These are themes generally inserted in the context of palliative care, although not exclusively in subjects that instruct future medical professionals beyond technical-scientific knowledge, bearing in mind the need of patients and relatives to be cared for in psychosocial and spiritual terms1. There are known barriers for the application of palliative care methods in Brazil. These include a lack of training in palliative care among health care staff, and specifically in this study, medical professionals. Objectives To identify the level of knowledge in Palliative Care among sixth-year medical students at a Medicine school in the state of Goiás, Brazil, understand their view of training in Palliative Care during the undergraduate medical course and, finally, discuss the inclusion of Palliative Care in the medical training offered at their school and throughout Brazil Method A questionnaire containing 9 questions was applied to assess the level of knowledge about Palliative Care among sixth-year medical students from a Medicine school in the state of Goiás, Brazil. The study population was formed by 81 individuals, of both sexes, all of whom were at least 18 years of age. Results It was found that 73.84% of the interviewees were able to define orthothanasia, 43.07% gave a correct definition of dysthanasia and 58.73% correctly described euthanasia. Nonetheless, 36.92% of the students did not deem themselves fit to deal with terminality, and 74.3% cited a lack of attention given to the theme during undergraduate training. Conclusion Although the assessed students knew some principles of palliative are, these are insufficient. The students allege a lack of attention given to the theme, emphasising the need to implement Palliative Care as a mandatory discipline in the Brazilian curriculum.
  • Relações Interpessoais no Contexto do Projeto Sérgio Arouca: Contribuições para Formação Médica Artigo Original

    Liston, Júlia de Sá; Henicka, Mariana Andréa de Moura; Lima, Rita de Cássia Gabrielli Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO O Sistema Único de Saúde é um patrimônio nacional conquistado na VIII Conferência Nacional de Saúde e reconhecido pela Constituição Federal de 1988. A mesma Constituição que o aprovou exigiu um horizonte democrático para a formação em saúde no Brasil, a ser explorado por ensino, pesquisa e extensão. O horizonte requerido fez-se possível (e está constitucionalmente vivo) graças ao art. 207 da Constituição Federal, que determina às universidades o cumprimento do princípio da indissociabilidade entre as três modalidades formativas. Este artigo analisa características éticas, políticas e epistemológicas das relações interpessoais experimentadas na vivência do Projeto Sérgio Arouca, na perspectiva de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (SC), Brasil. O Projeto Sérgio Arouca, criado em 2009 e inspirado no Projeto Rondon, tem características extensionistas, que possibilitam aos estudantes de Medicina imersão no contexto social da atenção básica de territórios catarinenses socialmente desfavorecidos. Esta pesquisa configura-se como um estudo social de natureza qualitativa, de nível exploratório e caráter analítico. Unindo ensino, extensão e pesquisa, foi desenvolvida com sete acadêmicos por meio da técnica de grupo focal e diário de campo. Os resultados evidenciaram que as relações interpessoais desenvolvidas no contexto do projeto foram atravessadas por uma ética aplicada, por uma epistemologia dialética e por uma ação política responsiva consigo e com o outro. Desta forma, o projeto foi teorizado como uma trégua ao revelar a potencialidade de desacelerar tempos e valorizar a formação fora da estrutura epistêmica curricular do dia a dia, possibilitando encontros reflexivos aos envolvidos sobre valores fundamentais para a construção das relações interpessoais na atenção médica, sendo o amor revelado como o valor-matriz fundante de uma ética com potência para fundamentar a ação política da boa clínica. Concluiu-se que a relação interpessoal que a medicina para o Brasil requer é uma relação interpersonas em diálogo com o contexto da pessoa cuidada; uma relação entre, com, especialmente no contexto da atenção básica, contexto macro das reflexões que aqui serão apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Brazilian Unified Health System (SUS), a piece of national heritage achieved at the VIII National Health Conference, is recognized by the 1988 Federal Constitution. The same Constitution that approved the creation of the system, also required a democratic horizon for health training in Brazil to be developed through teaching, research and community outreach activities. That required horizon became feasible (and remains constitutionally valid) due to art. 207 of the Federal Constitution that determines that universities fulfill the principle of being inseparably linked to the three education modalities. This article analyzes the ethical, political and epistemological features of the interpersonal relations experienced within the Sérgio Arouca Project from the perspective of Medicine students from the University of Vale do Itajaí (SC), Brazil. The Sérgio Arouca Project was designed in 2009, inspired by the Rondon Project. It has community outreach characteristics and its objective is to afford Medicine students the opportunity to be immersed in the social context of primary health care services in socially disadvantaged territories in the state of Santa Catarina. This research is a qualitative, exploratory, analytical social study. Combining teaching, community outreach and research, it was developed by seven academic students using focus group and field diary methods. The findings demonstrated that interpersonal relations developed in the context of the Project were pervaded by applied ethics, dialectic epistemology and responsive political action with oneself and with other members of the group. Thus, the Project was considered a respite, decelerating processes and valuing education outside the everyday epistemological, curricular structure and thereby presenting the opportunity to experience encounters and reflect on the fundamental values for building interpersonal relationships in medical care, where love is revealed as the underlying matrix-value of an ethics with the power to substantiate the political action of good clinical practice. It was concluded that the interpersonal relationship that Medicine requires for Brazil is an inter-people relationship in dialogue with the context of the cared person; a relationship, especially in primary care, with the macro context of the reflections that will be presented here.
  • Hipertensão Arterial Sistêmica: a Perspectiva dos Docentes no Ensino Médico Artigo Original

    Scholze, Alessandro da Silva; Scopel, Lucas Zago; Zappelini, Priscila Soranzo; Duarte, Carlos Francisco

    Resumo em Português:

    RESUMO Investigamos as representações sociais dos professores do curso de Medicina de uma universidade no litoral norte de Santa Catarina quanto à abordagem de pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) na prática clínica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados com oito docentes do curso em uma amostragem de conveniência, representando as grandes áreas envolvidas no internato médico. Os dados foram analisados conforme a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, usando como operadores as idéias centrais e expressões-chave. Verificamos que as pessoas com hipertensão chegam aos profissionais de diversas formas: a partir de um achado no exame físico realizado por outros motivos, na revisão de saúde por questões preventivas, em situações de urgência, referências ou com queixas que a pessoa atendida relaciona à pressão arterial elevada. Os docentes identificaram falta de associação entre a HAS e sintomas, atribuindo tal associação às pessoas acometidas, ainda que o discurso dos próprios sujeitos tratasse a HAS como doença mais do que como fator de risco. A má adesão ao tratamento surgiu como limitação das medidas não farmacológicas e farmacológicas, evidenciando-se a dificuldade de justificar as mudanças exigidas na vida das pessoas para lidar com um risco que não se traduz em illness na ausência de complicações associadas. Sugere-se a importância de definir de forma adequada a HAS como um sinal vital e fator de risco na graduação médica, a fim de evitar a promoção da doença e abordar de forma efetiva o problema por meio de um Plano de Manejo Conjunto quando as intervenções se fizerem necessárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We investigated the social representations of medicine teachers from a University in Santa Catarina state regarding their clinical approach to people with hypertension. This was a qualitative study employing semi-structured interviews with a convenience sample of eight teachers, each representing a field included in undergraduate medical internship. The collected data were analyzed according to the Collective Subject Discourse (DSC) methodology applying the resources of central ideas and key expressions. We verified that people with hypertension are identified by the subjects when they seek medical attention for different purposes: medical examination for complaints not related to hypertension, health check-ups, emergency situations, referrals from other professionals or even complaints that the person attributes to hypertension. The medical teachers identified a lack of association between hypertension and symptoms, attributing that association to those afflicted with hypertension, even though the subjects talked of hypertension more like as a disease, than a risk factor. Poor treatment adherence emerged as a limitation of non-pharmacological measures as much as of the pharmacological ones, pointing to the difficulties involved in justifying the lifestyle modifications usually prescribed to deal with a risk factor that is not identified as an illness when there are no associated complications defining disease situations. We suggest the importance of adequately defining hypertension as a risk factor throughout medical undergraduate training, in order to avoid disease mongering. Hypertension must be approached applying a joint problem management plan involving the physician and the person with hypertension.
  • Ensino Baseado na Evocação do Conhecimento em Aulas de Neuroanatomia Artigo Original

