A Percepção é um Prisma: corpo, presença e tecnologias

Enrico Pitozzi Sobre o autor

ABSTRACT

Starting from an interdisciplinary perspective of the concepts of body, perception, and technologies in the contemporary scene, this text will attempt to define the general aesthetic notion as bodyscape as an extension of the performer's perception. Through a survey of some key practices from the contemporary scene such as choreographic compositions by Myriam Gourfink, Isabelle Choinière, and the project of motion signature by Martine Époque and Denis Poulin, the impact of technologies on redefining the process of the performer's perception in the composition of the movement and the change of the notion of presence will be analysed. In this sense, a series of modifications that influence also the spectator's perception is presented. Therefore, the notion of empathy is discussed, and an attempt to find out how this applies in the context of a digital image of the body is made.

Keywords:
Body; Perception; Movement; Presence; Technologies

RÉSUMÉ

En partant d'une perspective interdisciplinaire autour du corps, de la perception et de l'intervention des technologies sur la scène contemporaine, ce texte définit la notion de bodyscape comme forme d'extension de la perception du performeur. En analysant des processus de composition chorégraphiques contemporains - Myriam Gourfink, Isabelle Chonière, et le projet signature motrice conçu et dirigé par Martine Époque et Denis Paulin - nous discuterons l'intervention des technologies sur la redéfinition de la perception des performeurs, pendant la composition du mouvement en redefinissant la notion de présence. Le cadre de cette réflexion mène aussi à interroger les modifications de la perception concernant le spectateur en nous permettant d'introduire la notion d'empathie pour comprendre si cela s'applique face à l'image numérique du corps.

Mots-clés:
Corps; Perception; Mouvement; Présence; Technologies

RESUMO

Ao partir de uma perspectiva interdisciplinar acerca dos conceitos de corpo, percepção e tecnologias na cena contemporânea, este texto tentará definir a noção estética geral de bodyscape como uma extensão da percepção do performer. Por meio de um exame de algumas práticas chave da cena contemporânea, como as composições coreográficas de Myriam Gourfink, Isabelle Choinière e o projeto de assinatura do movimento de Martine Époque e Denis Poulin, analisa-se o impacto das tecnologias sobre a redefinição do processo da percepção do performer na composição do movimento e a mudança da noção de presença. Nesse sentido, tem-se uma série das modificações que também influenciam a percepção do espectador. Portanto, discute-se a noção de empatia e tenta-se descobrir como ela se aplica ao contexto de uma imagem digital do corpo.

