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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 44, Número: 2, Publicado: 2020
  • Gênero e Sexualidade nas Escolas Médicas Federais do Brasil: uma Análise de Projetos Pedagógicos Curriculares Artigo Original

    Raimondi, Gustavo Antonio; Abreu, Yahn Rezende de; Borges, Isadora Meirelles; Silva, Gabriel Benjamin Macedo da; Hattori, Wallisen Tadashi; Paulino, Danilo Borges

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Desde 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Medicina do Brasil destacam a necessidade da inclusão dos temas gênero e sexualidade nos currículos dos cursos de Medicina, almejando um melhor cuidado com as pessoas. Objetiva-se, com isso, identificar e analisar a abordagem de gênero e sexualidade nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) dos cursos de Medicina das Instituições Federais do Brasil. Método: Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo e de análise documental, realizado por meio da análise de PPC dos cursos de graduação em Medicina das Universidades Federais do Brasil. Os dados foram obtidos no sítio eletrônico do curso de graduação de Medicina de cada Instituição de Ensino Superior. Além disso, foram enviadas mensagens por correio eletrônico para as coordenações desses cursos de modo a obter os PPC atualizados. Para a análise quantitativa, realizou-se uma descrição inicial da amostra seguida de uma análise estatística utilizando o teste qui-quadrado para avaliar se haveria associação ou não entre a presença do debate de gênero e/ou sexualidade nos PCC, a publicação das DCN de 2014 e a região geográfica brasileira, bem como entre a natureza da unidade curricular (obrigatória ou complementar/optativa) e a perspectiva da abordagem. Para a análise qualitativa, foi utilizada a análise documental com a técnica de análise de conteúdo por meio do método de análise temática. Resultados: Identificou-se que 48 (69,56%) dos 69 PPC analisados discutem os temas gênero e/ou sexualidade em uma ou mais disciplinas oferecidas pelo curso. Há um predomínio da temática da sexualidade, de unidades curriculares de caráter obrigatório (88,32% das 137 unidades curriculares) e de uma abordagem para além da perspectiva exclusivamente biológica (63,5% dos 48 PPC e 62,04% das unidades curriculares). Não foram evidenciadas significâncias estatísticas pelo teste qui-quadrado. Em relação à análise documental, construíram-se duas categorias: “gênero e sexualidade associados a uma perspectiva biológica” e “gênero e sexualidade associados a uma perspectiva predominantemente ampliada ou dos determinantes sociais em saúde”. Observou-se que a primeira categoria predomina em unidades curriculares associada a órgãos, sistemas ou ciclos de vida do ser humano, enquanto a segunda, às Ciências Sociais e Humanas aplicadas à Saúde e à Atenção Primária à Saúde. Conclusões: Há uma quantidade relevante de PPC e, consequentemente, de unidades curriculares que têm uma perspectiva para além da abordagem exclusivamente biológica. Apesar disso, há uma dificuldade para um cuidado integral em saúde que pode estar relacionado a uma visibilidade seletiva à patologia e aos aspectos técnicos da prática médica e a uma dificuldade de efetivamente promover um diálogo interdisciplinar entre as ciências biológicas, exatas e humanas como proposto pelas DCN.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The Brazilian National Curriculum Guidelines (NCG) for undergraduate courses in Medicine since 2014 have highlighted the need to include gender and sexuality in the medical school curricula, aiming at better care for people. Method: Thus, the objective is to identify and analyze the approach of gender and sexuality in the Curriculum Pedagogical Projects (CPP) of the medical courses of the Federal Institutions of Brazil. This is a cross-sectional study of descriptive and documentary analysis, carried out through the analysis of CPP, of the undergraduate medical courses of the Federal Universities of Brazil. Data were obtained from the website of the undergraduate medical course of each higher education institution. In addition, emails were sent to the coordinators of these courses to obtain the updated CPPs. For the quantitative analysis, an initial description of the sample was performed followed by a statistical analysis using the chi-square test to assess whether or not there was an association between the presence of gender and / or sexuality debate in CPP, with the publication of the 2014 NCG and with the Brazilian geographic region, as well as between the nature of the curricular unit (compulsory or complementary / optional) and the perspective of the approach. The documentary analysis was used for the qualitative analysis with the content analysis technique, through the thematic analysis method. Results: It was found that 48 (69.56%) of the 69 analyzed CPP discuss the topics gender and / or sexuality in one or more subjects offered by the course. There is a predominance of the sexuality topic, of compulsory curricular units (88.32% of 137 curricular units) and an approach beyond the exclusively biological perspective (63.5% of 48 CPPs and 62.04% of curricular units). No statistical significance was evidenced by the chi-square test. Regarding the documentary analysis, two categories were constructed: “gender and sexuality associated with a biological perspective”, “gender and sexuality associated with a predominantly broader perspective or social determinants in health”. It was observed that the first category predominates in curricular units associated with organs, systems or life cycles of the human being, while the second, to social and human sciences applied to health and Primary Health Care. Conclusions: We conclude there is a significant number of CPPs and, consequently, also of curricular units that have a perspective beyond the exclusively biological approach. Nevertheless, there is difficulty with comprehensive health care that may be related to a selective visibility to pathology and technical aspects of medical practice and a difficulty in effectively promoting an interdisciplinary dialogue between the biological, exact and human sciences as proposed by the NCG.
  • Autoeficácia de Estudantes de Medicina em Duas Escolas com Metodologias de Ensino Diferentes (Aprendizado Baseado em Problemas versus Tradicional) Artigo Original

    Lopes, Janaína Maciel; Castro, João Gabriel Franco; Peixoto, José Maria; Moura, Eliane Perlatto

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A autoeficácia acadêmica refere-se à crença do estudante em sua capacidade de organizar e executar ações relacionadas às atividades e exigências acadêmicas. Nesse contexto, a autoeficácia tem recebido grande destaque da literatura tanto pela relevância quanto pelo poder preditivo dos acontecimentos no âmbito escolar. Estudantes com maiores níveis de autoeficácia têm maiores probabilidades de ser bem-sucedidos nas suas intervenções, pois conseguem mais facilmente testar e utilizar as suas competências. O objetivo deste estudo foi avaliar a autoeficácia acadêmica de estudantes do quarto ano de Medicina em duas escolas com metodologia de ensino diferentes: aprendizado baseado em problemas (ABP) versus tradicional. Método: Trata-se de estudo transversal e quantitativo que foi conduzido em duas escolas de Medicina: uma com metodologia ABP e outra com metodologia tradicional. Participaram deste estudo 147 estudantes de Medicina do quarto ano divididos em dois grupos: 73 da escola com metodologia ABP e 74 da escola com metodologia tradicional. A coleta de dados foi realizada pelo preenchimento de questionário autorrespondido, contendo perguntas de avaliação sociodemográfica e aspectos gerais de saúde, além da Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Resultados: Os alunos da escola com metodologia ABP apresentaram média geral do somatório do escore maior (p < 0,01) e média do escore maior em cada domínio da escala de autoeficácia quando comparados com a escola de metodologia tradicional. As variáveis sexo feminino, ser mais velho, morar sozinho, não usar medicamento para doença crônica e exercer atividade extracurricular apresentaram influência positiva na média de escore de autoeficácia nos diferentes domínios da escala. Conclusões: Os estudantes de Medicina do quarto ano de ambas as instituições analisadas apresentaram autoeficácia de moderada a forte. Os estudantes da escola do ABP apresentaram escores de autoeficácia maiores em relação aos da escola com metodologia tradicional. Esses resultados indicam que o uso de metodologia ativa de ensino, como a do ABP, pode se relacionar a um maior grau de autoeficácia acadêmica. Mais estudos são necessários para uma melhor compreensão da influência do modelo curricular adotado na autoeficácia acadêmica, em estudantes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Academic self-efficacy refers to the student’s belief in their ability to organize and perform actions regarding academic activities and demands. In this context, self-efficacy has received great importance in the literature, both for the relevance and the predictive power of the events in the school setting. Students with higher levels of self-efficacy are more likely to succeed in their interventions, as they can more easily test and use their skills. Objective: To evaluate the academic self-efficacy of students in the 4th year of medical school and its correlation with the teaching method (PBL x traditional). Method: This is a cross-sectional and quantitative study carried in two medical schools: one with PBL methodology and another with traditional methodology. A total of 147 4th-year medical students participated in this study, who were divided in two groups, 73 from the school using the PBL methodology and 74 from the school with the traditional methodology. Data collection was carried out by filling out a self-answered questionnaire, containing questions on sociodemographic information and general health aspects, in addition to the Self-efficacy Scale in Higher Education. Result: Students from the school using the PBL methodology had a overall higher mean sum of the highest score (p <0.01) and higher mean score in each domain of the self-efficacy scale when compared to the school using the traditional methodology. The variables female gender, older age, living alone, not using medication for chronic disease and having an extracurricular activity had a positive influence on the mean self-efficacy score in the different scale domains. Conclusion: The 4th-year medical students of the assessed institutions showed moderate to strong self-efficacy. Students from PBL school had higher self-efficacy scores than those using the traditional methodology. These results may indicate that the active learning methodology such as the PBL curriculum may be related to a higher degree of academic self-efficacy. Further studies are required to understand the influence of the curricular model on medical students’ academic self-efficacy.
  • A Eficácia do Body Painting no Ensino-Aprendizagem da Anatomia: um Estudo Randomizado Artigo Original

