Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 102, Número: 260, Publicado: 2021
  • Práticas de cura, saberes tradicionais e conhecimentos escolares: um estudo sobre uma comunidade rural de Minas Gerais (1940-1970) Estudos

    Rosa, Walquiria Miranda; Galvão, Ana Maria de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo analisa as principais práticas de cura, suas formas de transmissão e aprendizado em uma comunidade rural de Ibirité, Minas Gerais, entre 1940 e 1970. Discute os compartilhamentos e as tensões entre essas práticas e as prescrições realizadas em/por uma escola de formação de professores localizada no município. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais, documentos produzidos nos cursos, relatórios e legislação educacional. Foi possível identificar que a força dos saberes tradicionais estava pautada na crença que a comunidade tinha em relação a eles e em laços de solidariedade nos quais se apoiavam. A prática médica baseada na ciência teve de conviver, negociar e produzir sua legitimidade junto à população, em um jogo de forças, compartilhando e disputando espaços.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza las principales prácticas curativas, sus formas de transmisión y aprendizaje en una comunidad rural de Ibirité, Minas Gerais, entre 1940 y 1970. Se discute el intercambio y las tensiones entre estas prácticas y las prescripciones realizadas en/por una escuela de formación de profesores ubicada en el municipio. Las principales fuentes utilizadas fueron testimonios orales, documentos producidos en los cursos, informes y legislación educativa. Se pudo identificar que la fuerza de los conocimientos tradicionales se basaba en la creencia que la comunidad tenía en relación con ellos y en los lazos de solidaridad en los que se basaban. La práctica médica basada en la ciencia tuvo que convivir, negociar y producir su legitimidad junto a la población, en un juego de fuerzas, compartiendo y disputando espacios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes main healing practices of a rural community in Ibirité, Minas Gerais, between 1940 and 1970, as well as how they are passed on and taught. There is also the discussion about the tensions between these practices and the prescriptions carried out by a teacher training program located in the municipality. The main sources used in the investigation were oral testimonies, documents produced in the courses, reports and educational legislation. The research identified that the strength of the traditional knowledge was based on community’s belief about them and in the bonds of solidarity on which they were based. Medical practice based on science had to live, negotiate and produce its legitimacy with the population, in a game of forces, sharing and disputing spaces.
  • Vivências e memórias entre a Escola Monsenhor Lopes e a Comunidade Forte Estudos

    Lopes, Suzana Gomes; Silva, Alexandre Leite dos Santos; Sousa, Caroline Lucena de

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar a história da Escola Monsenhor Lopes e sua relação com a Comunidade Forte. Para isso, as vivências e memórias dessa história foram obtidas e registradas mediante documentos e entrevistas. O quadro teórico baseou-se em autores que trataram da história das instituições escolares e da Educação do Campo. A análise dos dados utilizou categorias que apresentam cronologicamente o desenvolvimento dos fatos. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola foi importante para a escolarização da população local, constatando-se, também, sua interação com outras instituições. Contraditoriamente, ao longo do tempo, a escola tem contribuído tanto para a permanência dos sujeitos no campo como para o esvaziamento deste. Por fim, afirma-se que a Escola Monsenhor Lopes tem colaborado para o desenvolvimento local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este trabajo es mostrar la historia de la Escuela Monsenhor Lopes y su relación con la Comunidad Forte. Para ello, se obtuvieron y registraron las vivencias y memorias de esta historia por medio de documentos y entrevistas. El marco teórico se basó en autores que abordaron la historia de las instituciones escolares y de la educación rural. El análisis de los datos utilizó categorías que presentan cronológicamente el desarrollo de los hechos. Los resultados de la investigación revelaron que la escuela fue importante para la educación de la población local, así como su interacción con otras instituciones. Contradictoriamente, con el tiempo, la escuela ha contribuido tanto a la permanencia de los sujetos en la comunidad rural como a su vaciamiento. Finalmente, se dice que la Escuela Monsenhor Lopes ha contribuido al desarrollo local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper explores the history of Monsenhor Lopes School and its relationship with the Forte Community. Thus, the experiences and memories that write this story were gathered and recorded through documents and interviews. The theoretical framework is based on authors who dealt with the history of school institutions and rural education. Data analysis considered categories that presented issues chronologically. Results showed that the school was instrumental for the schooling of the local population, also verifying its interaction with other institutions. Contradictorily, the school has overtime contributed both to the permanence of the subjects in the rural community and to their exodus. Finally, it is found that the Monsenhor Lopes School has contributed for local development.
  • Ensino médio público no passado e no presente: visões de docentes de distintas gerações do Distrito Federal Estudos

    Weller, Wivian; Silva, Cilene Vilarins Cardoso da

    Resumo em Português:

    Resumo: No ano em que Brasília comemora seus 60 anos e em que novas mudanças estão em vigor nas escolas de ensino médio em função da implementação da Lei nº 13.415/2017, faz-se necessário estabelecer um debate sobre os novos rumos do ensino médio no Distrito Federal e no País, sem esquecer o que já foi conquistado e o que a história pode nos ensinar. Nesse sentido, torna-se importante ouvir docentes de distintas gerações que atuaram ou ainda estão atuando em escolas de ensino médio, considerando que suas experiências na docência e na implementação de reformas desde a década de 1970 podem contribuir para o entendimento do ensino médio tanto no passado como no presente. Com base em grupos de discussão, o artigo analisa as orientações coletivas de distintas gerações de professores, levando em conta suas experiências passadas enquanto estudantes dessa etapa e suas visões a partir do momento em que se tornaram docentes. A particularidade deste estudo consiste em considerar as vozes de docentes que pertencem a gerações diversas, mas que coexistem no mesmo espaço e no mesmo tempo, o que gera por vezes conflitos e tensões e, em outros momentos, diálogos, compartilhamentos e aprendizados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el año en que Brasilia celebra su 60° aniversario y en el que están vigentes nuevos cambios en las escuelas secundarias debido a la implementación de la Ley n.° 13.415/2017, es necesario establecer un debate sobre las nuevas direcciones de la escuela secundaria en el Distrito Federal y en el país, sin olvidar lo que ya se conquistó y lo que la historia nos puede enseñar. En este sentido, es importante escuchar a los docentes de diferentes generaciones que trabajaron o siguen trabajando en las escuelas secundarias, teniendo en cuenta que sus experiencias en la enseñanza y en la implementación de reformas desde la década de 1970 pueden contribuir a la comprensión de la escuela secundaria, tanto en el pasado como en el presente. Basado en grupos de discusión, el artículo analiza las orientaciones colectivas de diferentes generaciones de docentes, considerando sus experiencias pasadas como estudiantes en esta etapa y sus puntos de vista desde el momento en que se convirtieron en docentes. La particularidad de este estudio es en el sentido de considerar las voces de los docentes, que pertenecen a diferentes generaciones, pero que coexisten en el mismo espacio y al mismo tiempo, a veces generando conflictos, tensiones y, en otras ocasiones, diálogos, compartiendo y aprendiendo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the year Brasilia celebrates its 60th anniversary and new changes are in effect in high schools due to the implementation of the legal document Lei nº 13.415/2017, it must be established a debate on the new directions of high school in the Federal District and in the country, without forgetting past achievements and what history can teach us. In this sense, it is important to listen to teachers from different generations who worked or are still working in high schools, considering that their experiences, teaching and implementing reforms since the 1970s, can help to understand high school both in the past and present. Based on group discussions, the article analyzes the collective guidelines of different generations of teachers, considering their own past experiences as students and their views from the moment they became teachers. The particularity of this study lies in the fact it considers the opinions of teachers coming from different generations, but who coexist at the same time and space; which may lead to conflicts and tensions, as well as to dialogues, sharing and learning.
  • Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro Estudos

    Lebourg, Elodia Honse; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Luciano Campos da

    Resumo em Português:

    Resumo: Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Para contribuir al debate sobre la llegada de los jóvenes a la educación secundaria, esta investigación analizó un grupo de estudiantes de una localidad que, después de concluir la educación primaria en la escuela local, empezó a estudiar en la sede municipal. Para comprender como percibían sus procesos de transición a la educación secundaria, la investigación de campo se realizó a partir de encuestas reflexivas con ocho jóvenes y el material generado se analizó por medio de perfiles de configuración con informaciones organizadas individualmente. Constatamos que la transición a la educación secundaria, especialmente para jóvenes del interior, es un momento en el cual se amplía la red de sociabilidad y surgen desafíos complejos. Se espera que los resultados de la investigación contribuyan a las discusiones sobre los significados de la educación secundaria a los jóvenes de las clases populares, sobre todo asociados con lo que planean para el futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In order to add to the debate on the arrival of teenagers at high school, this research analyzes a group of students from a district initiating their studies at the seat of the municipality upon finishing local Middle School. To comprehend how they perceived their transition process to high school, field research took as reference some reflexive interviews with eight teenagers and the resulting material was analyzed individually. Findings show that transitioning to high school, especially for teenagers from the rural areas, allows for the enlargement of their sociability networks, leading them to face new complex challenges. The authors hope that the results of this research contribute to the discussions on the significance of high school for low-income teenagers, particularly regarding their plans for their futures.
  • O atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM Estudos

