Acessibilidade / Reportar erro

"O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas* 1 (O presente artigo é resultado da dissertação de mestrado defendida em 2015, no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), intitulada Gênero, família e escola: socialização familiar e escolarização de meninas e meninos de camadas populares de São Paulo.

"What would you like to be when you grow up?". Gender and schooling among working-class children

Resumo:

Objetiva compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Para tanto, foi acompanhada uma turma com 25 crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo, por meio de observações e entrevistas. Notou-se que as garotas tendiam a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigiam maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. Dessa forma, concluiu-se que, se por um lado essas expectativas contrastavam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, por outro, repercutiam positivamente no empenho delas em sua vida escolar.

Palavras-chave:
rendimento escolar; relações de gênero; sociologia da infância

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br