    Oliveira, Leonam Costa; Costa, Adrianna Torres da; Ponte, Marina Lages da; Carvalho, Mateus Nunes; Sousa Júnior, Severino Cavalcante de; Melo, Samuel Pires

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: Existem diferentes metodologias no ensino-aprendizagem da anatomia na graduação médica, como o uso de simuladores, exames de imagens, Body Painting, entre outros. O Body Painting é uma forma de arte corporal em que a pele humana é pintada, sendo projetados na superfície corporal músculos, veias, ossos, nervos e órgãos internos. Buscando adaptações à crescente falta de peças cadavéricas e atender às novas exigências curriculares das escolas médicas, esta pesquisa objetivou avaliar a aquisição do conhecimento anatômico da caixa torácica (costelas, cartilagens, músculos intercostais, esterno e linhas torácicas), da laringe, da traqueia, do nariz e dos seios paranasais com o uso do Body Painting em comparação ao uso de peças cadavéricas, além de conhecer e analisar a percepção e o significado sobre o método Body Painting no ensino-aprendizagem da anatomia para os graduandos em Medicina. Método: Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativo-quantitativa. Com relação à parte quantitativa, este foi um estudo controlado randomizado antes e depois das intervenções. Estudantes do final do primeiro ano da graduação médica foram aleatoriamente alocados em dois grupos: 22 no grupo do Body Painting e 24 no grupo com cadáver. Em ambos os grupos, realizaram-se um pré-teste e um pós-teste. Aplicou-se o teste de normalidade da amostra e utilizou-se o teste não paramétrico da soma de postos de Wilcoxon para comparação dos escores dos postos obtidos por cada grupo no pré e pós-teste. Além disso, realizou-se uma abordagem qualitativa com a aplicação da escala Likert e o uso de um grupo focal para analisar as percepções discentes sobre esse método. Resultados: Quando se compararam os escores medianos dos postos das notas do pré-teste no grupo Body Painting com os obtidos no grupo cadáver, não houve diferença estatística. Isso demonstrou que os grupos eram homogêneos em relação ao nível do conhecimento prévio. Já o somatório dos postos das notas do pós-teste no grupo Body Painting foi superior ao do grupo cadáver, havendo diferença estatística quando se comparou a mediana dos escores dos postos entre esses grupos. Conclusões: Neste estudo, verificou-se que a aquisição de conhecimentos anatômicos da caixa torácica (costelas, cartilagens, músculos intercostais, esterno e linhas torácicas), da laringe, da traqueia, do nariz e dos seios paranasais com o uso do Body Painting foi ligeiramente superior à adoção de peças cadavéricas. A nudez parcial pode ser vista, inicialmente, como um empecilho ao método, mas isso pode ser superado após a vivência e o engajamento dos alunos nas sessões de pintura corporal. O Body Painting, segundo a percepção discente, facilita o processo de ensino-aprendizagem ao aproximar a teoria da prática e ao permitir associações, propiciando assim uma aprendizagem significativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: There are different methodologies in teaching and learning anatomy to medical undergraduate students, such as the use of simulators, imaging, Body Painting, among others. Body Painting is a form of body art where human skin is painted, with muscles, veins, bones, nerves and internal organs being projected on the body surface. Seeking adaptations to the growing lack of cadaverous parts and meeting the new curricular demands of medical schools, this research aimed to evaluate the acquisition of anatomical knowledge of the rib cage (ribs, cartilage, intercostal muscles, sternum and thoracic lines), larynx, trachea, nose and paranasal sinuses, with the use of Body Painting compared to the use of cadaverous parts, in addition to understanding and analyzing the perception and meaning of the Body Painting method in teaching and learning anatomy to medical undergraduate students. Method: For this purpose, a qualitative and quantitative research was performed. Regarding the quantitative part, this was a randomized controlled trial before and after the interventions. Students at the end of the first year of medical school were randomly allocated to two groups, 22 in the Body Painting group and 24 in the Corpse group. In both groups a pretest and a posttest were performed. The sample normality test was applied, and the non-parametric Wilcoxon rank sum test was used to compare the rank scores obtained by each group in the pretest and posttest. In addition, a qualitative approach was performed with the application of the Likert scale and the use of a focus group to analyze student perceptions about this method. Results: In the results, there was no statistical difference when comparing the median scores of the pre-test grades in the Body Painting group with the Corpse Group. This showed that the groups were homogeneous in relation to the level of prior knowledge. The sum of the posttest scores in the Body Painting group was higher than that in the Corpse group, with a statistical difference when comparing the median of the rank scores between these groups. Conclusions: In this study, it was found that the acquisition of anatomical knowledge of the rib cage (ribs, cartilage, intercostal muscles, sternum and thoracic lines), larynx, trachea, nose and paranasal sinuses with the use of Body Painting was slightly superior to the use of cadaverous parts. Partial nudity may initially be seen as a hindrance to the method, but this can be overcome after students experience and engage in body painting sessions. Body Painting, according to student perception, facilitates the teaching-learning process by bringing theory closer to the practice and allowing associations, thus providing meaningful learning.
  • Validação de Modelo de Treinamento para Realização de Nós e Pontos Laparoscópicos em Ambiente de Simulação Artigo Original

    Costa, Grijalva Otávio Ferreira da; Rocha, Hermano Alexandre Lima; Carvalho, Cândida Mayara Rodrigues; Moura Junior, Luiz Gonzaga de; Medeiros, Francisco das Chagas

