Teatro e Neurociência: o despertar de um novo diálogo entre arte e ciência

Theatre and Neuroscience: the awakening of a new dialogue between art and science

Dorys Faria Calvert Sobre o autor

RESUMO

Este artigo objetiva demonstrar, através de uma perspectiva histórica, que o estudo neurofisiológico e expressivo das emoções transparece como um importante vetor facilitador do diálogo entre o teatro e as ciências dos seres vivos. Também faz parte deste trabalho a exploração de alguns conceitos neurocientíficos atualmente utilizados em pesquisas experimentais sobre as emoções humanas, assim como a reflexão acerca das possíveis articulações entre a neurociência das emoções e o trabalho do ator.

Palavras-chave:
Teatro; Ator; Neurociência; Emoções; Neuroplasticidade

ABSTRACT

This article aims to demonstrate through a historical perspective that the neurophysiological and expressive study of emotions emerges as an important vector of facilitation of the dialog between theater and live being sciences. Also part of this work is the exploration of certain neuroscientific concepts currently used in experimental researches of the human emotions, as well as a reflection about possible connections between neuroscience of emotions and the actor's work.

Keywords:
Theater; Actor; Neuroscience; Emotions; Neuroplasticity

RÉSUMÉ

Cet article a pour but de démontrer, à travers une perspective historique, que l'étude neurophysiologique et expressive des émotions surgit en tant que vecteur facilitateur du dialogue entre le théâtre et les sciences du vivant. Font également partie de ce travail l'exploration de certains concepts neuroscientifiques actuellement utilisés dans la recherche expérimentale sur les émotions humaines, ainsi que la réflexion sur les liens possibles entre la neuroscience des émotions et le travail de l'acteur.

Mots-clés:
Théâtre; Acteur; Neuroscience; Émotions; Neuroplasticité

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  • 1
    Observa-se um significativo aumento de pesquisas acadêmicas dedicadas às relações entre as artes e as neurociências. Chamamos atenção, em especial, para as pesquisas realizadas por Yedda Carvalho Chaves (França), Gabriele Sofia (França e Itália) e Yannick Bressan (França).
  • 2
    Alain Berthoz (França), Susana Bloch (Chile), Giovanni Mirabella (Itália) e Maira Fróes (Brasil) são importantes representantes do universo neurocientífico que se mobilizam no sentido de promover uma prática interdisciplinar entre arte e neurociências.
  • 3
    Para citar alguns nomes: Rhonda Blair (encenadora, Estados Unidos), Corinne Jola (coreógrafa, Suiça), Philippe Chéhère (dançarino, França), John Schranz (pedagogo teatral e encenador, Malta).
  • 4
    Segundo Hipócrates, a vida depende do equilíbrio dos quatro líquidos humorais (sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra). As doenças e as personalidades patológicas (tipos coléricos ou melancólicos) seriam, assim, consequências da predominância de um desses líquidos no organismo.
  • 5
    Diderot é, inclusive, autor de uma obra inteiramente dedicada à biologia, Elements de Physiologie (Elementos de Fisiologia).
  • 6
    Tradução francesa do original alemão Ideen zu einer Mimik, publicado em 1785.
  • 7
    Mecanismo da Fisiologia Humana ou Análise Eletrofisiológica da Expressão das Paixões.
  • 8
    Atualmente, e graças ao atual intercâmbio entre o teatro e a neurociência, a biomecânica de Meyerhold está retornando aos centros de debates no campo do teatro. Para um estudo mais aprofundado sobre o percurso artístico de Meyerhold visto sob a ótica das neurociências contemporâneas, conferir a excelente tese de doutorado de Yedda Carvalho Chaves, Vsevolod Meyerhold: un parcours à travers les processus d'incorporation. Les traces d'un héritage.
  • 9
    Escola Internacional de Antropologia Teatral.
  • 10
    Ciclo do cérebro, termo usado pelo teórico Georges Banu em Peter Brook, vers un Théâtre Premier para classificar um conjunto de montagens inspiradas na neurologia e realizadas por Peter Brook entre os anos de 1997 e 2000.
  • 11
    A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro possui de reorganizar-se em função da experiência, do aprendizado, da estimulação (mental ou ambiental) ou em consequência de uma lesão neuronal. Em neurônios já existentes, ela pode ocorrer de forma quantitativa (novas conexões, novas ramificações) ou qualitativa (alteração funcional das sinapses). Em alguns casos, observa-se a geração de novas células neuronais (neurogênese).
  • 12
    Descobertos por Giacomo Rizzolatti e sua equipe do departamento de neurociências da Universidade de Parma, os neurônios espelhos compõem um grupo de células cerebrais (neurônios visuomotores) que se ativam tanto no momento da realização de uma ação como no momento em que outros sujeitos observam essa mesma ação.
  • 13
    Os Neurônios Espelhos.
  • 14
    De acordo com Damasio e Ekman, existem seis emoções primárias: o medo, a tristeza, a raiva, a alegria, a surpresa e a aversão. Plutchnik acrescenta a essa lista a aceitação e a antecipação.
  • 15
    O sistema nervoso autônomo é responsável pela regulação de todas as funções fisiológicas que não estão sob o controle consciente, como, por exemplo, os batimentos cardíacos e as secreções pelas glândulas sudoríparas.
  • 16
    Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios e que agem sobre os receptores situados na membrana celular de outros neurônios. A dopamina e a endorfina são exemplos de moléculas atuantes na neurobiologia das emoções.
  • 17
    Texto citado por Ferdinando Taviani em Cieslak pour Mémoire.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    29 Out 2013
  • Aceito
    27 Jan 2014
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