Acessibilidade / Reportar erro

Análise espaço temporal do primeiro ano da pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro

RESUMO:

Objetivo:

Descrever a evolução espaço temporal de detecção de casos e mortalidade por COVID-19 no município do Rio de Janeiro durante o primeiro ano da pandemia.

Métodos:

Foi realizado um estudo ecológico cujas unidades de análise foram os bairros do município do Rio de Janeiro. Calcularam-se as taxas de incidência e mortalidade, excesso de risco, índice de Moran global (I de Moran), indicador local de associação espacial, razão de incidência padronizada e razão de mortalidade padronizada para bairros do município do Rio de Janeiro.

Resultados:

Foram notificados 204.888 casos e 19.017 óbitos por COVID-19. O município apresentou durante os três primeiros meses de pandemia taxas de incidência superiores às do estado do Rio de Janeiro e do Brasil e taxas de mortalidade superiores às do estado do Rio de Janeiro e Brasil de maio de 2020 até fevereiro de 2021. Bonsucesso foi o bairro com maiores taxas de incidência e mortalidade, e ao longo dos bairros e dos meses não há sincronia entre os piores momentos da pandemia de COVID-19.

Conclusão:

Ressaltamos a necessidade de implantação de medidas mais rígidas para controle e prevenção da COVID-19, aumento na detecção de casos e aceleração da campanha de imunização.

Palavras-chave:
COVID-19; SARS-CoV-2; Análise espacial; Epidemiologia; Saúde coletiva

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br