Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 100, Número: 255, Publicado: 2019
  • Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I Estudos

    Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo discute las condiciones de trabajo consideradas importantes para la valorización docente y para la satisfacción profesional de los profesores. Además, presenta resultados de una investigación que objetivó investigar la valorización docente con base en narrativas de maestras de los años iniciales de la enseñanza primaria. Por medio del entrecruzamiento del referencial teórico sobre la temática y del análisis de entrevistas narrativas realizadas con cinco profesoras de la red municipal de una ciudad de Minas Gerais, la investigación resaltó varios factores referentes a las condiciones de trabajo docente y a la complejidad de las actividades concretas de ejercicio de la actividad profesional. Entre otras cuestiones, la remuneración docente, el plan de carrera, la evaluación de desempeño y la infraestructura física y material de las escuelas se destacaron como importantes aspectos que influencian el modo de ser y estar en la docencia. El estudio también mostró que la precariedad de algunas cuestiones referentes a las condiciones de trabajo puede favorecer el abandono de la profesión y la enfermedad frecuente de los docentes, lo que apunta a la necesidad de políticas de mejora de las condiciones de trabajo y de cuidado de la salud de los profesores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses teachers’ working conditions, seen as key to the appreciation of their work and to their professional fulfillment. It shows the findings of a research on the appreciation of teachers based on the testimonies of educators working in the early-years of elementary education. By intersecting the theoretical reference on the subject and the analysis of interviews with five teachers from the municipal system of education of one city in Minas Gerais, this study highlighted several elements related to teachers’ working conditions and to the complexity of the activities in their professional practice. Among other things, teachers’ salary, career plan, performance evaluation, and schools infrastructure have been set apart as important influencing factors for their well-being. The study also revealed that the failing state of some issues regarding working conditions may lead to teacher's drop-out and sickness, which indicates a need for policies to improve teachers' working conditions and health care.
  • Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental Estudos

    Alves, Maria Teresa Gonzaga; Xavier, Flavia Pereira; Paula, Túlio Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta un modelo conceptual para evaluar la infraestructura escolar en la enseñanza primaria, teniendo como referencia los marcos legales y basándose en la literatura nacional e internacional sobre el tema. La garantía de la infraestructura escolar con estándares mínimos de calidad está presente en el ordenamiento jurídico del país, pero sigue siendo un desafío para las políticas educativas. La revisión de la literatura resultó en un volumen significativo de trabajos, entre los cuales no hay consenso sobre cómo definir, evaluar y medir la infraestructura escolar. El modelo conceptual propuesto adopta una perspectiva multidimensional, con varios indicadores para evaluar el constructo. El artículo finaliza con el análisis de datos públicos sobre el tema. Hay muchas informaciones relacionadas con la infraestructura escolar en las encuestas oficiales, sobre todo en cuanto a instalaciones y espacios del edificio de la escuela. El modelo conceptual creado identificó que los aspectos relacionados con el bienestar y la equidad presentan menos cobertura de informaciones. Reformulaciones en los instrumentos de recolección de datos públicos permitirían una alineación entre investigaciones nacionales y producción científica internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a conceptual model for evaluating school infrastructure in basic education, having as reference the legal standards on the subject and based on a review of the national and international literature. The assurance of school infrastructure with minimum quality standards is present in the statutory planning of the country but remains a challenge for educational policies. The literature review has resulted in a large number of studies, among which there is no consensus on how to define, evaluate and measure school infrastructure. The proposed conceptual model adopts a multi-dimensional perspective, with various indicators for evaluating the construct. This article ends with an analysis of public data on the subject. There is a lot of information related to school infrastructure in official surveys, especially regarding schools physical infrastructure and spaces. The conceptual model created here identified that aspects related to well-being and equity have less coverage of information. Reformulations in the public data collection instruments would allow an alignment between national research and international scientific production.
  • A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, SC: a percepção do orientador de estudo Estudos

