Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 94, Número: 236, Publicado: 2013
  • EDITORIAL Editorial

  • Diários de viagem de Anísio Teixeira: razões e sentidos de uma escrita de "si" e do "outro" Estudos

    Cardoso, Silmara Fátima

    Resumo em Português:

    Tem por pretensão analisar dois diários produzidos por Anísio Teixeira em suas viagens à Europa em 1925 e aos Estados Unidos em 1927. O viajante lança mão da escrita diária para registrar o cotidiano a bordo, ações de sujeitos, aspectos das cidades, suas reflexões em relação à vida, a si, à política, à educação, à religião católica, à América, além dos objetivos e propósitos de suas viagens. Utilizando esses diários como fonte privilegiada de estudo, a autora busca compreender como Anísio Teixeira representa e projeta na sua escrita uma imagem de "si" e do "outro" e explicita estar consciente das dificuldades em analisar e interpretar essas fontes, já que, conforme afirma Umberto Eco, "um texto é um universo indefinidamente aberto em que o intérprete pode descobrir interligações infinitas", sendo a linguagem "incapaz de apreender um sentido único e preexistente".

    Resumo em Inglês:

    This text is analyzing two daily claims that have been produced by Anísio Teixeira in his travels to Europe in 1925 and the United States in 1927. The traveler makes use of writing to record the daily routine on board actions subject, aspects of cities, their reflections on life, to you, ya politics, education, religion Catholic, America, and the goals and purposes their travels. Using these journals as a privileged source of study, I seek to understand how Anísio Teixeira represents in his writing and projects an image of "self" and "other." It is necessary to clarify that I am aware of the difficulties in analyzing and interpreting these sources. According to Eco (2005) a text is an open universe indefinitely, in which the player can discover endless interconnections. Language is unable to grasp a single, pre-existing sense.
  • Anísio Teixeira e a Psicologia: o valor da mensuração Estudos

    Bortoloti, Karen Fernanda; Cunha, Marcus Vinicius da

    Resumo em Português:

    Analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos anos 1920 e 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da mensuração para a renovação educacional no Brasil. Considerando que o pensamento e as práticas de Teixeira devem ser compreendidos no contexto em que se desenvolveram, apresenta um histórico da inserção dos saberes psicológicos na educação, com especial atenção para a adesão do movimento escolanovista à Psicometria. Conclui que, ao defender o uso da mensuração, Teixeira se manteve fiel à meta da Escola Nova que exigia diagnosticar cientificamente o universo escolar, o que se fazia necessário para responder à crescente demanda por escolarização e às deficiências das instituições de ensino brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the ideas and the work of Anísio Teixeira in the 1920s and 1930s, focusing on his views about the value of measurement for educational reform in Brazil. Considering that the thinking and practices of Teixeira should be understood in the context in which it was developed, the study presents the history of the presence of psychological knowledge in education, with special attention to the entrance of the Psychometrics in the New School movement. The paper concludes that, by defending the use of measurement, Teixeira has remained true to the goal of the New School that required to diagnoses scientifically the school universe, which was necessary to respond to the growing demand for schooling and the educational disabilities of the Brazilian educational institutions.
  • Ensino de Filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci Estudos

    Silveira, Renê José Trentin

    Resumo em Português:

    Pretende discutir a relação entre ensino de Filosofia e preparo para a cidadania. Inicialmente, procura-se identificar e problematizar a concepção oficial dessa relação por meio do exame da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Verifica-se nesses documentos a presença de uma concepção liberal de cidadania, entendida como exercício consciente de direitos e deveres e como preparo para o ingresso no mercado de trabalho, em nome da qual se justifica, do ponto de vista oficial, a inclusão obrigatória da Filosofia no currículo. Num segundo momento, busca-se contrapor a esta noção de cidadania uma outra, fundamentada em Antonio Gramsci, para quem uma escola verdadeiramente democrática deve ser capaz de transformar todo cidadão em governante. Finalmente, discutem-se algumas implicações dessa noção gramsciana da cidadania para a prática do ensino da Filosofia.

