Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição dos genótipos de papilomavírus humano em amostras de colo do útero de mulheres equatorianas

RESUMO:

Introdução:

O papilomavírus humano (HPV) é considerado agente causador necessário para o desenvolvimento de câncer da orofaringe, do colo do útero e anal. Na população feminina do Equador, o câncer de colo do útero é o segundo câncer ginecológico mais comum. No Equador, o número de estudos publicados sobre o HPV é pequeno, e a distribuição de genótipos ainda não foi estabelecida. Os dados limitados sugerem a presença de outros genótipos diferentes dos tipos 16 e 18.

Objetivos:

No presente estudo, foi estimada a prevalência de HPV 16, HPV 18 e outros 35 genótipos entre as mulheres equatorianas submetidas ao exame de rastreamento para câncer do colo do útero.

Métodos:

Amostras cervicais de rotina foram analisadas pelo (método) Linear Array(r) VPH (Roche).

Resultados:

Foram incluídas neste estudo 1.581 amostras cervicais de mulheres equatorianas. O HPV foi detectado em 689 (43,58%) amostras cervicais. Destas, 604 (38,20%) foram positivas para somente um genótipo de HPV, enquanto 85 (5.37%) amostras foram positivas para vários tipos. O genótipo 16 (5,50%) foi a variante mais frequentemente detectada nos casos com infecção única ou múltipla. HPV 33 (4,55%) e HPV 11 (3,80%) ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar em frequência entre todos os genótipos detectados.

Conclusões:

Outros genótipos virais de alto risco diferentes do que HPV 16 e HPV 18 são frequentemente detectados entre as mulheres equatorianas. A prevalência global de infecção cervical pelo HPV foi maior do que a observada em outros países da América do Sul.

Palavras-chave:
Papillomavirus humano; Equador Neoplasias do colo do útero; Reação em cadeia da polimerase.

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br