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O objetivo deste estudo foi avaliar a progressão da competência, a curva de aprendizagem e o grau de satisfação com o modelo de treinamento de estudantes de Medicina submetidos a capacitação para realização de pontos laparoscópicos em simulador. Método: Trata-se de estudo prospectivo, longitudinal, intervencionista, realizado de abril de 2016 a julho de 2017, com participação de 52 estudantes de Medicina do Centro Universitário Christus, de Fortaleza, Brasil, do primeiro ao terceiro ano, submetidos a treinamento teórico prático, sistematizado, metodizado, com progressão de habilidades para realização de pontos laparoscópicos em ambiente de simulação, em quatro etapas com duração total de 16 horas. Foi estabelecida a tarefa de realizar pontos laparoscópicos, com cinco seminós, nas etapas inicial e final, em molde de sutura, em simulador de cavidade abdominal, em 18 minutos. Os desfechos principais foram o tempo e a qualidade de execução. Os estudantes foram avaliados antes da primeira e depois de todas as etapas do treinamento quanto à quantidade e qualidade dos pontos ou quanto ao conteúdo da estação e satisfação com o modelo de treinamento. Realizaram-se os testes ANOVA e T de Student para as amostras independentes e o teste do qui-quadrado para as categóricas. Para variáveis com medidas seriadas, utilizou-se o modelo linear geral. Utilizaram-se modelos binomiais univariados nas variáveis de avaliação do modelo de treinamento. Foram considerados significativos os valores de p menores que 0,05. Resultados: Analisaram-se os valores das medianas, entre a primeira e última etapas do treinamento, do número de seminós (0,0 e 15,0) e pontos laparoscópicos (0,0 e 3,0), da adequação dos tamanhos dos cotos dos fios (0,0 e 11,0), do número de seminós iniciais ajustados (0,0 e 3,0) e sequenciais ajustados (0,0 e 24,0). Houve significância estatística em todos os parâmetros avaliados (p < 0,001). A curva de aprendizagem mostrou que 99,1% dos estudantes atingiram a competência. O grau de avaliação satisfatória do modelo de treinamento foi considerado bom ou ótimo em 97% ou mais, com relevância estatística em oito das dez afirmações avaliadas. Conclusões: O estudo revelou que os alunos apresentaram progressão na competência e evolução na curva de aprendizagem. O grau de satisfação dos estudantes em relação às etapas do modelo de treinamento foi muito significativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: To evaluate the progression of competence, learning curve and degree of satisfaction with the training model of medical students undergoing training to perform laparoscopic knots in a simulator. Methods: This was a prospective, longitudinal, interventional study, carried out from April 2016 to July 2017, with the participation of 52 students from the Centro Universitário Christus, Fortaleza, Brazil, from the first to the third year of medical school, undergoing theoretical practical, systematic, and methodized training, with progression of skills to perform laparoscopic knots in a simulation environment in four stages, with a total duration of 16 hours. It was established the task of performing laparoscopic stitches, with five simple knots, in the beginning and in the end, in a suture mold, in an abdominal cavity simulator, in 18 minutes. The main outcomes were time and quality of performance. The students were evaluated before the first and after all stages of the training regarding the quantity and quality of the knots or the subject of the stage and satisfaction with the training model. ANOVA and Student’s t tests were performed for the independent samples and the chi-square test for the categorical variables. For variables with serial measurements, general linear models were used. Univariate binomial models were used in the evaluation variables of the training model. P values <0.05 were considered significant. Results: The values of the medians were analyzed between the first and last stages of the training; of the number of simple knots (0.0 and 15.0) and laparoscopic knots (0.0 and 3.0), the adequacy of the sizes of the suture tail ends (0.0 and 11.0), the number of adjusted initial simple knots ( 0.0 and 3.0) and adjusted sequential ones (0.0 and 24.0). There was statistical significance in all evaluated parameters (p< 0.001). The learning curve showed that 99.1% of the students attained competence. The degree of satisfactory evaluation of the training model was considered good or great in 97% or more, with statistical relevance in 8 of the 10 evaluated statements. Conclusions: The study demonstrated that the students showed competence progression and learning curve evolution. The degree of student satisfaction in relation to the training model stages was very significant.
  • Revista Brasileira de Educação Médica e a Saúde das Pessoas Transgêneras Artigo Original

    Danon, Carlos Alberto Ferreira; Conceição, Kauan Rodrigues; Daltro, Mônica Ramos

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Este artigo visa compreender o conhecimento circulante na Revista Brasileira de Educação Médica sobre a saúde da população transgênera. Historicamente, a formação em Medicina consolidou-se nos discursos cartesianos interlocutados pela figura do homem branco, heterossexual e cisgênero. Método: Configura-se como uma pesquisa qualitativa, retrospectiva e descritiva, que tem como objetivo problematizar também o currículo de formação médica e a importância de uma educação pautada na ótica dos estudos Queer. Realizou-se uma análise documental para identificar o teor nos construtos conceituais dos documentos publicados de 2008 a 2017. Em seguida, foi escolhido o método de análise de conteúdo por Bardin. Resultados: O manejo metodológico indicou quatro categorias para estudo: conhecimento sobre sexualidade de estudantes de medicina; gênero como variável de pesquisa; gênero e formação; capacitação e sexualidade. Conclusões: O material analisado aponta a ausência de publicações sobre a saúde de pessoas cuja identidade de gênero é considerada como dissidente. Aponta-se a necessidade de abertura editorial, com a finalidade de proporcionar a visibilidade às demandas da população transgênera, na revista, visando ampliar as discussões sobre a saúde integral da população LGBTTQIA+ na graduação médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: This research aims to understand the current knowledge on the health of the transgender population in the Brazilian Journal of Medical Education. Historically, the formation in medicine was consolidated in the Cartesian discourses: the figure of the white man, heterosexual and cisgender. Method: This is a qualitative and retrospective research, which also aims to problematize the medical education and the importance of Queer Studies. A documental analysis was carried out to identify the content in the conceptual constructs of the documents published between 2008 and 2017. The content analysis method according to Bardin was then chosen. Results: The methodological management indicated four categories for study: knowledge about the sexuality of medical students; gender as a research variable; gender and education; training and sexuality. Conclusion: The analyzed material indicates the lack of publications on the health of people whose gender identity is considered as dissident. The need for editorial opening is pointed out, with the purpose of providing visibility to the demands of the transgender population in the journal, aiming to broaden the discussions on the integral health of the LGBTTQIA+ population during graduation.
  • Perfil Socioeconômico e Expectativa de Carreira dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia Artigo Original

    Veras, Renata Meira; Fernandez, Clara Couto; Feitosa, Caio Cezar Moura; Fernandes, Sheyla

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As recentes de políticas de inclusão e de democratização do acesso ao ensino superior têm conclamado ao desenvolvimento de pesquisas que observem o perfil socioeconômico dos estudantes universitários, ainda mais em cursos de alta concorrência e prestígio, como Medicina. Método: Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de caráter transversal, com aplicação de questionários trianalíticos numa amostra de 381 estudantes, com o objetivo de descrever o perfil socioeconômico do estudante de graduação em Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), assim como conhecer aspectos relacionados à sua vida acadêmica e às expectativas futuras de atuação profissional. Para análise dos dados, utilizou-se o software SPSS 18 em 20 variáveis que abordaram perfil socioeconômico, aspectos relacionados à vida acadêmica dos estudantes e expectativa de carreira. Resultados: Os resultados deste estudo apontam que o perfil do estudante de Medicina é formado por 50,7% de mulheres, 52,8% de pardos, média de idade de 23 anos, 50,4% são oriundos de Salvador e da região metropolitana, 38,8% dos estudantes possuem alta renda familiar, 55,6% estudaram a maior parte do ensino médio em escola particular e para 58% a entrada no curso não se deu por políticas de ação afirmativa. Para 73% dos discentes, Medicina é a primeira graduação. Quase a totalidade dos estudantes (98,4%) afirmou que pretende fazer especialização, esvaziando assim as especialidades raízes e a formação de um médico generalista como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusão: Conclui-se que, mesmo com a implementação de políticas de ação afirmativa, o curso de Medicina continua sendo de elite que tende a priorizar espaços de ensino em detrimento dos outros pilares da universidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The recent inclusion policies to democratize the access to higher education have urged the development of researches that assess the socioeconomic profile of students, even more in courses of high competition and prestige, such as medicine. Method: In this sense, a cross-sectional study was carried out with the application of tri-analytic questionnaires in a sample of 381 students, with the objective of describing the socioeconomic profile of medical undergraduate students from Universidade Federal da Bahia (UFBA), as well as learning about aspects related to their academic life and future professional performance expectations. To analyze the data, SPSS Inc. Software 18 was used in 20 variables that addressed the socioeconomic profile, aspects related to the students’ academic life, and career expectations. Results: The study results show that the medical student profile consists of 50.7% women, 52.8% of brown ethnicity, mean age of 23 years, 50.4% from Salvador and its metropolitan region, 38.8% of the students have a high family income, 55.6% of them studied most of the high school years in private schools and for 58% of the students, college admission did not occur through affirmative actions. For 73% of students, medicine is the first degree. Almost all the students (98.4%) stated that they intend to do a specialization, highlighting the gap in the generalist career, demanded by the Brazilian health system. Conclusion: The results show that even with the implementation of affirmative action policies, the medical course continues to be predominantly an elite course and institutions tend to prioritize teaching spaces, to the detriment of other pillars of the university.
  • “Nota de Conceito Global” na Avaliação da Performance do Interno de Medicina: uma Oportunidade Desperdiçada Artigo Original

    Mota, Lucas Reis Alves; Nunes, Hélio Rubens de Carvalho; Martin, Luis Cuadrado; Hokama, Paula de Oliveira Montandon; Hamamoto Filho, Pedro Tadao; Hokama, Newton Key