    Morescho, Sandra Maria Zardo; Delizoicov, Nadir Castilho

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Investiga as percepções dos orientadores de estudo sobre a formação realizada em 2014 e 2015, com professores do ensino médio. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com 12 orientadores de estudo que mediaram a formação aos docentes de 10 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. A análise dos dados aborda a formação dos orientadores, a mobilização dos docentes para participarem do Pnem, a interrupção do programa, as dificuldades enfrentadas e as mudanças observadas. Os resultados indicaram que os orientadores reconheceram a significância do Pnem para a formação docente, pois o programa mudou o cotidiano escolar e contribuiu para o reconhecimento do estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Presenta datos de investigación cualitativa a respecto de la formación continua de profesores ofertada por el Pacto Nacional por el Fortalecimiento de la Enseñanza Secundaria (Pnem). Investiga las percepciones de los orientadores del estudio sobre la formación realizada en 2014 y 2015, con profesores de la enseñanza secundaria. Los datos fueron obtenidos en entrevistas semiestructuradas con 12 orientadores de estudio que mediaron la formación a los docentes de 10 escuelas de la Gerencia Regional de Educación (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. El análisis de los datos aborda la formación de los orientadores, la movilización de los docentes para participar del Pacto Nacional por el Fortalecimiento de la Enseñanza Secundaria, la interrupción del programa, las dificultades enfrentadas y los cambios observados. Los resultados indicaron que los orientadores reconocieron la significancia del programa para la formación docente, pues el programa cambió el cotidiano escolar y aportó para el reconocimiento del estudiante como sujeto en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents research data on teachers’ continuing education offered by the National Pact for High School Strengthening (Pnem). A qualitative study was conducted to investigate the study supervisors’ perceptions on high school teachers’ continuing education in 2014 and 2015. The data were obtained in semi-structured interviews with twelve study supervisors who oversaw the teachers’ education in ten schools of the Regional Educational Administration (Gered) of Chapecó, in western Santa Catarina State. The data analysis presents: the study supervisors’ education; the mobilization of teachers to take part in the National Pact for High School Strengthening; difficulties faced; changes observed and the interruption of the program. The results indicate that the study supervisors recognized the program’s importance for the teachers’ education, since it led to positive changes in school’s daily life while contributing to the recognition of the students’ significant role in the teaching-learning process.
  • O lugar da pesquisa nos Centros Regionais de Pesquisa Educacional nos anos 1950 e 1960: revisitando experiências de educação popular a partir do paradigma indiciário Estudos

    Gonçalves, Luiz Gonzaga; Zitkoski, Jaime José

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva, na busca por fontes bibliográficas e com base no paradigma indiciário, compreender as abordagens progressistas da sociedade sobre os problemas políticos e educacionais dos anos 1950 e 1960 no Brasil. Entre diferenças e divergências quanto à cultura popular, com sua heterogeneidade cultural, étnica, regional e sua escassa tradição de luta operária, havia pontos de aproximação: o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, os Centros Populares de Cultura e os Centros Regionais de Pesquisa Educacional apostavam na educação para o fortalecimento da democracia e no desenvolvimento econômico e social, bem como buscavam propostas sob medida para o âmbito educacional. Assim, a pesquisa e o diálogo, com suas exigências e práticas, constituíram-se parte essencial da energia considerada subversiva. Os achados e as repercussões das pesquisas aumentaram os receios de militares e civis, pois as mudanças alteravam um suposto equilíbrio e um ajustamento dos indivíduos ao meio social, segundo os setores conservadores e dominantes do País.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo, en la búsqueda de fuentes bibliográficas y con base en el paradigma indiciario, comprender los enfoques progresistas de la sociedad sobre los problemas políticos y educativos de los años 1950 y 1960 en Brasil. Entre las diferencias y divergencias cuanto a la cultura popular, con su heterogeneidad cultural, étnica, regional y su escasa tradición de lucha obrera, había puntos de aproximación: el Servicio de Extensión Cultural de la Universidad de Recife, los Centros Populares de Cultura y los Centros Regionales de Investigación Educativa apostaban en la educación para el fortalecimiento de la democracia y en el desarrollo económico y social, así como buscaban propuestas adecuadas para el ámbito educativo. Así, la investigación y el diálogo, con sus exigencias y prácticas, constituyeron parte esencial de la energía considerada subversiva. Los hallazgos y las repercusiones de las investigaciones aumentaron los temores de militares y civiles, pues los cambios alteraban un supuesto equilibrio y un ajuste de los individuos al medio social, según los sectores conservadores y dominantes del país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Seeking to unearth bibliographic sources and based on the indiciary paradigm, this study aims to understand society’s progressive approach to the political and educational problems of the 1950s and 1960s in Brazil. Within the differences and divergences on what to do and what to expect from popular culture - which has its cultural, ethnic and regional heterogeneity - and within its limited tradition of working-class activism, there were points of approximation: the Department of Cultural Extension of the University of Recife, the Centers of Popular Culture and the Regional Centers of Educational Research were invested on the education to reinforce democracy for economic and social development; searching, as well, for propositions fitted specifically to the educational field. Thus, research and dialogue, with their demands and practices, have made an essential part of what was considered subversive energy. The findings and repercussions of these researches increased fear among military people and civilians, considering that the implemented changes altered the apparent equilibrium and how individuals adjusted to the social medium, according to conservative and dominant sectors of the country.
  • Séries de leitura graduada na escola primária em Mato Grosso do Sul: consolidação dos processos de leitura escolar Estudos