    Sanders, Lia Lira Olivier; Ponte, Randal Pompeu; Viana, Antônio Brazil; Peixoto, Arnaldo Aires; Kubrusly, Marcos; Leitão, Antônio Miguel Furtado

    Resumo em Português:

    RESUMO As faculdades de Medicina são continuamente desafiadas a desenvolver modalidades de ensino que melhorem a compreensão e a retenção do conhecimento anatômico. Tradicionalmente, a aprendizagem tem sido considerada como a codificação de novos conhecimentos, enquanto a evocação tem sido considerada apenas um meio para avaliar a aprendizagem. Pesquisas demonstram que a prática da evocação do conhecimento é uma maneira de promover um aprendizado robusto, durável e transferível para novos contextos. Isso implica que os alunos deixem de lado o material que estão aprendendo e pratiquem ativamente reconstruí-lo por conta própria. Um desafio geral é desenvolver maneiras de implementar a aprendizagem baseada em evocação em ambientes educacionais. Desenvolvemos uma abordagem pedagógica que implementa a aprendizagem baseada em evocação em aulas práticas de neuroanatomia, que difere do ensino usual de neuroanatomia, na medida em que envolve ativamente os alunos na aprendizagem. Requer que os estudantes recuperem conhecimentos anatômicos em forma oral e escrita, bem como identifiquem estruturas em material cadavérico. As aulas práticas de anatomia tradicionalmente se baseiam na exposição passiva dos estudantes ao material de cadáveres, com o professor apontando e nomeando estruturas anatômicas. Desde agosto de 2014, aplicamos a prática da evocação em aulas de neuroanatomia. Um total de 720 alunos foi incluído no estudo. O desempenho dos alunos uma semana após a aula prática foi melhor no grupo submetido ao método de ensino tradicional do que no grupo de aprendizagem baseada em evocação (p < 0,0001, tamanho do efeito = 0,60). Quatro semanas após a intervenção, no entanto, o desempenho dos alunos que aprenderam usando uma abordagem baseada na evocação foi melhor do que o dos estudantes passivamente expostos ao material de aprendizagem (p < 0,0001, tamanho do efeito = 0,75). Em conjunto, nossos resultados sugerem que o aprendizado baseado em evocação tem um efeito maior na retenção a longo prazo. A aprendizagem baseada em evocação é fácil de aplicar e econômica. Pode ser implementada em praticamente qualquer ambiente educacional. Esperamos que nosso relato possa inspirar os educadores a adotarem abordagens de práticas de aprendizagem por evocação e a buscarem maneiras de aplicar métodos de ensino e aprendizagem derivados da pesquisa sobre educação em salas de aula reais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Medical schools are continuously challenged to develop teaching modalities that improve understanding and retention of anatomical knowledge. Traditionally, learning has been regarded as the encoding of new knowledge, whereas retrieval has been considered a means for assessing learning. A solid body of research demonstrates that retrieval practice is a way to promote learning that is robust, durable, and transferable to new contexts. It involves having learners set aside the material they are learning and practice actively reconstructing it on their own. A general challenge is to develop ways to implement retrieval-based learning in educational settings. We developed a pedagogical approach that implements retrieval-based learning in practical neuroanatomy classes, which differs from usual neuroanatomy teaching in that it actively engages students through active learning. It requires students to retrieve anatomical knowledge in oral and written form, as well as to identify structures in cadaveric material. Practical anatomy classes have traditionally relied on students’ passive exposure to cadaveric material, with the lecturer pointing to and naming anatomical structures. Since August 2014, we have been applying retrieval practice in neuroanatomy classes. A total of 720 students were included in the study. Student performance one week after the practical lesson was higher in the traditional method group than in the retrieval-based learning group (p < 0.0001, effect size = 0.60). Four weeks after the intervention, however, the performance of students who learned using a retrieval-based approach was higher than that of students passively exposed to the learning material (p < 0.0001, effect size = 0.75). Taken together, our results suggest that retrieval-based learning has a greater effect on long-term retention. Retrieval-based learning is easy to apply and cost-effective. It can be implemented in nearly any educational setting. We hope that our report may inspire educators to adopt retrieval practice approaches and seek ways to apply methods from learning research in actual classrooms.
  • Dimensão dos Problemas Éticos Implicados na Educação Médica Artigo Original

    Garcia-Jr, Carlos Alberto Severo; Verdi, Marta Inês Machado

    Resumo em Português:

    RESUMO O ensino médico necessita passar por adaptações continuamente em suas diretrizes curriculares de acordo com as demandas sociais. Trazer à tona o tema dos problemas éticos no ensino médico é lançar mão de um possível artifício para contribuir com o entendimento das necessidades variantes da população brasileira. O objetivo deste trabalho é analisar os problemas éticos vivenciados por discentes e docentes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os participantes do estudo foram estudantes do primeiro ao sétimo período do curso de Medicina e professores da instituição. Os dados foram coletados por meio de grupos focais com os discentes e de entrevista coletiva com os docentes. A análise dos dados coletados se deu pela codificação e categorização por análise temática de conteúdo. Os discentes ponderam que enfrentar os problemas éticos da formação médica remete à necessidade de aprender a lidar consigo mesmo e difundir o debate e o estudo da ética no curso de Medicina. Os docentes consideram como ações de enfrentamento dos problemas éticos: (1) empoderamento dos discentes para enfrentar as forças repressivas; (2) fortalecimento de práticas de tomadas de decisão coletivas no âmbito dos espaços institucionais; (3) formação continuada dos professores; (4) valorização de docentes com uma formação alicerçada no planejamento e ações de cunho coletivo e vinculadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina. A identificação do conhecimento acerca da temática reflete a inseparável relação entre os saberes dos docentes e discentes e a institucionalização do ensino médico no que diz respeito a problemas éticos. Estes estão presentes em todos os períodos do curso de Medicina analisados, ainda que nem sempre ditos ou visíveis e, portanto, transversais às disciplinas curriculares e aos espaços de práticas, direta ou indiretamente. Os participantes da pesquisa apontam as incongruências existentes na formação, com discrepâncias entre teoria e prática, desde as relações entre docente e discente até as relações entre instituição e docente/discente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Medical education is required to continuously adapt its curriculum guidelines according to social demands. Raising the theme of ethical problems in medical education entails using a possible artifice to contribute toward understanding the diverse needs of the Brazilian population. The objective of this study is to analyze the ethical problems experienced by the students and professors of the University of Vale do Itajaí (Univali) medical course. This is a qualitative study. The study participants were students from the 1st to 7th semesters of the medical course and the institution’s teachers. Data were collected through focus groups with the students and a collective interview with the teachers. The collected data were coded and categorized for content analysis. The students think that tackling ethical problems in medical education equates to the need to learn to deal with themselves and spread debate and study of ethics at the medical school. The teachers believe that ethical problems should be addressed through the following actions: (1) empowering the students to stand up to repressive forces; (2) strengthening collective decision-making practices within institutional spaces; (3) continuing teacher training; (4) giving value to teachers with a foundation based on planning and collective actions and linked to the National Curricular Guidelines of the medical course. The identification of knowledge about the subject reflects the inseparable relationship between the knowledge of teachers and students and the institutionalization of medical education in relation to ethical problems. These are present throughout all the academic periods of the medical course analyzed, although they are not always cited or visible, and are therefore, directly or indirectly, cross curricular disciplines and spaces of practices. The research participants identify the incongruities in the training with discrepancies between theory and practice, from teacher-student relations to the relations between the institution and teacher/student.
  • Práticas Integrativas e Complementares: Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem em Práticas Integrativas nas Escolas Médicas do Brasil Artigo Original

