Acessibilidade / Reportar erro

Duração do sono e excesso de peso: existe relação na adolescência?

RESUMO:

Objetivo:

Investigar a associação entre a duração do sono e o excesso de peso em adolescentes brasileiros.

Métodos:

Estudo de corte transversal, em amostra composta por 65.837 escolares, de 12 a 17 anos, participantes do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). A duração do sono foi avaliada por meio de questões sobre o horário em que os adolescentes costumavam dormir e acordar em dias da semana e final de semana. A avaliação do estado nutricional foi realizada pelo índice de massa corporal, sendo a classificação obtida segundo idade e sexo. As análises estatísticas foram realizadas no programa Stata 13, mediante o uso do comando survey, sendo a regressão de Poisson utilizada para verificar a associação entre o excesso de peso e as categorias de duração do sono.

Resultados:

Houve declínio na duração do sono com o avanço da idade. As prevalências de curta e longa duração do sono entre os adolescentes foram, respectivamente, de 17,9 e 3,6%, enquanto o excesso de peso foi diagnosticado em 25,5% da amostra. Adolescentes que relataram ter sono curto apresentaram 10% (RP = 1,10; IC95% 1,06 – 1,15) mais excesso de peso, enquanto os que referiram dormir mais de 11 horas apresentaram aproximadamente 12% (RP = 0,88; IC95% 0,78 – 0,99) menos excesso de peso.

Conclusão:

Os resultados reforçam o pressuposto de que o sono insuficiente acarreta consequências para a saúde e que incentivar o sono regular e suficiente pode representar uma intervenção com boa relação custo-benefício na prevenção do excesso de peso na adolescência.

Palavras-chave:
Sono; Sobrepeso; Obesidade; Adolescente; Índice de massa corporal

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br