Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2020
  • Ação Cultural e Ação Artística: territórios movediços Ação Cultural E Ação Artística

    Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros; Veloso, Verônica

    Resumo em Português:

    Resumo: Propõe-se uma retomada da noção de ação cultural à luz dos deslocamentos e mutações pelos quais ela tem passado desde seu surgimento na França no século passado, lançando pistas para o exame dessas concepções no Brasil de hoje. Nessa ótica, será analisada a emergência da noção de ação artística, tendo em vista uma caracterização - necessariamente preliminar - desse campo. Serão abordadas as distinções entre as duas perspectivas, assim como as relações entre elas. Em comum, ambas envolvem uma construção simbólica e a instauração de espaços de encontro, desenvolvimento da autonomia e reflexão.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Nous nous proposons de reprendre la notion d’action culturelle à la lumière des déplacements et des mutations qui la traversent depuis son avènement en France au siècle dernier. En le faisant nous jetons des pistes vers l’examen de ces conceptions au Brésil d’aujourd’hui. En prenant cette optique nous analiserons aussi l’émergence de la notion d’action artistique en vue de la cerner de façon préliminaire. Nous approcherons les distinctions entre les deux perspectives, ainsi que les relations entre elles. Toutes les deux visent une construction symbolique et l’instauration d’espaces de rencontre et de réflexion, ainsi que le développement de l’autonomie.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article proposes a resumption of the notion of cultural action in the light of shifting and changes that it has been going through since its emergence in France in the last century, providing clues for the examination of these conceptions in Brazil today. From this perspective, the emergence of the notion of artistic action will be analysed, with a view to characterizing - only in a preliminary way - this field. The distinctions between the two perspectives will be addressed, as well as the relationships between them. Both have in common symbolic construction and the establishment of spaces for encounter, development of autonomy and reflection.
  • Ações Artísticas na Educação: a cena expandida em cenário expandido Ação Cultural E Ação Artística

    Caon, Paulina Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto apresenta possibilidades de realização de ações artísticas em contextos de educação formal, buscando afirmar a escola básica e a universidade como potentes espaços culturais e artísticos na sociedade. Tais ideias se desenvolvem por meio da investigação cotidiana das práticas artísticas e docentes da autora, desde 2009, como colaboradora do Coletivo Teatro Dodecafônico e professora universitária na formação de professores de teatro, focada em estudos da corporalidade no campo da Educação e da criação artística. Práticas artísticas da cena contemporânea expandida são os elementos catalisadores das ações realizadas nos contextos formativos abordados e da reflexão em torno das práticas artísticas vistas como processos de conhecimento.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le texte présente quelques possibilités de réalisation d’actions artistiques dans les contextes d’éducation formelle, en cherchant à affirmer l’école primaire et l’université comme de puissants espaces culturels et artistiques de la société. À partir de l’analyse quotidienne de mes pratiques artistiques et d'enseignement depuis 2009, en tant que collaborateur dans le Coletivo Teatro Dodecafônico et professeur d'université dans la formation de professeurs de théâtre, telles idées sont développés, mettant l’accent sur les études de corporalité dans le domaine de l'éducation et de la création artistique. Certaines pratiques artistiques de la scène contemporaine élargie sont les moteurs des actions effectuées et la réflexion autour des pratiques artistiques en tant que processus de connaissance.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The text introduces possibilities for performing artistic actions in formal education contexts, seeking to affirm the K-12 education and the university as potent cultural and artistic spaces in society. These ideas are developed through the daily investigation of my artistic and teaching practices since 2009, as a contributor at the Coletivo Teatro Dodecafônico and a university professor in the training of theater teachers, focused on corporeality studies in the field of Education and artistic creation. Artistic practices of the expanded contemporary scene are the catalyst elements of the actions performed in these educational contexts and the reflection around the artistic practices seen as knowledge processes.
  • A Ação Cultural e a Defesa da Vida Pública Ação Cultural E Ação Artística

