Orientalismo em movimento: representações da dança do ventre em pinturas e literatura de viagem (séc XIX)

Orientalisme en mouvement: des représentations de la danse du ventre dans la peinture et la littérature de voyage (XIXe siècle)

Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção Nina Ingrid Caputo Paschoal Sobre os autores

RESUMO

Este artigo analisa representações da “dança do ventre” em pinturas e literatura de viagem produzidas por europeus(ias) no século XIX. Situando esta manifestação no tempo e no espaço, descrevendo características e sujeitos que foram importantes para o desenvolvimento desta prática, analisa-se sua profunda relação com o processo de colonização do Egito. Conclui-se que a dança praticada por homens e, sobretudo, mulheres no território egípcio passou por filtros e interpretações europeias antes de se consolidar no Ocidente como “dança do ventre”. Tal contexto sociopolítico deixou marcas ainda visíveis na forma como este repertório corporal é executado, representado e reputado na atualidade.

Palavras-chave:
Dança do Ventre; Orientalismo; Colonização; Representação; História Cultural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com