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Possuir diploma de médico é o suficiente para o exercício profissional na maioria dos estados brasileiros. A avaliação do desempenho do aluno pelas escolas médicas é, certamente, o mais importante filtro de proficiência profissional em vigência. Assim, é fundamental a utilização de instrumentos de avaliação adequados. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem uma prática médica de excelência. Diferentemente, performance pode ser definida como o que o indivíduo realmente produz em seu cotidiano. O internato é uma inigualável oportunidade para o acompanhamento preciso dos atributos esperados de um estudante em formação. Quando avaliamos a competência, buscamos medir o quanto o aluno sabe, concebe ou realiza procedimentos em um contexto objetivo de avaliação. Performance é o que efetivamente o indivíduo utiliza de suas competências. Há, portanto, uma maior dificuldade de avaliar performance, pois motivação, disciplina, condições físicas e psíquicas, e outros aspectos vivenciais estão em jogo. Além disso, é necessária uma avaliação constante, o que implica acompanhamento e monitoramento próximos. A Nota de Conceito Global (NCG) é uma das modalidades que permitem, não obstante sua implícita subjetividade, avaliar o desempenho do aluno/estagiário. Para isso, é estratégico que seja construída por meio de nomenclatura padronizada, parâmetros definidos que possibilitem quantificação, levando em conta diferenças existentes entre os diversos projetos políticos pedagógicos. Pela heterogeneidade dos estágios, diferentes contextos da prática da medicina e grande número de sujeitos envolvidos seriam os critérios estabelecidos para a constituição da NCG devidamente padronizados e adequados para avaliar alunos no internato? Método: Neste trabalho, estudamos, por meio dos planos de ensino, como a NCG está estruturada na avaliação de internos de uma instituição e o que pode ser aperfeiçoado e contribuir para o conhecimento do assunto. Resultados: Constatamos que a NCG compõe 30% (quinto ano) e 40% (sexto ano) da Nota Global do Aluno (NGA), que corresponde a uma nota única ao final de cada ano de graduação e leva em conta o desempenho e a carga horária das disciplinas. Adicionalmente, avaliamos os termos utilizados como critérios a serem utilizados para a NCG. A análise dos planos de ensino mostrou que a NCG se mostrou irregular e sem padronização institucional entre as disciplinas; há uma ausência de uniformidade na composição da nota final ou nos critérios a serem avaliados, bem como na aplicação diferenciada dos itens em cada cenário de aprendizado. Conclusões: A falta de uma metodologia uniforme impede o acompanhamento do aluno de forma global, inclusive o quanto a cultura e os valores institucionais poderiam influenciar o desempenho estudantil. Perde-se a oportunidade de realizar uma avaliação efetivamente construtiva. Contudo, a NCG, pela sua natureza subjetiva, poderia, se adequadamente aplicada, ser instrumento fundamental para o diálogo entre professores e alunos em uma avaliação formativa. Dessa forma, pela inserção inadequada, dentro de uma avaliação somativa, perde-se uma grande oportunidade de crescimento do aluno e da própria instituição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Having a medical degree is enough documentation for professional practice in most Brazilian states. In fact, the evaluation of academic achievement by medical schools is certainly the most important filter of professional proficiency. Thus, the use of appropriate assessment instruments is essential. Competence is the set of knowledge, skills and attitudes that enable a medical practice of excellence. Differently, Performance can be defined as what the individual actually produces in their daily lives. The internship is the best opportunity for the precise monitoring of the expected achievements of a student in training. When we evaluate competence, we seek to measure how much the student knows, conceives or performs procedures, in an objective evaluation context. Performance is what the individual effectively uses of their skills. There is, therefore, a greater difficulty in evaluating performance, since motivation, discipline, physical and psychic conditions, as well as other experiential aspects are involved. In addition, continuous assessment is required, which implies close monitoring. The “Global Rating Scale” (GRS) is one of the modalities that allows, despite its subjectivity, evaluating the performance of the intern student. For that purpose, it is strategic that it be constructed through standardized nomenclature, defined parameters that allow the quantification, considering the differences between several pedagogical political projects. Due to the heterogeneity of the different settings of the practice of medicine, and the large number of subjects involved, would the criteria established for the structuring of the GRS be properly standardized and adequate to evaluate medical internship students? Method: In this work, we study, through the teaching plans, how GRS is structured in the evaluation of students of an institution regarding practical activities, and what can be improved and contribute to the knowledge on the subject. Results: We find that the GRS comprises 30% (fifth year) and 40% (sixth year) of the Student Global Rating (SGR), which corresponds to a single grade at the end of each graduation year and takes into account the performance and the workload of disciplines. Additionally, we evaluate the terms used as criteria to be used for the GRS. The analysis of the Teaching Plans showed that the GRS was irregular and lacked institutional standardization among the Disciplines; there is an absence of uniformity regarding the composition of the final grade or in the criteria to be evaluated, as well as in the differentiated application of the items in each learning scenario. Conclusion: The lack of a uniform methodology precludes an overall student follow-up, including how much culture and institutional values could influence student performance. The opportunity to conduct an effectively constructive evaluation is lost. On the other hand, the GRS, considering its subjective nature, could, if properly applied, be a fundamental instrument for the dialogue between teachers and students in a formative evaluation. Thus, due to inadequate inclusion, within a summative evaluation, a great opportunity for development of the student, as well as of the institution, is wasted.
  • Produção Científica dos Pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Área da Neurociência Original Article

    Dias, Gabriela Pereira; Martelli, Daniella Reis Barbosa; Costa, Simone de Melo; Andrade, Rodrigo Soares de; Oliveira, Eduardo Araújo; Martelli Júnior, Hercílio

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Este estudo avaliou o perfil e a produção científica dos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de neurociência. Método: Construiu-se um banco de dados com os 542 pesquisadores em medicina cadastrados como bolsistas do CNPq. Desse montante de pesquisadores, 94 (17,34%) tinham a área de neurociência como principal campo de pesquisa. Resultados: Todos os 94 pesquisadores da neurociência estavam distribuídos em oito estados brasileiros: São Paulo (n = 49; 52,12%), Rio Grande do Sul (n = 22; 23,40%), Rio de Janeiro (n = 9; 9,57%), Minas Gerais (n = 5; 5,31%), Ceará (n = 4; 4,25%), Santa Catarina (n = 3; 3,19%), Espírito Santo (n = 1; 1,06) e Paraná (n = 1, 1,06%). Quanto à instituição de origem, os pesquisadores da neurociência distribuíram-se por 20 instituições diferentes no país. No entanto, três instituições foram responsáveis por aproximadamente 58,50% dos pesquisadores: USP (n = 30), UFRGS (n = 15) e Unifesp (n = 10). A mediana do tempo desde a obtenção do título de doutor foi de 18,27 anos (IQ, 5-39). Ao longo da carreira acadêmica, os 94 pesquisadores publicaram 16.488 artigos em periódicos científicos, com uma média de 175,40 artigos por pesquisador (variando de 43 a 715 artigos). Dos 16.488 artigos, 12.801 (77,63%) foram indexados na Web of Science (média de 136,18 artigos/pesquisador) e 10.166 (61,65%) na base Scopus (média de 108,14 artigos/pesquisador). Durante a carreira, os bolsistas orientaram 1.279 estudantes de iniciação científica (mediana de 13,60; intervalo: 0-68), 1.329 estudantes de mestrado (mediana de 14,13; intervalo: 1-49) e 970 de doutorado (mediana de 10,54; intervalo: 0-42). O índice H mediano no ISI dos bolsistas foi de 23,75. Conclusões: Observa-se que os pesquisadores da neurociência constituem um grupo com expressiva produção científica (índice H mediano no ISI de 23,75). A maioria dessas publicações científicas se encontrava nas bases Web of Science (77,63%) e Scopus (61,65%). Também se destacou a formação qualificada de recursos humanos, incluindo iniciação científica, mestrado e doutorado. Estudos comparativos com pesquisadores de outros países, em áreas do conhecimento similares, são necessários para melhor compreensão dos presentes resultados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The aim of this study was to describe the profile and scientific production of research fellows of the Brazilian Council for Scientific and Technological Development (CNPq) in the neuroscience area. Methods: We created a database containing 542 researchers who were CNPq fellows in Medicine, of which 94 (17.34%) worked mainly in the neuroscience area. Results: The researchers were distributed in eight Brazilian States: São Paulo (n=49; 52.12%), Rio Grande do Sul (n=22; 23.40%), Rio de Janeiro (n=9; 9.57%), Minas Gerais (n=5; 5.31%), Ceará (n=4; 4.25%), Santa Catarina (n=3; 3.19%), Espirito Santo (n=1; 1.06) and Paraná (n=1, 1.06%). Although the neuroscience researchers were from more than 20 institutions, 58.5% worked in only 3 of those, namely USP (n=30), UFRGS (n=15) and UNIFESP (n=10). The median time since obtaining the PhD degree was 18.27 years (range, 5-39). Throughout their academic careers, 94 researchers published 16,488 papers in scientific journals, with an average of 175.40 articles per researcher (ranging from 43 to 715 articles). Of the 16,488 articles,12,801 or 77.63% were indexed at Web of Science (mean of 136.18 articles/researcher), while 10,166 or 61.65% were indexed at Scopus database (mean of 108.14 articles/researcher). Overall, those researchers advised 1,279 undergraduate students (median of 13.60; range: 0-68), of which 1,329 were master’s degree students (median of 14.13; range: 1-49) and 970 PhD students (median of 10.54; range: 0-42). The fellows’ median H-index at ISI was 23.75. Conclusion: It is observed that the neuroscience fellows constitute a group with significant scientific production (the fellows’ median H-index at ISI was 23.75). Most of these scientific publications were indexed at the Web of Science (77.63%) and Scopus (61.65%) databases. Human resources training are also highlighted, including undergraduate students, master’s degree students and PhD students. Comparative studies with researchers from other countries, in similar areas of knowledge, are necessary to better understand the present results.
  • Avaliação de um Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia Artigo Original

