Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório

Perception of college students about access to higher education: an exploratory study

Caterine Vila Fagundes Sobre o autor

Resumos

Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa "SPSS" (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.

acesso à educação superior; desempenho acadêmico; intervenção pedagógica


This article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent.

access to higher education; academic performance; pedagogical intervention


  • ÁLVAREZ, M. La orientación profesional en la universidad Barcelona: Cedecs, 1995.
  • ÁLVAREZ, M.; FITA, E. La intervención orientadora en la transición Bachillerato-Universidad. Bordón, Rioja, v. 57, n. 1, p. 5-27, 2005.
  • ASTIN, A. How good is your institution retention rate. Research in Higher Education, [New York], v. 38, p. 647-657, 1997.
  • ASTIN, A. The methodology of research on college impact. Sociology of Education, Califórnia, v. 43, p. 223-254, 1970.
  • AVANZINI, G. El fracasso escolar [Barcelona]: Herder, 1969. 187 p.
  • BAUER, K.; LIANG, K. The effect of personality and precollege: characteristics on first-year activities and academic performance. Journal of College Students Development, Maryland, v. 2, n. 44, p. 277-290, 2003.
  • BENJAMIN, M.; HOLLINGS A. Student satisfaction: test of an ecological model. Journal of College Student Development, Maryland, v. 3, n. 38, p. 213-228, 1997.
  • BOUTLER, L. Self-concept as a predictor of college freshman academic adjustment. College Student Journal, Chicago, v. 2, n. 36, p. 234-246, 2002.
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 nov. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>
  • CABRERA, F.; ESPIN, J. Medición y evaluación educativa Barcelona: PPU, 1986.
  • CABRERA, G. La transición preclínico-clínico en la carrera de medicina: una aproximación a su estudio como transición intracurricular. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Barcelona, Barcelona, 2005.
  • CHAPMAN, D. W.; PASCARELLA, E. T. Predictors of academic and social integration of college students. Research in Higher Education, [New York], n. 19, p. 295-321, 1983.
  • CLEMENTE, A.; ALBIÑANA, P.; DOMÉNECH, F. Predicción del rendimiento académico en estudiantes de secundaria a través de los factores de inteligencia, socialización, desadaptación escolar, autoconcepto y personalidad. Revista de Psicología de la Educación, Valência, n. 22, p. 55-68,1997.
  • COROMINAS, E.; ISUS, S. Transiciones y orientación. Revista de Investigación Educativa, Barcelona, v. 16, n. 2, p. 155-184, 1998.
  • DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissäo Internacional sobre Educaçäo para o século XXI. Porto: Edições Asa, 1999.
  • ELKINS, S. A.; BRAXTON, J. M.; JAMES, G. W. Tinto's separation stage and its influence on first-semester college student persistence. Research in Higher Education, [New York], v. 2, n. 42, p. 251-268, 2000.
  • FIGUERA, P.; TORRADO, M. El proceso de transición de bachillerato a la universidad: factores de éxito. Quaderns Institucionals, Barcelona, n. 2, p. 41-55, 2000.
  • FORNER, A. et al. La transición secundaria-universidad: los alumnos de LOGSE: comunicación en el 1r Congreso Internacional Docencia Universitaria e Innovación. Barcelona: ICE's/UB/UAB/UPC, 1998. 1 CD-ROM.
  • GIMENO SACRISTÁN, J. Autoconcepto, sociabilidad y rendimiento escolar Madrid: MEC, 1976.
  • HERNÁNDEZ R.; FERNÁNDEZ C.; BAPTISTA P. Metodología de la Investigación. México: Mc Graw-Hill Interamericana, 1991.
  • JIMÉNEZ, M. Competencia social: intervención preventiva en la escuela. Universidad de Alicante. Infancia y Sociedad: Revista de Estudios, La Rioja, n. 24, p. 21-48, 1994.
  • LATIESA, M. Estudio longitudinal de una cohorte de alumnos de la Universidad Autónoma de Madrid: análisis de la deserción universitaria. In: LATIESA, M. (Comp.). Demanda de educación superior y rendimiento académico en la universidad. Madrid: CIDE-SGCU, 1986. p. 399-441.
  • LATIESA, M. La deserción universitaria. Madrid: C.I.S., 1992.
  • MIDDLE STATES ASSOCIATION OF COLLEGES AND SCHOOLS (MSACS). Commission on Higher Education. Framework for outcomes assessment. Philadelphia: Commission on Higher Education, 1995.
  • MORA RUIZ, J. G. Calidad y rendimiento en las instituciones universitarias Madrid: Consejo de Universidades, Secretaría General, 1999.
  • PASCARELLA, E. T.; TERENZINI, P. T. How college affects students. San Francisco: Josey Bass, 1991.
  • PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • POZO, C.; HERNÁNDEZ, J. M. El fracaso académico en la universidad: propuesta de un modelo de explicación e intervención preventiva. In: APODACA; LOBATO (Ed.). Calidad en la universidad: orientación y evaluación. Barcelona: Laertes, 1997. p. 137-152.
  • PRITCHARD, M.; WILSON, G. Using emotional and social factors to predict student success. Journal of College Student Development, Maryland, v. 44, p.18-27, 2003.
  • RODRÍGUEZ, J. L.; GALLEGO, S. Lenguaje y rendimiento académico Salamanca: Univ. de Salamanca, 1992.
  • RODRÍGUEZ, S. La problemática del rendimiento en la transición secundaria-universidad. In: JORNADAS SOBRE EL ACCESO A LA UNIVERSIDAD, 10., 2003. Actas... Sevilla: Universidad de Sevilla, 2003. p. 93-113.
  • RODRÍGUEZ, S.; FITA, E.; TORRADO, M. El rendimiento académico en la transición secundaria- universidad. Revista de Educación, Madrid, n. 334, p. 391-414, 2004.
  • SCHLOSSBERG, N. Counseling adults in transition New York: Springer Publishing Company, 1984.
  • STRAUSS, L.; VOLKWEIN, F. Predictors of student commitment at two and four year institutions. Research paper presented at ASHE, Richmond, VA, 2004.
  • TEJADA, J. F. Acerca de las competencias profesionales. Revista Herramientas, Madrid, v. 56, p. 20-30, 1999.
  • TOURON, J. Factores del rendimiento académico en la Universidad Pamplona: EUNSA, 1984.
  • TRALS (Grup de Recerca Sobre Transicions Acadèmiques I Laborals). El rendiment acadèmic i la trajectória acadèmica en els dos primers anys de la universidad Barcelona: Universidad de Barcelona, 2002.
  • TUCKMAN, B. The effect of learning and motivation strategies training on college students' achievement. Journal of College Student Development, Maryland, v. 3, n. 44, p. 430-437, 2003.
  • VALLE, A. et al. Atribuciones causales, autoconcepto y motivación en estudiantes con alto y bajo rendimiento académico. Revista Española de Pedagogía, Madrid, v. 214, p. 525-546, 1999.
  • WEINER, B. An attributional theory of achievement motivation ad emotion. Psychological Review, Washington, DC, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1986.
  • WOOSLEY, S. Stop-out or drop-out? an examination of college withdrawals and re-enrollments. Journal of College Student Retention: research, theory and practice, Bedford, NH, v. 5, n. 3, p. 293-303, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    04 Set 2013
  • Aceito
    14 Jul 2014
  • Revisado
    27 Jun 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br
Accessibility / Report Error