    Albuquerque, Leila Verônica da Costa; Lima, José Wellington de Oliveira; Silva, Ana Beatriz Gois da; Correia, Ingrid Cavalcante Morais; Maia, Ludmila Rios Osterno Gomes; Bessa, Matheus Costa; Bessa, Olívia Andrea Alencar Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto Medicinas Complementares e Alternativas (MAC) são práticas de cuidados não convencionais que, segundo a Organização Mundial da Saúde, devem ser implementadas no sistema de saúde, particularmente nas regiões pobres do País. No Brasil, têm sido inseridas na saúde como Práticas Integrativas por meio de programas assistenciais e no ensino de graduação. Objetivou-se avaliar o processo de ensino-aprendizagem em Práticas Integrativas nas escolas médicas brasileiras. Metodologia Um estudo transversal foi realizado em escolas médicas brasileiras com um questionário autoaplicável para professores, e um levantamento de dados secundários foi obtido em websites de escolas médicas e instituições de bancos de dados governamentais. Na apresentação das variáveis utilizou-se a distribuição de frequências e os testes do coeficiente de Pearson (x2) – Qui-Quadrado. As proporções foram comparadas por meio do teste Qui-Quadrado ou do Teste Exato de Fisher. Quando o valor esperado de uma tabela de contingência foi igual ou superior a 5, utilizou-se o teste Qui-Quadrado; em todas as outras situações, utilizou-se o Teste Exato de Fisher. A diferença entre as proporções foi estimada pela Odds Ratio, calculada por meio de regressão logística simples (95% IC). Resultados Das 272 escolas médicas do Brasil, 57 abordam MAC, sendo essa proporção maior nas regiões Sul e Centro-Oeste. Há uma concentração de escolas médicas em capitais, e a Região Nordeste apresenta uma concentração significativa de escolas médicas com MAC nas capitais. O número de escolas com metodologias ativas e tradicionais no ensino de MAC é equivalente. A homeopatia, a acupuntura e a medicina integrativa predominam, com uma minoria usando práticas indígenas, cromoterapia e medicina antroposófica. As novas diretrizes educacionais não causaram impacto no número de escolas com MAC. O crescimento em MAC foi insignificante (p < 0, 5) nos últimos dez anos. Conclusão Não houve crescimento no ensino em Práticas Integrativas e Complementares no Brasil na graduação médica após as novas diretrizes curriculares, mesmo diante das necessidades do sistema de saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Context Complementary and Alternative Medicine (CAM) are unconventional care practices that, according to the World Health Organization, should be implemented in the Health System, particularly in poor regions of the country. In Brazil, they have been adopted by Care Programs and introduced into undergraduate medical education. In this study we were interested in evaluating the teaching-learning process of Integrative Practices in Brazilian medical schools. Methodology A cross-sectional study was carried out at Brazilian medical schools with a self-administered questionnaire for teachers and a secondary data survey was obtained from medical school websites and government database institutions. For the presentation of the variables, frequency distribution and the Pearson coefficient (X2) -Chi-square tests were used. The proportions were compared using the Chi-square test or the Fisher’s Exact Test. When the expected value of a contingency table was equal to or greater than 5, the Chi-square test was used; in all other situations, Fisher’s Exact Test was used. The difference between proportions was estimated by the Odds Ratio, calculated through simple logistic regression (95% CI). Results 57 of the 272 medical schools in Brazil address CAM, with it being proportionally higher in the South and Mid-West regions. The medical schools are highly concentrated in state capitals, and the Northeast region presents a significant concentration of medical schools with CAM in the capitals. The number of schools with active and traditional methodologies in CAM is equivalent. Homeopathy, Acupuncture and Integrative Medicine predominate, with a minority using Indigenous Practices, Chronotherapy and Anthroposophic Medicine. The new educational guidelines have not affected the number of schools with CAM. Growth in CAM has been insignificant (p <0.05) in the last ten years. Conclusion There has been no growth in teaching Complementary and Alternative Medicine in undergraduate medical training in Brazil since the introduction of the new curricular guidelines, even in view of the needs of the health system.
  • A Educação Baseada na Comunidade no Ensino Médico na Uniceplac (2016) e os Desafios para o Futuro Artigo Original

