O Estudo das Práticas Performativas na Perspectiva de uma Antropologia da Estética

The Study of Performing Arts Through the Prism of an Anthropology of Aesthetics

L'Étude des Pratiques Performatives au Prisme d'une Anthropologie de l'Esthétique

Laure Garrabé Sobre o autor

RESUMO

Este texto propõe uma contribuição ao estudo das práticas performativas a partir de uma apreensão antropológica na qual a estética, entendida como aisthesis, se estabelece como hermenêutica das formas de socialização e de individuação em ato no fenômeno estudado. Apresenta-se um aparelho epistemológico no qual as noções de ritmo e de relação, átomos irredutíveis de toda forma de estética, teriam valor paradigmático. Através delas, discute-se a possibilidade de apreender os modos de produção, de recepção e de apropriação, caracterizando formas de práxis cujos graus de construção (da ação, da experiência e dos imaginários) e de intencionalidade são as variáveis que determinam a singularidade e a inserção dessas formas em dispositivos (da arte) socialmente reconhecidos.

Palavras-chave:
Antropologia; Estética; Práxis; Técnica; Práticas Espetaculares.

ABSTRACT

This text proposes a contribution to the study of performing practices with an anthropological approach where aesthetics, understood as aisthesis, stands as a hermeneutic reading of the forms of socialization and individuation acting in the phenomenon studied. It presents an epistemological apparatus in which notions of rhythm and relation, irreducible atoms of any form of aisthesis, have a paradigmatic value. Through them, we could read the modes of production, reception, and appropriation characterizing forms of praxis whose degrees of construction (of action, experience and imagination) and intentionality, are the variables determining their singularity and their insertion in socially constructed (artistic) devices.

Keywords:
Anthropology; Aesthetics; Praxis; Technics; Performing Arts.

RÉSUMÉ

Ce texte propose une contribution à l'étude des pratiques performatives à partir d'une approche anthropologique où l'esthétique, entendue comme aisthesis, s'établit en tant que grille de lecture des formes de socialisation et d'individuation à l'œuvre dans le phénomène étudié. Il présente un appareil épistémologique où les notions de rythme et de relation, atomes irréductibles de toute forme d'aisthesis, auraient une valeur paradigmatique. À travers elles, nous pourrions appréhender les modes de production, réception, et d'appropriation caractérisant des formes de praxis dont les degrés de construction (de l'action, de l'expérience et des imaginaires) et d'intentionnalité, sont les variables déterminant leur singularité et leur insertion dans des dispositifs (de l'art) socialement construits.

Mots-clés:
Anthropologie; Esthétique; Praxis; Technique; Pratiques Spectaculaires

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  • 1
    Este texto retoma a parte metodológica e teórica desenvolvida na minha tese de doutorado, Les Rythmes d'une Culture Populaire: les politiques du sensible dans le maracatu-de-baque-solto, Pernambuco, Brésil (Université Paris 8, dez. 2010). Claro, foi o objeto estudado que induziu essa abordagem epistemológica das práticas performativas.
  • 2
    Ver a abordagem histórica da noção de estética por Hans Robert Jauss (1978, p. 135-172).
  • 3
    Enquanto Armindo Bião rejeita a noção de performance e todos seus derivados (Bião, 2007 p. 48-49; Bião, 2011, p. 351) em função da confusão fundamental que causa a passagem para outra língua que não o inglês, Jean-Marie Pradier retém a de performativité (2007, p. C14-C15), contudo sem usar a de performance.
  • 4
    Os tradutores de Judith Butler (2004, p. 14-16) Jérôme Vidal et Charlotte Nordmann, traduzem agency por "puissance d'agir", designando "ao mesmo tempo o que é ativo ou o que exerce um poder, e o 'princípio', a força motriz em ato (à l'œuvre) numa ação dada" (p. 15). É precisamente a descrição do uso do termo por Judith Butler, o que produz o performativo ou a performatividade (performativity). Concordamos com essa escolha.
  • 5
    Para esse assunto, ver Pradier (2007, p. C14). Para uma crítica do "operador performativo", ver Stiegler, (2005, p. 32-63).
  • 6
    Essa dimensão é mais desenvolvida pelos Performance Studies, pois constituíram-se em particular a partir das Cultural, Subaltern e Postcolonial Studies (por ex. Schechner, 2000, p. 110-142) e a contribuição das críticas pós-modernistas e pós-estruturalistas.
  • 7
    Apresenta um verdadeiro problema, a saber, a carência de aprofundamento devido à pluralidade de domínios de especialidades a dominar pelo pesquisador, mas também, um trabalho de longa temporada inscrevendo-se um pouco em contradição com as leis da produtividade científica de hoje.
  • 8
    Nesse assunto, Leroi-Gourhan produziu uma reflexão sobre a imagem e o filme etnográfico em particular, que foi fundadora para a antropologia visual na França.
  • 9
    Uma análise do substantivo brincadeira e do verbo brincar tais quais são concebidos pelos maracatuzeiros na Zona da Mata Norte de Pernambuco através do maracatu-de-baque-solto, mostra uma complexidade em ato como discurso e como modalidade de ação. Porém, esses termos não produzem essa complexidade na linguagem usual no Brasil. Essa reflexão toma mais sentido ainda considerando que o maracatu-de-baque-solto, como forma espetacular dita popular e realizada por subalternos na escala social, uma forma dita folclórica realizada por trabalhadores rurais da cana de açúcar, conheceu um longo período de discriminação social, étnica e estética na história do carnaval de Recife. Ver Garrabé, 2010, capítulo 5.
  • 10
    Jauss apresenta essas teses num texto derivado de uma conferência de 1972, intitulada Pequena apologia da experiência estética e publicada na França em Para uma estética da recepção (2004) em 1978.
  • 11
    Em O erro de Descartes, Antonio R. Damasio (L'erreur de Descartes, 2000) esforça-se em demonstrar este mecanismo, que nomeia "a razão das emoções", a partir da organização cerebral.
  • 12
    Referimo-nos ao "governo dos corpos", tal como desenvolvido por Fassin e Memmi (2004, p. 12-29).
  • 13
    Ver Morin, 1975. Roger Bastide, aluno de Mauss e colega de Leroi-Gourhan, foi acusado de vitalismo, notadamente depois de sua temporada no Brasil, porque deixava precisamente esse espaço aberto ao impensável explicitamente situado na experiência da tensão entre corpo e psiquè (uma tensão fértil na qual a religiosidade foi veículo). François Laplantine (2003), em seu prefácio à Le rêve, la transe et la folie, definiu precisamente esse pensamento ligando-o à parte maldita de Georges Bataille (2011), e a qual podemos associar a sociologia do teatro que Jean Duvignaud (1999) subintitulou pertinentemente de sociologia das sombras coletivas.
  • 14
    Nessa obra, Barthes observa e descreve o Neutro "[...] não mais nos fatos da língua, mas nos fatos de discurso, subentendendo-se que essa palavra aplica todo sintagma articulado pelo sentido: textos literários, filosóficos, místicos, mas também gestos, comportamentos e condutas codificadas pela sociedade, moções internas do sujeito" (2002, p. 261) e, por fim, explica: "[...] tentamos fazer entender que o Neutro não correspondia necessariamente a imagem plana, fundamentalmente depreciada que tem dela a Doxa, mas podendo constituir um valor forte, ativo" (Barthes, 2002, p. 262).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2011
  • Aceito
    Abr 2012
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