Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição

Un Théâtre Performatif dans Pirandello: un dialogue court avec Deleuze et le théâtre de la répétition

Martha de Mello Ribeiro Sobre o autor

RESUMO

Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constatação pelo próprio dramaturgo do impoder de representação do teatro. Neste artigo, organizamos documentos e reflexões de um ano de atividades práticas em torno da cena e da dramaturgia do autor italiano, revisitada a partir de uma teatralidade performativa, à luz do conceito deleuziano de teatro da repetição.

Palavras-chave:
Pirandello; Deleuze; Teatro Performativo; Teatro da Repetição; Maschere Nude

RÉSUMÉ

Cet article est le résultat d'une recherche pratique dans le domaine des arts du spectacle, spécialement, des processus et réalisations artistiques autour de la scène de Pirandello. À la recherche d'une théâtralité construite à partir de l'intersection entre théâtre et performance, on étudie la dramaturgie de l'auteur italien depuis son nœud principal: sa constatation de l'impouvoir de représentation du théâtre. Dans le présent article, nous organisons des documents et des réflexions sur une année de pratiques autour de la scène et de la dramaturgie de Pirandello, revisitées à partir d'une théâtralité performative, à la lumière du concept de Deleuze du théâtre de la répétition.

Mots-clés:
Pirandello; Deleuze; Théâtre Performatif; Théâtre de la Répétition; Maschere Nude

ABSTRACT

This article is the result of practical research in the field of performing arts, with emphasis on processes and artistic achievements in studies focused in Pirandello's scene studies. In search of a theatricality built from the intersection between theatre and performance, the dramaturgy of the Italian author is investigated from its head node: the acknowledgement by the playwright himself of the theatre's unpower of representation. In this article, we organize documents and reflections derived from a year of practical activities around the Italian author's scene and dramaturgy, revisited from a performative theatricality, in light of Deleuze's concept of the theatre of repetition.

Keywords:
Pirandello; Deleuze; Performative Theatre; Repetition Theatre; Maschere Nude

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  • VICENTINI, Claudio. Il Disagio del Teatro. Venezia: Marsilio, 1993.

  • 1
    Criado em 2010 pela pesquisadora e diretora teatral Martha Ribeiro, o Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea (CNPQ/UFF) se desenvolve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense e tem por objetivo o estudo das poéticas da cena teatral e dos fundamentos técnico-poéticos do atuante/performer. O LCICC se configura enquanto espaço laboratorial de pesquisa prática e teórica na conformação da cena teatral contemporânea. Objetiva-se o aprofundamento crítico, estético e teórico do espetacular frente às teses pós-modernas, que têm como objeto as artes da cena. Para mais informações, visitar: <https://www.facebook.com/labcriacaocenacontemporanea>.
  • 2
    Neste artigo, analisamos os três estudos de cena realizados em 2013 na Residência Artística do LCICC, o Solar do Jambeiro, em Niterói. São eles: Os Seis; Improviso, Fantasmas. Todos com direção e roteiro de Martha Ribeiro; inspirados livremente nas peças Os Seis Personagens à Procura do Autor; Essa Noite se representa de Improviso; e nas peças curtas O Homem da Flor na Boca; A Saída; e Sonho (mas talvez não). A trilogia, denominada Toda Noite antes de dormir eu vejo Coisas, investiga a criação de uma linguagem de cena híbrida, entre teatro e performance, a partir da experiência psicofísica dos atuantes, com plena liberdade no uso do texto pirandelliano. Para mais informações, visitar: <www.pirandellocontemporaneo.uff.br>.
  • 3
    Ao longo do texto, será desenvolvido o tema do teatro da repetição em Deleuze em oposição ao teatro representativo.
  • 4
    O tema deleuziano do plano da imanência, que se pode consultar no livro de sua autoria O que é a Filosofia?, define um campo atravessado por devires, por multiplicidades virtuais, essencial para se pensar a vida como multiplicidade de formas, combatendo, assim, a ideia de transcendência, isto é, a ilusão da existência de uma forma superior. A arte nesse campo ampliado deleuziano deixa de se submeter a uma regra específica, representativa, que atribui à arte um tipo de fazer, uma tekne.
  • 5
    Entendemos aqui os personagens pirandellianos enquanto maschere nude, para escapar ao conceito clássico de personagem. Maschere nude nos dá a ideia de movimento correspondente ao teatro de repetição apontado por Deleuze.
  • 6
    O projeto de pesquisa Pirandello Contemporâneo pode ser consultado no seguinte endereço: <www.pirandellocontemporaneo.uff.br>.
  • 7
    No texto teatral, Pirandello denomina A Cena da Enteada a descrição dos personagens do encontro do Pai com a Enteada na casa de Madame Pace.
  • 8
    Por uma questão de espaço, o tema da sexualidade não será desenvolvido neste artigo.
  • 9
    O vídeo do Estudo pode ser consultado no seguinte endereço: <https://www.youtube.com/watch?v=EnTyNA1gWs8>.
  • Uma versão em inglês deste texto encontra-se publicada neste mesmo número da revista.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    16 Abr 2014
  • Aceito
    20 Jun 2014
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