    Pedroso, Raquel Turci; Nogueira, Camila de Azevedo Guedes; Damasceno, Caroline Neiva; Medeiros, Kellen Karenine Pinho de; Silva, Pablo Henrique da Costa; Veloso, Wanessa Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A Educação Baseada na Comunidade (EBC) no contexto da formação de profissionais da saúde não é um conceito novo, pois sua origem data da década de 1970. Porém, ao longo dos anos, o modo como a EBC é aplicada na educação médica vem sofrendo transformações. No Brasil, desde 2001, a EBC foi incorporada às diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área da saúde e, mais recentemente, em 2014, na publicação das novas diretrizes dos cursos de graduação em Medicina. Objetivos Os objetivos do estudo foram levantar os sentidos e significados que os professores atribuem à Educação Baseada em Comunidade nas matrizes curriculares em vigência no ensino médico da Uniceplac no ano de 2016 e identificar possibilidades de aprimoramento do ensino na instituição em consonância com as diretrizes nacionais em vigência. Método Estudo de caráter qualitativo, realizado no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac). Os dados foram coletados por meio de entrevista reflexiva com 13 docentes que estão ou estiveram diretamente ligados à EBC nessa instituição no ano de 2016. O método de análise de dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin, com a utilização do software Atlas-ti 7 para o suporte na análise. Resultados Os resultados demonstram que a maioria dos docentes afirma conhecer o conceito de EBC, mas sua compreensão diverge da literatura. Além disso, os docentes indicaram falhas na carga horária, nas relações dos professores entre si e com a coordenação, no planejamento e na conquista de cenários adequados das disciplinas ligadas à EBC, além de desafios macropolíticos de aplicabilidade da EBC nos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes resultados estavam relacionados à burocratização das parcerias e a uma falta de corresponsabilidade entre professor, instituição de ensino e Estado. Conclusão Como a EBC vem sendo incorporada gradativamente à educação médica, as instituições também têm uma necessidade crescente de transformação e adequação às diretrizes curriculares vigentes. Sugere-se uma capacitação permanente do corpo docente sobre a compreensão e aplicação da EBC, bem como a criação de um órgão, setor ou funcionário destinado apenas à institucionalização, formalização e manutenção dos cenários, destacando-se cenários da atenção básica no SUS. É também essencial instruir os alunos sobre o tema, para que possam compreender a aplicabilidade da EBC, sua importância na formação médica e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Community-Based Education (CBE) in the context of teaching health professionals is not a new concept, since its origin dates back to the 1970s, but over the years the way in which CBE is applied in medical education has undergone transformations. In Brazil, since 2001, CBE has been incorporated into the curricular guidelines of undergraduate courses in the health area, and more recently in 2014 in the publication of the new guidelines of undergraduate courses in medicine. Objective The purpose of the present research is to ascertain the senses and meanings that teachers attribute to Community-Based Education in the curricular matrices in force in the medical training offered at UNICEPLAC in 2016 and to identify rooms for improvement in the teaching at the institution in line with the national guidelines. Method A qualitative study conducted at the Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC). The data were collected through a reflective interview with 13 teachers who are or were directly connected to CBE promoted at this institution in the year 2016. The method of data analysis was the Bardin Content Analysis, using Atlas-ti 7 software for analysis support. Results The results show that most teachers state that they are familiar with the concept of CBE, but their understanding of the concept often diverges from the literature. They also indicated failures in the workload, teacher-teacher relationships and teachercoordination relationships, in planning and the provision of adequate scenarios for CBE-related subjects, as well as macro-political challenges concerning the applicability of CBE in practical settings of the Unified Health System (SUS). These results were related to the bureaucratization of partnerships and to a lack of accountability shared between teacher, educational institution and State. Conclusion As CBE has gradually been incorporated in medical education, institutions also have an increasing need to transform and adapt to current curricular guidelines. It is suggested that permanent faculty training on the understanding and application of the CBE be implemented, as well as the creation of a sector or appointment of a dedicated role for the institutionalization, formalization and maintenance of the scenarios, highlighting primary care scenarios in the SUS. It is also essential to instruct the students on the subject so they can understand the applicability of CBE, its importance in medical education and its contribution to improving the quality of life of the population.
  • Abordando a Relação Clínica e a Comunicação de Notícias Difíceis com o Auxílio das Artes e dos Relatos Vivos Artigo Original

    Gularte, Natiele Dutra Gomes; Velho, Maria Teresa Aquino de Campos; Gonçalves, Kelly Carvalho Silveira; Beschoren, Nagele Fatica

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A Relação Clínica (RC) é um termo mais abrangente do que relação médico-paciente e, atualmente, tem sido utilizado para descrever o contato da equipe de saúde com o paciente e seus familiares, além da interação da equipe entre si. Para estabelecer relações interpessoais satisfatórias, é importante reunir habilidades de comunicação e empatia, que têm um papel-chave na RC. No entanto, tais temas acabam sendo pouco discutidos durante a formação médica, em detrimento de um estudo mais focado em doenças e tratamentos. Rígidos protocolos e diretrizes têm tomado grande espaço dos currículos de graduação médica, deixando menos tempo para a discussão de temas mais abstratos, relacionados às humanidades e à subjetividade dos pacientes, visão que faz parte da realidade das pessoas. Objetivos Propiciar espaços e referenciais teóricos para a discussão de temas menos abordados no currículo médico e incentivar a importância da comunicação e empatia nos processos de saúde/doença. Métodos Diante da importância de proporcionar aos alunos de Medicina vivências humanizadoras, propusemos a realização de oficinas teórico-práticas e conduzimos uma pesquisa qualitativa com o intuito de avaliar a percepção dos estudantes sobre o ensino-aprendizagem de temas do escopo da RC. Ao todo, participaram do projeto 33 alunos a partir do quarto semestre do curso de Medicina, por adesão voluntária, após convite distribuído via correio eletrônico. Foram ofertadas seis oficinas teórico-práticas, executadas em um trabalho com grupos pequenos e abordando temas como: empatia, luto, cuidados paliativos, final de vida e comunicação de notícias difíceis. As técnicas para coleta dos dados foram a realização de dois grupos focais ao final dos seis encontros e a observação participante, cujos apontamentos eram tomados num diário de campo. Resultados A análise de conteúdo (Bardin, 2011) foi o método escolhido para estudo dos resultados, após transcritas e analisadas as falas dos grupos. No final da análise, emergiram quatro categorias principais (e cinco subcategorias), das quais destacamos duas que serão discutidas neste artigo: “A arte, o cinema e a literatura evocam os sentimentos: buscando o humanismo” e “As notícias difíceis na visão dos pacientes – as experiências vivas”. Para isso, foram utilizadas metodologias ativas, como trabalho em pequenos grupos, uso de vídeos e trechos de filmes, músicas, relatos, leitura de textos e rodas de conversas. Conclusão Os depoimentos dos participantes demonstraram satisfação com as temáticas e metodologias propostas. Dessa forma, analisamos o auxílio de tais técnicas para sensibilizar os alunos, levando-os a refletir sobre a importância da empatia e da comunicação no atuar dos médicos e equipe de saúde, desenvolvendo habilidades de relação interpessoal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Clinical Relationship (CR) is a more comprehensive term than doctor-patient relationship and is currently used to describe the health team’s contact with the patient and their families, as well as the team’s interaction with each other. To establish satisfactory interpersonal relationships, it is important to bring together communication and empathy skills that play a key role in building the CR. However, such topics are given little attention during medical training, with a more focused study on diseases and treatments. Rigid protocols and guidelines have accounted for a large proportion of undergraduate medical curricula, leaving less time for discussion of more abstract subjects related to the humanities and the subjectivity of patients, a view that is part of people’s reality. Objectives To provide spaces and theoretical references for the discussion of topics less addressed in the medical curriculum and to encourage the importance of communication and empathy in health/disease processes. Methods In view of the importance of providing medical students with humanizing experiences, we have proposed theoretical-practical workshops and conducted a qualitative research in order to evaluate the students’ views on learning about CR themes. In total, 33 second-year medical students participated in the project, by voluntary adhesion in response to an invitation distributed via electronic mail. Six theoretical-practical workshops were offered and executed in small groups and addressing topics such as: empathy, mourning, palliative care, end of life and communication of difficult news. The data collection methods were two focus groups conducted at the end of the six meetings encounters and participant observation, the notes from which were taken in a field diary. Results Content analysis (Bardin, 2011) was the method chosen to study the results, following transcription and analysis of the speech of the groups. At the end of the analysis, four main categories (and five subcategories) emerged, of which two are highlighted in this article: “Art, cinema and literature evoke feelings: seeking humanism” and “Difficult news in the view of patients – the living experiences”. To this end, we used active methodologies such as small group work, use of videos and excerpts from films, music, reports, reading texts and conversation wheels. Conclusion The participants’ statements showed satisfaction with the proposed theme and methodologies. We therefore evaluated the use of such techniques to sensitize students, leading them to reflect on the importance of empathy and communication in the work of physicians and health staff, developing interpersonal skills.
  • Diminuição do Estigma sobre Transtorno Mental após Internato em Psiquiatria do Curso de Medicina de Duas Instituições em Fortaleza (CE) Artigo Original

