Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas de Professoras: teatro e experiência

Narratives of Teachers: theater and experience

Récits des Enseignants: théâtre et experience

RESUMO

Este artigo discute as concepções de e as experiências com o teatro na trajetória de professoras, a partir das análises de seus depoimentos. As categorias analisadas dialogam tanto com os impactos dos processos de socialização dessas docentes em suas escolhas de vida, quanto com as suas concepções sobre o teatro. Tais reflexões são resultado de pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 em Rio Branco - Acre. Consideraram-se aspectos que permearam as preferências e concepções das docentes, na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, de Bernard Lahire, da História Cultural e da Etnocenologia.

Palavras-chave:
Saberes; Experiência; Professor de Teatro; Formação; Etnocenologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com