    Santos, João Otacilio Libardoni dos; SadimI, Geyse Pattrizzia Teixeira; Schmidt, Carlo; Matos, Maria Almerinda de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata da síntese de resultados de pesquisa de mestrado em Educação, o qual objetivou caracterizar a organização e o funcionamento do atendimento educacional especializado (AEE), realizado nas salas de recursos multifuncionais (SRM), visando ao atendimento dos educandos com autismo na rede municipal de Manaus. Delineada pela abordagem qualitativa de caráter descritivo, a pesquisa foi norteada pelo método dialético. Como lócus da coleta de dados, foram escolhidas cinco escolas da rede municipal de Manaus que possuem SRM. Para a coleta de dados, foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores participantes. Para análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados e as discussões dos dados foram organizados de acordo com as categorias de análise definidas: encaminhamento; atividades desenvolvidas; perfil dos docentes que atuam no AEE; e parcerias. Constatou-se que os elementos problematizados neste estudo explicitam a compreensão de que o processo de inclusão, por meio do AEE, perpassa pelas políticas públicas de educação inclusiva e aponta que a organização e o funcionamento das SRM são fundamentais na construção de contextos inclusivos para os educandos com autismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo aborda la síntesis de los resultados de la investigación del magíster en Educación, cuyo objetivo fue caracterizar la organización y el funcionamiento del Servicio Educativo Especializado (SEE), realizado en las Salas de Recursos Multifuncionales (SRM), con la finalidad de ayudar a los estudiantes con autismo en la red municipal de Manaus. Esbozado por el enfoque cualitativo de carácter descriptivo, la investigación se guio por el método dialéctico. Como lugar de recopilación de datos, se eligieron cinco escuelas de la red municipal de Manaus, que cuentan con salas de recursos multifuncionales. Para la recolección de datos, se aplicaron entrevistas semiestructuradas a los profesores participantes. Para el análisis de las entrevistas, se utilizó el análisis de contenido de Bardin (1977). Los resultados y las discusiones de los datos se organizaron de acuerdo con las categorías de análisis definidas: Encaminamiento; Actividades desarrolladas; Perfil de los docentes que trabajan en el SEE y Asociaciones. Se constató que los elementos problematizados en este estudio explican la comprensión de que el proceso de inclusión, por medio del SEE, impregna las políticas públicas de educación inclusiva y señala que la organización y el funcionamiento de las SRM son fundamentales en la construcción de contextos inclusivos para estudiantes con autismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This is a synthesis of the findings of a master’s research in education. This research categorized the organization and operation of the special education service (atendimento educacional especializado - AEE), carried in multifunctional resources classrooms (salas de recursos multifuncionais - SRM), which cared for students with autism in the municipal educational system of Manaus. The research followed the dialectical method and used the descriptive qualitative approach. Five schools equipped with multifunctional resources classrooms within the municipal educational system of Manaus were chosen as a locus for data collection. The data itself was collected through semi-structured interviews applied to teachers participating in the research. Interviews were analyzed through Bardin’s content analysis (1977). Results and discussions of data were organized according to the following categories of analysis: forwarding; developed activities; profile of the teachers working in the AEE; and partnerships. Findings revealed that the elements in this study explain the understanding that the inclusion process, through AEE, permeates inclusive educational public policies and indicates that the organization and operation of SRMs are key to develop inclusive contexts for students with autism.
  • Elementos fundamentais para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e habilidades de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática Estudos

    Araújo, Gisele Silva; Seabra Junior, Manoel Osmar

    Resumo em Português:

    Resumo: Os jogos digitais como recursos de tecnologia assistiva têm apresentado significativos resultados em meio à educação inclusiva, no que se espera de estímulos e respostas nas intervenções pedagógicas com estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Neste estudo, o objetivo foi identificar e analisar os elementos fundamentais, apontados pela literatura nacional e internacional, para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e na aquisição de novas habilidades por estudantes com autismo. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura (fruto de uma dissertação de mestrado), delineada em três etapas: planejamento; condução e sistematização; e análise qualitativa dos dados. As buscas, realizadas com o suporte de protocolos de planejamento, condução, categorização e checagem, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Educational Resources Information Center (Eric), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e Library Information Science Tecnology (Lista), possibilitaram selecionar 20 estudos. Destes, foram extraídos 62 potenciais elementos, distribuídos nas categorias: Processamento Sensorial; Disfunção Motora; Deficiência Cognitiva; Autorregulação; e Interação Social. Com base na análise de conteúdo, concluiu-se que a mera inserção de jogos digitais na vida de estudantes com autismo não é suficiente para oportunizar o treino de competências e a aquisição de novas habilidades, necessárias à sua inclusão educacional e social, mais do que isso, é preciso planejar jogos na perspectiva do codesign, considerando as especificidades e as características universais do autismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los juegos digitales como recursos de tecnología asistiva han presentado resultados significativos en el marco de la educación inclusiva, resultado esperado de estímulos y respuestas en las intervenciones pedagógicas con estudiantes con trastorno del espectro autista. En este estudio, el objetivo fue identificar y analizar los elementos fundamentales, según la literatura nacional e internacional, para el diseño de juegos digitales enfocados en el entrenamiento de competencias y en la adquisición de nuevas habilidades de estudiantes con autismo. Se trata de una revisión sistemática de literatura (resultado de una disertación de maestría) desarrollada en tres etapas: planificación, manejo y sistematización; y análisis cualitativo de los datos. Las búsquedas fueron realizadas con el apoyo de protocolos de planificación, manejo, categorización y revisión, en las bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilacs); Educational Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus y Library Information Science Tecnology (Lista), posibilitando seleccionar 20 estudios. De estos fueron extraídos 62 elementos potenciales distribuidos en las categorías: Procesamiento Sensorial, Disfunción Motora, Deficiencia Cognitiva, Autorregulación e Interacción Social. A partir del análisis de contenido, se concluye que la mera inserción de juegos digitales en la vida de estudiantes con autismo no es suficiente para propiciar el entrenamiento de competencias y la adquisición de nuevas habilidades, necesarias para su inclusión educativa y social, más que eso, es preciso planear juegos en la perspectiva del codiseño, considerando las especificidades y las características universales del autismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Digital games, as assistive technology resources, have shown significant results for inclusive education in respect to stimuli and responses in the pedagogical interventions with Autism Spectrum Disorder students. This study aims to identify and analyze what, according to Brazilian and international literature, are key elements to design digital games focused on helping students with autism to train competencies and develop new skills. This is a systematic literature review (derived from a master's thesis), outlined in three stages: planning; guidance and systematization; and qualitative data analysis. Searches were conducted in the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), Educational Resources Information Center (Eric), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e Library Information Science Tecnology (Lista), using protocols for planning, guiding, categorizing, and checking; which led to the selection of 20 studies. From this selection, 62 potential elements were extracted and grouped into the following categories: Sensory Processing; Motor Dysfunctions; Cognitive Disabilities; Self-regulation; and Social Interaction. The content analysis revealed that merely inserting digital games in the lives of students with autism is insufficient for the competent training and acquisition of new skills, which are in turn necessary for their educational and social inclusion. Furthermore, games need to be planned from a co-design perspective, considering the specificities and universal characteristics of autism.
  • A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados Estudos

