Bioatividade do mogno da Indonésia, Toona sureni (Blume) (Meliaceae), contra o besouro-das-farinhas, Tribolium castaneum (Coleoptera, Tenebrionidae)

Bioatividade do mogno da Indonésia, Toona sureni (Blume) (Meliaceae), contra o besouro-das-farinhas, Tribolium castaneum (Coleoptera, Tenebrionidae). A atividade inseticida de Toona sureni (Blume) Merr. foi avaliada considerando repelência, mortalidade e a produção de progênie de adultos F1 de Tribolium castaneum (Herbst, 1797) (Coleoptera, Tenebrionidae). Extrato seco de sementes de T. sureni foi dissolvido em acetona, para preparar soluções de várias concentrações (0,5; 1,0; 2,5 e 5,0%). Para testar a repelência, os insetos foram expostos a papel de filtro tratado. A mortalidade de larvas, pupas e adultos foi avaliada pulverizando os insetos com diferentes concentrações do extrato de T. sureni. O efeito residual do extrato também foi avaliado pela produção de progênie dos adultos F1. A maior repelência (93,30%) de T. castaneum ocorreu na maior concentração (5,0% suspensão de T. sureni); enquanto que a mais baixa repelência (0%) ocorreu na suspensão de 0,5% em um dia após o tratamento. A mortalidade mais elevada de adultos (86,71%), larvas (88,32%) e de pupas (85%) ocorreu com a suspensão a 5%, aos oito dias após a aplicação. Houve uma correlação negativa entre a concentração das suspensões de T. sureni e a produção de progênie de T. castaneum. O maior número de progênie (147) foi produzido na testemunha aos sete dias após o tratamento; enquanto o menor número de progênie (43) foi na suspensão de 5,0% no primeiro dia após o tratamento. Os resultados demostram que T. sureni é tóxico para T. castaneum e tem potencial para ser usado no controle de todos os estágios deste inseto em trigo armazenado.

Efeito residual; extrato de plantas; mortalidade de insetos; repelência; trigo armazenado


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br