    Feijó, Lorena Pinho; Motta, Sarah Gadelha; Saldanha, Rui Pimenta; Kubrusly, Marcos; Augusto, Kristopherson Lustosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Historicamente, várias doenças são causadoras de estigma. O estigma e o preconceito em torno da doença mental existem amplamente em todo o mundo e pesquisas têm mostrado que a população em geral tem conhecimentos limitados sobre doenças mentais. Entre os transtornos mentais, a esquizofrenia é uma das mais estigmatizadas. Os estudantes de Medicina, por também fazerem parte da sociedade, não ficam imunes ao estigma em relação a pessoas com transtornos mentais. Vários estudos sugeriram que a educação psiquiátrica do estudante de Medicina, principalmente as experiências que envolvem contato direto com o paciente, como o internato, pode ter um impacto positivo, como no engajamento direto ao atendimento do paciente, interesse em participar de outras atividades como terapia grupal, gerenciamento de casos, além do entendimento de que pacientes com condições psiquiátricas podem ser tratados com sucesso. A maioria dos médicos, no entanto, recebe pouco treinamento ao interagir com pacientes com doenças mentais. Geralmente sentem-se desconfortáveis ou ineficazes ao se comunicarem com eles, mesmo sobre queixas físicas. O objetivo deste estudo foi avaliar se o estágio do internato em um hospital psiquiátrico de Fortaleza diminui o estigma dos alunos de Medicina em relação à doença mental. Foi aplicado o questionário validado AQ-9 aos estudantes de Medicina no período inicial do estágio do internato em Psiquiatria e repetida a mesma avaliação no final do período. Do total de 88 estudantes, observou-se que 37 (42%) eram do sexo masculino e 51 (58%) eram do sexo feminino. A média de idade foi de 24,68 anos. Pôde-se observar que houve diferença entre os três primeiros domínios do AQ-9, que evidenciaram, respectivamente, uma diminuição significativa em piedade (p = 0,029), periculosidade (p = 0,004) e medo (p < 0,001). Admite-se que existe estigma na população de estudantes analisada e que o estágio em Psiquiatria do internato de duas faculdades de Medicina estudadas reduziu significantemente três dos nove domínios avaliados. Apenas o gênero como dado sociodemográfico influenciou o resultado. Alunos do sexo feminino apresentaram maior média do que os alunos do sexo masculino em relação ao domínio medo, enquanto os alunos do sexo masculino apresentaram maior média do que os alunos do sexo feminino em relação ao domínio segregação. Fortalece-se a importância do estágio em Psiquiatria durante o internato para além do aprendizado técnico, já que o mesmo tem a capacidade de diminuir o estigma em relação aos pacientes psiquiátricos, principalmente os pacientes esquizofrênicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Historically, there is stigma associated to several diseases. There are widespread stigma and prejudice regarding mental illness throughout the world and research has shown that the general population has limited knowledge about mental illness. One mental disorder in particular, schizophrenia, is highly stigmatized. As members of society, medical students are not immune to stigma assigned to people with mental disorders. Several studies have suggested that the psychiatric training, especially when involving direct contact with the patient, such as medical internship, can have a positive impact on the medical student through their direct engagement in patient care, interest in participating in other activities such as therapy group management, case management, and gaining an understanding that patients with psychiatric conditions can be treated successfully. Most doctors, however, receive little training when interacting with mental illness patients. They usually feel uncomfortable or ineffective in communicating with them, even regarding physical complaints. The objective of this study was to evaluate whether the internship in a psychiatric hospital in Fortaleza reduces the stigma of medical students in relation to mental illness. AQ-9 validated questionnaire was applied to medical students in the initial period of the internship in psychiatry and repeated at the end of the period. From a total sample of 88 students, 37 (42%) were male and 51 (58%) were female, and the mean age was 24.68 years. There was a noticeable difference between the first three domains of AQ-9, which showed a significant decrease in pity (p = 0.029), danger (p = 0.004) and fear (p < 0.001). Stigma does seem to reside in the student population analyzed and the psychiatry internship of the two medical schools studied significantly reduced the results in three of the 9 domains evaluated. Of the sociodemographic variables, only gender influenced the result. Female students presented higher scores than male students in relation to the fear domain while male students presented a higher average than their female counterparts in relation to segregation. The importance of the psychiatry internship which goes beyond technical learning is reinforced, since it has the capacity to reduce stigma in relation to psychiatric, and especially schizophrenic, patients.
  • Teste de Progresso em Consórcios para Todas as Escolas Médicas do Brasil Artigo Original

    Bicudo, Angélica Maria; Hamamoto, Pedro Tadao; Abbade, Joelcio Francisco; Hafner, Maria de Lourdes Marmorato Botta; Maffei, Claudia Maria Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO O Teste de Progresso é uma ferramenta de avaliação longitudinal do ganho de conhecimento de estudantes que tem sido aplicada no Brasil há mais de dez anos. O teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Com base na experiência de um consórcio de escolas, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) propôs um projeto que tinha como um de seus objetivos incentivar escolas de todo o País a adotarem o Teste de Progresso como uma de suas ferramentas de avaliação. Reportamos a estratégia adotada para constituir núcleos interinstitucionais de avaliação com Teste de Progresso, bem como os resultados da primeira prova nacional do Teste de Progresso, que contou com a participação de 58 escolas e 23.065 estudantes. A implantação de núcleos interinstitucionais de Teste do Progresso com processos colaborativos de realização da prova representou um avanço para as escolas envolvidas. As escolas iniciaram um processo de colaboração não apenas para o Teste de Progresso, mas também para o intercâmbio de informações e experiências que trocam com base no conhecimento de cada uma. O projeto funcionou como o início de um movimento para que escolas médicas de todas as regiões do País adotem o Teste de Progresso como uma ferramenta de avaliação com potencial para reorientar a formação médica, ao fornecer um diagnóstico de formação em nível individual e institucional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Progress Testing has been applied in Brazil for more than ten years. It is a tool for longitudinal evaluation of students’ knowledge across levels of training. The test situates the student in his evolutionary teaching-learning process and allows the institution to diagnose its deficiencies throughout the curricular structure. It can be used to evaluate curricular changes and specific assessments of disciplines or teaching modules. From the experience of a consortium of schools, the Brazilian Association of Medical Education (ABEM) proposed a project that aimed to encourage schools throughout the country to adopt Progress Testing as one of its evaluation tools. We report on the strategy adopted to establish interinstitutional evaluation nuclei with Progress Testing, as well as the results of the first national exam, administered by 58 schools to 23,065 students. The implantation of cross-institutional Progress Testing triggered collaborative processes among the schools involved. Schools have begun a collaborative process not only for the Progress Testing, but also for the exchange of information. The project served as the beginning of a movement for medical schools in all regions of the country to adopt Progress Testing as an assessment tool with the potential to reorient medical training by providing information regarding institutional and individual performances.
  • Estresse e Residência Multiprofissional em Saúde: Compreendendo Significados no Processo de Formação Artigo Original

