Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade dos registros de óbitos infantis para espaços regionalizados: um percurso metodológico

RESUMO:

Objetivos:

Propor um percurso metodológico para investigar a cobertura e o preenchimento das informações materno-infantis dos óbitos infantis registrados no Sistema de Informação de Óbitos do Ministério da Saúde para espaços regionais.

Métodos:

Quatro etapas foram propostas: avaliação da completude das variáveis materno-infantis, a qual foi dimensionada por meio da técnica linkage determinístico entre o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC); aplicação da técnica de imputação múltipla para alcançar a totalidade do preenchimento das informações faltantes das variáveis; estimação da cobertura dos óbitos; e medição do Índice de Informação Desconhecida da Variável (IIDV), que representa o efeito conjunto da completude e da cobertura dos dados. A proposta do percurso metodológico foi exemplificada para os óbitos neonatais dos municípios da Paraíba que fazem parte da nova classificação proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — rurais adjacentes —, em três triênios de 2009 a 2017.

Resultados:

O percentual de pareamento dos registros foi de 45%. A maior parte das variáveis teve percentual de não preenchimento inferior a 10% e em torno de 17% para a escolaridade da mãe. As coberturas variaram de 75 a 83%. O IIDV para todas as variáveis ficou entre 21 e 36% após o linkage.

Conclusão:

O percurso da proposta metodológica mostrou-se efetivo, pode ser replicado para outras regiões e é extensivo a outras categorias de óbitos, como os pós-neonatais. A combinação dos procedimentos propostos demanda baixos custos operacionais, e seus usos são relativamente simples de serem aplicados pelos gestores e técnicos dos sistemas de informações das estatísticas vitais.

Palavras-chave:
Morte do lactente; Confiabilidade dos dados; Estatísticas vitais; Sub-registro

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br