Acessibilidade / Reportar erro

A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador 1 1 O presente artigo é resultado da pesquisa Capocomicato e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana, desenvolvida como parte do estágio pós-doutoral, realizado junto à linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro e das Artes do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob supervisão da professora doutora Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) (agosto/2017 a julho/2018), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (dezembro/2017-julho/2018).

La Dramartugie comme Source pour une Histoire de l’Illumination Scénique: Pirandello capocomico l’illuminateur

Resumo:

O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológicas aí implicadas para, posteriormente, empreender análises das peças que compõem sua trilogia do teatro no teatro, tendo como foco a articulação entre as noções de visibilidade e visualidade, propondo-as como conceitos-chave para a compreensão da luz na cena moderna, para além da dicotomia luz para ver e luz narrativa ou de efeito.

Palavras-chave:
História e Historiografia do Teatro; Fontes Documentais; Iluminação Cênica; Micro-História; Teatro Moderno

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com