    Lopes, Ronaldo André; Silva, Guilherme Henrique Gomes da; Ferreira, Eric Batista

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender o alcance da Lei de Cotas na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), com base na análise de dados de estudantes ingressantes em 2018. Esse alcance foi medido pela taxa de ocupação das vagas destinadas a estudantes público-alvo da Lei de Cotas e por simulações quanto a um possível cenário de como as vagas seriam ocupadas na ausência dessa ação afirmativa. Os resultados mostram que as vagas destinadas a estudantes público-alvo da Lei de Cotas não foram preenchidas em sua totalidade, apresentando menores taxas de ocupação nas categorias reservadas para aqueles egressos da rede pública de ensino autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Ademais, as simulações realizadas evidenciam que, sem a Lei de Cotas, estes últimos teriam sido os estudantes menos incluídos nessa universidade em 2018, principalmente aqueles com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. O estudo reforça a importância da manutenção da Lei de Cotas e aponta para a necessidade de que se desenvolvam ações institucionais para ampliar a abrangência do processo seletivo da instituição para um maior contingente de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó comprender el alcance de la Ley de Cuotas en la Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), a partir del análisis de datos de estudiantes que ingresaron en el 2018. Este alcance se midió por la tasa de ocupación de las plazas asignadas a estudiantes público objetivo de la Ley de Cuotas y mediante simulaciones en cuanto a un posible escenario de cómo se ocuparían las vacantes en ausencia de esta acción afirmativa. Los resultados muestran que las vacantes destinadas a los estudiantes destinatarios de la Ley de Cuotas no se cubrieron en su totalidad, presentando menores tasas de ocupación en las categorías reservadas para los egresados de la red de educación pública autodeclarados negros e indígenas. Además, las simulaciones realizadas muestran que, sin la Ley de Cuotas, estos últimos habrían sido los estudiantes menos incluidos en esta universidad en el 2018, especialmente aquellos con renta per cápita inferior a 1,5 salarios mínimos. El estudio refuerza la importancia de mantener la Ley de Cuotas y señala la necesidad de desarrollar acciones institucionales para ampliar el alcance del proceso de selección de la institución a un contingente mayor de estudiantes autodeclarados negros e indígenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the findings of a research on the scope of the Quota Law (Lei de Cotas) in the Federal University of Alfenas (Unifal-MG), based on a data analysis of the student enrollment for 2018. This reach was measured through the occupancy rate of seats reserved for affirmative action students and through simulations speculating how they would be filled if not for the Quota Law. Results show that some seats reserved to affirmative action students were left vacant, with lower occupancy rates in categories reserved to black, brown and indigenous alumnus from public schools. Furthermore, simulations show that, if not for the Quota Law, the latter would have had even less access to the University in 2018, especially those with per-capita income below 1.5 minimum wages. The study reinforces the importance of continuing this affirmative action and points out the need to develop institutional initiatives to expand the scope of the institution’s admission process to a larger contingent of self-declared black, brown and indigenous students.
  • Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior brasileira: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo Estudos

