As Contradições em Gordon Craig

Patrick Le Boeuf Sobre o autor

ABSTRACT

The seeming contradictions in Edward Gordon Craig's theatrical thought can be solved if they are approached as a pragmatic construct that takes the form of a concentric system that revolves around mystic contemplation, and each layer of which is a more or less remote surrogate of such contemplation. By detailing each of these layers in its relation to the core of that concentric system, the paper eventually proposes an overall synthesis of the aesthetics of Craig's experimentations.

Keywords:
Edward Gordon Craig; Aesthetics; Mysticism; Theater and Religious Thought; Philosophical Aspects of Theatrical Thought

RÉSUMÉ

Les apparentes contradictions de la pensée théâtrale d'Edward Gordon Craig peuvent être résolues si on les approche comme une construction pragmatique qui prend la forme d'un système concentrique tournant autour de la contemplation mystique, et dont chaque couche constitue un succédané plus ou moins lointain de cette contemplation. En détaillant chacune de ces couches dans le rapport qu'elle entretient avec le cœur de ce système concentrique, l'article propose, au bout du compte, une synthèse globale de l'esthétique des expérimentations de Craig.

Mots-clés:
Edward Gordon Craig; Esthétique; Mysticisme; Théâtre et Pensée Religieuse; Aspects Philosophiques de la Pensée Théâtrale

RESUMO

As aparentes contradições no pensamento teatral de Gordon Craig podem ser solucionadas se forem abordadas como um constructo pragmático que assume a forma de um sistema concêntrico que gira em torno da contemplação mística, sendo que cada camada constitui um sucedâneo mais ou menos remoto dessa contemplação. Ao detalhar cada uma dessas camadas em sua relação com o âmago desse sistema concêntrico, o artigo propõe, por fim, uma síntese global da estética dos experimentos de Gordon Craig.

Palavras-chave:
Edward Gordon Craig; Estética; Misticismo; Teatro e Pensamento Religioso; Aspectos Filosóficos do Pensamento Teatral

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  • 1
    N. T.: em inglês, potboiler, obra artística medíocre cujo objetivo é gerar renda para seu autor.
  • 2
    N.T.: significa Craig potboiler.
  • 3
    N.T.: conselheiros da monarquia britânica.
  • 4
    No manuscrito, este texto é seguido pela palavra Tigre entre colchetes. Um dos itens favoritos de Craig em sua coleção de fantoches era uma marionete do tigre de Burma; nas duas últimas sentenças desse solilóquio, Craig finge que a marionete que está falando aqui é precisamente esse tigre de Burma e que está falando sobre sua cauda. Mas não se pode dizer que um tigre marionete tenha duas mãos e dois pés, e a relutância de Craig (que não deve ser mencionada), o ponto de interrogação após a palavra cauda e seu uso de palavras italianas (determinados tópicos sempre mais fáceis de enfrentar em uma língua estrangeira...) deixam bem claro que ele tinha outro membro indisciplinado em mente. Durante toda sua vida, Craig continuou sendo muito vitoriano pudico... o que tornou mais difícil reconhecer o valor simbólico e religioso do falicismo em seu trabalho e pensamento.
  • 5
    Nota de Craig no verso da primeira página de rosto, sem data.
  • 6
    Também presente na carta inédita de Craig a Cooper, de 23 de abril de 1910.
  • 7
    Patrick Le Boeuf é curador da Biblioteca Nacional da França. Entre 2006 e 2009, foi responsável pela Edward Gordon Craig Collection no Departamento de Artes Dramáticas da instituição. E-mail: patrick.le-boeuf@bnf.fr
  • 8
    Traduzido do original em inglês por Ananyr Porto Fajardo, publicado neste mesmo número. Revisão técnica de Luiz Fernando Ramos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    07 Mar 2014
  • Aceito
    29 Maio 2014
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