Acessibilidade / Reportar erro

Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos

La Présence ne se fait pas tout Seule: la puissance de l'affect dans l'acte de com-position entre les corps

Resumo 1 Este artigo é extrato da dissertação de mestrado intitulada Presença e (em) relação: a potência de afeto no entre corpos de Milene Lopes Duenha, orientada pela Prof.ª Dr.ª Sandra Meyer Nunes, pelo programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. A dissertação encontra-se disponível no sítio: <http://www.ceart.udesc.br/ppgt/dissertacoes/2014/dissertacao_milene_lopes.pdf>. :

Este texto apresenta uma abordagem da presença do artista como relação, propondo um olhar sobre o corpo e sobre o deslocamento da noção de presença como uma atribuição prévia do artista, possibilitando a atenção ao que emerge no encontro entre corpos, no aqui e agora. O público é considerado como interlocutor ativo e o artista como aquele que deixa de protagonizar para com-por (por-se com) o espectador, como uma presença-convite, porosa, por meio de uma escuta apurada às configurações do ambiente. Uma articulação entre referências da arte, da filosofia, da antropologia e das ciências cognitivas permite que as diferenças entre presença impositiva e presença partilhada se evidenciem.

Palavras-chave:
Presença-convite; Corpo; Afeto; Relação; Com-posição

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com