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Análise dos alimentos anunciados durante a programação infantil em emissoras de canal aberto no Brasil

OBJETIVO:

Analisar os tipos de alimentos veiculados em propagandas da televisão aberta brasileira durante a programação infantil.

MÉTODOS:

Estudo descritivo com avaliação do conteúdo das propagandas veiculadas entre 08h00 min e 18h00 min em três emissoras brasileiras de televisão de canal aberto (A, B e C). A coleta de dados foi realizada durante 10 dias de semana e finais de semana. As propagandas de alimentos foram classificadas segundo os grupos alimentares do Guia Alimentar para a População Brasileira e obteve-se a exposição anual às propagandas de alimentos, considerando a média nacional de exposição de crianças a cinco horas diárias à televisão. Os testes χ2 ou Exato de Fisher foram conduzidos no intuito de identificar as diferenças do conteúdo das propagandas televisivas nos turnos manhã e tarde e entre as emissoras.

RESULTADOS:

Foram gravadas 126 horas de programação, totalizando 1.369 propagandas, sendo 13,8% de alimentos. Verificou-se predominância de anúncio de produtos pertencentes aos grupos dos "açúcares e doces" (48,1%) e "óleos, gorduras e sementes oleaginosas" (29,1%). Observou-se maior publicidade dos alimentos no período da tarde (15,7%; manhã: 12,2%; p = 0,037). Ademais, a emissora de maior audiência foi a que mais veiculou propagandas de alimentos (A: 63,5%; B: 12,2%; C: 24,3%), sobretudo alimentos ricos em açúcares e doces (A: 59,2%; B: 43,5%; C: 21,7%). Por fim, obteve-se média de exposição anual de crianças brasileiras a 2.737,5 propagandas de alimentos, sendo 2.106,3 ricos em açúcares e gorduras.

CONCLUSÃO:

A publicidade de alimentos se concentra em produtos pobres nutricionalmente, denotando a necessidade de estratégias de intervenção específicas.

Alimentos; Comportamento alimentar; Criança; Obesidade; Publicidade de alimentos; Televisão


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