Acessibilidade / Reportar erro

Portas EntreAbertas: um relato etnográfico a partir de um fazer teatro com pessoas privadas de liberdade - para além do espetáculo...

Half-opened Doors: an ethnographic account from a drama play with prison inmates - beyond the show...

Les Porte Semi-ouvertes: um compte ethnographique, un drame avec le personnes privés de liberté - en plus du spéctacle...

RESUMO

Este texto tem como objetivo relatar etnograficamente uma experimentação a partir de uma oficina intitulada O Brincar com Teatro, desenvolvida em um contexto presidiário entre 2008 a 2009 segundo a visão de um observador-participante em um galpão denominado Escola do Presídio, situado no interior do estado de São Paulo, junto ao grupo de monitores culturais detentos. Trata-se, portanto, de possibilitar um olhar para o campo da Pedagogia do Teatro: teatro-educação enquanto uma aprendizagem que favoreça um processo artístico-estético-pedagógico na possibilidade de contemplar a criação, a imaginação, os sentimentos, as emoções, as paixões, as tragédias e a ludicidade como uma aventura para ampliar um conhecimento aberto e sensível dessa área e, então, para torná-la uma experiência educativa.

Palavras-chave:
Pedagogia do Teatro; Teatro-Educação; Etnografia; Experiência Estética

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com