Acessibilidade / Reportar erro

Sítios de criação de drosofilídeos (Diptera) no bioma Cerrado. I. Frutos caídos de Emmotum nitens (Icacinaceae), Hancornia speciosa (Apocynaceae) e Anacardium humile (Anacardiaceae)

Neste estudo, são investigados os drosofilídeos que se criam em frutos de três espécies de plantas comuns do Cerrado brasileiro: Emmotum nitens, Hancornia speciosa e Anacardium humile, juntamente com a distribuição temporal e espacial desses insetos entre os frutos obtidos de seis indivíduos de E. nitens. Frutos recolhidos sobre a serrapilheira, em ambientes naturais, foram mantidos no laboratório e os drosofilídeos que deles emergiram foram contados e identificados. Dos 3.651 frutos coletados (3.435 de E. nitens, 179 de A. humile e 37 de H. speciosa) emergiram 4.541 drosofilídeos, classificados em 19 espécies. A distribuição dessas espécies foi desigual entre os três tipos de recursos, ao longo do tempo, e também entre os seis indivíduos de E. nitens. Essas flutuações refletem a disponibilidade dos recursos no tempo e no espaço, e provavelmente a ação de forças seletivas como a competição entre as larvas.

Biodiversidade; Drosophila; savana brasileira


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br