    Viganó, Suzana Schmidt

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre a ideia consagrada de ação cultural, na qual procura se revisitar a noção de vida pública. A ação cultural é compreendida assim em seu desenvolvimento histórico e questionada em sua potencialidade como ação em tempo de crise política e democrática. A partir do diálogo com a filosofia política e da análise das práticas artístico-pedagógicas e de intervenção pública de artistas paulistanos, reflete-se sobre as perspectivas da ação cultural no atual momento histórico, enfocando-a como expressão da esfera pública e da participação política, a fim de ampliar os direitos de partilha do sensível e re-singularizar os universos existenciais.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article propose une réflexion sur l’idée consacrée d’action culturelle, qui cherche à revisiter la notion de vie publique. L’action culturelle est ainsi comprise dans son développement historique et remise en cause dans son potentiel d’action en temps de crise politique et démocratique. Du dialogue avec la philosophie politique et de l’analyse des pratiques artistiques et pédagogiques et de l’intervention publique des artistes de São Paulo, il se reflète sur les perspectives de l’action culturelle dans le moment historique actuel, en la considèrant comme une expression de la sphère publique et de la participation politique, afin d’élargir les droits de partage du sensible et de re-singulariser les univers existentiels.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article proposes a reflection on the consecrated idea of cultural action, which intends to revisit the notion of public life. Cultural action is thus understood in its historical development and it is questioned in its potentiality as an action in times of political and democratic crisis. From the dialogue with Political Philosophy and from the analysis of artistic and pedagogical practices, besides the public intervention of São Paulo artists, we reflect on the perspectives of cultural action in the current historical moment, focusing on it as an expression of the public sphere and political participation, broadening the spheres of sharing the sensitive field and re-singularizing the existential universes.
  • O que eu Significo Diante Disso: ação artística com espectadores teatrais Ação Cultural E Ação Artística

    Desgranges, Flávio

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata de processos de criação artística realizados com o público a partir de espetáculos teatrais, com o objetivo de evidenciar elementos que constituem uma poética do espectador. O público é convidado a se debruçar sobre a cena assistida tendo em vista o impacto ocasionado pela obra. O que se busca, a partir da criação artística proposta aos espectadores, é a possibilidade de invenção de linguagem, de elaboração de enunciados que escapem dos modelos repetitivos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article traite des processus de création artistique réalisés avec le public après les représentations théâtrales, dans le de mettre en évidence des éléments qui constituent une poétique du spectateur. The public is inviting to fill in the assistance, due to the impact caused by the artist. Ce qui est recherché, based on the creation artist proposée aux spectateurs, is the possibility of invention of language, elaboration of phenomena with modèles répétitifs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article deals with artistic creation processes carried out with the audience through theatrical performances, aiming to highlight elements that constitute an audience poetics. The audience is invited to lean over the scene they are watching taking into consideration the impact caused by the work of art. What is sought, from the artistic creation proposed to the audience, is the possibility of language invention, of elaboration of statements that escape the repetitive role models.
  • Os Entrelaçamentos do Teatro in Situ, da Ação Cultural à Ação Artística: um olhar sobre o projeto Montjoie! Saint-Denis! Ação Cultural E Ação Artística

    Roux, Louise

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo questiona os conceitos de ação cultural e ação artística com base no projeto Montjoie! Saint-Denis!, realizado em Seine-Saint-Denis (França) pelos artistas-pesquisadores da associação artística HOC MOMENTO, entre 2017 e 2019. A partir de Olivier Neveux, procura-se mostrar como a ação cultural realizada em um território, visando uma criação in situ, está ligada à ação artística e desenvolve-se a serviço da obra e não em seu detrimento. Com isso, tenta-se desfazer alguns clichês e revelar as tendências contraditórias das políticas culturais francesas.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article questionne les notions d’action culturelle et d’action artistique en prenant appui sur le projet Montjoie! Saint-Denis!, mené en Seine-Saint-Denis (France) par les artistes chercheurs d’HOC MOMENTO, entre 2017 et 2019. À partir d’Olivier Neveux, cet article expose la manière dont l’action culturelle menée sur un territoire, en vue de la réalisation d’une création in situ, fait corps avec l’action artistique et se réalise au service de l’œuvre plutôt qu’à son détriment. Ce faisant, certains clichés sont retournés et les tendances contradictoires des politiques culturelles françaises sont mises au jour.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article questions the notions of cultural action and artistic action based on the Montjoie! Saint-Denis! project, carried out in Seine-Saint-Denis (France) by the researchers from HOC MOMENTO, between 2017 and 2019. From Olivier Neveux, this article describes the way in which cultural action is carried out in a territory, with a view to a creation in situ, is one with artistic action and is carried out in the service of the work rather than to its detriment. In doing so, certain stereotypes are turned around and the contradictory trends in French cultural policies are brought to light.
  • A Política do Silêncio: arte e educação na poética do coletivo Política do Impossível Ação Cultural E Ação Artística

