Narrativas de Professoras: teatro e experiência

Narratives of Teachers: theater and experience

Récits des Enseignants: théâtre et experience

Andréa Maria Favilla Lobo Sobre o autor

RESUMO

Este artigo discute as concepções de e as experiências com o teatro na trajetória de professoras, a partir das análises de seus depoimentos. As categorias analisadas dialogam tanto com os impactos dos processos de socialização dessas docentes em suas escolhas de vida, quanto com as suas concepções sobre o teatro. Tais reflexões são resultado de pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 em Rio Branco - Acre. Consideraram-se aspectos que permearam as preferências e concepções das docentes, na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, de Bernard Lahire, da História Cultural e da Etnocenologia.

Palavras-chave:
Saberes; Experiência; Professor de Teatro; Formação; Etnocenologia

ABSTRACT

This paper discusses the concepts about and the experiences with the theater in the path of teachers from the analysis of their statements. The categories analyzed dialogue both with the impact of socialization processes of these teachers in their own lives, and its ideas about the theater. Such reflections are the result of research conducted in 2008 and 2009 in Rio Branco - Acre. Considering aspects that permeated the preferences and conceptions of teaching, the theoretical perspective of Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, Cultural History and Ethnoscenology.

Keywords:
Knowledge; Experience; Acting Teacher; Training; Ethnoscenology

RÉSUMÉ

Cet article présente les concepts sur et les expériences avec le théâtre dans la trajectoire des enseignantes à partir de l'analyse de leurs témoignages. Les catégories analysées dialoguent avec l'impact de leurs processus de socialisation dans leurs choix de vie et avec leurs représentations à propos du théâtre. Ces réflexions sont le résultat des recherches entreprises dans les années 2008 et 2009 à Rio Branco - Acre. On a considerés les aspects qui ont traversées les préférences et les conceptions des enseignentes, du point de vue théorique de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, de l‟Histoire culturelle et de l‟ethnoscénologie.

Mots-clés:
Connaissance; Expérience; Enseignants de Théâtre; Formation; Ethnoscénologie

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BELICO, Dayse Lúcia Soares. A Formação de Atores em Belo Horizonte: saberes em movimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
  • BERGER, Peter Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a Cena Baiana: textos resumidos. Salvador: P&A, 2009.
  • BOURDIEU, Pierre. Gostos de Classe e Estilos de Vida. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. P. 83-121.
  • BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
  • CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
  • GIL, João Pedro Alcântara. Implicações Metodológicas da Teoria Crítica na Pesquisa com Teatro e Educação. In: CORRÊA, Ayrton Dutra (Org.). Ensino de Artes: múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, 2004. P. 175-193.
  • LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática , 2008.
  • LARROSA, Jorge. Sobre a Lição. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P. 139-146.
  • LARROSA, Jorge. Experiência e Paixão. In: LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação Depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica , 2004. P. 151-165.
  • NUNES, Clarice. A Sina Desvendada. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 2, p. 58-65, dez. 1985.
  • PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia: textos selecionados. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (Org.) Etnocenologia. São Paulo: Annablume, 1999. P. 23-29.
  • SILVA, Mário Luiz Rosa da. Grupos Teatrais Estudantis: possibilidades educativas e valorização das dimensões artísticas em propostas e experiências do teatro iniciado na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
  • SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1978.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jan 2011
  • Aceito
    Mar 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error