    Silva, Robson Mechel Berto da; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz

    Resumo em Português:

    RESUMO Durante o processo de formação, os residentes multiprofissionais em saúde estão expostos a eventos estressores que podem comprometer sua trajetória profissional. Este estudo avaliou o estresse de pós-graduandos do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) em uma maternidade-escola, como também buscou compreender os significados atribuídos pelos residentes diante desse processo. A pesquisa compreendeu duas abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa, de forma complementar. Assim, participaram deste estudo 26 sujeitos, distribuídos de forma equivalente entre o primeiro e o segundo ano do Programa de Terapia Intensiva Neonatal. Para coleta de dados, foram aplicados os seguintes instrumentos: ficha de identificação, que abordou questões socioculturais, Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL), além de um questionário com questões abertas. Para análise dos resultados, foram realizadas a tabulação e a análise das frequências, utilizando-se o programa PSPP, versão 1.0.1. Na abordagem qualitativa, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Verificou-se que 96,2% dos pesquisados apresentaram estresse. Destes, 72% estavam na fase de resistência e 28% na quase exaustão, predominando os sintomas psicológicos (68%). A análise qualitativa permitiu identificar que a sobrecarga de atividades e a escassez de articulação entre teoria e prática foram fatores desafiadores no cotidiano da formação. Além disso, em relação aos fatores gratificantes vivenciados durante a residência, o trabalho interdisciplinar e o reconhecimento do trabalho por parte do usuário foram considerados, pelos residentes, vivências gratificantes. Já a dificuldade de reconhecimento do trabalho por parte da equipe, a preceptoria e a mão de obra barata foram vistas como fatores relacionados a sentimentos de frustração. É indispensável elaborar políticas públicas a fim de aprimorar os projetos pedagógicos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), contribuindo para a saúde física e mental dos residentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT During the training process, multiprofessional health residents are exposed to stressful events that may compromise their professional trajectory. This study aimed to assess the stress suffered by graduate students of the Multiprofessional Integrated Health Residency Program (RIMS) at a maternity school, as well understand the meanings attributed by the residents of this process. The research comprised two complementary methodological approaches: quantitative and qualitative. Thus, 26 subjects participated in the study, distributed equally between the first and second years of the Neonatal Intensive Care Program. The following data collection instruments were applied: identification form, which addressed socio-cultural issues, the Lipp Adult Stress Symptom Inventory (ISSL), and a questionnaire with open-ended questions. For analysis of the results, tabulation and frequency analysis were carried out using the program PSPP, version 1.0.1. Bardin content analysis was was the qualitative method adopted. It was verified that 96.2% of the respondents presented stress, of whom 72% were in the resistance phase and 28% at near-exhaustion, with a prevalence of psychological symptoms (68%). The qualitative analysis allowed us to identify that overload of activities and lack of articulation between theory and practice were challenging factors in the daily life of the trainees. Furthermore, in relation to gratifying factors experienced during the residence, interdisciplinary work and recognition of one’s work by the user were considered by the residents to be rewarding experiences. Difficulty in achieving recognition of the work by the team, the preceptors and the cheap labor, meanwhile, were seen as factors related to feelings of frustration. It is essential that public policies be developed in order to improve the pedagogical projects of the Multiprofessional Health Residency Programs (PRMS), contributing to the physical and mental health of the residents.
  • Inovações no Desenho Curricular não Garantem Atitudes Centradas no Paciente entre os Estudantes Artigo Original

    Pereira, Claudia Maria Alves da Silva; Bernardes, Filipe Miranda; Minari, Amanda Giroldo; Silva, Carlos Henrique Martins da; Paro, Helena Borges Martins da Silva

    Resumo em Português:

    Introdução Escolas médicas de todo o mundo estão engajadas em reformas curriculares com o objetivo de melhorar a centralidade do ensino no paciente e no aluno, implementando transformações curriculares a fim de contrabalançar a erosão dos valores humanísticos e profissionais, bem como a perda do idealismo de médicos recém-formados. Escolas médicas brasileiras encaram o desafio de redesenhar os currículos médicos em direção a abordagens mais centradas no paciente e no aluno, estimuladas pelas recentes diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Medicina. Entretanto, os resultados desejados não têm sido totalmente alcançados. Objetivo Acessar as atitudes dos estudantes de Medicina e determinar preditores das atitudes mais centradas no paciente entre os estudantes de Medicina de diferentes desenhos de currículo (tradicional, inovador e avançado). Método Estudantes de Medicina do primeiro ao sexto ano de 21 escolas médicas brasileiras que participaram do projeto de avaliação de tendências de mudanças no curso de graduação nas escolas médicas brasileiras proposta pela Associação Brasileira de Educação Médica, com diferentes estágios de currículo (tradicional, inovador e avançado), responderam à versão brasileira da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP) e a um questionário com variáveis sociodemográficas e curriculares. Resultados Estudantes de Medicina brasileiros cuidam mais do que compartilham informação, poder e responsabilidade (p < 0.001; d = 0.599). Cuidam mais do contexto psicossocial do que da perspectiva do paciente (p < 0.001; d = 0.797) e compartilham mais poder e responsabilidade do que entendimento (p < 0.001, d = 0.455). Gênero feminino (B = 0.180), estudantes de escolas médicas públicas (B = 0.132), ano de treinamento médico (B = 0.021), preferência por futura prática em serviços públicos (B = 0.053) e atividades extracurriculares (B = 0.068) foram preditores de atitudes mais centradas no paciente entre os estudantes de Medicina (p < 0.05). Diferentes desenhos curriculares não foram associados com atitudes mais centradas no paciente (p > 0.05). Conclusões Desenhos curriculares não predizem atitudes dos estudantes de Medicina. Ser mulher e frequentar uma escola médica pública foram importantes preditores de atitudes mais centradas no paciente entre os estudantes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background Medical schools all around the world are engaged in curricular reforms aimed at fostering patient- and learner-centeredness, implementing curricular transformations in order to counterbalance the erosion of humanistic and professional values and the loss of idealism of recent graduate physicians. In Brazil, medical schools are facing the challenge of redesigning medical curricula towards more learner-centered and patient-centered approaches, stimulated by recent national medical education guidelines. However, desirable outcomes towards medical education have not been fully achieved. Aim To access medical students’ attitudes and determine predictors of medical students’ patient-centered attitudes among students from different curricular designs (traditional, innovative and advanced). Methods Medical students from 1st to 6th year from 21 Brazilian medical schools participating in the project for evaluating change and trends proposed by the Brazilian Association of Medical Education, with different stages of curricular designs (traditional, innovative and advanced), answered the Brazilian version of the Patient–Practitioner Orientation Scale (B-PPOS) and a questionnaire with curricular and sociodemographic variables. Results Brazilian medical students care more than they share information, power and responsibility (p < 0.001; d = 0.599). They are more concerned with the psychosocial context than with patient’s perspective (p < 0.001; d = 0.797) and share more power and responsibility than understanding (p < 0.001, d = 0.455). Female gender (B = 0.180), students from public schools (B = 0.132), year of medical training (B = 0.021), preference for future medical practice in public services (B = 0.053) and extracurricular activities (B = 0.068) were predictors of patient-centered attitudes among medical students (p < 0.05). Meanwhile, the father’s educational level and choice to study surgical specialties (p < 0.05) were predictors of less patient-centered attitudes among students. Different curricular designs were not associated with students’ patient-centered attitudes (p > 0.05). Conclusion tant predictors of patient-centered attitudes among medical students. Further research should investigate the direct influence of faculty professionalism development programs on students’ patient centered-attitudes.
  • Análise do Acesso à Informação Acadêmica entre Estudantes de Medicina Inseridos numa Metodologia Ativa de Aprendizagem Artigo Original

