Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da dieta e idade da fêmea em relação à prole e à razão sexual do parasitoide solitário Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani) (Hymenoptera, Pteromalidae)

Efeitos da dieta e idade da fêmea em relação à prole e à razão sexual do parasitoide solitário Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani) (Hymenoptera, Pteromalidae). As teorias predizem que as fêmeas parasitoides de vespas ajustam a relação razão sexual dos descendentes, de acordo com condições ambientais, em cada oviposição. Entretanto, a dieta e idade das fêmeas também podem afetar o ajuste da razão sexual. Nosso foco foi testar os efeitos da dieta e idade da fêmeas em relação a razão sexual da prole da vespa parasitoide Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani, 1875). Nossos resultados mostraram que as fêmeas alimentadas com mel apresentaram uma razão sexual significativa menor de fêmeas, do que aquelas alimentadas apenas com água. A razão sexual (percentagem dos machos) diminuiu com a idade ou longevidade das fêmeas no início da oviposição, mas com aumento no final. Deve haver uma limitação de esperma nas fêmeas de P. vindemmiae no final da oviposição e uma maior frequência de posturas de ovos infertilizados. As fêmeas também fazem posturas de um número maior de ovos infertilizados no início da oviposição, que seria necessário para assegurar o acasalamento entre os descendentes. A prole masculina desenvolverá mais rapidamente e emergirá mais cedo, o que também reduziria o risco de virgindade da prole, com a tendenciosa proporção de razão sexual maior das fêmeas.

Ajuste na proporção dos sexos; comportamento; hospedeiro; Hymenoptera; vespa parasitoide


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br