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O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929) 1 1 O artigo tem como origem a tese de doutorado intitulada Associação Cristã de Moços no Brasil: um projeto de formação intelectual, moral e física (1890-1929) apresentada, em 2012, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Primary education as propaganda for the intellectual formation project of the Young Men’s Christian Associations in Brazil (1893-1929)

Resumo:

O artigo procurou compreender o papel do ensino primário no projeto de formação intelectual das Associações Cristãs de Moços (ACMs) brasileiras, no período de 1893 a 1929. Criada em 1844 na Inglaterra, a associação inseriu-se no Brasil em 1893, na cidade do Rio de Janeiro, por meio do missionário norte-americano Myron A. Clark. As fontes pesquisadas foram: periódicos, panfletos, cartilhas, estatutos e atas. Como uma das ações da formação intelectual, a instituição oferecia o ensino primário - ler, escrever e contar; no entanto, esse nível de ensino não era o foco principal da ACM. Caracterizava-se como o ponto de partida para a inserção do associado no projeto formador da instituição, uma vez que o alfabetizado poderia se apropriar diretamente do texto bíblico que orientava a formação moral-religiosa, considerada central pela associação.

Palavras-chave:
história da educação; ensino primário; Associação Cristã de Moços

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