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Relação entre educação básica e educação superior: algumas considerações com base em estudo exploratório do Ideb em Mato Grosso do Sul* * Este trabalho é fruto da pesquisa interinstitucional intitulada Bons resultados do Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos, que envolve a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O projeto foi aprovado no âmbito do Programa Observatório da Educação, que conta com financiamento do Inep/Capes/MEC

The relationship between basic education and higher education: some considerations based on an exploratory study of Basic Education Development Index (Ideb) in Mato Grosso do Sul

Com caráter exploratório, visa explicitar as relações entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e as redes municipais com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) localizadas no interior do Estado. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. Como resultados, constatou-se que a realização de programas de formação inicial em serviço produz efeitos na titulação dos professores, além de repercussões indiretas, que contribuem para a formação continuada. Pode-se concluir que, caso haja políticas institucionais focalizadas, amplia-se o potencial de efetividade das ações universitárias nesses espaços.

política educacional; avaliação educacional; formação de professores


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