    Sanchez, Natalia Romano; Rodrigues, Cibele Isaac Saad

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A residência médica em ginecologia e obstetrícia é indiscutivelmente importante para a capacitação dos médicos que optam por essa especialidade dos Ministérios da Saúde e da Educação. Entretanto, as pesquisas que avaliaram esses programas de residência são escassas, especialmente no que tange a aspectos reflexivos qualitativos. Assim, este estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, buscou avaliar o programa atual de residência médica em ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Método: Como metodologia, utilizou-se a análise curricular comparativa entre o programa preconizado pela Comissão Nacional de Residência Médica até 2018 e o programa oferecido pela FCMS da PUC-SP, além de questionários autoaplicáveis a egressos do período de 2007 a 2018. Resultados: Entre os achados mais importantes da análise curricular comparativa, estão divergências sobre a disposição percentual de carga horária anual, evidenciando sobrecarga em horas de plantão, e a distribuição não equilibrada de estágios. A taxa de retorno do questionário foi de 66% (41 dos 62 participantes). A maioria dos respondentes era do gênero feminino (n = 32, 78%), com atividade predominante nas cidades de Sorocaba (n = 21, 43,7%) e São Paulo (n = 10, 21%). Houve preponderância de satisfação parcial do egresso com o programa cursado (n = 34, 82,9%). Também foram observadas respostas que condizem com os achados da análise curricular comparativa, como a insatisfação com o número de procedimentos cirúrgicos ginecológicos realizados (n = 39, 95,1%). Em relação à análise de conteúdo das questões discursivas, categorizadas segundo Bardin, houve valorização das atividades em obstetrícia pelos egressos, e as críticas mais evidentes foram relacionadas à menor quantidade de horas para certas atividades, em especial àquelas dedicadas às práticas cirúrgicas ginecológicas e atividades teóricas. Conclusões: Com base nos achados, foram propostas e acatadas pelos gestores sugestões de mudanças que devem trazer impacto positivo ao programa da residência médica. Esta pesquisa contribui para a avaliação diagnóstica de um tradicional programa de residência médica, propõe melhorias e utiliza metodologia reprodutível, podendo, assim, servir de comparação para outros estudos, de modo que avanços possam ser estabelecidos na formação do especialista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Medical residency in gynecology and obstetrics is unquestionably important in the training of physicians who choose this specialty of the Brazilian Ministries of Health and Education. However, studies evaluating these residency programs are scarce, especially regarding the reflexive qualitative aspects of the research. Therefore, this exploratory and descriptive study aimed to evaluate the current medical residency program in gynecology and obstetrics of the School of Medical and Health Sciences at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) using a quantitative and qualitative approach. Method: The methodology included a comparative curriculum analysis between the program recommended by the National Committee of Medical Residency until 2018 and the program offered by PUC-SP School of Medical and Health Sciences, as well as a self-administered questionnaire completed by individuals who graduated between 2007 and 2018. Results: The most significant findings of the comparative curriculum analysis include discrepancies in the percentage arrangement of annual workload, indicating an overload of on-call duty hours, and unequal distribution of internships. The questionnaire response rate was 66% (41 of 62 participants). Most respondents were women (n=32, 78%), who worked mainly in the cities of Sorocaba (n=21, 43.7%) and São Paulo (n=10, 21%). Most medical graduates were partially satisfied with the program (n=34, 82.9%). Some responses also matched the findings of the comparative curriculum analysis, such as dissatisfaction with the number of gynecological surgical procedures performed (n=39, 95.1%). Regarding the content analysis of open-ended answers, categorized according to Bardin, the graduates appreciated activities in obstetrics, and the most relevant criticisms were related to fewer hours assigned to certain activities, especially those devoted to gynecological surgical practices and theoretical activities. Conclusions: Based on the findings, suggestions were proposed and accepted by the managers for changes that should have a positive impact on the medical residency program. This research contributes to the diagnostic evaluation of a traditional medical residency program in Brazil, proposes improvements, and uses reproducible methods, thus serving as a comparison basis for other studies so that advances can be made in the training of these specialists.
  • Vídeo com Pacientes Virtuais na Avaliação do Conhecimento dos Internos de Medicina sobre Cefaleias Artigo Original

    Bastos, Mariana Cota; Vilela, Rosana Quintella Brandão; Canuto, Ângela Maria Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais enfatizam que os currículos médicos devem se basear nas necessidades de saúde da população. Por entender que a cefaleia é um problema de saúde pública, ela deve estar entre as competências exigidas para a atuação profissional em nível da atenção primária. Assim, a avaliação do ensino das cefaleias na graduação de Medicina é fundamental. O objetivo do trabalho é apresentar uma metodologia inovadora de avaliação que utiliza vídeo com personagens virtuais para avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina sobre as cefaleias. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, quantitativa, em que o conhecimento dos internos de Medicina de uma universidade pública federal foi avaliado por meio de casos clínicos com pacientes virtuais. Os dados foram analisados de acordo com as categorias a priori: 1. diagnóstico da cefaleia, 2. tratamento agudo da cefaleia, 3. tratamento profilático da cefaleia e 4. necessidade de exames complementares ou avaliação com especialista. Resultados: Dentre os 155 estudantes matriculados no internato, 31 participaram da pesquisa. A análise mostrou que apenas 16,13% identificaram a enxaqueca crônica, 93,55% reconheceram os sinais de alarme para a cefaleia secundária e 96,77% diagnosticaram a cefaleia tensional. No tratamento da fase aguda da enxaqueca, as classes mais prescritas foram os anti-inflamatórios e analgésicos simples. No caso da cefaleia secundária, de etiologia infecciosa, a maioria (69,56%) prescreveu antibioticoterapia empírica. Com relação à terapia profilática, 87,09% a indicaram na enxaqueca e apenas 29,03%, na cefaleia tensional. Na indicação de exames complementares, 77,42% não a consideraram adequada na enxaqueca, enquanto 77,42% indicaram o estudo do líquido cefalorraquidiano na cefaleia secundária. A maioria dos estudantes solicitou parecer da neurologia para a cefaleia secundária e não o solicitaram na cefaleia tensional. A ferramenta avaliativa foi eficaz na avaliação do conhecimento sobre cefaleia. A utilização de vídeos com pacientes virtuais é uma ferramenta útil na avaliação do conhecimento sobre cefaleias. Conclusões: Os resultados obtidos permitem concluir que existem lacunas no diagnóstico e manejo das cefaleias durante a graduação de Medicina da universidade estudada, e, por isso, é imperativa a definição de uma matriz de competências mínimas para o ensino, no Brasil, da cefaleia na graduação de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The National Curriculum Directive emphasizes that medical curricula should be based on the health needs of the population. Understanding that headache is a public health problem, it must be among the competences required for professional practice at the primary care level. Thus, the assessment of the headache education in undergraduate medical school is fundamental. The aim of this paper is to present an innovative assessment methodology that uses video with virtual characters to assess medical students´ knowledge about headache. Method: This is an exploratory, quantitative research, where the knowledge of the medical interns of a federal public university was evaluated through clinical cases with virtual patients. Data were analyzed according to the a priori categories: 1) headache diagnosis; 2) acute treatment of headache; 3) prophylactic treatment of headache; and 4) need for further exams or expert assessment. Results: Of the 155 students regularly enrolled in the medical Internship, 31 participated in the research. The analysis showed that only 16.13% recognized chronic migraine, 93.55% recognized the warning signs for secondary headache, and 96.77% diagnosed tension headache. In the treatment of acute migraine phase, the most often prescribed drug classes were anti-inflammatory and simple analgesic drugs. In the case of secondary headache of infectious etiology, the majority (69.56%) prescribed empirical antibiotic therapy. Treatment of the acute phase of tension headache was adequately prescribed by 64.51% of the students. Regarding prophylactic therapy, 87.09% indicated it for migraine and only 29.03% for tension headache. As for the indication of complementary exams, 77.42% did not consider it adequate in migraine cases, while 77.42% indicated the study of CSF in secondary headache. Most students requested neurological evaluation for secondary headache and did not request it for tension headache. The assessment tool was effective in assessing headache knowledge. The use of videos with virtual patients is a useful tool in the assessment of headache knowledge. Conclusion: The results allow us to conclude that there are gaps in the diagnosis and management of headache during the undergraduate medical degree of the assessed university, so it is imperative to define a matrix of minimum competences for headache education in undergraduate medical school in Brazil.
  • Qualidade de Vida e Transtornos Mentais Menores dos Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) - Minas Gerais Artigo Original

