RESUMO
No momento em que os especialistas se confrontam a fim de determinar o que é o essencial do saber e da didática, da lógica da intenção ou da lógica da competência, é necessário lembrar que o professor só pode transmitir uma vontade de saber. Nenhum ensino, nenhuma didática permite àquele a quem se educa fazer economia da passagem ao ato. É apenas quando o aluno tiver decidido aprender que ele adquirirá os conhecimentos e as capacidades que lhe permitirão advir. Importa apenas incitar o aluno a agir lembrando- se que para ser viável, a relação pedagógica deve se inscrever dentro de um sistema ético, institucional e relacional, evitando a dependência ou a indiferença a um desses polos. Como então transmitir a vontade de aprender sem manipular o aluno por meio de estratégias didáticas, relacionais ou institucionais? Como fazer uso da presença do professor para melhorar a aprendizagem? Quais distâncias respeitar para manter o interesse?
Palavras-chave:
Presença; Pedagogia; Didática; Formação de Professores; Performance