Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre educação da vizinhança e a coocorrência de fatores de risco comportamentais: uma análise multinível

RESUMO:

Introdução:

O objetivo do presente estudo foi investigar a associação de quatro diferentes fatores de risco para doenças crônicas e seu acúmulo com o nível educacional da vizinhança de moradia, controlando-se por características individuais.

Métodos:

Um estudo transversal de base populacional foi realizado no sul do Brasil com 1.720 adultos, em 2009/2010. A ocorrência simultânea de tabagismo, uso abusivo de álcool, hábitos alimentares não saudáveis e inatividade física foi investigada. Modelos multiníveis testaram se a educação da vizinhança estava associada com cada fator de risco e com a co-ocorrência deles, ajustando-se por variáveis individuais.

Resultados:

Houve variância entregrupos (VPC) de 7,79, 7,11, 6,84 e 1,08% para inatividade física, uso problemático de álcool, hábitos alimentares não saudáveis e tabagismo, respectivamente. O VPC para a combinação dos quatro comportamentos foi de 14,2%. A educação da vizinhança explicou significativa proporção da variância da inatividade física e dos hábitos alimentares não saudáveis. Residentes de vizinhanças que tinham baixo nível educacional mostraram 2,40 (IC95% 1.58 - 3.66) vezes mais chance de hábitos alimentares não saudáveis e 1,78 (IC95% 1.19 - 2.67) vez mais chance de inatividade física. A probabilidade de indivíduos terem dois ou mais fatores de risco simultâneos foi maior entre residentes de vizinhanças com nível educacional mais baixo.

Conclusão:

Políticas públicas devem considerar características da vizinhança, incluindo a educação, quando tiverem como objetivo controlar os fatores de risco para doenças crônicas.

Palavras-chave:
Doença crônica; Fatores de risco; Educação; Fatores socioeconômicos; Análise multinível

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br