    Bertoletti, Estela Natalina Mantovani; Silva, Thaise da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa duas séries de leitura (Vamos Estudar? e Vamos Sorrir) utilizadas em Mato Grosso do Sul, entre as décadas de 1960 e 1970, tendo por objetivo examinar a especificidade desses materiais na consolidação dos processos de leitura escolar, no cenário educacional brasileiro e de circulação nesse estado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinadas as duas séries de leitura utilizadas na região no período indicado, sob os pressupostos teóricos da história do livro e da leitura. Os resultados permitem concluir que, no caso das séries em análise, mediante um discurso exortativo do estudo (vamos estudar) e da alegria (vamos sorrir), ambas podem ser consideradas representativas da escolarização primária, da alfabetização e do significado de infância subsumido nessa prática em sua época. Além disso, os textos presentes nos materiais contribuiram para a constituição de uma identidade que visava formar o bom filho, o bom aluno e, no futuro, o bom cidadão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente trabajo analiza dos series de lectura (Vamos Estudar? e Vamos Sorrir?) utilizadas en Mato Grosso do Sul, entre las décadas de 1960 y 1970, teniendo como objetivo examinar la especificidad de esos materiales en la consolidación de los procesos de lectura escolar, en el escenario educativo brasileño y de circulación en ese estado. Se realizó una investigación cualitativa de base documental, en la cual se examinaron las dos series de lectura utilizadas en la región en el período indicado, bajo los presupuestos teóricos de la historia del libro y de la lectura. Los resultados permiten concluir que, en el caso de las series en análisis, mediante un discurso exhortativo del estudio (vamos a estudiar) y de la alegría (vamos sonreír), ambas pueden ser consideradas representativas de la escolarización primaria, de la alfabetización y del significado de la infancia subsumido en esa práctica en su época. Además, los textos presentes en los materiales contribuyeron a la constitución de una identidad que pretendía formar el buen hijo, el buen alumno y, en el futuro, el buen ciudadano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study analyzes two reading sets (named Vamos Estudar? and Vamos Sorrir?) used in the state of Mato Grosso do Sul, between the 1960s and 1970s, aiming to examine the specificity of these materials in the consolidation of the reading processes, within Brazil’s educational scene and within the aforementioned state’s circulation. A qualitative document research was carried out, in which two reading series used in the region during the period indicated were examined under the theoretical assumptions of the story of the book and of reading itself. The results point out that, by adopting a stimulating discourse of study (in the case of Vamos Estudar?) and a discourse of joy (in the case of Vamos Sorrir?), both manage to represent primary schooling, literacy and the substance of childhood, constitutive of this practice in their time. Furthermore, the texts in the materials have contributed to the construction of an identity that aimed at educating a good son, a good student and, in the future, a good citizen.
  • Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos Estudos