    Andrade, Sammela Rejane de Jesus; Freitag, Raquel Meister Ko

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo compara documentos norteadores e itens de duas avaliações oficiais em larga escala da formação na educação superior no Brasil - o Enem, que seleciona os candidatos para as vagas, e o Enade, que avalia os estudantes na fase final da graduação -, na perspectiva dos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom, para compreender o que se espera dos estudantes que passam ou passaram pela formação superior quanto à proficiência em leitura. São considerados as matrizes e os itens da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem e de Formação Geral do Enade. Como resultados, foram identificadas assimetrias tanto na comparação entre os níveis de complexidade e as determinações normativas quanto nos itens de ambas as avaliações, o que pode estar relacionado à retenção de fluxo na educação superior.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo compara documentos de orientación e ítems de dos evaluaciones oficiales a gran escala de la formación en la educación superior en Brasil -el Enem, que selecciona candidatos para las vacantes, y el Enade, que evalúa a los estudiantes en la etapa final de la carrera universitaria-, desde la perspectiva de los objetivos educativos propuestos en la Taxonomía de Bloom (Bloom et. al., 1956), para comprender, desde el punto de vista de la competencia lectora, lo que realmente se espera de los estudiantes que son o ya han pasado por la educación superior. Se consideran las matrices y los ítems de la prueba de Lenguajes, Códigos y sus Tecnologías del Enem y de Formación General del Enade. Como resultado, identificamos asimetrías tanto en la comparación entre los niveles de complejidad y las determinaciones normativas, matrices de referencia y ordenanzas, como en los ítems de ambas evaluaciones, lo que puede estar relacionado con la retención de flujo en la educación superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article compares guiding documents and items from two official large-scale assessments targeting higher education in Brazil - Enem, which sorts candidates to university vacancies, and Enade, which assesses students by the end of their undergraduation courses -, from the perspective of the educational objectives proposed in Bloom's Taxonomy, in order to understand what is expected of higher education students or alumnus in terms of their reading proficiency. The matrices and items of the Enem Languages, Codes and their Technologies test and the Enade General Training test are considered. Asymmetries were found both in the comparison between levels of complexity and between normative determinations, and in the items of both assessments, which may be related to the flow retention in higher education.
  • Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza Estudos

    Triani, Felipe da Silva; Souza, Anna Carolina Carvalho de; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Telles, Silvio de Cassio Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: O conhecimento compartilhado entre os sujeitos de um mesmo grupo social quanto a um dado objeto indica muito sobre seus valores, suas atitudes e seu comportamento. Assim, este artigo objetivou identificar e analisar as representações sociais que estudantes de bacharelado em Educação Física possuem sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Participaram do estudo 34 acadêmicos, de ambos os sexos, que responderam ao teste de associação livre de palavras. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre o meio ambiente estão associadas a elementos naturalísticos, já sobre a relação homem, esporte e natureza, à área de atuação dos alunos e a práticas esportivas regionais. Consideram-se necessárias intervenções pedagógicas que tematizem o meio ambiente, bem como a relação homem, esporte e natureza.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las representaciones sociales que los estudiantes de la carrera de Educación Física poseen sobre el medio ambiente y la relación hombre, deporte y naturaleza. Participaron 34 académicos, de ambos sexos, que respondieron a la prueba de asociación libre de palabras. Los resultados indicaron que las representaciones sociales sobre medio ambiente están asociadas a elementos naturalistas, ya sobre la relación hombre, deporte y naturaleza están asociadas al área de actuación de los estudiantes y prácticas deportivas regionales. Se consideran necesarias intervenciones pedagógicas que tematicen medio ambiente, así como la relación hombre, deporte y naturaleza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to identify and analyze the social representations from baccalaureate students in Physical Education about the environment and the relationship between man, sport and nature. Thirty-four academics, from both sexes, participated in the free association test. The results indicated that social representations about the environment are associated with naturalistic elements, while the relation man, sport and nature are associated to the student’s area of performance and regional sports practices. Pedagogical interventions that focus on the environment are perceived as necessary, as well as the relation man, sport and nature.
  • Interpretação de gráficos de barras na educação de jovens e adultos Estudos

