Acessibilidade / Reportar erro

Índice de saúde urbana de São Paulo: medindo e mapeando disparidades em saúde

Resumo:

Objetivo:

Calcular e mapear as desigualdades em saúde na cidade de São Paulo por meio da metodologia do índice de saúde urbana (UHI).

Métodos:

Sete indicadores foram selecionados do censo brasileiro: (1) proporção de domicílios com acesso a esgoto, (2) proporção de domicílios com coleta regular de lixo, (3) proporção de domicílios com dois ou mais banheiros, (4) proporção de domicílios que recebem água encanada, (5) renda média por domicílio, (6) porcentagem de pessoas brancas e (7) taxa de alfabetização. Usando a metodologia UHI, todos os indicadores de saúde foram padronizados e agregados em uma única métrica para o setor censitário. Os valores de UHI foram classificados e plotados. A razão de disparidade e a inclinação do gráfico foram calculadas. A correlação entre os indicadores foi testada. Os resultados foram geocodificados, produzindo um mapa de risco à saúde.

Resultados:

A distribuição dos valores do índice apresentou uma seção intermediária linear e desvios nas extremidades. A taxa de disparidade encontrada foi de 2,95, enquanto o coeficiente angular foi 0,30. Todos os indicadores apresentaram correlação significativa. O mapa exibiu um arranjo característico de desigualdade em saúde entre o centro e a periferia. Os setores localizados na região central da cidade apresentaram valores de UHI mais elevados do que os da periferia.

Conclusão:

Os resultados deste estudo apresentaram uma distribuição visual das disparidades de saúde na cidade de São Paulo, demonstrando ser um método valioso para a identificação de áreas que requerem atenção da saúde pública.

Palavras-chave:
Brasil; Sistemas de informação geográfica; Determinantes sociais da saúde; Saúde pública

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br