O Pulo do Gato ou Reflexões sobre a Presença do Ator

The Leap of the Cat or Reflexions on the Actor's Presence

Le Bond du Chat ou des Réflexions sur la Présence Physique de l'Acteur

Inês Alcaraz Marocco Elisa Heidrich Kalisy Cabeda Philipe Philippsen Rodrigo Fiatt Sobre os autores

RESUMO

Este artigo tece reflexões sobre o desenvolvimento da presença física do ator através de um trabalho pré- expressivo com a técnica da Máscara Neutra, segundo o sistema pedagógico de Jacques Lecoq, numa experiência acadêmico/artística com alunos do curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o processo de criação do espetáculo O Sobrado.

Palavras-chave:
A Arte do Ator; Jacques Lecoq; O Sobrado (espetáculo); Pré- expressividade; Máscara Neutra

ABSTRACT

This article intertwines reflexions on the development of the actor's physical presence through a pre-expressive work with the Neuter Mask, according to the pedagogic system of Jacques Lecoq, in an academical artistic experiment with undergraduates from the Theater course at Federal University of Rio Grande do Sul during the creation of the play O Sobrado.

Keywords:
The Art of the Actor; Jacques Lecoq; O Sobrado (play); Pre-expressivity; Neuter Mask

RÉSUMÉ

Cet article tisse des réflexions sur le développement de la présence physique de l`acteur à partir d`un travail pré expressif par la technique du Masque Neutre, suivant le système pédagogique de Jacques Lecoq, dans une expérience academique/artistique avec des étudiants du Cursus Théâtre à l`Université Fédérale du Rio Grande do Sul, pendant le processus de création du spectacle O Sobrado.

Mots-clés:
L'Art de l'Acteur; Jacques Lecoq; O Sobrado (spectacle); Pre expressivité; Masque Neutre

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugenio. Le Canoë de Papier. Traité d`Anthropologie Théâtrale. Bouffonneries, n. 28-29, p. 27-57, 1993.
  • BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
  • BROOK, Peter. Points de suspension: 44 ans d`exploration théâtrale 1946-1990. Paris: Seuil, 1992.
  • CARDONA, Patricia. La Agression Ritualizada I. Dramateatro Revista digital, 1999. Disponível em: <Disponível em: http://dramateatro.fundacite.arg.gov.ve/ojos_de_actor/agression_ritualizada.htm >. Acesso em: 15 fev. 2007.
    » http://dramateatro.fundacite.arg.gov.ve/ojos_de_actor/agression_ritualizada.htm
  • FÉRAL, Josette. Dresser un Monument à l`Éphémère. Rencontres avec Ariane Mnouchkine. Paris: Editions théâtrales, 2001.
  • FÉRAL, Josette. Pourquoi l'Anthropologie Théâtrale?: entretien avec Nicola Savarese. In: Jeu - Revue de Théâtre, Montreal, n. 68, 1993. Disponível em: <http://id.erudit.org/iderudit/29274ac>. Acesso em: 20 jul. 2011.
    » http://id.erudit.org/iderudit/29274ac
  • HOUAISS, Antonio (Org.). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed Objetiva, 2001.
  • LEABHART, Thomas. A Máscara como Instrumento Xamânico no Treinamento Teatral de Jacques Copeau. Traduzido para fins exclusivamente didáticos por Marcelo Fagundes, 1994. Texto não publicado.
  • LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: uma pedagogia da criação teatral/Jacques Lecoq. Com a colaboração de Jean-Gabriel Carasso e de Jean-Claude Lallias. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, Edições SESC SP, 2010.
  • LECOQ, Jacques. Stages d`Été. Le jeu a travers les styles. Initiation Dramatique architecture et Théâtre, 1987. Programa da escola para os Estágios de verão de 15 a 31 de julho de 1987.
  • OIDA, Yoshi. com colab. Lorna Marshall. Um Ator Errante. São Paulo: Beca produções culturais, 1999.
  • PRADIER, Jean-Marie. Anatomie de l`Acteur. Revue Théâtre Public, n.76/77, p. 35-44, jul./out. 1987.
  • PRADIER, Jean-Marie. Towards a Biological Theory of the Body in Performance. NTQ-New Theatre Quaterly, Cambridge, v. VI, n. 21, p. 86-98, fev. 1990.
  • PRADIER, Jean-Marie. Os Estudos Teatrais ou o Deserto Científico. Repertório Teatro e Dança, Salvador, ano 3, n. 4, p. 38-55, 2000.
  • SIEGFRIED, Walter. Emotion and Complexity. Revue Degrés, Bruxelas, ano 21, n. 75-76, p. h-h8, automne/hiver, 1993.
  • TURNER, Victor. Body, Brain and Culture. In: TURNER, Victor. The Antropology of Performance. NY: PAJ ed.,1987/88. P. 156-179.

  • 1
    A Etnocenologia é uma disciplina recente, criada em 1995 na Maison des Cultures du Monde em Paris por um grupo de pesquisadores entre os quais citamos: Jean Marie Pradier, Chérif Khaznadar, Jean Duvugnaud e Françoise Gründ, entre outros, e tem como princípio o estudo dos comportamentos espetaculares humanos organizados.
  • 2
    Etologia é uma ciência que trata do estudo do comportamento social e individual dos animais e os costumes humanos como fatos sociais (Houaiss, 2001).
  • 3
    A máscara neutra foi criada por Jacques Copeau nos anos 20 na França como uma técnica para o trabalho do ator visando a desenvolver diversas capacidades, como, por exemplo, a neutralidade, o silêncio e a calma, de forma a propiciar ao ator desenvolver uma atitude. Com a técnica da máscara neutra, o ator desenvolve a atitude de alerta para o jogo e da mesma forma que o animal que está pronto para o ataque, é todo o seu corpo em sintonia que age. O rosto deixa de ser o ponto para onde convergem todas as expressões e o corpo na sua totalidade passa a ser fundamental, eliminando assim todos os estereótipos e vícios corporais e faciais. Ela se constitui na parte central do sistema pedagógico da escola de Jacques Lecoq. Ao portar a máscara neutra o ator se torna uma folha em branco onde se pode imprimir qualquer estilo de jogo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    Ago 2011
  • Aceito
    Nov 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error