    Lima, Izauriana Borges; Selva, Ana Coêlho Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo: Ler e interpretar gráficos constituem habilidades importantes para o letramento estatístico do adulto. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar os avanços e as dificuldades de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da educação de jovens e adultos (EJA) na interpretação de gráficos de barras antes e depois de serem submetidos à realização de quatro intervenções pedagógicas distintas. Situados no recorte da pesquisa de doutorado que investigou as relações entre interpretar e construir gráficos de barras, aprofundamos a compreensão das relações entre essas duas atividades e evidenciamos, neste artigo, os resultados encontrados ao se analisar essas tarefas desenvolvidas por estudantes da EJA. O estudo envolveu pré-teste, intervenção e pós-teste. O teste aplicado no pré-teste e no pós-teste foi o mesmo e solicitou a interpretação de gráficos de barras. As quatro intervenções pedagógicas envolveram duas seções de construção (G1), duas seções de interpretação (G2), uma seção de interpretação seguida de construção (G3) e uma seção de construção seguida de interpretação (G4). Os resultados do pós-teste indicaram desempenho significativamente melhor em todos os grupos na leitura dos dados, na leitura entre os dados e na leitura para além dos dados, entretanto, dificuldades nas questões de comparação se mostraram persistentes. Não foram observadas diferenças significativas por grupo de intervenção, contudo, os resultados do G2 foram melhores que os dos demais grupos. Conclui-se que intervir apenas com atividades de interpretação contribuiu para a compreensão de gráficos de maneira mais forte, entretanto, intervir apenas com atividades de construção, articulando interpretação e construção, também favorece o desenvolvimento das habilidades interpretativas em gráficos de barras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La lectura e interpretación de gráficos son habilidades importantes para la alfabetización estadística de adultos. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue analizar los avances y las dificultades de los estudiantes en los primeros años de la educación primaria de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la interpretación de gráficos de barras antes y después de ser sometidos a cuatro intervenciones pedagógicas distintas. Ubicado en el recorte de la investigación de doctorado que investigó las relaciones en la interpretación y construcción de gráficos de barras, buscamos profundizar en la comprensión de las relaciones entre estas dos actividades y mostramos en este artículo los resultados encontrados por estudiantes de la EJA al leer e interpretar gráficos de barras. El estudio incluyó pruebas previas, intervenciones y pruebas posteriores. La prueba aplicada en la prueba previa y posterior fue la misma y solicitó la interpretación de gráficos de barras. Las cuatro intervenciones pedagógicas involucradas: dos secciones de construcción (G1), dos secciones de interpretación (G2), una sección de interpretación seguida de construcción (G3) y una sección de construcción seguida de interpretación (G4). Los resultados de la prueba posterior indicaron un rendimiento significativamente mejor en todos los grupos en la lectura de datos, lectura entre los datos y lectura más allá de los datos, sin embargo, las dificultades en las preguntas de comparación fueron persistentes. No hubo diferencias significativas por grupo de intervención, sin embargo, los resultados de G2 fueron mejores que los otros grupos. Se concluye que intervenir solo con actividades de interpretación contribuyó a la comprensión de los gráficos de una manera más fuerte, sin embargo, intervenir solo con actividades de construcción y articular la interpretación y la construcción también favorecen el desarrollo de habilidades interpretativas en gráficos de barras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Reading and interpreting graphs are important skills for the statistical literacy of adults. Therefore, this study aims to analyse the strides and difficulties of students in the early years of the elementary education of youth and adult education (educação de jovens e adultos, acronymed EJA) to interpret bar graphs before and after going through four different pedagogical interventions. Located in the clipping of the PhD research that investigated the relations between interpreting and building bar graphs, this research seeks to clarify the relations between these two activities and shows the results found from the analysis of tasks carried by EJA students. The study involved pre-test, intervention and post-test. The same test was carried in the pre-test and post-test and required the interpretation of bar graphs. The four pedagogical interventions involved: two construction sections (G1), two interpretation sections (G2), an interpretation section followed by a construction one (G3) and a construction section followed by an interpretation one (G4). The results of the post-test indicated a significantly better performance in all groups at the reading of data, the reading between data and reading beyond data; however, difficulties in the comparison questions were persistent. There were no significant differences by intervention group, however, the G2 results were better than the other groups. It is concluded that intervening only with interpretation activities contributed to the understanding of graphics in a stronger way; however, intervening only with construction activities and articulating interpretation and construction also favour the development of interpretative skills in bar graphs.
  • A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura Relatos De Experiência