Palavras-chave:
Corpo; Percepção; Movimento; Presença; Tecnologias

Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências bibliográficas

  • BERNARD, Michel. Sen Set Fiction. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse, n. 17, p. 56-64, 1993.
  • BERNARD, Michel. De la Création Chorégraphique. Pantin/Paris: CND, 2001.
  • BERNSTEIN, Nikolai Aleksandrovich. The Coordination and Regulation of Movement. New York: Pergamon Press, 1967.
  • BERTHOZ, Alain. Le Sens du Movement. Paris: Odile Jacob, 1997.
  • BERTHOZ, Alain. La Décision. Paris: Odile Jacob , 2002.
  • BERTHOZ, Alain. La Simplexité. Paris: Odile Jacob , 2009.
  • BERTHOZ, Alain. Le Cerveau Créateur de Mondes: essai sur la vicariance. Paris: Odile Jacob , 2013.
  • BERTHOZ, Alain; JORLAND, Gerard (Org.). L'Empathie. Paris: Odile Jacob , 2004.
  • BERTHOZ, Alain; PETIT, Jean-Luc. Phénoménologie et Physiologie de l'Action. Paris: Odile Jacob , 2006.
  • BESSON, Dominique. Le Corps Sonore, entre Écriture Chorégraphique et Écriture Musicale. Actes de Colloque Journée d'Informatique Musicale - JIM 2009, Grenoble, École Phelma/MINATEC, AFIM-ACROE-Phelma, n. 16, p. 143-150, 2009. Available at: <Available at: http://acroe.imag.fr/jim09/index.php/descrip/conf/schedConf/actes >. Accessed on: 03 nov. 2013.
    » http://acroe.imag.fr/jim09/index.php/descrip/conf/schedConf/actes
  • BIHAN, Denis Le. Le Cerveau de Cristal. Paris: Odile Jacob , 2012.
  • BOISCLAIR, Louise. Isabelle Choinière de Corps Indice; autour des Demoiselles d'Avignon. Inter, Art Actuel, Montreal, Inter Art Publishing, n. 98, p. 52-56, 2007.
  • BROADHURST, Susan. Digital Practices. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007.
  • CALVO-MERINO, Beatriz; GLASER, Daniel E.; GRÈZES, Julie; PASSINGHAM, Richard E.; HAGGARD, Patrick. Action Observation and Acquired Motor Skills: an FMRI study with expert dancers. Cerebral Cortex, Oxford, Oxford University Press, v. 15, n. 8, p. 1243-1249, 2005.
  • CAUQUELIN, Anne. Fréquenter les Incorporels. Paris: PUF, 2006.
  • CORIN, Florence. Le Sens du Mouvement Interview d'Alain Berthoz. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse , n. 48/49, p. 80, 2001.
  • DECETY, John. L'Empathie est-elle une Simulation Mentale de la Subjetivité d'Autrui?. In: BERTHOZ, Alain; JORLAND, Gerard (Org.). L'Empathie. Paris: Odile Jacob , 2004. P. 53-88.
  • ÉPOQUE, Martine; POULIN, Denis. Nobody Dance, un sacre du printemps 3D en infochorégraphie de particules pour l'écran. In: POISSANT, Louise; TREMBLAY, Pierre (Org.). Ensemble Ailleurs / Together / Elsewhere. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec, 2010. P. 181-194.
  • ÉPOQUE, Martine; POULIN, Denis. La Présence du "Danseur sans Corps": effet ou Réalité?. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise. Personnage Virtuels et Corps Performatif: effets de présence. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec , 2013. P. 233-252.
  • FALLETTI, Clelia; SOFIA, Gabriele (Org.). Nuovi Dialoghi tra Teatro e Neuroscienze. Roma: Editoria & Spettacolo, 2010.
  • GALLESE, Vittorio. Il Corpo Teatrale: mimetismo, neuroni specchio, simulazione incarnata. Culture Teatrali, Bologna, Battello Ebbro, n. 16, p. 13-37, 2007.
  • GALLESE, Vittorio; SINIGAGLIA, Corrado. What is so Special about Embodied Simulation?. Trends in Cognitive Science, Bologna, Battello Ebbro , n. 15, p. 512-519, 2011.
  • GODARD, Hubert. Le Geste et sa Perception. In: GINOT, Isabelle; MICHEL, Marcelle (Org.). La Danse au XXe Siècle. Paris: Larousse, 2002. P. 235-241.
  • GOLDMAN, Alvin. Simulating Minds: the philosophy, psychology, and neuroscience of mindreading. Oxford: Oxford University Press, 2008.
  • GOURFINK, Myriam; MARTHOURET, Laurence; VOISIN, François. LOL - un environnement expérimental de composition choregraphique. Éc/arts, Éc/arts Publishing, n. 2, p. 32-36, 2000-2001.
  • HANSEN, Marc. Bodies in Code. London/New York: Routledge, 2006.
  • JEANNEROD, Marc. The Representing Brains: neural correlates of motor intention and imagery. Behavioural Brain Sciences, Cambridge, Cambridge University Press, n. 17, p. 187-202, 1994.
  • JEANNEROD, Marc. Le Cerveau Volontaire. Paris: Odile Jacob , 2009.
  • JEANNEROD, Marc. La Fabrique des Idées. Paris: Odile Jacob , 2011.
  • JOHANSSON, Gunnar. Visual Perception of Biological Motion and a Model for its Analysis. Perception and Psychophysics, Berlin, Springer-Verlag, n. 14, p. 201-211, 1973.
  • JOHANSSON, Gunnar. Visual Motion Perception. Scientific American, New York City, Scientific American Publishing, v. 232, n. 6, p. 76-88, 1975.
  • JONES, Caroline (Org.). Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Boston: MIT Press, 2006.
  • KUYPERS, Patricia. Des Trous Noirs. Un entretien avec Hubert Godard. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse , n. 53, p. 80, 2006.
  • LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. New Essays on Human Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