    Lorena, Suélem Barros de; Andrade, Mateus de Melo; Arcoverde, Ângela Melo de Holanda; Vilela, Lycia Siqueira; Mota, Luciana Rodrigues Alves da; Lorena, José Eudes de

    Resumo em Português:

    RESUMO O acesso à informação acadêmica vem se tornando um dos pilares para o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, sendo estratégico analisar o comportamento e manejo frente aos recursos informacionais disponíveis, pertinentes na formação e na excelência de futuros profissionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento relatado por estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior com metodologia ativa de aprendizagem referente ao acesso a informações acadêmicas, bem como opiniões sobre a construção de conhecimento acadêmico durante a graduação. Realizou-se um estudo observacional transversal e analítico com 274 estudantes do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). Foi elaborado e validado um questionário específico para a coleta dos dados, analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e das medidas. Para avaliar associação entre duas variáveis categóricas foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética e respeitou as exigências éticas. Entre os pesquisados, 52,8% utilizavam meios eletrônicos de estudo isoladamente, enquanto 37,7% deles assinalaram que manuseavam conjuntamente meios eletrônicos e impressos, e 9,4% citaram apenas meios impressos. Em relação às formas de estudo com que o aluno mais se identifica, as assertivas assinaladas por um grupo majoritário dos discentes foram “livros online (PDF, Word, Epub, etc.)” e “livros em papel” (81,9% e 68,3%, respectivamente). Sobre o questionamento acerca da utilização de bases de dados eletrônicas na rotina acadêmica de estudos, a maioria (67,9%) dos alunos respondeu positivamente ao enunciado. Entre as bases de dados mais citadas, encontram-se SciELO (86,7%) e PubMed (70,6%). Ao se avaliar o acesso à informação científica entre estudantes de Medicina, foi visto que, embora a maioria dos alunos utilize bases de dados eletrônicas em sua rotina acadêmica, mais da metade não havia recebido treinamento relacionado às técnicas de pesquisa bibliográfica: a maioria havia aprendido com a prática. Os estudantes pesquisados, em quase sua totalidade, concordam sobre a importância da prática baseada em evidências na rotina acadêmica, sendo relatado por mais da metade dos alunos que, ao deixarem de buscar informações online, se sentem menos atualizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Access to academic information has become one of the pillars for the student’s role in the learning process, and it is strategic to analyze the behavior and management of available information resources pertinent to the training and excellence of future professionals. The objective of this research was to analyze the behavior reported by medical students of a higher education institution with active learning methodology regarding access to academic information, as well as opinions about the construction of academic knowledge during undergraduate training. A cross-sectional and analytical observational study was conducted with 274 students from the Pernambuco Health College Medical School in Recife, Pernambuco. A specific questionnaire was prepared and validated for the data collection, and subsequently analyzed descriptively using absolute and percentage frequencies for categorical variables and measurements. To evaluate the association between two categorical variables, Pearson’s Chi-square test and Fisher’s exact test were used. The research project was approved by the ethics committee and respected all ethical requirements. Among those surveyed, 52.8% used electronic media alone, while 37.7% indicated that they handled both electronic and print media and 9.4% cited print media alone. In relation to the forms of study with which the student most identifies, the options confirmed by the majority were “online books (PDF, Word, Epub, etc.)” and “paper books” (81.9% and 68,3%, respectively). Regarding questions about the use of electronic databases in their study routine, the majority (67.9%) responded positively to the statement; the most commonly cited databases included SciELO (86.7%), and PubMed (70.6%). When evaluating access to scientific information among medical students, it was seen that, although most students used electronic databases in their academic routine, more than half had not received training related to bibliographic research techniques; most had learned with practice. Almost all the students surveyed agree on the importance of evidence-based practice in academic routine, which is reported by more than half of the students who, when they do not seek information online, feel less up-to-date.
  • Pôster Quiz como Estratégia Inovadora na Exposição de Trabalhos em um Congresso de Educação Médica Relato De Experiência

    Rodrigues, Bráulio Brandão; Morais, Lanna Tarce Gonçalves de; Manzi, Paola Souza; Teles, Isabella Françoise; Lisboa, Kálita Oliveira; Ramos, Nathalia Vitória; Machado, Rafael Felipe Gregório; Sugita, Denis Masashi

