Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2023
  • O Elemento Conflito na Dramaturgia Moderna e Contemporânea: ferramenta de análise e criação Outros Temas

    Barros, João Pedro Ricken Lopes de; Olinto, Lidia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo se debruça sobre o conflito como elemento dramatúrgico, com o objetivo de realizar primeiramente uma revisão bibliográfica sobre esse tema específico, além de mostrar sua presença e relevância não somente em obras dramáticas mais tradicionais como também em dramaturgias de maior ruptura com o cânone dramático nas quais se destacam a epicização e/ou o lirismo. Propõe-se também pensar o conflito como ferramenta de análise e de criação a partir do sistema de divisão em pulsões (intersubjetivo, intrassubjetivo e extrassubjetivo) e em eixos (intraficcional e extraficcional) que se intercambiam.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article se concentre sur le conflit en tant qu’élément dramaturgique, dans le but de réaliser d’abord une revue bibliographique sur ce thèm espécifique, en plus de montrer sa présence et sa pertinence non seulement dans des œuvres dramatiques plus traditionnelles mais aussi dans les dramaturgies de plus grande rupture avec le dramatique canon où ressortent épicisation et/ou lyrisme. Il est également proposé de penser le conflit comme un outil d’analyse et de création basé sur le système de découpage en pulsions (intersubjectif, intrasubjectif et extrasubjectif) et en axes (intrafictionnel et extrafictionnel), qui sont interchangeables.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article focuses on conflict as a dramaturgical element, with the objective of firstly performing a bibliographic review on this specific theme, besides showing its presence and relevance not only in more traditional dramatic works but also in dramaturgies of greater rupture from the dramatic canon in which epicization and/or lyricism stand out. It also proposes to consider conflict as a tool for analysis and creation based on the system of division into drives (intersubjective, extrasubjective and intrasubjective) and axes (intrafictional and extrafictional) that interchange.
  • Dança na Escola... Para Quê? Outros Temas

    Valle, Flavia Pilla do; Zancan, Rubiane Falkenberg

    Resumo em Português:

    RESUMO O ensaio é uma defesa sobre a presença da dança no currículo da educação formal. Por que ter dança na escola? Dança na escola... para quê? Com base no trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelas autoras, que envolveu busca de textos, participação em palestras, escritas conjuntas, entre outras estratégias, este texto aponta para oito focos de argumentação que podem ser desdobrados e reunidos em outras configurações. Salienta-se, como conclusão, a importância da dança na escola básica, pois, além de prevista em legislação, possibilita ao alunado evolução do conhecimento sobre o próprio corpo, instigação de sua capacidade criativa e ampliação de seus horizontes históricos e culturais.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’essai est une défense de la présence de la danse dans le programme de l’éducation formelle. Pourquoi danser à l’école ? Danser à l’école… pour quoi faire ? S’appuyant sur le travail développé au fil des années par les auteurs, qui impliquait la recherche de textes, la participation à des conférences, l’écriture conjointe, entre autres stratégies, ce texte pointe vers huit points d’argumentation qui peuvent être déroulés et rassemblés dans d’autres configurations. En conclusion, l’importance de la danse à l’école élémentaire est soulignée, car, en plus d’être prévue par la législation, elle permet aux élèves de développer des connaissances sur leur propre corps, dynamisant leur capacité de création et élargissant leurs horizons historiques et culturels.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The essay is a defense for the presence of dance in the curriculum of elementary and secondary education. Why should we have dance in schools? Dance in schools… What for? Based on the work developed over the years by the authors, which involved searching for articles, participating in lectures, writings, among other strategies, this text points to eight points of argument that can be unfolded and gathered in other configurations. As a conclusion, the importance of dance in elementary and secondary education is highlighted, as, in addition to legislation, it enables students to develop knowledge about their own bodies, instigating their creative capacity and expanding their historical and cultural horizons.
  • ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas Crianças Performers

