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Efeito do dia e do número de dias de aplicação na reprodutibilidade de um questionário de avaliação do consumo alimentar de escolares

RESUMO:

Introdução:

O questionário de Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (Web-CAAFE) foi desenvolvido para o monitoramento da dieta e atividade física de escolares brasileiros. Este estudo buscou avaliar o efeito do dia da semana e do número de aplicações na reprodutibilidade do Web-CAAFE.

Metodologia:

Escolares do 2º ao 5º ano (n = 197) de Florianópolis preencheram o Web-CAAFE por duas vezes no mesmo dia, dos quais 113 o fizeram em três dias não consecutivos. Avaliou-se a reprodutibilidade por meio da correlação intraclasse (CCI) e da regressão logística, para avaliação dos fatores associados à pior reprodutibilidade.

Resultados:

Observaram-se piores resultados de reprodutibilidade para o preenchimento do consumo nos finais de semana em relação àqueles que responderam em dias da semana (odds ratio - OR = 2,93; p = 0,045) e melhores resultados em meninas em relação aos meninos (OR = 0,29; p < 0,001). O preenchimento do consumo realizado nos segundo e terceiro dias apresentou melhor reprodutibilidade que o realizado no primeiro. Esses resultados são relevantes para o planejamento de futuros estudos que utilizem instrumentos de consumo alimentar em crianças, em especial sobre avaliação de sua validade e reprodutibilidade.

Conclusões:

Os resultados sugerem que pelo menos dois dias de aplicação do Web-CAAFE fornecem resultados aceitáveis de reprodutibilidade, e que o preenchimento referente ao fim de semana pode reduzi-la.

Palavras-chave:
Consumo de alimentos; Criança; Internet; Inquéritos e questionários; Reprodutibilidade dos testes

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