    Silva, Railly Crisóstomo; Pereira, Alexandre de Araújo; Moura, Eliane Perlatto

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A qualidade de vida dos estudantes de Medicina há muito tempo tem sido objeto de atenção e pesquisas. Os fatores considerados estressores inerentes aos processos formativos na educação médica são potenciais desencadeadores de transtornos mentais com impacto na qualidade de vida. Conhecer a qualidade de vida, a saúde mental geral dos estudantes de Medicina e os fatores associados é fundamental para subsidiar ações que visem a melhorias e aperfeiçoamentos do aprendizado desses discentes. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), localizado em Minas Gerais, a prevalência de transtornos mentais menores (TMM) e os fatores associados. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo que foi conduzido por meio de um questionário autorrespondido contendo questões sobre dados sociodemográficos, qualidade de vida (WHOQOL-abreviado) e saúde mental geral (QSG-60 de Goldberg). Participaram do estudo 94 estudantes do curso de Medicina do UNEC, divididos em três grupos: (G1) 32 alunos do primeiro ano, (G2) 30 do terceiro ano e (G3) 32 do quinto ano. Todos preencheram o TCLE. Realizaram-se análises estatísticas descritivas de frequência, análise inferencial e análise de conglomerado. Resultados: Os estudantes percebem sua qualidade de vida como boa. O domínio de relações sociais obteve o maior escore, e o psicológico alcançou o menor escore. Não houve diferença significativa na qualidade de vida e saúde mental geral, nos diferentes períodos do curso. Observou-se correlação significativa entre a saúde mental geral com os domínios de qualidade de vida, mostrando que um pior estado da saúde mental geral vem acompanhado de uma pior qualidade de vida. A prevalência de TMM detectados na amostra analisada foi de 41,5% entre os estudantes de Medicina do UNEC, com escores mais acentuados no domínio estresse psíquico e os menores no domínio desejo de morte. Identificou-se a presença de três grupos com perfis distintos de qualidade de vida: pior percepção da qualidade de vida (25,5% dos estudantes), intermediária (30,9%) e melhor (43,6%). Conclusões: Os estudantes de Medicina pesquisados têm uma boa percepção de sua qualidade de vida. A saúde mental dos estudantes tem influência na qualidade de vida. Os resultados apontam para a necessidade de estudos qualitativos para aprofundar as informações sobre a qualidade de vida dos estudantes do UNEC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The quality of life of medical students has long been the object of interest and research, since, due to the stress inherent to the course, this population is vulnerable to mental disorders affecting their quality of life. Knowing about the medical students’ quality of life and general mental health, as well as the related factors, is critical to support actions improving the medical students’ learning process. To evaluate the medical students’ Quality of Life (and related factors) at the University Center of Caratinga (UNEC). Method: This descriptive, cross-sectional and quantitative study was conducted through a self-administered questionnaire containing questions on sociodemographic data, quality of life (WHOQOL) and general mental health (Goldberg’s QSG). A total of 94 medical students at UNEC - Caratinga, Minas Gerais, Brazil were divided into three groups, namely, G1 (1styear), with 32 students, G2 (3rdyear), with 30 students, and G3 (5thyear), with 32 students, who were analyzed through descriptive analysis, with the use of tools such as Chi-square test, Pearson’s correlation, Student’s t-test and/or Analysis of Variance (ANOVA). Cluster analysis was performed at the statistical significance of a 5% probability. Results: Students perceive their quality of life as good. The domain of social relations obtained the highest score, and the psychological domain reached the lowest score. There was no significant difference in quality of life and general mental health, in the different periods of the course. A significant correlation was observed between general mental health (QSG) and quality of life factors, wherein a worse state of general mental health is associated with a lower quality of life. The incidence of minor mental disorders detected in the sample under analysis was of 41.5% among the students, of which the highest-scoring disorder was psychic stress (64.1%), and the lowest one death wish (39.8%). Conclusion: The analyzed medical students have a good perception of their quality of life. The course level (years at medical school) had no significant influence. The minor mental disorders in the population under study influences the quality of life. The results indicate the need for qualitative studies to acquire more information about the QOL of UNEC students.
  • Percepção dos Acadêmicos de Medicina sobre o Teste de Progresso Artigo Original

    Sartor, Laís Büttner; Rosa, Luana Lanzarini da; Madeira, Kristian; Uggioni, Maria Laura Rodrigues; Ferreira Filho, Olavo Franco; Rosa, Maria Inês da

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O Teste de Progresso serve para medir a consolidação do conhecimento ao longo da formação acadêmica médica. O teste é administrado periodicamente a todos os alunos de um currículo, com o propósito de avaliar o crescimento cognitivo deles na graduação. Além de avaliar o estudante de forma individual, o teste avalia a instituição, de modo a mostrar em quais áreas a sua base curricular deve ser melhorada. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de acadêmicos de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense em relação ao Teste de Progresso. Método: Realizou-se um estudo transversal, em que se coletaram dados por meio de questionários elaborados pelos pesquisadores, aplicados aos alunos do curso de Medicina - que fizeram o Teste de Progresso em algum momento do curso - no período de 15 de outubro a 30 de novembro de 2018. A análise estatística foi realizada com um nível de confiança de 95%. Resultados: Obteve-se uma taxa de resposta de 70,41%, com um número de 424 questionários incluídos na pesquisa. Os dados demográficos revelam uma população de predominância feminina (60,4%), branca (96,2%), com uma média de 23 anos de idade. Nas fases iniciais, intermediárias e finais da pesquisa, os participantes sabiam o objetivo do Teste de Progresso, bem como a maioria dos estudantes, em todas as fases, considerou-o importante. Observou-se também que a maioria dos estudantes considera clínica cirúrgica e saúde coletiva como seu pior desempenho no Teste de Progresso. Já nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia obstetrícia, os estudantes das fases intermediárias e finais se consideram satisfeitos com seu nível de conhecimento. “Avaliar a evolução/o desempenho do acadêmico” foi o ponto positivo mais citado. Já entre os negativos, destacou-se “diminuir o número de questões para que a prova não fique tão extensa”. Conclus ões: Os estudantes da amostra consideram o Teste de Progresso importante e conhecem o objetivo dele. Reconheceram que se sentiram mais preparados nas fases finais. As principais áreas a que os estudantes atribuíram seu pior desempenho foram: clínica cirúrgica e saúde coletiva. Já nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia obstetrícia, eles se mostraram satisfeitos com o próprio nível de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The Progress Test was created to address the necessity of measuring the level of knowledge consolidation along the years of Medical school. The test is administered periodically to all students in a curriculum, assessing the student’s cognitive growth throughout their journey at undergraduate level. In addition to assessing the student individually, the test evaluates the institution, showing in which areas its curriculum base should be improved. The aim is to assess the Universidade do Extremo Sul Catarinense student’s perception of the Progress Test. Methods: A cross-sectional study was performed. Data was collected through questionnaires created by the researchers and applied to medical students - the ones who took the Progress Test at least once - from October 15th to November 30th, 2018. The statistical analysis was performed with a 95% confidence interval. Results: A response rate of 70.41% was obtained, with a total of 424 questionnaires being included in the research. Demographic data showed a predominance of female gender (60,4%) and white ethnicity (96,2%) in the population and a mean age of 23 years. In all semesters (early, intermediate and final ones) the participants knew the goal of the progress test, and most students consider it important. It was also observed that the majority of the students considered clinical surgery and collective health as their worst performance in the test. In clinical medicine, pediatrics, and gynecology-obstetrics, the students of the intermediate and final semesters were satisfied with their level of knowledge. “To evaluate the student’s progress/performance” was highlighted as the most positive point. Among the negative ones “decrease the number of questions so the test is not as extensive” was emphasized. Conclusion: The students of the sample consider the Progress Test important and know about its purpose. The final third of the Medical School is the one who feels most prepared to face the test. The main fields to which the students attributed their worst performance were clinical surgery and collective health. Regarding clinical medicine, pediatrics, gynecology, and obstetrics the students were satisfied with their knowledge.
  • Barreiras e Facilitadores do Processo Ensino-Aprendizagem de Estudantes de Medicina na Atenção Primária, no Município de São Paulo Original Article