    Hartmann, Luciana; Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo parte de um evento narrativo ocorrido entre crianças de 5 e 6 anos numa turma de Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, no qual foram evocados personagens como Deus e Zé Pelinda (entre outros), para promover um debate sobre como crianças pequenas acionam marcadores sociais da diferença. Questões religiosas, étnico-raciais e de gênero emergem de suas performances narrativas num cruzamento interseccional de distinções, o que permite depreender como esses marcadores, e as políticas do medo que frequentemente os impõem, operam na vida social das crianças desde uma idade muito precoce.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article part d’un récit collectif qui s’est déroulé entre des enfants de 5 et 6 ans dans une classe d’éducation préscolaire d’une école publique du District Fédéral - Brésil, dans lequel des personnages Deus et Zé Pelinda (entre autres) ont été évoqués, pour promouvoir un débat sur la façon dont les jeunes enfants utilisent des marqueurs sociaux de la différence. Les enjeux religieux, ethnico-raciaux et de genre émergent de leurs performances narratives dans un croisement intersectionnel de distinctions, ce qui permet de comprendre comment ces marqueurs, et les politiques de peur qui les imposent, opèrent dans la vie sociale des enfants dès le plus jeune âge.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is based on a narrative event that took place among 5 and 6-year-old children at a Brasília/Brazil public kindergarten, in which characters such a s God and Zé Peli nda (among others) were evoked, to promote a debate about how young children use social markers of difference. Religious, ethnic-racial and gender issues arise from their narrative performances in intersectional distinctions, which enable us to understand how these markers, and the politics of fear that often impose them , operate in children’s social liv es from a very early age.
  • Performances Infantes: um convite ao desver com crianças Crianças Performers

    Medeiros, Amanda Silva de; Scherer, Suely

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo se objetiva problematizar performances imagéticas realizadas por crianças de 3 anos e o modo como essas produções atravessam o contexto em que foram criadas: uma escola de Educação Infantil e uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. Discutem-se os entrelaces e os revérberos das concepções de infância que direcionam a educação e a potência das imagens repletas de infância que criam possibilidades de fissurar os modos únicos e adultocêntricos de ser, estar, sentir, viver. Conclui-se que, guiadas por uma intenção ética, estética e política, as performances infantes das crianças criam possibilidades e anunciam a urgência de outras posturas ao habitar-se espaços da infância.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article vise à problématiser les performances d'imagerie réalisées par des enfants de 3 ans et la manière dont ces productions traversent le contexte dans lequel elles ont été créées : une école d'éducation préscolaire et une recherche doctorale en développement. Il discute de l'entrelacement et des réverbérations des conceptions de l'enfance qui orientent l'éducation et du pouvoir des images pleines d'enfance qui créent des possibilités de briser les façons uniques et centrées sur l'adulte d'être, de ressentir, de vivre. Il est conclu que, guidés par une intention éthique, esthétique et politique, les performances infantiles des enfants créent des possibilités et annoncent l'urgence d'autres postures lorsqu'il s'agit d'habiter les espaces de l'enfance.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we aimed to problematize the image performances carried out by 3-year-old children and how these productions cross the context in which they were created: an Early Childhood Education school and a doctoral research in progress. We discuss the intertwining and reverberations of the conceptions of childhood that direct education and the potencies of the images fraught with childhood that create possibilities of cracking the singular and adult-centric ways of being, feeling, and living. It is concluded that, guided by an ethical, aesthetic and political intention, the children's performances create possibilities and announce the urgency of other postures when inhabiting childhood spaces.
  • Performance e Ancestralidade: o que a cosmologia bakongo ensina sobre a infância negra brasileira? Crianças Performers

    Kaercher, Gladis Elise Pereira da Silva; Pereira, Gabriel Fortes

    Resumo em Português:

    RESUMO Por meio de referenciais africanos e afrodiaspóricos, propõe-se o exercício de pensar as crianças negras e suas performances. A partir de estudos sobre a cosmologia bantu-kongo, busca-se uma aproximação com a infância bakongo para dar a compreender as performances da infância negra brasileira, relacionando-as com a preservação de valores civilizatórios africanos. Conclui-se, à luz do conceito ancestralidade e da noção cosmológica de tempo circular, que as crianças negras brasileiras, por intermédio da performance, são capazes de unir passado e presente, ancestral e vivo, reeditando memórias e mantendo vivos valores civilizatórios afro-brasileiros.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ A travers des références africaines et afro-diasporiques, il est proposé l'exercice de réflexion sur les enfants noirs et leurs performances. À partir d'études de la cosmologie bantu-kongo, une approche de l'enfance bakongo est recherchée pour comprendre les performances de l'enfance noire brésilienne, en les mettant en relation avec la préservation des valeurs civilisationnelles africaines. Il est conclu, à la lumière du concept d'ascendance et de la notion cosmologique de temps circulaire, que les enfants brésiliens noirs, à travers la performance, sont capables d'unir passé et présent, ancestraux et vivants, rééditant des souvenirs et gardant vivantes les valeurs civilisatrices afro-brésiliennes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Through African and Afro-diasporic references, it is proposed a reflexive exercise on Black children and their performances. Based on studies about Bantu-Kongo cosmology, an approach to Bakongo childhood is sought to provide an understanding of the performances of black Brazilian childhood, relating them to the preservation of African civilizational values. It is concluded, considering ancestral heritage and a cosmological notion of circular time, that Brazilian Black children, through performance, are able to bring together past and present, ancestral and living, renewing memory and keeping the values of Afro-Brazilian civilization alive.
  • Laboratórios da Infância de Copeau e Bing: um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier Crianças Performers

    Scalari, Rodrigo Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a criança como modelo na pedagogia teatral a partir da concretização, por Jacques Copeau e Suzanne Bing, de laboratórios da infância. Evidencia-se um desses laboratórios – o grupo de crianças do Club de Gymnastique Rythmique, considerado o embrião da École du Vieux Colombier – a fim de se ressaltar o papel de Bing e a importância da brincadeira infantil na pedagogia teatral de Copeau. Conclui-se que esse laboratório foi de extrema relevância para a preparação pedagógica de Copeau e Bing bem como para a abertura de horizontes de pesquisa, como a mímica e a imitação de animais, posteriormente aprofundados na École du Vieux Colombier.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’article présente les résultats de recherches sur l’enfant comme modèle dans la pédagogie théâtrale à partir de la création, par Jacques Copeau et Suzanne Bing, de laboratoires de l’enfance. L’un de ces laboratoires - le groupe d’enfants du Club de Gymnastique Rythmique, considéré l’embryon de l’École du Vieux Colombier – est évoqué afin de souligner le rôle de Bing et l’importance du jeu de l’enfant dans la pédagogie de Copeau. On en conclut que ce laboratoire a été extrêmement pertinent pour la préparation pédagogique de Copeau et Bing ainsi que pour l’ouverture d’horizons de recherche, tels que le mime et l’imitation d’animaux, approfondis par la suite à l’École du Vieux Colombier.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presents the results of research on the child as a model in the theatrical pedagogy from the concretization, by Jacques Copeau and Suzanne Bing, of childhood laboratories. One of these laboratories – the children’s group of the Club de Gymnastique Rythmique, which is considered as the embryo of the École du Vieux Colombier – is highlighted to emphasize the role of Bing and the importance of children’s play in Copeau’s theatrical pedagogy. It is concluded that this laboratory was extremely relevant for the pedagogical preparation of Copeau and Bing as well as for the opening of research horizons, such as mime and animal imitation, later deepened at the École du Vieux Colombier.
  • A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi Crianças Performers

    Mercier, Amandine

    Resumo em Português:

    RESUMO A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi – O artigo discute o status da criança no Teatro Infantile com base em entrevistas e publicações de Chiara Guidi e leituras críticas sobre a poiesis e a praxis de seu trabalho. A análise das criações infantis permitiu identificar a transformação da criança-espectadora para a criança-atriz. A Escola Experimental e o Festival Puerilia conduzem a criança ao papel de atuante e mestre de jogo das experiências teatrais. Por fim, os métodos e práticas de Chiara Guidi consideram a criança como modelo e imago, origem e finalidade do teatro de laboratório.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’enfant errant et l’errance de l’enfance du ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi – À partir des entretiens et publications de Chiara Guidi et des lectures critiques de la poïétique et praxis des œuvres, il s’agirait de questionner le statut de l’enfant dans le Teatro Infantile. L’analyse des créations jeunesse permettrait d’identifier le basculement de l’enfant-spectateur à celui d’enfant-acteur. Puis, celles de l’école expérimentale et du festival Puerilia conduiraient à accorder à l’enfant le rôle d’actant et de maître du jeu des expériences théâtrales. Enfin, celles des méthodes et pratiques de Chiara Guidi concourraient à placer l’enfant à la fois comme modèle et imago, origine et finalité du théâtre laboratoire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The wandering child and the wandering of the childhood of Chiara Guidi’s ‘Teatro Infantile’ – From the Chiara Guidi’s speech and writings and the critical readings of the poietic and praxis of works, it would be a question of examining the status of the child in the Teatro Infantile. The analysis of her youth creations would make it possible to identify the shift from childspectator to that of child-actor. Then, those of the experimental school and the Puerilia festival would lead to giving the child the role of actor and master of the play of theatrical experiences. Finally, those of the Chiara Guidi’s methods and practices would contribute to placing the child both as model and imago, origin and purpose of laboratory theatre.
  • Entre o Fazer de Conta e o Fazer Acreditar: as crianças e suas performances em instalações de jogo Crianças Performers

    Santos, Nathalia Scheuermann dos; Carvalho, Rodrigo Saballa de

    Resumo em Português:

    RESUMO Entre o Fazer de Conta e o Fazer Acreditar: as crianças e suas performances em instalações de jogo – Fundamentado nos Estudos Sociais da Infância e nos Estudos da Performance, o artigo objetiva analisar os modos como crianças da Educação Infantil, com idades entre 3 e 5 anos, produzem performances durante brincadeiras em instalações de j ogo. Trata-se de uma pesquisa com crianças cuja metodologia é pautada na Abordagem do Mosaico e na proposição de instalações de jogo. Mediante as análises, foram definidas duas unidades: a) performances de fazer de conta; b) performances de fazer acreditar. Assim, foi possível fazer inferências a respeito do livre trânsito das crianças entre as performanc es de fazer de conta e fazer acreditar, por meio de suas modulações corporais, gestos e voz es.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Entre le Faire Semblant et le Faire Croire: les enfants et leurs performances dans les mises en œuvre du jeu – Basé sur les Études Sociales de l’Enfance et sur les Études de la Performance, l’article a comme but d’analyser les façons dont les enfants de l’École maternelle, âgés de 3 à 5 ans, produisent des performances pendant les jeux dans leurs mises en œuvre. Il s’agit d’une recherche avec des enfants dont la méthodologie est fondée sur l’Approche de la Mosaïque et sur la proposition des mises en œuvre du jeu. Après les analyses, deux unités ont été définies: a) performances de faire semblant; b) performances de faire croire. Il a été ainsi possible d’inférer à propos du libre passage des enfants entre les performances de faire semblant et de faire croire, à travers leurs modulations corporelles, gestes et voix.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Between Make-Believe and Make-Belief: children and their performances in recreational play installations – Based on Early Childhood Social Studies and Performanc e Studies, this article aims to analyze the ways children in Early Childhood Education, aged 3 to 5 years, produce performances during play in recreational play installations, as the result of research with children. The methodol ogy is based on the Mosaic Approach and on the proposition of recreational play installations. Through the analyses, two units were defined: a) make-believe performances; b) make-belief performances. Thus, it was possible to make inferences about the free movement of children between make-believe and make-belief performances through their body modulations, gestures and voices.
  • O Brincar da Criança Performer com Orixás: experienciações artísticas e afrorreferenciadas Crianças Performers

