Acessibilidade / Reportar erro

O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses * * Este artigo deriva da dissertação intitulada “Afiando palavras”: customização e estruturação de um AVA para o ensino da leitura com proposta metodológica própria, defendida em 2013 por Jefrei Almeida Rocha junto ao Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Teaching of reading in a virtual environment: the use of the platform Afiando Palavras in the public schools of Ceará

Resumo:

O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.

Palavras-chave:
ambiente virtual de aprendizagem (AVA); ensino de leitura; sequências didáticas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br