Resumo:
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender e analisar as práticas inovadoras de ensino com tecnologias digitais (TD) de professores que lecionam em cursos de graduação em universidades públicas da Colômbia. A pesquisa é de natureza qualitativa e se fundamenta na abordagem metodológica da grounded theory (GT). Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário, na fase inicial, e uma entrevista intensiva, na segunda fase. A amostra foi composta por 21 professores de diferentes cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES) públicas da Colômbia. A análise dos dados seguiu os pressupostos metodológicos da perspectiva construtivista-interpretativa da GT. A partir da análise dos dados, foram extraídas quatro categorias conceituais: conceitualização da inovação educacional; TD e práticas pedagógicas inovadoras; TD a serviço do ensino; e alteração das percepções sobre TD no ensino. Associados a cada categoria, tres conceitos teóricos surgiram na codificação focalizada: romper com o paradigma magistrocêntrico; colaborar para ensinar; e expressões criativas por meio das quais surge a teorização substantiva do rejuvenescimento da pedagogia como forma de catalisar práticas inovadoras com TD. A pesquisa evidenciou que os professores do estudo têm avançado em práticas de ensino inovadoras por meio do uso de metodologias "ativas" e TD.
Palavras-chave:
tecnologias digitais; práticas de ensino inovadoras; ensino superior; pedagogia universitária
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Fuente: Elaboración propia
Fuente: Elaboración propia
Fuente: Elaboración propia.