Acessibilidade / Reportar erro

Correntes do Conhecimento: o bailado do Santo Daime como dança decolonial1 1 A pesquisa para este projeto foi apoiada pela Source Research Foundation e pela Tinker Foundation. A autora recebeu apoio do Santa Cruz Summer Publishing Institute, UC para escrevê-la como parte de uma Hispanic-Serving Institution Doctoral Diversity Initiative.

Courants du Savoir: le bailado du Santo Daime comme danse décoloniale

Resumo:

Santo Daime, religião ayahuasca da Amazônia brasileira fundada em 1930, tem como uma de suas principais práticas uma dança chamada bailado que gera correntes energéticas por meio do balanço coletivo. Os praticantes assumem papéis de espectadores e performer ao dançarem o bailado e se envolvem em um discurso transcorpóreo com vários seres. Com base nos hinos do Santo Daime, na observação participante e em registros pessoais como daimista, neste artigo argumenta-se que o bailado decoloniza a dança de três maneiras: como parte de um sistema de conhecimento caboclo único; através do cultivo de subjetividades coletivas pelos participantes; e ao desafiar as definições eurocêntricas de dança.

Palavras-chave:
Santo Daime; Bailado; Ayahuasca; Transcorporeidade; Dança Decolonial

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com