Acessibilidade / Reportar erro

Epidemiologia dos envenenamentos por abelhas africanizadas no Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil

RESUMO:

Introdução:

No continente americano, os acidentes causados por abelhas são um problema de saúde pública devido à alta incidência e severidade dos casos. Apesar de sua importância médica, há poucos estudos epidemiológicos sobre esse tema no Brasil, especialmente referentes aos estados do Nordeste. O presente estudo tem como objetivo descrever as características epidemiológicas dos casos de envenenamento por abelhas no estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil, de 2007 a 2014.

Metodologia:

Os dados foram coletados da base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

Resultados:

Um total de 2.168 casos foram analisados. Os casos mostraram distribuição em todos os meses dos anos estudados, com maior frequência de junho a outubro. A maioria dos casos ocorreu em áreas urbanas e envolveu homens, com vítimas entre 20 e 39 anos de idade. As vítimas foram principalmente picadas na cabeça e na mão, e receberam assistência médica predominantemente dentro de 3 horas após serem picadas. As manifestações locais eram mais frequentes do que as sistêmicas. Clinicamente, a maioria dos casos foi leve e progrediu para cura.

Conclusão:

O alto número casos de picadas de abelhas mostra que o Rio Grande do Norte pode ser uma importante área de risco para tal incidente.

Palavras-chave:
Abelhas; Envenenamento; Animais peçonhentos

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br