    Libardi, Suzana Santos; Gomes, Carmelita Maria; Araujo, Ana Paula Sandes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de colaboração em pesquisa executada em atividades curriculares do âmbito da graduação em Pedagogia. Como aporte teórico, retomamos a história da formação de professores/as e refletimos sobre a relevância da pesquisa nesse processo. Registramos uma iniciativa de colaboração vivenciada por duas licenciandas, no contexto de dois projetos de pesquisa distintos, para suas monografias de conclusão de curso. A colaboração se deu nas atividades de campo de ambas as pesquisas: uma entrevista que ocorreu em dois encontros e em oficinas de grupo realizadas em quatro encontros. Uma docente foi entrevistada e crianças participaram das oficinas, todos em escolas públicas. O texto expõe detalhadamente a metodologia adotada. Nosso olhar analítico sobre a experiência gerou como resultados uma discussão acerca do papel da pesquisa na formação de professores/as e a necessidade de visualizarmos docentes e estudantes de licenciatura como pesquisadores/as. A colaboração apresentada entre as graduandas refletiu uma experiência de formação em pesquisa, que resultou na construção de novas perspectivas metodológicas, no exercício do olhar externo sobre a escola e na construção de experiências coletivas por parte das pesquisadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar una experiencia de colaboración en la investigación ejecutada en actividades curriculares del ámbito de la carrera de Pedagogía. Como aporte teórico, retomamos la historia de la formación de profesores/as, y reflexionamos sobre la relevancia de la investigación en este proceso. Registramos una iniciativa de colaboración vivenciada por dos alumnas, en el contexto de dos proyectos de investigación diferentes, para sus trabajos de conclusión de curso. La colaboración se dio en las actividades de campo de ambas investigaciones: una entrevista que ocurrió en dos encuentros, y también en talleres de grupo realizados en cuatro encuentros. Una docente fue entrevistada y niños participaron de los talleres, todos en escuelas públicas. El texto expone detalladamente la metodología adoptada. Nuestra mirada analítica sobre la experiencia generó como resultados una discusión acerca del papel de la investigación en la formación de profesores/as, y la necesidad de visualizar docentes y estudiantes de Pedagogía en cuanto investigadores/as. La colaboración presentada entre las alumnas reflejó una experiencia de formación en investigación, que resultó en la construcción de nuevas perspectivas metodológicas, en el ejercicio del mirar externo sobre la escuela y en la construcción de experiencias colectivas por parte de las investigadoras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a research collaboration carried out as part of the curriculum activities of the Pedagogy undergraduate course. As a theoretical approach, the history of the teacher’s education was recaptured, also discussing the relevance of research in this process. The collaboration initiative experienced by two undergraduate students was registered, in the context of two different research projects, for their respective undergraduation dissertations. The collaboration happened within the field activities of both researches: an interview occurring in two meetings, and also workshops occurring in four meetings. A teacher was interviewed and children attended workshops, both at public schools. The text details the methodology adopted. The authors’ analytical look over the research resulted on a discussion on the role played by research on the training of teachers, revealing also the necessity to perceive teachers and undergraduate pedagogy students as researchers. The collaboration demonstrated by the undergraduate students reflected the experience in research capacitation, which resulted in the development of new methodological perspectives, exercising the external view over the school as well as building collective experiences by researchers.
  • Produção de texto no 3º ano do ensino fundamental: revisão e reescrita no desenvolvimento das funções psicológicas superiores Relatos De Experiência

    Stevanato, Patrícia de Araujo Abucarma; Shimazaki, Elsa Midori

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado em Educação que discute a temática produção de texto, alfabetização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores: atenção, percepção e memória. O objetivo da pesquisa foi compreender como a reescrita, a partir da revisão orientada pelo professor, contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em alunos no 3º ano do ensino fundamental. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, pautada na perspectiva histórico-cultural e na concepção de escrita como trabalho para coleta e análise dos dados. Concluímos que a revisão e a reescrita, etapas do processo de escrita, quando utilizadas pelo professor como ferramenta metodológica, favorecem o desenvolvimento da atenção, da percepção e da memória, pois conduzem o aluno ao entendimento de características específicas do texto na modalidade escrita e dirigem sua atenção para selecionar informações pertinentes, fazer associações armazenadas na memória para organizar o pensamento e executar o texto escrito que atenda à finalidade comunicativa da interlocução.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta parte de la investigación del magíster en Educación que analiza el tema de producción de texto, alfabetización y desarrollo de las funciones psicológicas superiores: atención, percepción y memoria. El objetivo de la investigación fue comprender cómo la reescritura, basada en la revisión orientada por el profesor, contribuye al desarrollo de funciones psicológicas superiores en los estudiantes del tercer año de la educación primaria. Utilizamos como metodología la investigación cualitativa del tipo intervención pedagógica, basada en la perspectiva histórico-cultural y en la concepción de la escritura como trabajo para la recolección y análisis de datos. Concluimos que la revisión y la reescritura, etapas del proceso de escritura, cuando son utilizadas por el profesor como herramienta metodológica, son favorables para el desarrollo de la atención, de la percepción y de la memoria, ya que conducen al alumno a la percepción de características específicas del texto en el modo escrito y dirigen su atención para seleccionar información pertinente, hacer asociaciones almacenadas en la memoria para organizar el pensamiento y ejecutar el texto escrito con la finalidad comunicativa de la interlocución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents part of a Masters in Education research that discusses text production, literacy and development of the higher psychological functions: attention, perception and memory. The research aims to understand how rewriting, based on the teacher-oriented review, contributes to the development of higher psychological functions in students in the 3rd grade of elementary school. The methodology used was the qualitative research of the pedagogical intervention type, based on the historical-cultural perspective and on the conception of writing as work, for data collection and analysis. The conclusion was that the revision and rewriting, stages of the writing process, when used by the teacher as a methodological tool, favor the development of attention, perception and memory, since they lead the student to perceive specific characteristics in the written text. They also direct students’ attention to the selection of pertinent information, making associations stored in memory to organize thought, and writing a text that serves the communicative purpose of the interlocution.
  • Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo Relatos De Experiência

    Vilaronga, Carla Ariela Rios; Silva, Michele Oliveira da; Franco, Ana Beatriz Momesso; Rios, Gabriela Alias