    Braga, Lia; Alves, Teodora

    Resumo em Português:

    RESUMO O Brincar da Criança Performer com Orixás: experienciações artísticas e afrorreferenciadas – Este artigo apresenta recortes de uma dissertação de mestrado em Artes Cênicas sobre performances dos corpos brincantes de crianças, na Educação Infantil, a partir do universo de orixás. Revela inicialmente as crianças participantes (NEI/Cap/UFRN), dialogando com autoras(es) como Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Desenvolvem-se cruzamentos entre performance e infâncias, articulando uma metodologia afrobrincante com os protagonismos das crianças. Suas narrativas artísticas, afrorreferenciadas e performáticas suscitam reflexões contemporâneas, constituindo achados para esta discussão.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Le Jeu de l’Enfant Performer avec des Orishas: expérienciations artistiques et afroréférencées – Cet article présente des extraits d’un mémoire de Master en Arts scéniques sur les performances de corps d’enfants jouant, en Éducation des enfants, de l’univers des orishas. Il révèle au début des enfants participants (NEI/Cap/UFRN) qui dialoguent avec les auteur(e)s tel(le)s que Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Il développe des croisements entre performance et enfances, articulant une méthodologie afro-ludique avec les protagonismes des enfants. Des narrations artistiques aux références afro dont les performances suscitent des refléxions contemporaines qui constituent des trouvailles pour cette discussion.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Playing of the Child Performer with Orixás: artistic and afro-referenced experimentations – This article presents excerpts from a master’s dissertation in Performing Arts about performances of children’s playing bodies, in Early Childhood Education, based on the Orixás universe. It initially reveals the participating children (NEI/Cap/UFRN), dialoguing with author(s) such as Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). It develops intersections between performance and childhoods, articulating an afro-playful methodology with the children’s protagonism. The artistic, afro-referenced and performative narratives of the authors raise contemporary considerations, providing findings for this discussion.
  • Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças Crianças Performers

    Cortesão, Irene; Menezes, Isabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças – Este artigo explora a possibilidade de desenvolvimento de competências musicais, sociais e pessoais em crianças, refletindo sobre efeitos da sua participação em projetos corais comunitários. Analisam-se dois projetos, idealizados por adultos em que as crianças são sujeitos ativos de práticas artísticas, que potenciam a música como instrumento de desenvolvimento sociocultural e afetivo destas. Através de uma abordagem etnográfica, acompanhou-se estes projetos, realizaram-se grupos focais e entrevistas a participantes. Os dados recolhidos sugerem que os envolvidos reconhecem efeitos positivos nas crianças nas competências pessoais e sociais e na sua capacidade de fruição e construção do gosto musical.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Effets de la Participation aux Chorales Communautaires d’Enfants sur les Enfants – Cet article explore la possibilité de développer des compétences musicales, sociales et personnelles chez les enfants, en réfléchissant aux effets de leur participation à des projets chorales communautaires. Deux projets, idéalisés par des adultes, dans lesquels les enfants sont des sujets actifs de pratiques artistiques, qui valorisent la musique comme instrument de leur développement socioculturel et affectif, sont analysés. Grâce à une approche ethnographique, ces projets ont été suivis, des groupes de discussion et des entretiens avec les participants ont été réalisés. Les données recueillies suggèrent que les personnes impliquées reconnaissent des effets positifs sur les enfants en compétences personnelles et sociales et de leur capacité à apprécier et à développer leur goût musical.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Effects on Children of Participation in Children's Community Choirs – This article explores the possibility of developing musical, social and personal skills in children, reflecting on the effects of their participation in community choir projects. Two projects, designed by adults, in which children are active subjects of artistic practices, which enhance music as an instrument for their sociocultural and affective development, are analysed. Through an ethnographic approach, these projects were monitored and focus groups and interviews with participants were conducted. The data collected suggest that those involved recognise positive effects on children in terms of personal and social skills and their ability to enjoy and build musical taste.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com