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Do Oríkì à Elinga: princípios negrobrasileiros de atuação e encenação

De l'Oríkì à l'Elinga: principes afro-brésiliens de la representation scenique et de la mise en scène

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões que buscam uma sistematização de princípios negro-brasileiros de atuação cênica e encenação. Os estudos apresentados visam demonstrar a necessidade de pensamentos teóricopráticos nas artes da cena direcionados para uma perspectiva anticolonial, em oposição a uma visão hegemônica eurorreferenciada. Problematiza-se o conceito de dramaturgia como parte de um dispositivo colonial de controle das subjetividades. Os argumentos suleadores deste texto foram sistematizados a partir de estudos teóricos e de experimentos cênicos contra-hegemônicos investigados em oficinas, cursos e aulas nos quais foram desenvolvidos processos criativos que não separam as linguagens: dança, teatro e performance.

Palavras-chave:
Corporeidades; Dramaturgia; Oríkì; Colonialidade; Cosmopercepções Afro-Indígenas

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