    Morais, Caroline de; Ramos, Flávia Brocchetto; Haddad, Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este artículo es analizar la presencia de paratextos en libros de imagen del acervo del Programa Nacional Biblioteca de la Escuela -Educación de Jóvenes y Adultos (PNBE-EJA/2014). Por medio de investigación cualitativa y analítica, se estudian elementos paratextuales de cuatro títulos basados ​​en Genette (2009). Se destaca que la portada y la contraportada privilegian informaciones sobre los autores, pero que las obras no presentan solapas y prefacios. En esta perspectiva, al examinar los espacios que circundan la narrativa, se señalan contribuciones de elementos paratextuales para la mediación de la lectura y para la educación literaria de los estudiantes que regresan a los bancos escolares en la clase de la EJA. Se destaca que los paratextos favorecen la interacción del estudiante con las obras en cuestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyze the use of paratexts in the image books of the National Program “School Library” - Youth and Adult Education (Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). By a qualitative and analytical study, paratextual elements of four titles based on Genette (2009) were analyzed. The findings show that the cover and back cover primarily display information about the authors and that this works did not have flaps and prefaces. Thus, through an analysis of the spaces permeating the narrative, it was singled out contributions of paratextual elements for reading intermediation and for the reading education of students coming back to school in EJA classes. It is emphasized that paratexts enhance student's interaction with the aforementioned works.
  • O currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamental Estudos

    Freire, Eleta Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta resultados da pesquisa intitulada O currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamental. Trata-se de um artigo original, derivado da investigação que objetivou compreender as implicações do currículo escolar na construção das relações de gênero entre estudantes do ensino fundamental. A pesquisa se insere no campo dos estudos culturais em razão da centralidade que a cultura assume nesse campo teórico e dos nexos que estabelece com os estudos curriculares e de gênero. Está ancorada nos pressupostos pós-estruturalistas e na teorização pós-crítica do currículo que possibilitam compreender o trato dado às diferenças culturais de gênero no currículo escolar. O campo empírico da investigação foi uma rede municipal de ensino de uma capital do Nordeste brasileiro, em que foram analisadas as práticas curriculares vivenciadas no cotidiano da escola. Os dados coletados por meio de entrevistas com estudantes foram examinados com base na análise temática, derivada da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados apontam que silenciamento e opacidade marcam as práticas curriculares pela naturalização das tensões entre gêneros, supostamente trazidas de fora da escola. Assim, ao invés da natureza, a cultura parece passar a ser o destino, tornou-se imutável. Com isso, nega-se à cultura a condição de produção humana, de território de lutas, disputas e conquistas, em permanente processo de (re)criação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta resultados de la investigación titulada El currículo y sus implicaciones en las relaciones sociales de género entre estudiantes de enseñanza primaria. Se trata de un artículo original, derivado de la investigación que objetivó comprender las implicaciones del currículo escolar en la construcción de las relaciones de género entre estudiantes de la enseñanza primaria. La investigación se inserta en el campo de los estudios culturales en razón de la centralidad que la cultura asume en ese campo teórico y de los nexos que establece con los estudios curriculares y de género. Está anclada en los presupuestos posestructuralistas y en la teorización poscrítica del currículo que posibilitan comprender el trato dado a las diferencias culturales de género en el currículo escolar. El campo empírico de la investigación fue una red municipal de enseñanza de una capital del Nordeste brasileño, en la que se analizaron las prácticas curriculares vivenciadas en el cotidiano de la escuela. Los datos recolectados por medio de entrevistas con estudiantes fueron analizados sobre la base del análisis temático, derivado del análisis de contenido (Bardin, 1977). Los resultados apuntan que silenciamiento y opacidad marcan las prácticas curriculares por la naturalización de las tensiones entre géneros, supuestamente traídas de fuera de la escuela. Así, en lugar de la naturaleza, la cultura parece pasar a ser el destino, se ha vuelto inmutable. Con ello, se niega a la cultura la condición de producción humana, de territorio de luchas, disputas y conquistas, en permanente proceso de (re)creación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Derived from a research of the same name, this original article presents what was found on that investigation. The aforementioned research was conducted within the field of cultural studies, on account of how central culture is to the field and due to the links it establishes with curricular and gender studies. It is underpinned in poststructuralist assumptions and post-critical theorization of the curriculum which facilitates the understanding of the way to handle cultural differences related to gender in the school curriculum. The empirical field of research was the municipal education system of a capital at the Brazilian Northeast, in which curricular practices experienced in the daily life of the school were analyzed. Data collected from interviews with students were analyzed with basis on the thematic analysis, derived from the analysis of the content (Bardin, 1977). The results indicate that silencing and opacity mark the curricular practices through the normalization of gender tensions, supposedly brought from outside the school. Thus, instead of the nature, culture assumes the role of fate, becoming immutable. In that way, to culture is denied the status of human production, of a place of struggles, disputes, and conquest, in a never ending process of (re) creation.
  • A generificação da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola Estudos