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A exposição de trabalhos científicos é uma das metodologias utilizadas nos congressos e faz parte da comunicação informal do conhecimento científico, usada entre os cientistas ao se inserirem em um cotidiano restrito de pesquisadores. A tecnologia QR code facilita o acesso à produção científica e à dinamização do conhecimento; o Pôster Quiz constitui uma ferramenta de exploração dos trabalhos científicos facilitada pela inserção do QR code. Objetivos Relatar a criação e elaboração do Pôster Quiz como estratégia inovadora na exposição de trabalhos em um congresso de educação médica, aliada a uma ferramenta digital, o QR code, a fim de incentivar a leitura dos trabalhos expostos nos totens digitais, disseminando a pesquisa científica, seus autores e sua importância. Relato de experiência Trata-se de uma metodologia desenvolvida por discentes e docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), em contou com reuniões periódicas que propunham a elaboração de QR codes que expusessem perguntas sobre resumos previamente lidos pelos participantes em formato e-poster. Esse processo envolveu a participação de sete discentes, um docente e 47 congressistas. Utilizaram-se banners com QR codes correspondentes às perguntas de seis totens de e-poster espalhados pelo evento, cartões-resposta referentes às perguntas expostas pelos QR codes e uma urna para depósito dos cartões; a correção dos cartões foi automática. Ao encontrarem um banner, os congressistas utilizavam um aplicativo leitor de QR code para obter acesso às questões daquele totem no período específico e em seguida tinham que realizar uma leitura dos trabalhos expostos ou assistir à apresentação do e-poster para que pudessem responder às questões. A correção dos cartões-resposta ocorreu por meio do aplicativo mobile Merrit®, que utiliza a câmera do smartphone para identificar as respostas de questões objetivas, comparando-as com um gabarito previamente informado. Do total de 150 questões, os primeiros colocados apresentaram 77 (51,33%), 76 (50,66%) e 70 (46,66%) acertos, sendo que a média de acertos foi de 61 (40,66%). Ao término do evento, ocorreu a premiação dos ganhadores nas três primeiras colocações. Também foram coletados relatos pessoais dos congressistas, atribuindo credibilidade a essa prática. Conclusão A importância dessa dinâmica repousa, sobretudo, na valorização dos trabalhos expostos com o objetivo de estimular o interesse dos congressistas, além de incentivar a integração entre os participantes da dinâmica e despertar maior atenção para as informações prestadas. Vale ressaltar o impacto positivo de uma atividade distinta de todas as outras do congresso, que agregou um elemento competitivo favorável ao objetivo primordial de obter conhecimento. O uso dessa nova tecnologia teve um resultado auspicioso, visto que a criação de um desafio premiado promoveu benefícios intelectuais, como a aquisição de habilidades de leitura e o aprendizado de temas pouco retratados na faculdade. A eficácia dessa dinâmica reside numa troca proveitosa de conhecimentos e de interesse entre os participantes, os autores dos trabalhos e os elaboradores do Pôster Quiz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Scientific works are routinely presented at medical congresses, contributing to the informal communication of scientific knowledge among scientists in a context of a restricted number of researchers. QR codes facilitate access to scientific production and promote more dynamic learning, and the Poster-Quiz is a tool we used to explore such works by means of QR codes. Objectives To report on the creation and development of a Poster-Quiz as an innovative form of displaying works at a medical congress, with a view to encouraging reading of the works exhibited in the digital totems, disseminating and highlighting the importance of scientific research and its authors. Experience report A methodolody developed by students and professors of the Medicine course at UniEVANGÉLICA – University Centre of Anápolis, involving periodic meetings to propose the use of QR codes to set questions about previously read abstracts displayed in e-posters. This process included the participation of seven students, one professor and 47 congress participants. The experiment was conducted with the use of banners with QR codes corresponding to questions about the content of six digital totems spread around the event, response cards and an urn for collection of the cards, which were corrected automatically. Upon finding a banner, the congress participants used a QR code reader app to access the questions relative to that totem in the specific period and then had to read the works presented or watch a presentation of the e-poster in order to answer the questions. The mobile app Merrit®, using a smartphone camera was employed to identify the answers to the objective questions, comparing them to a previously established answer sheet. There were 150 quiz questions in all and the top-performing respondents achieved scores of 51.33%, 50.66% and 46.66% correct answers. The average score was around 40.66% correct answers. At the end of the event, the top three respondents were awarded. The participants were also asked to give their opinion on the quiz experience in order to lend credibility to the practice. Conclusion The importance of this activity resides, above all, in promoting the works exposed in order to spark the interest of the congress participants, as well as encouraging greater integration between the participants and provoking them to pay closer attention to the information exhibited. We should highlight the positive impact of an activity which is clearly different to the others found at the congress, and which added a competitive element that enhanced the main objective of learning. The use of this new technology had an auspicious outcome, seeing as the creation of a competitive challenge promoted intellectual benefits, such as the aquisition of reading abilities and learning about matters that are given little attention at university. The effectiveness of the quiz derives from a mutually beneficial exchange of knowledge and interest among the participants, authors of the works and the organizers of the Poster-Quiz.
  • Relato de Experiência: Construção e Desenvolvimento do Programa de Saúde na Escola (PSE) sob a Perspectiva da Sexualidade na Adolescência Relato De Experiência

    Santos, Ana Carolina Drehmer; Gasparim, Caroline Adriana; Monteiro, Gabriella Marques; Brito, Murilo Ribeiro; Silva, Vanessa Alvez Mora da

    Resumo em Português:

    RESUMO O curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa desenvolve-se sob pilares transformadores e vanguardistas da metodologia ativa. O curso transcende as práticas e educação biomedicalizadoras tradicionais por meio do reconhecimento dos aspectos humanos e sociais da medicina, em busca de uma formação centrada na visão holística do cuidado, preconizando um Serviço de Saúde público de qualidade. Além disso, a formação médica do Pampa traz à tona a necessidade de valorizar a autonomia do estudante, por meio de atividades que promovam a reflexão crítica e a aplicabilidade em situações reais dos temas propostos pelos docentes, valorizando ainda a articulação em grupo para diálogo, construção de ideias e resolução de problemas. A apropriação e aplicação de metodologias ativas em ambientes de promoção de saúde contribuem, portanto, para esse ideal de formação. Nessa perspectiva, este estudo consiste em um relato de experiência de abordagem crítico-reflexiva de acadêmicos do quarto semestre do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O estudo se refere ao componente de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (Piesc) do Núcleo de Prática Profissional (NPP) no período de abril a junho de 2018 e se trata de uma atividade proposta com o objetivo de compartilhar a vivência desses estudantes na construção e execução de uma atividade para o Programa de Saúde na Escola (PSE) vinculada a uma das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O assunto promovido pelos alunos foi escolhido por ser fundamental à prática de uma medicina com foco na prevenção de agravos e ainda assim pouco discutido devido à delicadeza do tema: saúde sexual. A atividade foi proposta com base teórica centrada no Aprendizado Baseado em Equipes (Team-Based Learning – TBL), destacando o autoconhecimento, prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, empoderamento no quesito de direitos sexuais e reprodutivos e o consentimento sexual. Foi realizada uma análise dialética das discussões com o propósito de avaliar as atividades realizadas, (re)significar as vivências e compilar as expectativas e impressões acerca da experiência

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Federal University of Pampa Medicine course is developed based on transformative, state-of-the-art pillars of activy methodology. The course transcends traditional practices and training geared toward biomedicalization by recognizing the social and human aspects of medicine, striving to provide a holistic care-based education, and advocating a public health service of quality. Furthermore, the UNIPAMPA medical school brings to the fore the need to value student autonomy, through activities that promote critical thinking and real-life applicability of the themes proposed by the faculty, highlighting the importance of group cooperation, dialogue, development of ideas and problem solving. The appropriation and applicability of active methodologies in health care contribute to this ideal of vocational training. The study therefore consists of an experience report of a critical-reflexive approach of fourth semester medical undergraduates from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA). This study refers to the module of Teaching, Service and Community Intergration Practices administered at the Professional Practice Centre in the period from April to June 2018. The study aimed to share the students’ experience in the building and execution an activity for the Health at School Program (PSE) tied to one of the Family Health Strategies (ESF) of a municipality on the western border of Rio Grande do Sul state. The topic developed by the students was selected as it represents an essential aspect of medical practice focused on preventing health issues and yet remains scarcely discussed due to the delicate nature of the theme: sexual health. The activity was proposed with a Team-Based Learning (TBL) theoretical basis, highlighting self-knowledge, prevention of sexual transmissible diseases, empowerment in the area of sexual rights and sexual consent. A dialectical analysis of the discussions was conducted in order to evaluate the activities, (re)define the experiences and compile expectations and impressions of the experiment.
  • Resenha Crítica do Livro: Theory of Addiction Revisão

    Rios, Leonardo Essado

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se de uma resenha do livro Theory of Addiction, de Jamie Brown e Robert West, publicado no Reino Unido pela Wiley Blackwell em 2013. A Teoria PRIME de Mudança de Comportamento é apresentada e o autor discute a sua aplicabilidade em estudos ou intervenções visando à mudança de comportamentos no campo da educação médica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a review of the book Theory of Addiction, by Jamie Brown and Robert West, published in the UK by Wiley Blackwell in 2013. The PRIME Theory of Behaviour Change is presented and the author discusses its applicability to studies or interventions aimed at changing behaviours in the field of medical education.
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