Open-access A avaliação do desempenho docente sob o olhar dos gestores: a prescrição imperativa e os múltiplos contornos

The assessment of teaching performance from the perspective of managers: imperative instruction and multiple contours

La evaluación del rendimiento docente desde la perspectiva de los directivos: la prescripción imperativa y los contornos múltiples

Resumo:

O artigo trata da avaliação do desempenho docente relacionada aos desafios da gestão escolar. O objetivo é analisar a manifestação das dirigentes escolares sobre a avaliação do desempenho docente, considerando um conjunto de orientações e regulações atuais que intervêm no trabalho dos professores, na autonomia e nos modos de gestão da escola. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas com dez diretoras de escolas públicas em efetivo exercício na rede estadual de ensino do Tocantins. A discussão teórica visa situar a temática, relacionando-a ao conjunto das reformas educacionais das últimas décadas, com base em Oliveira (2004), Lima (2018), Libâneo (2016), Maguire e Ball (2011), Maldonado e Chavez (2020), Hypolito (2011), entre outros. Constata-se que a avaliação do desempenho docente se tornou uma recomendação obrigatória, porém, com múltiplas interpretações, dificuldades e desencontros para orientá-la no interior das escolas.

Palavras-chave:
avaliação; docente; desempenho; gestão

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