    Silveira, Catharina da Cunha; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann; Félix, Jeane

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto, inserido nos estudos de gênero e nos estudos culturais que dialogam com a teorização foucaultiana, utiliza pesquisa documental e análise cultural para escrutinar os modos pelos quais o trabalho intersetorial é definido, descrito e regulado em documentos normativos e materiais didáticos do Programa Saúde na Escola (PSE), a fim de discutir como o gênero atravessa e dimensiona um de seus princípios organizadores - a intersetorialidade. Destaca o que é dito, o que é silenciado, o como se diz e em quais circunstâncias e relações de poder-saber determinadas coisas podem ser enunciadas. Argumenta que, no PSE, noções como “somar esforços”, “unir-se” e “articular-se” são mobilizadas para propor modos de fazer educação e(m) saúde que demandam adaptabilidade, multifuncionalidade, flexibilidade e disposição para assumir trabalho a mais, sem remuneração adicional. Discute que esse processo, nomeado “generificação da intersetorialidade”, é descolado de corpos biológicos sexuados, mas segue (re)constituindo, reiterando e legitimando exercícios profissionais que naturalizam ações, lugares e arranjos institucionais que tomam atributos femininos como recurso funcional às necessidades da intersetorialidade proposta na política estudada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este texto, insertado en los estudios de género y en los estudios culturales que dialogan con la teorización foucaultiana, utiliza investigación documental y análisis cultural para escudriñar los modos por los cuales el trabajo intersectorial es definido, descrito y regulado en documentos normativos y materiales didácticos del Programa Salud en (PSE), a fin de discutir cómo el género atravesa y dimensiona uno de sus principios organizadores -la intersectorialidad. Destaca lo que se dice, lo que es silenciado, el cómo se dice y en qué circunstancias y relaciones de poder-saber determinadas cosas pueden ser enunciadas. Argumenta que, en el PSE, las nociones como "sumar esfuerzos", "unirse" y "articularse" son movilizadas para proponer modos de hacer educación y salud que demandan adaptabilidad, multifuncionalidad, flexibilidad y disposición para asumir trabajo a más, sin remuneración adicional. Discute que ese proceso nombrado "generificación de la intersectorialidad" es descolado de cuerpos biológicos sexuados, pero sigue (re)constituyendo, reiterando y legitimando ejercicios profesionales que naturalizan acciones, lugares y arreglos institucionales que toman atributos femeninos como recurso funcional a las necesidades de la intersectorialidad propuesta en la política estudiada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Grounded on gender studies and on the cultural studies related to the Foucauldian theorization, this paper uses documental research and cultural analysis to scrutinize how intersectorial work is defined, described and regulated in regulatory documents and didactic materials of the Health in School Program (Programa Saúde na Escola - PSE), in order to discuss how gender crosses and configures one of its organizing principles - the intersectoriality. The analysis highlights what is said and what is silenced, as well as how and in which circumstances and power-knowledge relations certain things may be enunciated. It argues that, within PSE, notions like “to sum up efforts”, “to unite” and “to articulate” are used to propose ways of doing education and/in health. Such ways demand adaptability, multi-functionality, flexibility, and disposition to take on extra work, with no additional pay. It highlights that this process of ‘gendering intersectoriality’ is detached from sexed-biological bodies, but remains (re)building, reiterating, and legitimizing professional practices that naturalize actions, places and institutional arrangements that dispose of feminine attributes as functional resources to serve the needs of the intersectorial policy proposal herein.
  • Representações de práticas inclusivas: da realidade vivida aos caminhos da inclusão no ensino superior na Amazônia paraense Estudos

    Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos; Maciel, Rogerio Andrade; Oliveira, Marcos Vinicius Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa as representações dos coordenadores de cursos de licenciatura sobre as práticas inclusivas de pessoas com deficiência desenvolvidas no Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de pesquisa de abordagem processual, no campo teórico e metodológico das representações sociais, considerando as três dimensões constituidoras: sujeitos, contextos e sentidos. As fontes mobilizadas são documentos regulatórios sobre a inclusão no ensino superior e entrevistas com quatro coordenadores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Matemática e Pedagogia. Para tratamento dos dados, utiliza-se análise do discurso do sujeito coletivo. Como resultado, identifica-se que o processo de produção e circulação das representações sociais sobre as práticas inclusivas no ensino superior configura cenários de conflitos, desafios, contradições e avanços. Os sentidos encontrados revelam como eixos potencializadores da inclusão: a) construção de uma consciência inclusiva; b) política de formação continuada; e c) redefinições do papel e das condições de trabalho do educador no ensino superior. São discursos que trazem à tona a imagem de que a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior apenas principiou e ainda há um longo caminho a ser construído no interior das universidades brasileiras, caminho esse que passa pela consolidação das políticas públicas e pela reinvenção do fazer pedagógico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza las representaciones de los coordinadores de cursos de formación de profesores sobre las prácticas inclusivas de personas con discapacidad desarrolladas en el Campus de Bragança de la Universidade Federal do Pará (UFPA). Se trata de una investigación de enfoque procesal, en el campo teórico y metodológico de las representaciones sociales, considerando las tres dimensiones constituidoras: sujetos, contextos y sentidos. Las fuentes movilizadas son documentos regulatorios sobre la inclusión en la enseñanza superior y entrevistas con cuatro coordinadores de los cursos de formación de profesores en Ciencias Biológicas, Historia, Matemáticas y Pedagogía. Para el tratamiento de los datos, se utiliza análisis del discurso del sujeto colectivo. Como resultado, se identifica que el proceso de producción y circulación de las representaciones sociales sobre las prácticas inclusivas en la enseñanza superior configura escenarios de conflictos, desafíos, contradicciones y avances. Los sentidos encontrados revelan como ejes potenciadores de la inclusión: a) construcción de una conciencia inclusiva; b) política de formación continuada; y c) redefiniciones del papel y de las condiciones de trabajo del educador en la enseñanza superior. Son discursos que traen a la luz la imagen de que la inclusión de la persona con discapacidad en la enseñanza superior apenas empezó y aún hay un largo camino a ser construido en el interior de las universidades brasileñas, camino que pasa por la consolidación de las políticas públicas y por la reinvención del hacer pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes portrayals from teacher-training course coordinators on the practices to include people with disabilities carried out at the Bragança Campus of the Federal University of Pará (Universidade Federal do Pará - UFPA). This research follows a processual approach, within the theoretical and methodological field of social representations, taking into account three constitutive dimensions: subjects, contexts, and meanings. The sources used are regulatory documents about inclusion on higher education and interviews with four coordinators of the following licentiate courses: Biological Sciences, History, Math, and Pedagogy. For data treatment, the analysis of the discourse of the collective subject is used. As a result, it is identified that the production and circulation process for social representations about inclusive practices on higher education are made of scenes of conflict, challenges, contradictions, and advances. The meanings found point towards the following as axis of inclusion: a) the development of an inclusive awareness; b) a continuous education policy; c) the redefinition of the educator´s role and work conditions in higher education. These are discourses that elicit the image of the inclusion of people with disabilities on the superior education as a something in introductory stages with a long path to be traced within Brazilian universities. Such path goes through the consolidation of public policies and the reinvention of pedagogical practices.
  • Estudantes do ensino médio e o ensino superior: explicitando o modus operandi dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio Estudos