    Resumo em Português:

    Resumo: Os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) têm sido referência para a educação do estudante público-alvo da educação especial (PAEE) no contexto da Rede Profissional e Tecnológica e têm realizado diferentes ações também no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Dessa forma, ficam evidentes a relevância de estudos voltados ao processo de inclusão dos alunos PAEE nos institutos federais (IFs) e as questões quanto a planejamento do ensino, acessibilidade e permanência. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi mapear e analisar ações desenvolvidas ou vivenciadas pelas equipes dos Napnes de diferentes campi do IFSP, tendo como base a proposta de atuação do núcleo da instituição. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter documental, sendo analisados os conteúdos da Revista Napne em Ação, que teve sua primeira edição em 2015, originada pelo relatório das atividades anuais dos campi. Foram também examinados os documentos institucionais que regularizam a atuação dos Napnes. As 302 páginas da revista foram tabuladas em informações quantitativas e analisadas qualitativamente, organizadas em eixos temáticos. Os dados apontam que, observando o IFSP como um todo, foram realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudante PAEE, cumprindo-se os objetivos da proposta do núcleo. Também foram feitas ações com as diferentes especificidades, com destaque para o estudante surdo, além daquelas de formação de servidores. Entende-se, na análise individual dos campi, que existem ações sendo realizadas e que a proposta de inclusão escolar não está estagnada desde 2014, mas não há dados para afirmar que os estudantes PAEE do IFSP têm seus direitos de acessibilidade e educação garantidos, sendo esse um limite da pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los Núcleos de Apoyo a las Personas con Necesidades Educativas Específicas (Napne) han sido referencia cuando se habla del público al que se dirige la educación especial (PAEE), en el contexto de la Red Profesional y Tecnológica y han realizado también diferentes acciones dentro del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). De esta manera, se hace evidente la relevancia de estudios que hablen sobre el proceso de inclusión de los alumnos PAEE en los Institutos Federales (IF), así como sobre la planeación de la enseñanza, accesibilidad y permanencia. Frente a este contexto, el objetivo de este trabajo fue mapear y analizar acciones desarrolladas o vividas por los equipos de los Napne de diferentes campus del IFSP, teniendo como base la propuesta de actuación del núcleo de la institución. Se trata de una investigación cualitativa, de carácter documental, en la que se analizaron los contenidos de la Revista Napne em Ação, que fue lanzada por primera vez en el 2015, originada por el informe de las actividades anuales de los campus. También fueron analizados los documentos institucionales que regularizan la actuación de los Napne. Las 302 páginas de la revista fueron tabuladas en informaciones cuantitativas y analizadas cualitativamente, organizadas en ejes temáticos. Los datos apuntan que, analizando al IFSP como un todo, se realizaron acciones de enseñanza, investigación y extensión relacionadas a los estudiantes PAEE, cumpliéndose así los objetivos de la propuesta del núcleo. También fueron realizadas acciones para diferentes especificidades, destacando las dirigidas a los estudiantes sordos, además de acciones de formación de personal administrativo. En cuanto al análisis individual de cada campus, se entiende que hay acciones que están siendo realizadas y que la propuesta de inclusión escolar no está estancada desde el 2014, sin embargo, no existen datos para afirmar que los alumnos PAEE del IFSP tengan el derecho de accesibilidad a la educación garantizado, siendo éste un límite de la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Assistance centers called Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) have been serving as reference in the education of students target-audience of special education (in Portuguese, estudante público-alvo da educação especial, acronymed PAEE) in the context of the Rede Profissional e Tecnológica. These centers have also carried out different initiatives within the context of the Federal Institute of São Paulo (IFSP). Thus, studies on the inclusion of PAEE students on federal institutes (IFs) and on issues related to teaching planning, their accessibility and permanence prove to be the more relevant. This study aims to map and analyze initiatives developed or experienced by Napnes’ teams from the different IFSP campuses, regarding the assistance center’s activities proposal. This is a qualitative and documental research, and the contents of the journal titled Napne em Ação were analyzed. Its first edition was published in 2015 and was composed by the annual reports of the activities carried out in the campuses. Institutional documents which regulate the activities performed by Napnes were also analyzed. The journal’s 302 pages were organized in quantitative information and analyzed qualitatively, divided in thematic axes. Data indicate that, analyzing IFSP as a whole, teaching, research and extension initiatives related to the PAEE students were carried, which fulfills the objectives in the center’s activities proposal. Actions related to the different specificities were also carried out, with emphasis on deaf students, with the addition to those aimed at employee training. It is understood, through the individual analysis of each campus, that there are initiatives being carried out and that the proposal for school inclusion has not been stagnant since 2014. However, there is not enough data to affirm that PAEE students’ rights of accessibility and education have been guaranteed, which is a limit of this research.
  • Um livro de combate contra a barbárie na educação brasileira Resenhas

    Silva Junior, Jonas Alves da
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br