    Resumo em Inglês:

    The present article intends to discuss the relation between teaching Philosophy and preparation for citizenship. Firstly, it is intended to identify and problematize the official notion of this relation by examining the Federal Constitution, the National Education Basis and Guidelines Law (LDB) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCN). A liberal conception of citizenship is seen in these documents, understood as a conscientious exercise of duties and rights and as preparation for the labour market, which justifies, in an official point of view, the mandatory presence of Philosophy in the curriculum. Secondly, it is seek to counteract this notion of citizenship one another, founded based on Antonio Gramsci, for whom a truly democratic school must be able to transform every citizen into ruler. Finally, we will discuss some applications of this gramscian notion of citizenship in the teaching of Philosophy.
  • Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal Estudos

    Oliveira, Renato José de; Menezes, Andrea Penteado de; Alves, Cristina Nacif; Amaral, Daniela Patti do

    Resumo em Português:

    Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses the case study done in a public school in Rio de Janeiro on the ethical view of students of the eighth and ninth grades of elementary school. The goal was to make a profile which serves as a guidance for further investigations whose purpose is to study ethics in the school. The research was based on the approach of Perelman and Olbrechts-Tyteca and supplemented by contributions from Meyer, who are authors of de field of argument. The main conclusion is that among the subjects studied heteronomy prevails on autonomy, suggesting that the view of ethics takes a conservative profile.
  • Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira Estudos

    Gusmão, Joana Buarque

    Resumo em Português:

    Compartilha resultados de pesquisa pautada pelo seguinte problema de investigação: "O que está em jogo nas noções de qualidade da educação para alguns dos principais atores sociais do campo educacional?" A partir da delineação de uma arena composta por atores sociais situados no Estado, na sociedade civil e em organismos multilaterais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com seus integrantes, abordando perguntas relativas às razões de a qualidade da educação estar em pauta, à concepção de qualidade e às disputas subjacentes à noção. Concluiu-se que está em jogo nas noções de qualidade da educação a redução das desigualdades educacionais, vista por dois prismas: 1) a elevação do desempenho dos estudantes nas provas de larga escala; e 2) a garantia de condições de ensino que conduzam a uma formação ampla dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    The article shares some results of research that is guided by the following research problem: what is at stake in notions of quality education for some of the main social actors in the educational field? From the delineation of a ring, composed of social actors within the State, civil society and multilateral organizations, were semistructured interviews with its members, addressing questions on the grounds of the quality of education being at stake, the design quality and disputes underlying the concept. It was concluded that is at stake in the notions of quality of education the reduction of inequalities in education, seen from two angles: 1) increase of student performances on large-scale tests and 2) ensuring a variety of teaching conditions, that would provide students with a broad education.
  • Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira Estudos

    Coelho, Cristina Lucia Maia

    Resumo em Português:

    Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.

    Resumo em Inglês:

    We analyze models of inclusion and educational interventions in Brazil and Portugal, as well as their impact on the development of students with special educational needs. We observed and interviewed teachers in their real school contexts, in confrontation with special education prescriptions and laws. In Brazil, we reported Cognition in Motion, research project based on the assumptions of the interactive assessment of SEN students, in a public school in Rio de Janeiro. In Portugal, the work focused on the themes of Early Intervention, Learning Difficulties and Individual Plan Transition, on the Minho region. We observed a significant gap between theoretical models, discourses of inclusion and effectively adopted interventions. Tracking pupils' development made us notice a inseparability between microsocial systems and macrosystemic conditions.
  • Arranjos institucionais entre o poder público municipal e instituições privadas para oferta de vagas na educação infantil Estudos

    Oliveira, Jaqueline dos Santos; Borghi, Raquel Fontes

    Resumo em Português:

    Apresenta um mapeamento das parcerias/convênios entre o poder público municipal e a esfera privada para a oferta de vagas na educação infantil nos municípios paulistas grandes. O estudo permitiu identificar diferentes arranjos institucionais entre o poder público municipal e as instituições privadas, em que 30, dos 54 municípios paulistas grandes, recorrem ao atendimento conveniado como forma de atender a demanda local, inclusive com instituições de finalidade lucrativa, diferenciando-se das tradicionais formas de convênios instituídas na educação infantil. O texto baseia-se na análise de literatura sobre a temática e os dados coletados durante a pesquisa, a partir de contatos telefônicos direto com os gestores municipais, sites oficiais dos municípios e sites governamentais.