  • MANNING, Erin. Relationscapes: movement, art, philosophy. Cambridge: MIT Press, 2009.
  • MANNONI, Laurent. Méthode Graphique et Chronophotographie Tridimensionnelles. In: BERTHOZ, Alain (Org.). Images, Sciente Mouvement Autour de Marey. Paris: L'Harmattan, 2003. P. 49-78.
  • MAREY, Etienne Jules. Le Mouvement. Nîmes: Jacqueline Chambon, 2002 {1894}.
  • MASSUMI, Brian. Semblance and Event. Cambridge: MIT Press , 2012.
  • MENICACCI, Armando; QUINZ, Emanuele. Étendre la Perception?. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse , n. 53, p. 76-96, 2006.
  • MERCY, Normand. Capture du Mouvement, Intelligence du Corps et Sentiment de Présence. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise. Personnage Virtuels et Corps Performatif: effets de présence. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec , 2013. P. 253-266.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. La Structure du Comportement. Paris: Gallimard, 1942.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenologie de la Perception. Paris: Gallimard , 1945.
  • NORMAN, Sally Jane. Gesture and Embodied Interaction: capturing motion/data/value. Leonardo Transactions, Boston, MIT Press Journals, v. 43, n. 2, p. 198-199, 2010.
  • PETIT, Jean-Luc (Org.). Les Neurosciences et la Philosophie de l'Action. Paris: Vrin, 1997.
  • PICON-VALLIN, Beatrice. Mejerchol'd. Paris: CNRS, 2003.
  • PITOZZI, Enrico. Espace Stéréoscopique pour Corps Sonore. Archée, Montréal, dec. 2009. Available at: <Available at: http://archee.qc.ca/ar.php?page=article&no=342 >. Accessed on: 03 nov. 2013.
    » http://archee.qc.ca/ar.php?page=article&no=342
  • PITOZZI, Enrico. Lógica da Composição, Notas sobre a Cena Tecnológica. Moringa, Paraíba, Departamento de Artes Cênicas, v. 2, n. 1, p. 91-112, 2011a.
  • PITOZZI, Enrico. Tecnologias da Percepção. Epistemologia do gesto e cena contemporânea. In: SANTANA, Ivani; PEREIRA, Antonia (Org.). Poéticas Tecnológicas. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011b. P. 1-19.
  • PITOZZI, Enrico. Corpográficos. In: ISAACSOON, Marta; LIMA TORRES, NETO Walter (Org.). Corpo, Performance, Tecnologia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012a. P. 18-42.
  • PITOZZI, Enrico (Org.). On Presence. Culture Teatrali, Bologna, Battello Ebbro , n. 21, n.p., 2012b.
  • PITOZZI, Enrico. Perception et Sismographie de la Présence. In: FÉRAL, Josette (Org.). Le Réel à l'Épreuve des Technologies. Rennes: Presses de l'Université de Rennes, 2013a. P. 235-259.
  • PITOZZI, Enrico. De la Constitution du Corps de Synthèse sur la Scène Performative: perception et technologies. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise (Org.). Personnage Virtuel et Corps Performatif: effets de présence. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec , 2013b. P. 195-229.
  • PITOZZI, Enrico. Les Plis de la Composition: corps, musique, formes du temps. Conversation avec Myriam Gourfink et Kasper T. Toeplitz. Archée, Montréal, sep. 2013c. Available at: <Available at: http://archee.qc.ca/ar.php?page=article&no=439 >. Accessed on: 05 oct. 2013.
    » http://archee.qc.ca/ar.php?page=article&no=439
  • POISSANT, Louise (Org.). Esthétique des Arts Médiathiques. 2. v. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec , 1995.
  • POISSANT, Louise (Org.). Interfaces et Sensorialité. Ste-Foy: Presses de l'Université du Québec , 2003.
  • QUINZ, Emanuele. Les Strates de l'Interface. Bil BO K Magazine des Errances Contemporaines, Paris, Bil BO K Publishing, n. 27, p. 26, 2006.
  • REED, Edward. An Outline of Theory of Action System. Journal of Motor Behavior, London, Taylor & Francis Group, v. 14, n. 2, p. 98-134, 1982.
  • RIZZOLATTI, Giacomo; SINIGAGLIA, Corrado. Mirrors in the Brain. How we share actions and emotions. New York/Oxford: Oxford University Press , 2008.
  • ROSENBLUM, Lawrence. See What I'm Saying: the extraordinary powers of our five senses. New York: Northon & Company, 2010.
  • SALTER, Chris. Entangled. Cambridge: MIT Press , 2010.
  • SPINOZA, Baruch. Ethica/Ethics. Oxford: Oxford Philosophical Texts, 2000.
  • SOFIA, Gabriele (Org.). Dialoghi tra Teatro e Neuroscienze. Roma: Edizioni Alegre, 2009.
  • SOFIA, Gabriele. Le Acrobazie dello Spettatore. Dal teatro alle neuroscienze e ritorno. Roma: Bulzoni, 2013.
  • SWEIGARD, Jenny. Le Mouvement Imaginé: un facilitateur idéokinétique. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse , n. 28, p. 31-42, 1996.
  • VARELA, Francisco. Principles of Biological Autonomy. New York: Elsevier and North-Holland, 1979.
  • VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. L'Inscription Corporelle de l'Esprit. Sciences cognitives et expérience humaine. Paris: Seuil, 1993.
  • WEISSBERG, Jean-Louis. Le Concept Réel/Virtuel. Chemins du Virtuel, Paris, Éditions du Centre Georges-Pompidou, special number, p. 24-36, 1989.
  • WEISSBERG, Jean-Louis. Présences à Distance. Paris: L'Harmattan , 1999.
  • WIENER, Norbert. Cybernetics. Cambridge: MIT Press , 1948.

