Pausa, Presença, Público: da Dança- Teatro à Performance-Oficina

Pause, Presence, Public: from Dance Theater to Workshop Performance

La Puase, La Présence, Le Public: de la Danse- Théâtre à la Performance-Atelier

RESUMO

O texto discute a tendência à paragem ou pausa dinâmica na cena contemporânea como uma busca por sintonia somática, numa atitude de contracultura e transformação. Em meio ao império do signo e do simulacro, a paragem ativa o fluxo interno e as conexões coletivas rumo à presença e inte(g)ração criativa com o meio. A partir de uma revisão histórica, de um debate teórico (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa) e exemplos das artes cênicas, visuais, música e eventos da vida contemporânea - como catástrofes naturais e seu desdobramento midiático -, buscamos trazer uma reflexão acerca das prioridades e do papel do artista-pesquisador na contemporaneidade.

Palavras-chave:
Pausa Dinâmica; Presença; Relação Artista- Espectador; Performance; Sintonia Somática

ABSTRACT

The text discusses the tendency to stillness or dynamic pause in the contemporary scene, as a search for somatic attunement, in an attitude of counter-culture and transformation. In the middle of an empire of signs and simulacra, stillness activates inner flow and collective connections towards presence and creative interaction/integration with the environment. From a historical review, through a theoretical debate (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa), till examples of performing arts, visual arts, music, and contemporary life events - such as natural catastrophes and their media repercussions -, we intend to bring up an afterthought about the priorities and the role of the artist- researcher in contemporary times.

Keywords:
Dynamic Pause; Presence; Artist-Spectator Relationship; Performance; Somatic Attunement

RÉSUMÉ

Le texte débat la tendence à l'arrêt ou à la pause dynamique dans la scène contemporaine comme une recherche pour la syntonie somatique, dans une attitude de contre-culture et transformation. Au milieu de l'empire du signe et du simulacre, l'arrêt active le flux interne et les connexions collectives vers la présence et l'integration créative avec l'environnement. A partir d'un examen historique, d'un débat théorique (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa) et des exemples des arts du spectacle, visuels, de la musique et des évennements de la vie contemporaine - comme des catastrophes naturelles et leur déploiement médiatique - nous cherchons à apporter une réflexion sur les priorités et le rôle de l'artiste-chercheur à l'époque contemporaine.

Mots-clés:
Pause Dynamique; Présence; Rapport Artiste- Spectateur; Performance; Syntonie Somatique

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ANEXO I

Corpo Aberto Corpo Fechado

Mostra de Performance na Galeria Cañizares

Rua Araújo Pinho, 16-202. Canela. Salvador, Bahia, Brasil

Escola de Belas Artes - UFBA De 16 a 20 de maio de 2011

Das 19h às 21h www.corpoabertofechado.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=oniJoVwlCPY

Direção da Escola de Belas Artes: Roaleno R. A. Costa.

Coordenação da Galeria Cañizares: Edgard Oliva. Curadoria: José Mário Peixoto.

Registros: Edgard Oliva e Arthur Scovino.

Designer: Bruna Velame.

Artistas e Coletivos:

Andres Murillo (Ex-artista), Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB), Carol Érika (PPGAC- UFBA), Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA), Grupo Mi_Zera (EBA- UFBA), Laís Guedes (EBA-UFBA), Maicyra Leão (PPGAC-UFBA), MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB), OSSO Coletivo de Performances Urbanas, Rosangela Sousa (EBA-UFBA), Thiago Enoque, Wagner Lacerda (EBA-UFBA), Zmário.

Release:

O título da Mostra "Corpo Aberto Corpo Fechado" faz alusão às ações e performances apresentadas nos espaços públicos em contraposição às exibições nos espaços institucionais. O Corpo Aberto (vulnerável, instável, imprevisível) na rua, o Corpo Fechado (protegido, adestrado, previsível) na galeria. O objetivo do evento é reunir artistas performáticos e coletivos de performances urbanas em atuação na cidade de

Salvador-Bahia e no Recôncavo Baiano para uma série de apresentações e debates sobre a transposição de propostas pensadas para o espaço urbano, as ruas, em direção ao espaço institucional, o museu, a galeria. Como os impedimentos e as regras inerentes à exposição no cubo branco modificam o formato de uma performance ou ação pensada originalmente para o espaço urbano?

José Mário Peixoto.

Programação:

Dia 16.05

Abrindo o Corpo

19h > Grupo Mi_Zera (Arthur Scovino, Gabriel Guerra e Carol Santana EBA-UFBA). "Qui_zera".

19:30h > Andres Murillo (Ex-artista).

20h > Abertura de portfólio: Maicyra Leão (PPGAC-UFBA).

Dia 17.05

19h > Laís Guedes (EBA-UFBA).

19:30h > OSSO Coletivo de Performances Urbanas (Dani Félix, João Matos, Rose Boaretto e Tuti Minervino). "Corpos Ausentes".

20h > Abertura de portfólio: OSSO Coletivo de Performances Urbanas.

Dia 18.05

19h > Thiago Enoque. "Glutão".

19:30h > Wagner Lacerda e Rosangela Sousa (EBA-UFBA). "Qual é o seu preço?".

20h > Abertura de portfólio: Grupo Mi_Zera (EBA-UFBA).

Dia 19.05

19h > Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA)

"GEBO (Runa da Parceria)" obra de Dança-teatro-ritual de/com Ciane Fernandes. "GEBO π (Paisagens Internas)" Performance-Oficina de/com o A-FETO Grupo de Dança-Teatro da UFBA: Ana de São José, Ciane Fernandes, Daiane Leal, Felipe Florentino, Frank Haendeler, Lenine Guevara, Morgana Gomes, Sol Tapia. Imagens de Ciane Fernandes, Daniel Sobreira, João Rafael Neto e Uirá Menezes.

19:30h > MANDU Performance-Art (Flávia Pedroso, Julio César, Tiago Sant'Ana e Violeta Martinez CAHL-UFRB). "Proposições para o Recôncavo nº 2".

20h > Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB). "Batendo Amalá".

20:30h > Abertura de portfólio: MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB).

Dia 20.05

Fechando o Corpo

19h > Bate-Papo de encerramento com a participação de Carol Érika (PPGAC-UFBA) sobre a ação "Na aba do meu chapéu".

20h > Bate-Corpo-Bate-Copo (traga seu instrumento!).

De 16 a 20.05 > Zmário. "Cura dor: tarja pink" (Incorporação #2).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jun 2011
  • Aceito
    Jun 2011
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