    Resumo em Inglês:

    This paper features a research of the partnerships/agreements between the municipal public services and the private sphere to the offer of vacancies in Early Education, in the large counties of São Paulo. The study allowed us to identify different arrangements between the municipal public service and private institutions, which 30 of the 54 large counties of São Paulo turn to the services from partnerships as a mean to attend the local demand, including the institutions with lucrative purposes, being different of the traditional forms of partnerships instituted in Early Education. The text is based on the literature analysis about the theme and the information collected during the research from phone calls to municipal administrators, municipal official sites and government sites.
  • Consumo da refeição escolar na rede pública municipal de ensino Estudos

    Mota, Cristiane Herbst; Mastroeni, Silmara Salete de Barros Silva; Mastroeni, Marco Fabio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de alunos que fazem a refeição no domicílio, antes de se deslocarem para a escola, ou que consomem a que é oferecida pela própria escola. Participaram alunos de 1ª a 4ª série da Rede Pública Municipal de Ensino de Canoinhas-SC. A maioria dos alunos investigados foi do sexo masculino (53,6%), de escolas da área urbana (63,8%), e 91,0% declararam fazer a refeição no domicílio, antes de se deslocar à escola. A maioria (95,7%) dos alunos afirmou consumir a refeição oferecida pela escola diariamente no intervalo escolar, mas 77,3% efetivamente a consumiram. O principal motivo para o não consumo da refeição oferecida pela escola foi o fato de trazerem lanche de casa. Os resultados obtidos foram considerados positivos quando comparados a outros estudos realizados no País. No entanto, outras pesquisas devem ser realizadas, incluindo-se, também, as demais séries do ensino fundamental.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the prevalence of students who took the meal at home before going to school, and offered by the school. Study participants were students from 1st to 4th grade of Public Education System of Canoinhas-SC. The majority (53.6%) of students investigated were male, from urban schools (63.8%), and 91.0% reported performing the meal at home before going to school. The majority (95.7%) of the students reported consuming the meal offered by the school daily during the school break, but 77.3% had consumed it effectively. The main reason for not eating the meal provided by the school was the fact bringing lunch from home. The results were considered positive when compared to other studies in the country. However, further research should be carried out including also other grades of elementary school.
  • O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente Estudos

    Costa, Gilvan Luiz Machado

    Resumo em Português:

    Problematiza questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio e ao trabalho docente. Recorre, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente no ensino médio. Destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto de Lei nº 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam os desafios relativos a matrícula, formação, infraestrutura, remuneração, jornada de trabalho e carreiras docentes e podem contribuir para a discussão sobre a definição de políticas regulares que oportunizem uma formação na escola média para que todos os jovens brasileiros sejam dirigentes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss issues related to the teacher work and secondary school enrollment. For that purpose, the statistical information provided by the National Institute of Anisio Teixeira Educational Studies (Inep) is used to discuss enrollment issues, educational indicators and the teacher work at high school. Based on discussions held, it highlights the goals related to the regular secondary school and teaching contained in the Draft Law Nº 8035, as of 2010. Empirical data express the challenges relating to enrollment, teacher training, infrastructure, remuneration, work load and teaching careers, and may contribute to the discussion on the definition of policies for secondary school education so that all young Brazilians become managers.
  • Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal Estudos

    Curi, Edda; Santos, Cintia Aparecida Bento dos; Rabelo, Marcia Helena Marques

    Resumo em Português:

    Tem por finalidade apresentar alguns resultados de pesquisa realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes, sobre as aprendizagens e as dificuldades de alunos de 5º ano das redes públicas estadual e municipal de São Paulo em relação ao Sistema de Numeração Decimal (SND). A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos de teóricos que discutem o ensino do SND, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacam os autores que nosso sistema de escrita numérica apresenta características próprias nem sempre incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present some results of research - conducted under the Project Centre of Education, funded by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - on the learning and the difficulties in relation to Numbering System Decimal students of 5th year of public state and municipal São Paulo. The research was based on the results of Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) the schools involved, and taking into account theoretical studies that discuss the teaching of Decimal Numbering System, analyzed the data qualitatively and quantitatively. Among the results, we emphasize that our system of writing numbers, has characteristics that are not always built by students of the early years of elementary school.
  • A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história Estudos

    Lima, Elicio Gomes

    Resumo em Português:

    Discute algumas dimensões acerca da pesquisa sobre o livro didático de história e recorre como ponto de partida ao processo de constituição do sujeito que aprende e sua respectiva produção do conhecimento, não simplesmente como output do ideário desejado pelo sistema capitalista. Utilizou-se como dimensão de tratamento do objeto a pesquisa qualitativa, enriquecida por etapas procedimentais centradas em levantamento bibliográfico de literatura especializada da área. O texto conclui que no processo ensino-aprendizagem os sujeitos (educandos, educadores) não se reduzem a meros objetos, mas se constituem uma totalidade histórico-social que se manifesta dinamicamente por meio da linguagem, do contexto social, de suas experiências, construindo e ampliando suas visões de mundo dentro dessa totalidade.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses some dimensions about the research on the history textbook, used as a starting point to the process of constitution of subject learning and its production of knowledge, not simply as output desired by the capitalist system. Used as dimension processing object to qualitative research, enriched by procedural steps focused on bibliographic specialized literature in the area. The text concludes that in teaching-learning process the subject (students, educators), does not reduce to mere objects, but if you are in a social-historical totality that manifests itself dynamically through language, social context, their experiences, building and expanding their world views within this totality.
  • Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva Estudos

    Silva, Rodrigo Manoel Dias da

    Resumo em Português:

    Visa compreender a emergência e a operatividade de políticas formativas de natureza sociocultural cujo objetivo parece situar-se na dinamização de novos ordenamentos sociais, econômicos e políticos, mas, concomitantemente, associados a ações centradas na formação dos atores sociais. Tomou-se o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, como experiência analítica privilegiada, a partir de duas estratégias metodológicas: a revisão de seus pressupostos políticos e o acompanhamento desta política em um município brasileiro. Por fim, interpretou-se que estas ações são orientadas por um desejo pedagógico de mobilizar experiências de educação patrimonial, onde a cultura local torna-se conteúdo e prática escolar, ao mesmo tempo que se visibilizou a circulação de pedagogias voltadas à reconstrução de narrativas de sentido social e ao reconhecimento político das produções identitárias locais.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims at to understand the emergency and the operativity of formative politics of cultural nature whose objective seems to place it self enters the dynamic of new social, economic orders and politics, but, concomitantly, associates the action centered in the formation of the social actors. The Programa Cultura Viva, of the Ministry of the Culture, as privileged analytical experience, from two methodological strategies: the revision of its politicial assumptions and the accompaniment of this politics in a Brazilian city. Finally, it was interpreted that these actions are guided by a pedagogical desire to mobilize experiences of heritage education, where the local culture becomes content and practical pertaining to school, at the same time where it was showed circulation of pedagogies come back to the reconstruction of narratives of social direction and to the recognition of the local identities productions.
  • Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções Estudos

    Perrelli, Maria Aparecida de Souza; Rebolo, Flavinês; Teixeira, Leny Rodrigues Martins; Nogueira, Eliane Greice Davanço

    Resumo em Português:

    Apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de uma pesquisa-formação que investigou professores da educação básica e seus processos de aprendizagem da docência. Examinam-se as tensões e reconstruções da pesquisa e os principais conceitos que balizaram o trabalho do grupo: formação docente, pesquisa-formação, metarreflexão e narrativas de vida. Discutem-se as dificuldades desse tipo de pesquisa e as possibilidades de mudanças paradigmáticas que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

    Resumo em Inglês:

    This article presents reflections about the challenges faced in developing a research-training that investigated teachers of elementary school and their learning processes of teaching. It examines the tensions and reconstruction of research and key concepts that guided the work of the group: teacher training, research training, narratives of life. It discusses the difficulties of such research and the possibilities for paradigmatic changes that facilitate a process of building new paths to a new school and a new teacher.
  • Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação Estudos

    Aguiar, Wanda Maria Junqueira de; Ozella, Sergio

    Resumo em Português:

    Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to improve a proposal for analysis of senses present in the speech, already published in 2006, by these same authors. In the first part it has been highlighted the importance of theoretical and methodological framework, in the case of Historical Social Psychology and its implications for the apprehension of the senses. For this we discussed some categories, for example, mediation, historicity, sense and meaning. In the second part we take the proposal already made of the "core of meaning" as a means of apprehending the senses, but in the light of new reflections and theorizing. To illustrate the form of carrying out the analysis, we bring a new example, being that, in this case, it was possible to move forward, both as regards procedures for discursive material analysis and in theorizing essential throughout the process.
  • Uma trama intrincada: as complexas interações entre gênero e raça na avaliação da aprendizagem discente Resenhas

    Lima, Leonardo Claver Amorim
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br