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O Flashmob como Performance e o Ressurgimento de Comunidades Criativas

RESUMO

Apesar de terem surgido há pouco tempo - o primeiro flashmob moderno ocorreu na loja Macy's de Nova York, na noite de 17 de junho de 2003 -, os flashmobs espalharam-se rapidamente por todo o mundo ocidental, tornando-se, nos últimos anos, uma forma inovadora de performance que estimula o reaparecimento - ainda que passageiro e evanescente - de comunidades criativas, ao passo que respondem a uma gama de tópicos de relevância social, sendo eles políticos, culturais, artísticos, cotidianos e assim por diante. Os flashmobs tornam-se visíveis dentro da esfera pública por intermédio de atos performativos breves e chamativos, percebidos como lúdicos e libertadores. Em termos de processo, os flashmobs como performances pertencem a uma economia cultural neoliberal globalizada. Eles hibridizam convenções e práticas das mídias ao vivo, on-line e móveis de maneiras inovadoras e inéditas.

Palavras-chave:
Flashmobs; Performance; Hibridização; Comunidades Criativas; Espectador Ativo

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