    Nogueira, Pedro Caetano Eboli

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata das articulações entre arte, política e educação no âmbito da ação Traga Sua Luz, realizada pelo coletivo Política do Impossível em 2008. Destinada a questionar o processo de gentrificação que atingia o bairro da Luz - região central da cidade de São Paulo -, ela consistiu de uma performance coletiva e silenciosa, em que velas e pequenas lâmpadas eram carregadas e depositadas em terrenos desapropriados pela prefeitura. Por meio dos subsídios teóricos de Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Roland Barthes e Jacques Rancière, o presente artigo elucida de que modo a suspensão do devir meramente comunicativo da linguagem permeia arte, educação e uma política do silêncio.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article est destiné à penser les relations entre art, politique et éducation dans le cadre de Traga Sua Luz, action réalisée en 2008 par le collectif Política do Impossível. Visant à mettre en question le processus de gentrification engendré au quartier de Luz - au centre de São Paulo - il s'agissait d'une performance collective et silencieuse, dans lequel des bougies et des petites lampes ont été portés et déposés sur des terres expropriées par le maire de l'époque. À travers les théories de Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Roland Barthes et Jacques Rancière, cet article explique comment la suspension du devenir uniquement communicatif du langage imprègne art, éducation et une politique du silence.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper aims to think the articulations between art, politics and education within the action titled Traga Sua Luz, carried out in 2008 by Política do Impossível collective. Intended to question the process of gentrification in Luz neighborhood - downtown São Paulo -, it consisted of a silent and collective performance in which candles and small lamps were carried and deposited on lands expropriated by the then mayor. Through the theoretical contributions of Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, Roland Barthes and Jacques Rancière, this paper elucidates how the suspension of the merely communicative function of language permeates art, education and a politics of silence.
  • O Comum como Ação Cultural: novos arranjos para uma política da cultura Ação Cultural E Ação Artística

    Monteiro, Rodrigo dos Santos; Greiner, Christine

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo observa o surgimento de novas formas de lidar com a política cultural brasileira, iniciadas e testadas na última década e que, com o agravamento da situação a partir da extinção do Ministério da Cultura em 2019, tornam-se cada vez mais importantes. Foram analisados o Festival Olhares Sobre o Corpo, as ações do coletivo Estopô Balaio e da Trupe da Lona Preta. Para colaborar com os debates que, a exemplo destas experiências selecionadas, problematizam as decisões recentes do Estado, apresenta-se o conceito de comum-ismo como ação cultural. Essa é uma proposta ainda pouco pesquisada nas universidades brasileiras. Portanto, poderá abrir caminhos inéditos para pensar a relação entre política da cultura e ação coletiva.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article examine l’emergence de nouvelles façons de traiter la politique culturelle brésilienne, mise en place et testée au cours de la dernière décennie et qui, avec l’aggravation de la situation depuis l’extinction du Ministère de la Culture em 2019, deviennent de plus em plus importantes. Le Festival Olhares Sobre o Corpo, les actions du collectif Estopô Balaio et de la Trupe Lona Preta ont été analysés. Afin de collaborer aux débats qui, en tant qu’exemples de ces expériences choisies, problématisent les décisions récentes de l’État; le concept de commun-isme en tant qu’action culturelle est présenté. C’est encore une proposition peu recherchée dans les universités brésiliennes. Donc, elle devrait ouvrir des nouvelles voles à la réflexion sur la relation entre la politique culturelle et l’action collective.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to observe the rising of new ways of dealing with the Brazilian cultural policy, which began to be tested in the last decade and in the current days become more critical due to the termination of the Ministry of Culture in 2019. The Festival Olhares Sobre o Corpo, the actions of the collective Estopô Balaio and of the Trupe da Lona Preta were analyzed. To collaborate with the debates that, like the selected experiences, problematize the recent decisions of the State, the concept of commonism as cultural action is presented. This is a proposal still little researched at the Brazilian universities. Therefore, it could open new ways to think about the relation between politics of the culture and collective action.
  • Para uma Tipologia da Participação nas Práticas Artísticas Comunitárias: a experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal Ação Cultural E Ação Artística