  • 1
    Em uma perspectiva interdisciplinar, podemos identificar alguns aspectos-chave da relação entre estudos da performance e a neurociência, resumindo-os da seguinte maneira: a) investigar o corpo: princípio verdadeiro do conhecimento; b) destacar como a percepção funciona e, consequentemente, seu papel ao definir o gesto de um ponto de vista fisiológico; c) introduzir o movimento da fisiologia à coreografia; d) redefinir estratégias que considerem diferentemente a percepção; e) a neurofisiologia, juntamente com a cosmologia, a matemática ou até mesmo a engenharia computacional adotadas para analisar o movimento, permite que tanto o coreógrafo como o performer explorem novos campos de pesquisa e imaginem estratégias inovadoras para seu trabalho (ao qual chamaremos de movimento coreointuitivo); f) quanto à plateia, esta abordagem interdisciplinar representa um ponto de partida para analisar a maneira como a recepção funciona.
  • 2
    Já sabemos que estar atento significa adotar um mecanismo em que a ação seja antecipada, um mecanismo que parte de nossas ações e intenções e é capaz de dar forma ao mundo.
  • 3
    Postura indica uma ação em potencial, prepara para a ação: é uma geometria de consequências. Se a percepção consegue modificar a postura, então a postura modifica a percepção em um circuito de feedback.
  • 4
    Em relação aos dispositivos de captura do movimento, podemos resumir suas finalidades principais como segue: a) capturar o movimento em uma sala com vinte e cinco câmeras infravermelhas; b) captores posicionados no corpo do dançarino; c) movimentos registrados por meio de um computador; d) conversão de dados obtidos para um avatar composto com base na anatomia humana; e) composição de um traçado gráfico baseado na conversão dos dados em uma partitura de dança. A tensão entre as duas dimensões é muito clara: quanto mais complexo e articulado for o movimento no lado físico, mais exato será o conjunto de dados para compor o movimento digital do performer. Para obter maiores informações sobre esses elementos, ver as experiências fisiológicas de Johansson (1973; 1975).
  • 5
    Este aspecto é similar ao que o treinamento mental significa para imaginar o gesto representado. Isso prepara o cérebro para a execução real de ações elementares. Um grupo de pesquisa comprovou que os músculos envolvidos nesse ato imaginativo se desenvolvem por intermédio desse treinamento, que é um tipo de treinamento físico através da mente. A simulação, assim, já possui regras e instruções que antecipam a cinemática da própria ação (Jeannerod, 2009, p. 108; 2009, p. 113).
  • 6
    Este processo de trabalho foi desenvolvido com a residência em novembro de 2013, junto a The Flesh Waves, fase 4, no projeto Collective Body - Corps Collectif no Festival de Artes Eletrônicas CYNETART de Dresden; ver: <http://creationcollectivebo.wix.com/corpscollectif>. Acesso em: 03 ago. 2013.
  • 7
    Para consultar o arquivo, visite: <http://www.lartech.uqam.ca/collection.htm>. O projeto foi financiado pelo Fond Québécois de Recherche sur la Societé et la Culture (FQRSC, 2006-2010).
  • 8
    Marc Boivin, Sophie Corriveau, Sylvain Émard, Ginette Laurin, Louise Lecavalier, Manon Levac, Robert Meilleur, Ivana Milicevic, José Navas, Sylvie Pinard, Daniel Soulières, Philippe Vita e Chanti Wadge.
  • 9
    Similarmente ao que acontece com a ciência, pode-se ter um feedback perceptivo com a tecnologia: é possível reorientar o cérebro em tempo real, e a Functional Magnetic Resonance Imaging (fMRI) [Ressonância Magnética Funcional] pode ser usada com sucesso em práticas de biofeedback. Graças a um feedback acústico e visual, o dançarino consegue controlar a resposta sensorial e, por conseguinte, modular o gesto (Bihan, 2012, p. 89). Essa afirmativa mostra que a consciência é mais lenta do que o movimento. Seu objetivo específico - de acordo com Jennerod - é assegurar a identificação de um self como o executor real da ação. "O self mínimo é um pano de fundo silencioso para o controle de um desenvolvimento coerente de eventos planejados e determinados em outro nível" (Jeannerod, 2009, p. 224). Assim, o papel operativo da consciência é diferente: é assegurar a relação entre um começo incerto da ação e seu desfecho visível. Por essa relação, os atores (performers) conseguem se reconhecer como executores reais da ação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    01 Nov 2013
  • Aceito
    03 Fev 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com
Accessibility / Report Error