    Oliveira, Adriano de; Bianchetti, Lucídio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo investiga a política de formação inicial de pesquisadores na educação básica e sua recontextualização na prática, com foco, em termos de empiria, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inserido no contexto da iniciação científica júnior. Analisa o modus operandi dos sujeitos com ênfase nos processos de seleção e nas razões da sua adesão/desistência ao programa. Realiza estudo de caso na UFSC, que desenvolve o Pibic-EM, e em dez escolas públicas em que foram entrevistados 46 sujeitos, entre orientadores, bolsistas, coorientadores/professores das escolas e coordenadores institucionais do programa. O fator determinante para a escolha dos bolsistas foi a presença de um habitus e de disposições próximas das requeridas pelo campo acadêmico. Entre os motivos da desistência dos estudantes/bolsistas, destacam-se: o reduzido valor da bolsa; a exigência de trabalho/remuneração para auxiliar a família; as expectativas da família em relação à trajetória acadêmica; o excesso de atividades escolares; e o baixo rendimento escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo investiga la política de formación inicial de investigadores en la educación básica y su recontextualización en la práctica, con foco, en términos de empírea, en el Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica para la Enseñanza Secundaria (Pibic-EM) de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), insertado en el contexto de la iniciación científica junior. Analiza el modus operandi de los sujetos con énfasis en los procesos de selección y en las razones de su adhesión/desistimiento al programa. Realiza un estudio de caso en la UFSC, que desarrolla el Pibic-EM, y en diez escuelas públicas en que fueron entrevistados 46 sujetos, entre orientadores, becarios, coorientadores/profesores de las escuelas y coordinadores institucionales del programa. El factor determinante para la elección de los becarios fue la presencia de un habitus y de disposiciones próximas a las requeridas por el campo académico. Entre los motivos del desistimiento de los estudiantes/becarios se destacan: el reducido valor de la beca; la exigencia de trabajo/remuneración para ayudar a la familia; las expectativas de la familia en relación a la trayectoria académica; el exceso de actividades escolares; y el bajo rendimiento escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study deals with policies for the training of basic education researchers and the reframing of its context; focused, empirically speaking, on Brazil’s Institutional Program of Scholarships for Undergraduate Research (or, in Portuguese, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Pibic -EM) from the Federal University of Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), within the Junior Scientific Training. The modus operandi of the research subject is analyzed with an emphasis on the selection processes and in the motivations for subscribing or dropping-out of the program. A case study is carried within UFSC, which involves the Pibic-EM, and in ten public institutions in which 46 subjects donated interviews, among advisors, grantees, co-supervisors/educators in the school and program intitutional coordinators. The aspect guiding the selection of grantees was the verification of a habitus and of a show of dispositions more inclined to the academia. Among the motivations pointed for dropping-out are:the limited value of the grant; the need to work to finantially support their family; their family’s expectations regarding their academic trajectory; excessive school activities, and their poor performance in school.
  • Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA Estudos

    Almeida, Nayara Cristina Caldas; Santos Junior, Cezário Ferreira dos; Nunes, Aline; Liz, Mariane Souza Melo de

    Resumo em Português:

    Resumo: As questões ambientais têm sido amplamente discutidas na atualidade, em virtude das mudanças no crescimento populacional, que acarretaram desequilíbrio ecológico, deterioração dos ecossistemas e escassez de recursos naturais. Nesse contexto, surge a necessidade da conscientização dos cidadãos por meio da educação ambiental. O objetivo deste estudo foi avaliar o destino de resíduos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá, estado do Pará. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º e do 5º ano de uma escola da rede municipal de ensino, mediante estudo quali-quantitativo com utilização de questionário. Identificou-se que existem disparidades nas respostas entre os alunos de 4º e 5º ano. Contudo, os dados apresentados demonstram uma realidade comum vivenciada na Amazônia. São observadas dificuldades principalmente quanto ao manejo dos resíduos, à falta de tratamento de esgoto e ao aumento do consumo de alimentos industrializados nas comunidades. Com as atividades de educação ambiental, procurou-se conscientizar sobre o desperdício de alimentos e água, a destinação final dos resíduos e a importância de hábitos saudáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resume: Las cuestiones ambientales han sido ampliamente discutidas en la actualidad debido a los cambios en el crecimiento poblacional, que implicaron en el desequilibrio ecológico, deterioro de los ecosistemas y escasez de recursos naturales. En este contexto, surge la necesidad de la concientización de los ciudadanos por medio de la educación ambiental. El objetivo de este estudio fue evaluar el destino de residuos, el desperdicio de agua y de alimentos en el municipio de Cametá, estado de Pará. La investigación fue realizada con alumnos del 4º y del 5º año de una escuela de la red municipal de enseñanza, mediante estudio cuali-cuantitativo con el uso de cuestionario. Se identificó que existen disparidades en las respuestas entre los alumnos del 4º y 5º año. Sin embargo, los datos demuestran una realidad común en la Amazonia. Son observadas dificultades sobre el manejo de los basurales, falta de tratamiento de alcantarillado y aumento del consumo de alimentos industrializados en las comunidades. Con las actividades de educación ambiental, se buscó concientizar sobre el desperdicio de alimentos y agua, la destinación final de los residuos y la importancia de hábitos saludables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Environmental issues have been widely discussed lately due to changes in population growth, which lead to ecological imbalance, deterioration of ecosystems and scarcity of natural resources. In this context, the need to raise awareness among citizens through environmental education arises. This study aims to evaluate the fate of solid waste and the water and food wastage in the municipality of Cametá, in the state of Pará. Fourth and fifth grade students from a municipal school system took part in this quali-quantitative research by answering a questionnaire. There were disparities in the answers given by the fourth and fifth grade students; however, the data show there is a common reality afoot at the Amazon; there are difficulties that reach particularly the handling of waste, the sewage treatment and the increase in the consumption of industrialized foods in the communities. The environmental education activities served the aim of raising awareness regarding the wastage of food and water, the final fate of waste and the importance of maintaining healthy habits.
  • Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: abordagem de San Luís, Santiago de Cuba Relatos De Experiência

    Pimentel, Marcia Aparecida Silva; San Jose, Marco Antonio Lopes; Guillen Cerpa, Sandy

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho propõe tarefas integradoras com abordagem interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. As tarefas baseiam-se em fundamentos teóricos e práticos, bem como na análise de diferentes literaturas sobre o assunto. Um diagnóstico é aplicado para revelar as insuficiências na saída desta linha metodológica, que constitui uma prioridade no trabalho metodológico e para a formação integral dos profissionais. Para este propósito, são projetados exercícios de integração para avaliar o nível de generalização e integração de saberes para a resolução de tarefas-problema, tendo saídas em diferentes disciplinas. Por fim, são apresentados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades investigativas, além de um maior vínculo dos estudantes com a comunidade e com as unidades de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente trabajo propone tareas integradoras con enfoque interdisciplinario en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Las tareas se sustentan en fundamentos teóricos y prácticos, así como en el análisis de diferentes literaturas sobre el tema. Se aplica un diagnóstico para revelar las insuficiencias en la salida de esta línea metodológica, que constituye una prioridad en el trabajo metodológico y para la formación integral de los profesionales. A tal efecto, se diseñan ejercicios integradores para evaluar el nivel de generalización e integración de saberes para la resolución de tareas-problema, teniendo salida en diferentes asignaturas. Finalmente, se presentan resultados positivos en el desarrollo de habilidades investigativas, además de un mayor vínculo de los estudiantes con la comunidad y con las unidades docentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work proposes integrative tasks with an interdisciplinary approach within the teaching - learning process for an environmental education for sustainable development. The tasks are based on theoretical and practical grounds, as well as on the analysis of different literatures on the subject. A diagnosis is run to reveal the inadequacies in the leaving of this methodological line, which is a priority for the methodological work and for the integral training of the professionals. Thus integrative exercises are developed to evaluate the level of generalizations and knowledge integration in the fulfilling of task-problems, having output in different subjects. Finally, positive results in the development of investigative skills are presented, as well as a stronger link between the students and the community and as well as the teaching units.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br