    Silva, Moniquelly Barbosa da; Rios, Izabel; Vital Júnior, Pedro Félix; Silva, Andréa Tenório Correia da

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Apesar de a atenção primária à saúde (APS) ser essencial para a formação médica, as percepções dos profissionais das equipes de saúde da família (eSF) sobre o processo ensino-aprendizagem foram pouco estudadas, em particular em municípios nos quais o modelo de gestão da APS é indireto, como na cidade de São Paulo. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de profissionais das eSF sobre as barreiras e os facilitadores do processo ensino-aprendizagem dos estudantes de medicina na APS, no município de São Paulo. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 12 profissionais das eSF (quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro agentes comunitários de saúde), que atuavam em unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas na zona leste do município de São Paulo e que recebiam estudantes de Medicina do primeiro ano ao internato. As entrevistas foram gravadas e transcritas, lidas e relidas, sendo identificadas unidades de significado de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo. Resultados: Os entrevistados destacaram as seguintes barreiras relacionados ao processo ensino-aprendizagem na APS: 1. excesso de pacientes agendados e escassez de tempo para discussão do caso com os estudantes; 2. inadequada estrutura física do serviço de saúde; 3. falta de preparação dos profissionais; e 4. falta de articulação ensino-serviço-comunidade. Os aspectos reconhecidos como fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem foram: 1. qualificação do serviço de saúde e da equipe; 2. integração com a eSF e com equipe multiprofissional; e 3. preparação dos preceptores médicos. Conclusões: Os resultados têm implicações para os profissionais da APS, as instituições de ensino superior e os gestores da saúde da APS estudados. O aprimoramento das relações e articulações entre as instituições de ensino, os gestores dos serviços de saúde, os profissionais de saúde e a comunidade é condição necessária para efetivar o processo ensino-aprendizagem e garantir o desenvolvimento de competências para a qualidade do cuidado na APS. Assim, o preparo dos profissionais de saúde, a adequação do espaço físico da UBS, a reflexão sobre o agendamento e estratégias para garantir tempo para discussão do caso e espaço para feedback podem contribuir para mitigar as barreiras ao processo ensino-aprendizagem na APS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Although Primary Health Care (PHC) is essential for medical students’ training, the perceptions of primary care workers about the teaching-learning process have been overlooked, particularly in municipalities where PHC management is performed by a private organization instead of the government, such as in the city of São Paulo. Objective: to analyze the perceptions of primary care workers about barriers and facilitators of medical students’ teaching-learning process in PHC in the city of São Paulo. Method: we conducted a qualitative research. We performed in-depth interviews with 12 primary care workers from the family health teams (four physicians, four nurses and four community health workers), who worked in primary care clinics in the east region of the city and received medical students, from 1st-year to internship students. The interviews were recorded, transcribed and afterwards, they were repeatedly read. We identified thematic units following the content analysis principles. Results: the barriers to medical students’ teaching-learning process in PHC were the following: (1) excessive number of scheduled patients and scarcity of time for discussion; (2) inadequate infrastructure of primary care clinics; (3) lack of training; and (4) ineffective integration among faculty, healthcare workers, managers and the assisted population. The facilitating factors of the teaching-learning process were: (1) high quality of healthcare services; (2) integration among primary care teams, interdisciplinary teams, and students; and (3) well-trained medical preceptors. Conclusions: our results have implications for PHC professionals, educational institutions, and managers. The improvement of the integration among educational institutions, health services managers, primary care workers, and the population is a condition to reach the effectiveness in the teaching-learning process, and to ensure the development of essential competencies for PHC assistance quality. Thus, the training of health professionals, improving the primary care clinic infrastructure, and creating strategies to ensure enough time for discussion and feedback could contribute to mitigate barriers to medical students’ teaching-learning process in PHC.
  • Fatores Associados à Ocorrência da Síndrome de Burnout entre Estudantes de Residências Multiprofissionais Artigo Original

    Oliveira, Rosângela Fernandes de; Pereira, Maria Amélia Dias; Silva, Matheus Lopes da; Costa, Matheus Leão Tavares; Quirino, Érika Carvalho; Naghettini, Alessandra Vitorino

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Os residentes multiprofissionais da saúde lidam diariamente com alto nível de estresse, favorecendo o prejuízo ao atendimento do paciente, o que pode causar reações emocionais e interpessoais que contribuem para o desenvolvimento da síndrome de burnout, revelando, assim, a importância de identificar as condições de risco para a síndrome e a possível proteção. O objetivo deste estudo foi descrever a ocorrência de burnout, suas dimensões de comprometimento e a associação com características sociodemográficas entre profissionais da residência multiprofissional. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com residentes multiprofissionais em saúde de hospitais públicos localizados em uma capital do Centro-Oeste do Brasil. Adotou-se o Inventário da Síndrome de Burnout (ISB), utilizando-se de seis índices (condições organizacionais positivas, condições organizacionais negativas, exaustão emocional, distanciamento emocional, desumanização e realização profissional), associados à avaliação de características sociodemográficas, como sexo, estado civil, profissão, trabalho anterior, mudança de cidade, morar sozinho, ter filhos, fazer outro curso, gostar do que faz nas horas vagas, praticar atividade física, ter religião, estar em processo terapêutico. O método de regressão logística foi utilizado para verificar a associação entre essas características e o diagnóstico da síndrome de burnout. Participaram da pesquisa 134 residentes. Resultados: Evidenciou-se que a exaustão emocional está presente em 91% dos participantes; o distanciamento emocional em 89,6%; a desumanização em 61,9%; a realização profissional em 11,2%; as condições organizacionais positivas em 85,1%; e as condições organizacionais negativas em 82,1%. A associação positiva foi feita entre a realização de cursos simultâneos, a característica sexo masculino e o fato de morar sozinho. Conclusões: Observa-se que a prática de terapia pode reduzir a chance do desenvolvimento da síndrome e conclui-se que há uma alta prevalência da síndrome de burnout no grupo pesquisado, sendo resposta ao estresse definido pela presença de exaustão, distanciamento e desumanização. Apesar desses resultados, a percepção de realização profissional se mantém independente do estresse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Multiprofessional health residents deal with high stress daily, harming patient care, which can cause emotional and interpersonal reactions that contribute to the development of Burnout Syndrome, thus disclosing the importance of identifying the at-risk conditions for the syndrome and possible protection. The objectives of this study were to describe the occurrence of burnout, its impairment dimensions and the association with sociodemographic characteristics in multiprofessional residency professionals. Method: This is a descriptive research with a quantitative approach, conducted with multiprofessional health residents from public hospitals located in a capital of the Midwest region of Brazil. The ISB - Burnout Syndrome Inventory - was employed, using six indices (Positive Organizational Conditions, Negative Organizational Conditions, Emotional Exhaustion, Emotional Distancing, Dehumanization and Professional Achievement), associated with the assessment of sociodemographic characteristics such as gender, marital status, profession, previous work, change of city, living alone, having children, getting another degree, enjoying what you do in your free time, practicing physical activity, having a religion, undergoing a therapeutic process. The logistic regression method was used to verify the association between these characteristics and the diagnosis of burnout syndrome. A total of 134 residents participated in the survey. Results: The results showed that Emotional Exhaustion is present in 91% of participants; Emotional Distance in 89.6%; Dehumanization, in 61.9%; Professional Achievement in 11.2%; Positive Organizational Conditions, in 85.1%; and Negative Organizational Conditions, n 82.1%. A positive association was observed between taking simultaneous courses, male gender and living alone. Conclusion: It is observed that the practice of therapy can reduce the chance of developing the syndrome and it is concluded that there is a high prevalence of burnout syndrome in the assessed group, with it being a response to stress defined by the presence of exhaustion, distancing and dehumanization. Despite these results, the perception of professional achievement remains independent of stress.
  • Apreensão e Compreensão do Conceito de Necessidades de Saúde para Estudantes de um Currículo Ativo Artigo Original

