Acessibilidade / Reportar erro

Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança

La Danse à l'École Élémentaire: l'appropriation de pratiques contemporaines par l'enseignement de la danse

RESUMO

O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações entre as abordagens artísticas escolares e as formas de arte que se desenvolvem fora do ambiente escolar.

Palavras-chave:
Dança; Escola; Ensino; Contemporaneidade; Educação

RÉSUMÉ

L'article met l'accent sur l'enseignement de la danse à l'école élémentaire à partir d'une réflexion sur la pertinence de l'adoption de caractéristiques du mouvement artistique post 1950 par les processus de création de danse, en dialogue avec des auteurs tels que Hassan (1985), Silva (2005) et Rengel (2008). À cet égard le travail tient compte des changements d'attitude dans l'enseignement et l'apprentissage de la danse, issus des transformations engendrées par la danse postmoderne, tels que: les nouvelles dimensions du concept de corps, la conception de la danse en tant que processus de création, collectif et démocratique ainsi que l'étroitement des relations entre les approches artistiques scolaires et les formes d'art développées en dehors de l'environnement scolaire.

Mots-clés:
Danse; École; Enseignement; Contemporanéité; Éducation

ABSTRACT

This article focuses on dance teaching in K-12 basic education from a reflection about the relevant adoption of elements from post 1950's artistic movement on dancing creative processes in a dialogue with authors as Hassan (1985), Silva (2005), and Rengel (2008). On this perspective, changes on dance teaching and learning practical attitudes are considered, resulting from postmodern dance transformations, such as: the reformulation of body concept, the conception of dance as a democratic, collective, and creative process and the progressively narrowed bounds between school artistic approaches and art forms developed outside of the school environment.

Keywords:
Dance; School; Teaching; Contemporaneity; Education

Texto completo disponível apenas em PDF

Referências

  • COELHO, Teixeira. Moderno pós Moderno: modos e versões. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995.
  • COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
  • COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino. O Professor e a Construção do Conhecimento. Itinerarius Reflectionis {on line}, Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, Universidade Federal de Goiás, v. 2, n. 11, p. 1-7, 2011. Disponível em: <Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/20344/11834 >. Acesso em: 18 mai. 2014.
    » http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/20344/11834
  • DESGRANGES, Flávio. Quando Teatro e Educação ocupam o mesmo Lugar no Espaço. In: DESGRANGES, Flávio. Caminho das Artes/A Arte fazendo Escola. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2005. P. 16-35.
  • HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
  • HASSAN, Ihab. The Culture of Postmodernism. Theory, Culture and Society, v. 2, p. 119-131, nov. 1985. Disponível em: <Disponível em: http://tcs.sagepub.com/content/2/3/119.full.pdf+html >. Acesso em: 18 mai. 2014.
    » http://tcs.sagepub.com/content/2/3/119.full.pdf+html
  • MARQUES, Isabel A. Corpo, Dança e Educação Contemporânea. Pro-posições, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, v. 9, n. 2, p. 70-78, jun. 1998. Disponível em: <Disponível em: http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/edicoes/texto188.html >. Acesso em: 28 nov. 2012.
    » http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/edicoes/texto188.html
  • MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.
  • MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. 5. ed. São Paulo: Cortez , 2008.
  • MARQUES, Isabel A. Linguagem da Dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010b.
  • MAZZAGLIA, Rossella. A Instabilidade do Sonho: os gestos da dança contemporânea. Tradução: Adriana Aikawa da Silveira Andrade. Urdimento, Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 1, n. 12, p. 73-80, mar. 2009.
  • MOTA, Júlio. Rudolf Laban, a Coreologia e os Estudos Coreológicos. Repertório, Salvador, Universidade Federal da Bahia, n. 18, p. 58-70, 2012. Disponível em: <Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6786/1/44.pdf >. Acesso em: 15 abr. 2014.
    » https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6786/1/44.pdf
  • QUILICI, Cassiano Sydow. O "Contemporâneo" e as Experiências do Tempo. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Sílvia (Org.). Ensaios em Cena. Salvador/Brasília: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes/CNPq, 2010. P. 24-33.
  • RENGEL, Lenira. Os Temas de Movimento de Rudolf Laban: modos de aplicação e referências I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII. São Paulo: Annablume, 2008.
  • ROUX, Céline. Danse(s) Performative(s). Enjeux et Devéloppements dans le Champ Choreographique Français (1993 - 2003). Paris: L'Harmattan, 2007.
  • SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
  • STRAZZACAPPA, Márcia. Dançando na Chuva... e no Chão de Cimento. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino das Artes: construindo caminhos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2009. P. 39-78.
  • VALLE, Flávia Pilla do. Dança e Dança Contemporânea: discursos e jogos de verdades. In: ICLE, Gilberto (Org.). Pedagogia da Arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. P. 55-67.
  • VILELA, Lilian Freitas. Uma Vida em Dança: movimentos e percursos de Denise Stutz. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
  • ZANCAN, Rubiane Falkenberg. Motivação Criadora e Recepção Estética no Espetáculo Re-sintos da Muovere Companhia de Dança. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes Dramáticas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
  • 1
    Intitulada Dança na Escola e a Construção do Co(rpo)letivo: respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?), sob orientação da professora Vera Lúcia Bertoni dos Santos e defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 20 de dezembro de 2012.
  • 2
    É possível a realização de um breve mapeamento do perfil do egresso esperado pelos cursos de Licenciatura em Dança no país através das informações constadas em seus sítios eletrônicos (programa político pedagógico; perfil do egresso; grade curricular; projetos de ensino, pesquisa e extensão).
  • 3
    Para saber mais, ver Marques (1998) e Strazzacappa (2009), que já realizaram ampla pesquisa envolvendo esta discussão com diferentes enfoques.
  • 4
    Ver Hassan (1985, p. 123-124).
  • 5
    Norte-americano (1919-2009), influência significativa na transição da dança moderna para pós-moderna.
  • 6
    Professora, coreógrafa e famosa bailarina norte-americana (1893-1991). Estudou com Ruth Saint Denis e Ted Shawn. Com sua obra, "Desejava se aprofundar nas questões humanas {...}. Seus movimentos tinham inclinação ao expressionismo" (Vilela, 2010, p. 215). Precursora da dança moderna.
  • 7
    Coreógrafa norte-americana que, no primeiro período pós-moderno, compôs obras a partir de tarefas cotidianas, inspirando outros artistas na experimentação e transformação da dança na época. É também uma das pioneiras no movimento da arte terapia. Para saber mais, visite: <http://www.annahalprin.org/about_bio.html>.
  • 8
    Coreógrafa norte-americana que contestou, de forma radical, os conceitos da dança clássica e moderna.
  • 9
    Coreógrafo norte-americano criador da técnica contato improvisação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    31 Jul 2013
  • Aceito
    14 Abr 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com