    Cruz, Hugo; Bezelga, Isabel; Menezes, Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem como objetivo abordar a dimensão participativa como característica central na criação artística contemporânea, aprofundando a relação complexa e ambígua entre processos e resultados. O ponto de partida é uma revisão da literatura sobre práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política. Esta revisão é então articulada com a experiência de três grupos teatrais no Brasil e Portugal. A partir de dados empíricos coletados através da observação etnográfica e da produção de notas de terreno, identificaram-se dimensões estruturantes da qualidade das experiências de participação em processos artísticos, a saber: formas de participação das comunidades (participantes não profissionais); dinâmicas dos processos criativos; temas basilares; relação entre profissionais e comunidades; e espaços de criação e apresentação.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article vise à aborder la dimension participative comme un élément central de la création artistique contemporaine, l’approfondissement des relations entre les processus et les résultats. Étant parti de la pratique de trois groupes de théâtre au Brésil et au Portugal, on vise l'articulation avec la littérature sur les pratiques artistiques communautaires et la participation civique et politique. À partir de données empiriques, fondées sur l’observations participatives et non-participatives et la production des notes de terrain on été identifiés dimensions structurées de la qualité des l’expériences de participation à des processus artistiques, à savoir: formes de participation des communautés (participantes non professionnels); dynamique des processus créatifs; matières de base; les rapports entre professionnels et communautés; et espaces de création et de présentation.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to address the participatory dimension as a central feature in contemporary artistic creation, deepening the relationship between processes and results. It has as a starting point the practices of three theater groups in Brazil and Portugal, articulating them with the literature on community artistic practices and civic and political participation. From empirical data, based on participant and non-participant observation and gathering of field notes, structural dimensions of the qualities of the participation experiences in artistic processes were identified, namely: forms of participation of communities (non-professional); dynamics of creative processes; core themes; relationship between professionals and communities; and spaces of creation and presentation.
  • Artes da Cena e Educação: um comparativo entre Brasil e Itália Outros Temas

    Ferreira, Taís

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo, de cunho comparativo, busca relacionar os modos de fazer, pensar e organizar o teatro e a dança nas escolas no Brasil e na Itália. O estudo tem como objetivo ampliar os horizontes de possibilidades de compreensão da inserção das artes da cena na educação regular. Para tanto, são analisados documentos de órgãos oficiais europeus e brasileiros, bem como é realizada uma revisão bibliográfica que situa o teatro e a dança nos campos educacionais dos dois países.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Ce travail comparatif cherche à relier les façons de faire, de penser et d’organiser le théâtre et la danse dans les écoles du Brésil et de l’Italie. L’étude vise à élargir les horizons de possibilités pour comprendre l’insertion des arts de la scène dans l’éducation régulière. Pour ce faire, des documents émanant d’organismes officiels européens et brésiliens sont analysés, ainsi qu’une revue bibliographique qui place le théâtre et la danse dans les champs éducatifs des deux pays.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This comparative paper aims to search for modes of doing, thinking and organizing theatre and dance in schools in Brazil and in Italy. Its purpose is to understand the insertion of performing arts in the regular education. For such, it has been analyzed documents from European and Brazilian official government bodies, as well as it has been made a literature review situating the fields of theatre and dance in both countries.
  • Educação pelo Jogo Dramático (EPJD): uma escola de teatro francesa Outros Temas

    Scheffler, Ismael

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem por objetivo compreender a escola de teatro parisiense Educação Pelo Jogo Dramático [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), ativa entre 1946 e 1952. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível reconstituir algumas informações, compreender contextos históricos e teatrais, conhecer aspectos de funcionamento, propostas pedagógicas e redes de influências. A EPJD foi encabeçada por Jean-Marie Conty (1904-1999) e teve a colaboração de importantes personalidades do teatro e da dança franceses. Teve influência em outros países, incluindo o Brasil, notadamente por meio de Maria Clara Machado. A EPJD foi a primeira escola em que lecionou Jacques Lecoq (1921-1999). Assim, são estabelecidas considerações da EPJD com Lecoq.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article vise à comprendre l’école de théâtre parisienne Éducation Par le Jeu Dramatique (EPJD), active de 1946 à 1952. Par une recherche bibliographique et documentaire, il a été possible reconstruire certaines informations, de comprendre les contextes historiques et théâtraux, de connaître des aspects du fonctionnement, des propositions pédagogiques et des réseaux d'influences. L’EPJD était dirigée par Jean-Marie Conty (1904-1999) et avait la collaboration de personnalités françaises du théâtre et de la danse. Il a eu une influence dans d'autres pays, dont le Brésil, notamment par Maria Clara Machado. L'EPJD a été la première école à enseigner Jacques Lecoq (1921-1999). Ainsi, les considérations d'EPJD avec Lecoq sont établies.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to comprehend the Parisian theater school Education for the Dramatic Play [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), active between 1946 and 1952. Through bibliographical and documentary research, it was possible to reconstruct some information, to understand historical and theatrical contexts, to know aspects of functioning, pedagogical proposals and networks of influences. The EPJD was headed by Jean-Marie Conty (1904-1999) and had the collaboration of leading French theater and dance personalities. It had influence in other countries, including Brazil, notably through Maria Clara Machado. The EPJD was the first school in which Jacques Lecoq (1921-1999) taught. Thus, considerations of EPJD with Lecoq are established.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com