    Nonato, Ana Carolina; Kobashikawa, Karen Tie; Pio, Danielle Abdel Massih; Vernasque, Juliana Ribeiro da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 valorizam aspectos biopsicossociais do processo saúde-doença e responsabilização dos estudantes por meio de atuação formativa e ativa nos serviços de saúde. Conduziu-se este estudo em uma faculdade do interior paulista que tem o conceito de necessidades de saúde como norteador teórico. O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de estudantes de Medicina e Enfermagem em relação ao conceito e à operacionalização do currículo integrado. Realizou-se aprofundamento teórico-prático sobre a relação de discentes com os demais atores em saúde para identificar razões da divergência do entendimento do referencial teórico entre eles, propiciando subsídios para identificar essas disparidades no contexto do ensino. Método: Entrevistaram-se 33 estudantes dos cursos supracitados. O estudo foi elaborado por meio dos referenciais metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados e teórico de necessidades de saúde. As entrevistas semidirigidas foram gravadas, completamente transcritas e codificadas linha a linha, segundo o processo de microanálise. Os códigos foram agrupados em elementos, subsídios para formação das categorias. Resultados: Obtiveram-se cinco categorias emergentes: 1. “Percebendo que há diferenças de abordagem entre os grupos das Unidades Educacional Sistematizada e de Prática Profissional e entre as unidades educacionais, com dificuldades para efetiva articulação teórico-prática”; 2. “Identificando que há discrepância de aprendizagem e vivências dos conceitos de necessidades de saúde entre os estudantes”; 3. “Entendendo que a apreensão das necessidades de saúde é mais efetiva quando se associa a teoria à prática e vice-versa”; 4. “Assimilando que o conceito de necessidades de saúde diz respeito à ampliação do foco da integralidade do cuidado”; e 5. “Reconhecendo o vínculo como essencial nas séries e nos cenários de ensino-aprendizagem para a identificação das necessidades de saúde e um sucesso prático do cuidado”. Essas categorias constituem o modelo teórico: “Segundo a perspectiva discente, a apreensão e a compreensão de necessidades de saúde são dependentes da articulação teórico-prática nos diferentes grupos de estudantes e cenários de ensino-aprendizagem, tendo como elementos essenciais o vínculo e a integralidade do cuidado”. Conclusões: Para a efetiva apreensão de necessidades de saúde dos discentes, devem-se evitar descontinuidade do aprendizado e discrepâncias em como é conduzido, processo que depende de vínculos e do cuidado integral para ser viável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The 2001 National Curriculum Guidelines value the biopsychosocial aspects of the health-disease process and student accountability through training and active performance in health services. This study was carried out at a college in the countryside of the state of São Paulo, which has the concept of health needs as a theoretical guide. To understand the experience of medical and nursing students in relation to the concept and operationalization of the integrated curriculum. Theoretical-practical developing of the relationship between students and other health actors was carried out to identify reasons for the divergence in the understanding of the theoretical framework between them, providing subsidies to identify these inequalities in the context of teaching. Methods: 33 students from the aforementioned courses were interviewed. The study was performed using the methodological framework of Grounded Theory and theoretical context of health needs. The semi-directed interviews were recorded, transcribed in full and coded line by line, according to the microanalysis process. The codes were grouped into elements, subsidies for the creation of categories. Results: There were five emerging categories: (1) “Understanding that there are differences in approach between the groups of the Systematized Educational and Professional Practice Units and between the educational units, with difficulties for effective theoretical-practical articulation”; (2) “Identifying that there is a discrepancy in learning and experiences of the concepts of health needs among students”; (3) “Understanding that the apprehension of health needs is more effective when theory is associated with practice and vice versa”; (4) “Assimilating that the concept of health needs is related to the extension of the integrality of care focus” and (5) “Recognizing the link as essential in the school years and teaching-learning scenarios to identify health needs and practical care success”. These constitute the theoretical model: “According to the student’s perspective, the apprehension and understanding of health needs depend on the theoretical-practical articulation in the different groups of students and teaching-learning scenarios, having as essential elements the link and the integrality of care”. Final considerations: For the effective apprehension of students’ health needs, discontinuity of learning and discrepancies in how it is conducted must be avoided, a process that depends on links and comprehensive care in order to be viable.
  • Identidade, Cuidado e Direitos: a Experiência das Rodas de Conversa sobre a Saúde dos Povos Indígenas Relato De Experiência

    Luna, Willian Fernandes; Malvezzi, Cecília; Teixeira, Karla Caroline; Almeida, Dayane Teixeira; Bezerra, Vandicley Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Há uma fragilidade histórica na formação dos profissionais da atenção à saúde indígena no Brasil e reconhece-se o despertar da sensibilidade para situações de diálogo entre diferentes culturas como essencial nesse contexto. Assim, surge em 2016 o projeto de extensão “Rodas de Conversa sobre a Saúde dos Povos Indígenas”, criado numa parceria entre professores de Medicina e estudantes indígenas do Programa de Educação Tutorial Indígena - Ações em Saúde, da Universidade Federal de São Carlos. Método: Este é um relato sobre os três anos dessa experiência, tendo sido construído a partir de uma análise documental de abordagem qualitativa. Os objetivos foram resgatar os temas e conteúdos desenvolvidos e discutir as vivências, as perspectivas e os diálogos desse espaço de encontro. Ao longo do texto há descrição das atividades realizadas e reconhecimento de suas potencialidades e seus limites. Resultados: Com base nos círculos de cultura e instrumentos de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, os encontros trataram de temas relacionados à saúde indígena, aqui agrupados em três categorias: identidade, cuidado e direitos indígenas. O formato em rodas de conversa possibilitou a construção de saberes no campo da saúde indígena relacionados às diferentes culturas, às políticas de saúde específicas e às concepções do processo saúde-doença, propiciando aproximação inicial com o contexto de saúde indígena no Brasil. Adicionalmente, proporcionou um espaço com protagonismo indígena que ousou apontar para olhares inovadores sobre questões identitárias e compreensões de saúde, doença e processos de cura, levantando inclusive epistemologias intrínsecas a essas populações. Conclusões: A partir do diálogo entre diferentes atores, foi possível despertar o interesse dos participantes para especificidades étnico-culturais e dar visibilidade à presença dos indígenas na universidade. Além disso, pode ser um primeiro passo para a construção de disciplinas interdisciplinares optativas e a inserção da temática nos currículos de graduação na área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: There is a historical fragility regarding the training of health care professionals working with the Indigenous Health System in Brazil and the awakening of the growing sensitivity for the promotion of intercultural dialogue is recognized as essential in this context. Thus, the project “Talking Circles about the Indigenous People’s Health” in the university emerged in 2016, developed in a partnership between medical school professors and indigenous students from the Indigenous Tutorial Education Program - PET Indígena - Health Actions, UFSCar. Method: This report is based on the qualitative documental analyses, aiming to present and discuss the experiences, perspectives and dialogues carried out during those meetings, the construction of diversity, the description of the activities performed and the exposure of their potentialities and limits. Results: Based on both Paulo Freire’s Culture Circles and active teaching-learning methodology tools, those meetings dealt with topics related to Indigenous People’s Health, the results of which were here grouped into three categories: Identity; Care; and Indigenous Rights. The Talking Circles format fostered the construction of new knowledge in indigenous health’s field related to different cultures, specific health policies, concepts of health-disease process, providing an initial approach on the indigenous health context in Brazil. Additionally, they provided a space with indigenous leadership that dared to indicate innovative perspectives on identity issues and health understandings, disease and healing processes, as well as raising the epistemology inherent to these populations. Conclusions: Based on the dialogue between different actors, it was possible to arouse interest of the health professionals regarding ethnic and cultural issues and give visibility to the indigenous people at the University. Moreover, it can be a first step towards the construction of optional interdisciplinary disciplines and the insertion of the topic in undergraduate school curricula in the health area.
  • ERRATA EM: Revista Brasileira de Educação Médica, volume 36, número 1, Janeiro-Março 2012 Errata

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